Curso de extensão “Caminhos Operários: história, memória e patrimônio da classe trabalhadora em Porto Alegre”

O curso de extensão “Caminhos Operários: história, memória e patrimônio da classe trabalhadora em Porto Alegre” tem por objetivo debater a importância dos trabalhadores e trabalhadoras, de suas organizações e de seus espaços de convívio, para a história da capital. Durante o curso vamos tratar do processo de formação do movimento operário, sua presença nos espaços da cidade e o apagamento de sua memória ao longo dos anos.

O curso é oferecido pela Biblioteca da Faculdade de Arquitetura (BFARQ) e pelo Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), sendo voltado especialmente para a formação de Professores, mas também está aberto atodos que procuram conhecer mais sobre a história, a memória e o patrimônio daclasse trabalhadora em nossa cidade. Estão previstas três aulas sobre o tema, seis trajetos guiados em diferentes regiões de Porto Alegre e uma avaliação final, com a expedição de um certificado de 40 horas para quem completar o curso.

1ª Encontro: A classe trabalhadora e a formação dos seus espaços de organização em Porto Alegre (5 de setembro, 18 horas, sala 102 da FACED/UFRGS).

2º Encontro: A memória dos locais de trabalho e a memória organizativa da classe trabalhadora (12 de setembro, 18 horas, sala 102 da FACED/UFRGS).

3º Encontro: Caminhos Operários no Centro Histórico (dia 14 de setembro, das 14 às 18 horas).

4º Encontro: Caminhos Operários na Cidade Baixa e na Azenha (dia 28 de setembro, das 14 às 18 horas).

5º Encontro: Caminhos Operários no Bonfim e Rio Branco (dia 5 de outubro, das 14 às 18 horas).

6º Encontro: Caminhos Operários na Floresta e São Geraldo (dia 26 de outubro, das 14 às 18 horas).

7º Encontro: Caminhos Operários no Partenon (dia 9 de novembro, das 14 às 18 horas).

8º Encontro: Caminhos Operários na Tristeza (dia 23 de novembro, das 14 às 18 horas).

9º Encontro: A Classe trabalhadora e o movimento operário em Porto Alegre: memória e esquecimento (12 de dezembro, 18 horas, sala 102 da FACED/UFRGS).

10º Encontro: Avaliação final (19 de dezembro, 18 horas, sala 102 da FACED/UFRGS).

As inscrições são presenciais e vão se realizar no primeiro dia do curso (5 de setembro, 18 horas, sala 102 da FACED/UFRGS). O curso é gratuito, apenas com custo da emissão do certificado (R$ 4,00).

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.