Design editorial e revistas multiplataforma : uma avaliação de publicações nacionais

A pesquisa identifica a presença multiplataforma de 13 revistas nacionais e avalia de que forma os elementos e recursos de design editorial se articulam na construção da identidade editorial dos títulos nas diferentes plataformas de publicação. A investigação é de cunho exploratório, de abordagem qualitativa, e adota como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, a pesquisa documental e a análise dos elementos de design. Mapeia-se as edições em circulação no dia 20 de novembro de 2015 (impressa, tablet, desktop site e mobile site) de Veja, Caras, Época, IstoÉ, Tititi, Contigo!, Superinteressante, Quatro Rodas, AnaMaria, Mi-nha Novela, Viva! Mais, Claudia e Recreio, selecionadas dentre as 15 mais lidas do ranking do Mídia Dados Brasil 2015. Com base nos dados levantados, na segunda etapa analisa-se em profundidade Veja, Superinteressante e Claudia, títulos com presença multiplataforma significativa (forte). De modo geral, observa-se uma presença bastante inconsistente dos 13 títulos nas diferentes plataformas. Naqueles analisados em profundidade, tem-se uma relação muito estreita entre as edições impressa e para iPad, tanto em termos de identidade visual quanto no que diz respeito às características do meio revista (periodicidade, segmentação, relação com o leitor); os sites desktop e mobile, mesmo com maior apropriação de recursos ciberjornalísticos, apresentaram a subutilização de elementos do projeto gráfico no reforço da identidade, bem como dinâmicas de publicação próprias da web, desvinculadas das especificidades que caracterizam as revistas. A pesquisa aponta que, apesar da presença multiplataforma – em maior ou menor grau – dos 13 títulos, a experiência associada a cada um deles ainda está significativamente ligada à sua respectiva edição impressa.

Download

Dissertação de Mestrado

Autor: COSTA, Kleiton Semensatto da

Orientadora: GRUSZYNSKI, Ana Cláudia

Ano: 2015

Deixe uma resposta