Realizado o III Encontro de Clubes de Ciências do Campo
No dia 04 de dezembro de 2018 foi realizado o encontro das escolas do campo que participam do Programa de Extensão: Formação de Educadores e Educandos da LECAMPO UFRGS. Projeto Clube de Ciências do Campo.
Fonte: Arquivo Pessoal – Dr. José V. L. Robaina.
Nesse dia tivemos diversas programações iniciando com a Fala na abertura do Dr. Professor José Vicente Lima Robaina, onde o mesmo agradeceu o comprometimento e empenho das escolas envolvidas no projeto. O projeto clube de ciências do campo é um Projeto de formação de professores e educadores EDUCAMPO/ FACED/UFRGS, que tem como o objetivo estimular, por meio atividades interdisciplinares e culturais, e incitar o desenvolvimento do caráter crítico e cientifico, estimular o anseio dos jovens pela cidadania, meio ambiente, ciências e tecnologia e participar de atividades lúdicas que envolvam conteúdos relacionados a ciências.
Para inicio das socializações os clubes apresentaram uma mística como roda de ciranda onde todos participaram cantando e dançando.
Fonte: Arquivo Pessoal – Mística de Apresentação Roda de Ciranda.
O evento foi organizado como uma Feira de Ciências onde as escolas puderam expor as atividades desenvolvidas durante o ano nos clubes de ciências e falar sobre a importância e objetivo desse trabalho.
Fonte: Arquivo Pessoal – Estandes de Apresentação de Trabalhos.
Ao finalizar as apresentações os Clubes são chamados ao Palco para receber uma medalha pelas atividades desenvolvidas durante o ano.
Fonte: Arquivo Pessoal – Premiação das Escolas.
Este projeto faz parte do programa de formação de professores que está sendo desenvolvido em escolas do campo com objetivo de fomentar a ciência através da produção de conhecimentos oriundos das vivencias cotidianas dos educandos destas escolas. A materialidade educativa de origem da educação do campo esta nos processos formadores dos sujeitos coletivos da produção e das lutas sociais do campo. Por isso ela desafia o pensamento pedagógico a entender estes processos econômicos, políticos, culturais, como formadores do ser humano e, portanto, constituintes de um projeto de educação emancipatória onde quer que ela aconteça inclusive em espaços escolares e não escolares.
Com imensa satisfação e agradecimento as escolas que fazem parte desse processo e de todos os envolvidos para que esse evento e projeto aconteçam. Muito Obrigado!
Para conhecer melhor o projeto dos clubes e ver suas atividades acesse nosso site: https://www.ufrgs.br/clubedeciencias/
Informações:
Coordenador e Orientador: Dr. José Vicente de Lima Robaina
Bolsistas: Aline Guterres, Carina Gularte e Greice de Souza.