Sobre

O Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental (LEAO), criado em março de 2016, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em História e ao Curso de História da Arte, no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como foco a pesquisa do mundo antigo Oriental, com ênfase na Mesopotâmia e sua relação com as demais civilizações do Antigo Oriente Próximo, ao longo dos três mil anos de história. As pesquisas articulam-se nas duas linhas de pesquisa: História, Arte e Memória Cultural e Culturas e Representações.


O grupo propõe o debate e a reflexão crítica sobre a história antiga oriental, discutindo questões contemporâneas e lançando um novo olhar sobre um passado do qual conservamos uma importante herança cultural. O LEAO tem como objetivo a difusão das pesquisas sobre o mundo antigo e a formação de novos pesquisadores na área de história antiga oriental, promovendo a participação de estudantes nos diversos níveis de formação, desde a iniciação científica até a pós-graduação strito sensu.


O LEAO foi concebido, ainda, como forma de articular o vínculo com dois temas estratégicos constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 (PDI) da UFRGS. Trata-se da Transversalidade Acadêmica e do Compromisso com o Desenvolvimento da Educação Nacional, que prevê a realização de atividades de caráter interdisciplinar e a promoção de projetos que integrem alunos em todos ambientes acadêmicos.

Contato

INSTITUTO DE ARTES – UFRGS
Rua Senhor dos Passos, 248 – Centro Histórico
90020-180 Porto Alegre – RS – Brasil


E-MAIL
leao.ufrgs@ufrgs.br


INSTAGRAM
@leao.ufrgs

O logo do LEAO foi criado pelo designer e historiador da arte Gilberto Alves Leal.

O design do site foi realizado pelo designer gráfico Pedro Borges.