Seminário de Socialização dos Estágios da EduCampo

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2018 realizou-se o Seminário de Socialização dos Estágios da EduCampo, referente às experiências de estágio realizadas no semestre 2018.2. Na oportunidade, foram apresentados os relatos dos estágios de Ensino Médio da turma 2, que compreendia a articulação entre os espaços escolares e não-escolares das comunidades, sob orientação dos professores Marilisa Hoffmann, José Vicente Robaina e Saul Schirmer.

O primeiro dia do evento realizou-se na COOPAN/Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita, Assentamento Capela, em Nova Santa Rita-RS. Na ocasião, as(os) acadêmicas(os) Elisângela, Camila, Cláudia, Jizieli e Élbio apresentaram os relatos dos estágios de docência realizados na Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, localizada no Assentamento Itapuí, em articulação com os espaços não-escolares. Com a presença de professores e estudantes, constituiu-se em um rico momento, abrilhantado pela apresentação de teatro sob responsabilidade dos estudantes da escola Nova Sociedade, que foi essencial para a organização e sucesso do Seminário. À tarde o evento ainda contou com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos Clubes de Ciência das escolas do Campo. O evento contou com a presença e apoio da Secretaria Municipal de Educação de Nova Santa Rita.

       

O segundo dia do Seminário realizou-se na sede da SEMA/Secretaria do Estado do Meio Ambiente, na Ilha Mauá, Bairro Arquipélago, Porto Alegre. Na ocasião, as(os) acadêmicas(os) Nelsi, Bárbara, Gladimir, Carina e Greice apresentaram seus relatos de estágio de docência realizado, respectivamente, na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso (Ilha da Pintada) e Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina (Viamão), bem como dos espaços não escolares das duas comunidades. O evento contou com a participação especial de estudantes do CESMAR/ Centro Social Marista da Ilha da Pintada. Após a apresentação dos relatos e da SEMA, todos os participantes tiveram a oportunidade de realizar aula de remo gentilmente disponibilizada pelos funcionários da SEMA. À tarde, a programação incluiu passeio de barco com os licenciandos e professores da UFRGS, bem como alunos e professores da escola Almirante Barroso, patrocinado pela  Porto Alegre 10, que ofertou um lindo momento turístico e cultural nas ilhas do Delta do Jacuí.

 

  

O terceiro e último dia de seminário foi realizado na ETA- Escola Técnica Estadual de Agricultura, no município de Viamão-RS.  Após recepção feita por professores e diretoria da escola, as licenciandas Aline, Brenda, Bruna, Tatiana e Daniela apresentaram de seus relatos de estágio, realizados na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Bacelar e na Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul, em articulação com os espaços não-escolares das comunidades. Durante a tarde, os licenciandos vivenciaram um pouco da rotina da ETA, participando do almoço junto aos estudantes, conhecendo os diferentes espaços da escola e dialogando com professores que atuam na formação dos técnicos em agricultura.

 

Agradecemos especialmente à COOPAN, à SEMA e à ETA pela disponibilização dos espaços para realização do Seminário e parceria nesse trabalho; ao barco Porto Alegre 10 pelo patrocínio do passeio; e aos acadêmicos e acadêmicas da turma 2, nossa parabenização pela brilhante organização e realização do evento.