Obesidade pode causar diabetes?

28 junho, 2017    tags: dieta obesidade

Sim! O acúmulo excessivo de gordura corporal é responsável pelo aumento da produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é um hormônio que auxilia a entrada de glicose nas células, promovendo, portanto, redução dos níveis de glicose do sangue. Quando temos uma produção acima do normal deste hormônio de forma constante, que é o que acontece na obesidade, a capacidade funcional do pâncreas excede. Ou seja, a obesidade faz com que o pâncreas trabalhe muito mais, podendo levar à resistência à ação da insulina. Resistência insulínica significa que, apesar da produção aumentada de insulina, ela não consegue cumprir a sua função como deveria e pode levar ao desenvolvimento do diabetes. O excesso de peso e, principalmente o acúmulo de gordura na região abdominal, são os fatores mais importantes para o desenvolvimento de resistência à ação da insulina e, consequentemente, do diabetes. Os pontos de corte utilizados para avaliação da circunferência abdominal são: menor do que 94 centímetros para as mulheres e menor do que 102 centímetros para os homens.

Além disso, a obesidade está relacionado a um quadro inflamatório crônico que contribui para piorar ainda mais a resistência insulínica.

Portanto, a obesidade pode sim levar ao desenvolvimento do diabetes. Manter um peso saudável e níveis de gordura abdominal dentro da faixa recomendada podem contribuir para reduzir o risco de desenvolver diabetes!