UFRGS   |    Contato   |      Siga nas redes

COMPUB

A “Editora do IL” vinha publicando livros organizados e editados por professores do IL, teve suas funções formalmente atribuídas à “Comissão de Publicações” do IL (COMPUB), por meio da Decisão No. 01/2018 do Conselho do IL .

A partir dessa decisão, a COMPUB passa ser o órgão responsável pela gestão de todas as publicações de livros e similares sob o selo do IL, bem como de todos os recursos orçamentários do IL destinados a esse fim. A atual composição da Comissão tem como membros Ana Lúcia Tettamanzy (coordenadora), Valdir Flores (vice-coordenador), Félix Bugueño Miranda, Ruben Daniel Castiglioni e Rita Lenita Bittencourt.

Para abrigar o selo do IL sob o catálogo e os recursos de distribuição de uma editora oficial, os livros do IL passarão, por convênio, a constituir uma série da Editora da UFRGS, intitulada “Série Letras”. Ainda que abrigada pela Editora da UFRGS, a série será de completa responsabilidade da COMPUB e de seu Conselho Editorial, com a autonomia assegurada para seleção de livros e organização de linhas editoriais.

Quanto ao procedimento básico para o encaminhamento de propostas de livros a serem publicados pelo IL, as propostas poderão ser apresentadas de dois modos:

1) PROPOSTAS QUE DEMANDAM RECURSOS FINANCEIROS DO IL, totais ou parciais: são as propostas que requerem recursos para editoração, revisão, impressão, etc.; deverão ser submetidas a edital anual, a fim de ser selecionadas pelo Conselho Editorial da COMPUB;

2) PROPOSTAS QUE NÃO DEMANDAM RECURSOS: são propostas que chegarão a COMPUB já com editoração e revisão prévias, e — se for o caso — com recursos próprios (de projetos, convênios, etc.) para impressão de exemplares; poderão ser apresentadas em fluxo contínuo à COMPUB, que as submeterá a um processo mais rápido de avaliação por parte do Conselho Editorial.

O edital está divulgado desde o dia 20 de maio canais oficiais do IL (e-mail aos professores, páginas do IL na internet e no Facebook).

A COMPUB se coloca à disposição dos professores e demais membros da comunidade do IL para quaisquer outros esclarecimentos referentes à publicação de livros sob o selo do Instituto de Letras da UFRGS pelo email compubletrasufrgs@gmail.com ..