Blue Flower

Laboratório de Estudos em Educação a Distância - Colégio de Aplicação UFRGS  

Projeto Trajetórias Criativas

Cada estudante, uma realidade. Cada escola, um contexto, uma configuração complexa de histórias de encontros e desencontros humanos. Ter idade entre 15 e 17 anos e estar fora da escola ou em defasagem idade-série é a situação de 40% do universo de adolescentes brasileiros.

Como, então, organizar uma proposta pedagógica adaptável, contemporânea, que contemple as diferentes realidades das escolas públicas espalhadas pelo território brasileiro, tendo em vista a superação de entraves que impedem a regularidade do fluxo escolar de adolescentes de 15 a 17 anos?

Tal questionamento remete cada professor participante do Programa à condição de co-autor das inúmeras respostas que virão a ser produzidas em todo o país, no atendimento aos jovens de 15 a 17 anos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental. Visando propor um trabalho integrado entre diferentes áreas de conhecimento, orientado para criar um espaço de AUTORIA, CRIAÇÃO, PROTAGONISMO e AUTONOMIA, o Trajetórias Criativas se articula como uma parceria entre o Colégio de Aplicação UFRGS, a SEDUC e escolas parceiras.

Assim, a idéia não é prescrever a ordem de conteúdos ou indicar a execução de propostas fechadas. Espera-se, contudo, que os professores façam uso das sugestões de AÇÕES INTEGRADORAS nas diferentes áreas de conhecimento, e de orientações que permitem aos estudantes a realização de atividades de INICIAÇÃO CIENTÍFICA na escola, como bases para a construção de propostas curriculares inovadoras e que atendam da melhor forma possível as necessidades dos grupos envolvidos na execução das ações derivadas da adesão ao Programa. Também integram esse material, orientações a respeito de formas de AVALIAÇÃO e de acompanhamento dos REGISTROS do trabalho com os alunos (mapas conceituais, portfólios etc.).

A proposta metodológica é compartilhada por meio dos seguintes cadernos publicados:

Caderno 1 - Proposta

Caderno 2 - Trajetória Identidade

Caderno 3 - Trajetória Convivência

Caderno 4 - Trajetória Olhares

Caderno 5 – Trajetória Território

Caderno 6 – Trajetória Memórias

Caderno 7 - Iniciação Científica

 

Também se organiza por meio do facebook, para compartilhar interações entre as escolas através fotos e eventos. Algumas escolas parceiras, como a Gentil Viegas Cardoso e a Júlio Brunelli também possuem páginas próprias.