UFRGS   |    Contato   |      Siga nas redes

Dúvidas Frequentes

1 – Gostaria de obter informações sobre os cursos disponíveis na graduação.

Letras congrega dois cursos diferentes – Licenciatura e Bacharelado – com as seguintes HABILITAÇÕES:

LETRAS-LICENCIATURA (180.00)
Português e Literaturas da Língua Portuguesa (180.01)
Português e Alemão (180.21)
Português e Espanhol (180.22)
Português e Francês (180.23)
Português e Inglês (180.24)
Português e Italiano (180.25)
Português e Latim (180.03)
Português e Grego (180.04)
Língua Moderna – Alemão (180.51)
Língua Moderna – Espanhol (180.52)
Língua Moderna – Francês (180.53)
Língua Moderna – Inglês (180.54)
Língua Moderna – Italiano (180.55)

LETRAS-BACHARELADO(189.00)
Tradutor: Português e Alemão (189.03)
Tradutor: Português e Espanhol (189.04)
Tradutor: Português e Francês (189.05)
Tradutor: Português e Inglês (189.06)
Tradutor: Português e Italiano (189.07)
Tradutor: Português e Japonês (189.08)

2 – Qual o perfil do profissional egresso de cada curso?

O Licenciado em Letras está habilitado para atuar no Ensino Básico; além disso, pode atuar também em áreas não diretamente ligadas ao ensino, como, por exemplo, revisor de textos (em editoras, empresas jornalísticas, agências de publicidade), pesquisador lingüístico, crítico literário. Por oferecer licenciatura em literatura e língua grega e latina, o Curso atende também a alunos interessados em estudos clássicos.

O Bacharel em Letras atua como tradutor de textos escritos (em editoras, empresas exportadoras, junto a profissionais de áreas técnicas ou não) ; além disso, atua também como redator técnico e, principalmente, nas áreas de conhecimento técnico e científico. Como acompanhante de visitantes e de técnicos estrangeiros em intercâmbio com empresas e entidades locais.

3 – É possível formar-se nas duas habilitações, Licenciatura e Bacharelado, ao mesmo tempo?

Não. Licenciatura e Bacharelado são cursos distintos, ou seja, o aluno opta no vestibular pela Licenciatura ou pelo Bacharelado.

4 – Se a minha opção de curso for Letras em Espanhol, por exemplo, na inscrição para o vestibular eu vou ser obrigada a marcar a língua espanhola para a prova de língua estrangeira?

Não. A opção pela língua estrangeira no vestibular é independente da escolha (posterior) da ênfase no curso.

5 – Há vestibular de inverno para Letras?

Não. O ingresso é anual.

6 – Gostaria de saber em qual turno o curso de graduação de Letras se desenvolve.

O turno é o da manhã, mas há também disciplinas à tarde.

7 – Qual a duração do curso de Letras?

O Currículo de Licenciatura em Letras tem uma integralização mínima de 08 semestres para as ênfases 180.01, 180.51, 180.52, 180.53, 180.54 e 180.55, e de 09 semestres para as ênfases 180.21, 180.22, 180.23, 180.24, 180.25, 180.03 e 180.04.
O Currículo do Bacharelado em Letras tem uma integralização mínima de 09 semestres em todas as habilitações.

8 – Onde posso conhecer o currículo do curso?

Visite o site www.prograd.ufrgs.br.

9 – Sempre tive muita vontade de estudar letras, e estudar especificamente literatura. Tendo em vista que pretendo fazer o próximo vestibular, gostaria de saber se o currículo apropriado seria o 180-01?

O currículo 180-01 é o que dá ênfase à Literatura em Língua Portuguesa. São 8 disciplinas de 4 créditos de Literatura Brasileira, um Seminário de Ensino (de 2 créditos) e 5 disciplinas de Literatura Portuguesa. Além dessas, o aluno ainda pode optar por realizar a monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) em literatura.

10 – Já sou aluna de Letras de outra IES. Posso aproveitar alguma matéria?

A possibilidade de aproveitamento de disciplinas existe; ela está condicionada a uma avaliação sobre a equivalência tanto dos conteúdos abordados na IES de origem do aluno com os programas do curso na UFRGS, quanto da carga horária. Visite o site www.prograd.ufrgs.br para maiores informações sobre disciplinas e respectivas súmulas.

11 – Sou graduada em Letras habilitação Português/Inglês, gostaria de saber se é possível ingressar no curso de Letras da UFRGS como portadora de título?

Os diplomados poderão solicitar ingresso em curso de graduação da UFRGS, independentemente de Concurso Vestibular, visando nova diplomação em outro curso ou ênfase. Consulte o site www.ufrgs.br , sobre Ingresso Extravestibular.

12 – Gostaria de informações de como devo proceder para conseguir transferência para o curso de Letras da UFRGS?

Consulte o site www.ufrgs.br, sobre Ingresso Extravestibular.

13 – Gostaria de cursar Letras como curso 2, paralelamente ao curso de Direito. Solicito informações a respeito das vagas e disciplinas disponíveis, o tempo de duração do curso e o tempo máximo que terei para concluí-lo como curso 2.

A COMGRAD não recomenda a realização da graduação em Letras como curso 2. O número de semestres é de 8 ou 9, todos com carga horária em torno de 25 horas/aula. Portanto, fica bastante improvável a possibilidade de realizar o curso concomitantemente a uma outra graduação.

14 – Sou aluno de Matemática na UFRGS, gostaria de saber se é possível conseguir fazer disciplinas de inglês em curso 2.

As disciplinas de inglês do curso de Letras não são oferecidas em curso 2. Você pode cursar o inglês instrumental ou estudar inglês na extensão (informações em www.nele.ufrgs.br ).

15 – Gostaria de saber quantas cadeiras tenho que fazer no curso de Letras? Existe um número mínimo?

O número de disciplinas por semestre varia de acordo com a etapa (entre 5 a 7 disciplinas). Para manter a matrícula, o aluno tem de cursar minimamente 1 disciplina. Entretanto, a COMGRAD recomenda que o aluno siga a seriação de matrícula aconselhada para evitar problemas em sua matrícula.

16 – Como faço para residir na casa do estudante da UFRGS?

Informações na Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), pelo telefone 3316.30.76 e-mail; assuntosestudantis@ufrgs.br .