Tratamento Cirúrgico para Diabetes

30 junho, 2017    tags: obesidade tratamento

Como já discutimos em posts anteriores (“Obesidade pode causar diabetes?, Existe cura para o diabetes?), a redução de peso é muito importante para o controle do diabetes, seja este emagrecimento através de mudança de estilo de vida (dieta, atividade física), medicamentos ou até através de cirurgia bariátrica. Em pacientes com sobrepeso ou obesidade, uma perda de peso sustentada consegue melhorar o controle glicêmico e reduzir doses de medicamentos e insulina.

Pacientes que tem diabetes com controle glicêmico ruim apesar do tratamento e índice de massa corporal (IMC, calculado peso dividido pela altura ao quadrado) acima de 35 Kg/m² (obesidade grau II) devem ser avaliados quanto à possibilidade de realizar cirurgia bariátrica com vistas à diminuição do peso e melhora do diabetes.

A redução do estômago e/ou “encurtamento” do intestino que são decorrentes da cirurgia bariátrica tem efeito rápido em normalizar à glicose, devido à alteração dos hormônios que são produzidos ou agem nestes órgãos. A grande parte dos pacientes deixa de usar medicamentos para controlar a glicose nos primeiros dias da cirurgia mesmo sem haver perda de peso considerável. Com base nesta melhora inicial, discute-se em expandir a indicação para fazer a cirurgia naqueles pacientes com diabetes e obesidade grau I (IMC entre 30 a 35 Kg/m²).

Em 1 ano de cirurgia, 40 a 75% alcançam um estado de remissão do diabetes, o que significa níveis de glicose e hemoglobina glicada normais, sem a utilização de medicamentos para reduzir a glicose. Devemos ter cautela ao analisar este benefício, visto que ao longo do tempo os pacientes saem da remissão do diabetes e voltam a ter níveis de glicose elevados. No final de 5 anos, menos de 30% dos pacientes ficam em remissão do diabetes.

Por não haver estudo suficiente que confirme quais os pacientes que teriam maior resultado, estudos a longo prazo, a cirurgia metabólica para pacientes com diabetes e IMC de 30 a 35Kg/m² não é liberada no Brasil.