É possível ter Diabetes tipo 1 e tipo 2 ao mesmo tempo?

25 maio, 2017    tags: diagnóstico DM1 DM2

Alguns pacientes se perguntam se é possível apresentar Diabetes tipo 1 e 2 ao mesmo tempo. Vamos às definições de cada uma dos tipos:

O diabetes tipo 1 é caracterizado pela destruição auto-imune das células beta do pâncreas, causando uma absoluta deficiência de insulina. Esse processo auto-imune ocorre em indivíduos geneticamente susceptíveis e é provavelmente desencadeada por agentes ambientais. Geralmente acomete crianças, adolescentes e adultos jovens, magros.

No diabetes tipo 2 há produção de insulina, porém, em quantidade insuficiente para controlar a glicose no sangue. Devido ao excesso de peso, especialmente a gordura abdominal, há resistência à ação de insulina no organismo, tornando difícil a ação da insulina no organismo. Caracteristicamente esta associado à obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, colesterol elevado.

Em termos genéticos, é possível que um indivíduo desenvolva ambos os tipos de diabetes, pois os genes envolvidos em cada tipo são diferentes. Na prática clínica, isto é raro.

Em alguns casos, o paciente poderá ter um tipo de diabetes e apresentar características do outro tipo. Por exemplo, um paciente que tem diabetes tipo 1 pode ter piora do controle glicêmico caso esteja acima do peso devido à mecanismo de resistência insulínica, semelhante ao diabetes tipo 2. Da mesma forma como orientado para pacientes com diabetes tipo 2, exercício físico, controle da alimentação e perda de peso podem ser úteis para reduzir a resistência insulínica e melhorar o controle glicêmico.