Vacinação contra a Gripe

12 abril, 2017    tags: gripe H1N1 influenza vacina

Influenza é uma doença respiratória causada pelos vírus influenza A ou B. O diabetes, por alterar a resposta imune do organismo, pode aumentar o risco de infecções respiratórias, como a gripe. Pacientes com diabetes estão sob maior risco de complicações por influenza, justificando a vacinação anual. Estudos apontam que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia e até 75% a mortalidade global por influenza.

A vacina pode ser administrada com qualquer intervalo e de forma simultânea com outras vacinas e medicamentos, sendo contraindicada em pessoas que apresentaram reação anafilática com dose anterior ou reações alérgicas graves ao ovo de galinha ou seus derivados.

Em 2017, o Ministério da Saúde lança a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 10 de abril a 19 de maio de 2017. No período de 10 a 13 de abril, a vacina estará disponível apenas para os trabalhadores da saúde. Para os demais públicos, a campanha iniciará no dia 17 de abril.

Se você tem 60 anos ou mais, poderá comparecer a um dos postos de vacinação portando apenas um documento de identidade. Se você tem menos de 60 anos, peça a seu médico um laudo com CID-10 informando que você tem diabetes. Assim, você também terá direito a receber gratuitamente a dose da vacina. Em caso de dúvidas, converse com o seu médico.