Programação Intercom

GP Produção Editorial

Coordenação: Márcio Souza Gonçalves (UERJ)

Vice-coordenação: Bruno Guimarães Martins (UFMG)

07/09/2016 – 4ª feira

9h às 13h

Sessão Pesquisar, ensinar, formatar

Coordenação: Márcio Souza Gonçalves

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. Labotipo: um relato de experiência a partir do projeto de pesquisa “Tipo (in)visível: os letreiramentos populares no contexto fortalezense”

Tarcísio Bezerra Martins Filho; Júlio Silva Rodrigues (Universidade de São Paulo)

2. Autoria em Periódicos Científicos de Ciências da Comunicação – uma avaliação das revistas Qualis A2

Renata Carvalho da Costa (Universidade de São Paulo)

3. Um Levantamento das Pesquisas Brasileiras sobre o Aproveitamento das Potencialidades do Ciberjornalismo

Gabriel Rizzo Hoewell (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
4. Para editar a criticidade: a charge documental no livro didático de História

Erick Lopes de Almeida (Universidade Estadual de Londrina)

5. Design editorial e revistas multiplataforma: uma análise das capas da revista Superinteressante em diferentes plataformas de publicação

Kleiton Semensatto da Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
6. Os Projetos Editorial e Comercial do jornal Zero Hora (2015-2016) no Cenário de Convergência

Ana Gruszynski (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Cristiane Lindemann (Universidade de Santa Cruz do Sul)
7. Reciprocidades entre o impresso e digital: um estudo das relações gráfico-editoriais na apresentação do texto jornalístico

Simone Mattos Guimarães Orlando (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

07/09/2016 – 4ª feira

14h às 18h

Sessão Escrever e Editar

Coordenação: Ana Gruszynski

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. (Re)imaginando o eBook e a cadeia de produção do livro digital

Whaner Endo (Universidade Anhembi Morumbi e NOVA IMS – Information Managment School, Lisboa, Portugal)

2. Vestígios da Cadeia Produtiva da Literatura Infantil no Espírito Santo

Ivana Esteves Passos de Oliveira (Centro Cultural SESC Glória)
3. Cosmopolíticas da edição “independente”

José de Souza Muniz Jr. (Universidade de São Paulo)
4. Por Uma História Editorial do Conto Afro-Brasileiro

Fabiane Cristine Rodrigues; Luiz Henrique Silva De Oliveira (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
5. Edição e legitimação literária: Vestígios em cartas de escritoras mineiras do século XX

Ana Elisa Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e Universidade Federal de Minas Gerais)
6. Minha Luta no Brasil: Editora Globo, 1934-1942

Eliane Hatherly Paz (PUC-Rio)
7. Imprimir Mortos: Francisco de Paula Brito e a disseminação da escrita fúnebre no Brasil oitocentista

Bruno Guimarães Martins (Universidade Federal de Minas Gerais)

08/09/2016 – 5ª feira

9h às 13h

Sessão Meios e Matérias

Coordenação: Bruno Guimarães Martins

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. A Figuração da Palavra Restante

Carlos de Brito e Mello (Universidade Federal de Minas Gerais)

2. Legibilidade e padronização em Audiolivros

Rafael de Oliveira Barbosa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

3. Da página para a tela: uma breve reflexão sobre adaptações

Gabriela Gruszynski Sanseverino (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

4. O Sentido: Elementos Materiais e Humanos

Márcio Souza Gonçalves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

5. Seguidores e audiência: a interação dos youtubers com o público e a formação de um novo mainstream no mercado editorial

Dorama de Miranda Carvalho (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

6. BookTube: Livros e Leitura em Vlogs no YouTube

Renata Prado Alves Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

7. Redação web: novos fluxos editoriais e breve estudo de caso de inbound marketing

Luana Cruz; Ana Elisa Ribeiro (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

08/09/2016 – 5ª feira

14h às 18h

Livros de Ajuda & Leitor

Coordenação:  Ana Elisa Ribeiro

Local: Centro de Difusão do Conhecimento/ CDI, Bloco A sala 11, 3º andar

1. Felicidade além das páginas: análise do consumo da literatura de autoajuda junto aos seus leitores

Geilson Fernandes de Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Marcília Luzia Gomes da Costa Mendes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Maria Das Graças Pinto Coelho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

2. Evangelho do sucesso: análise do discurso de “Jesus, o maior líder que já existiu” e “Jesus, o maior executivo que já existiu”

Claudiene dos Santos Costa (Universidade Federal do Ceará)

3. A Construção e Formação da Editora da Mente e o Papel de Lauro Trevisan como Editor

Rogério Gomez de Oliveira; Aline Roes Dalmolin (Universidade Federal de Santa Maria)

4. O amor que cabe no bolso: a pedagogia do matrimônio em Corin Tellado

Roberta Manuela Barros de Andrade (Universidade Estadual do Ceará); Erotilde Honório Silva (Universidade Federal do Ceará)

5. Seme e Uke: Estratégias para Mobilizar o Leitor-Modelo no Manga Blood Honey

Fernanda Kushima (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

6. O Livro e a Leitura no Cotidiano dos #JovensLeitores Cariocas – Primeiras Observações

Thayz Guimarães (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

7. A recepção do e-book no Brasil: Uma pesquisa quantitativa com leitores nativos e

imigrantes digitais

José de Mello Junior (Centro Universitário Barão de Mauá e Universidade Paulista)