Sinais e sintomas de diabetes

20 março, 2017    tags: diagnóstico

Todos os tipos de diabetes apresentam em comum o excesso de glicose (açúcar) no sangue. Isso ocorre porque o organismo não consegue transferir a glicose do sangue para dentro das células do corpo, gerando os principais sintomas iniciais do diabetes e as complicações em longo prazo.

O diabetes tipo 2 apresenta-se na vida adulta, apesar de crianças e adolescentes também poderem desenvolver esse tipo de diabetes. A instalação da doença ocorre de forma lenta, na maioria das vezes sem sintomas ou com poucos sintomas. Na presença de sintomas, os principais são: sede excessiva, aumento da frequência urinária, visão embaçada e sensação de cansaço sem motivo aparente. Infrequentemente pode ocorrer perda de peso. O diabetes gestacional, assim como o diabetes tipo 2, apresenta-se sem sintomas, sendo o diagnóstico realizado por exames de sangue..

O diabetes tipo 1 geralmente surgem na infância ou na adolescência, podendo aparecer também na fase adulta. Os sintomas são semelhantes aos sintomas do diabetes tipo 2, porém com apresentação aguda (rápida), além de perda de peso associada ao aumento de apetite. Em casos extremos, devido ao aumento excessivo de glicose e a ausência do hormônio insulina, sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal e falta de ar podem ocorrer, condição muito grave que é chamada de cetoacidose diabética.