Critérios para o diagnóstico de Diabetes

8 abril, 2017    tags: diagnóstico glicose hemoglobina glicada

O diagnóstico de diabetes se baseia nos critérios da Associação Americana de Diabetes (ADA), que também são seguidos pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Um dos critérios é a glicemia ao acaso (coletada em qualquer horário do dia) acima de 200 mg/dL associada aos sintomas clássicos de diabetes, como sede excessiva, aumento da frequência para urinar e perda de peso não intencional.

Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL ou resultado da glicemia de 2 horas após receber 75 gramas de glicose (conhecido como teste de tolerância oral à glicose ou curva glicêmica) maior ou igual a 200 mg/dL também são critérios. Entretanto, para fechar o diagnóstico, é necessária a confirmação através da repetição do teste em outro dia. A hemoglobina glicada, exame de sangue que reflete a glicose dos últimos 3 meses, também é utilizada como critério de diabetes quando os resultados são maiores ou igual a 6,5%. Este teste deve ser interpretado com cautela, já que a etnia ou doenças que modifiquem as hemácias (células do sangue) podem gerar resultados não confiáveis.

Há também os níveis intermediários de glicose, conhecido como pré-diabetes (leia nosso post sobre Pré-diabetes), que significa uma categoria de risco aumentado para o desenvolvimento de diabetes e de doença cardiovascular. Níveis de glicose em jejum de 100 a 125 mg/dL ou glicose 2 horas após o teste de tolerância oral à glicose de 140 a 199 mg/dL ou hemoglobina glicada de 5,7 a 6,4% mostram que o paciente tem maior risco de desenvolver diabetes e deve ter acompanhamento médico com a finalidade de prevenir o surgimento da doença.

 

Veja na tabela com os critérios diagnóstico de diabetes e pré-diabetes:

Diagnóstico Glicemia em jejum (mg/dL) 2h após 75 g de glicose (mg/dL) Glicemia ao acaso (mg/dL) Hemoglobina glicada (%)
Normal Menor de 100 Menor de 140 Abaixo de 5,7
Pré-Diabetes De 100 a 125 De 140 e 199 De 5,7 – 6,4
Diabetes Maior ou igual a 126 Maior ou igual a 200 Maior ou igual a 200 com sintomas Maior ou igual a 6,5