Diabetes e Problemas de Coração

15 novembro, 2017    tags: complicações; coração DM1 DM2

Doença cardíaca, particularmente doença cardíaca coronária é a principal causa de morte em pacientes com diabetes mellitus. Pacientes com diabetes apresentam maior prevalência de doença cardíaca coronária, maior extensão de isquemia coronariana e são mais propensos a ter infarto do miocárdio e isquemia miocárdica silenciosa, em comparação com indivíduos sem diabetes,

Estudos demonstram que a presença de diabetes duplicou o risco para doença cardiovascular em homens e triplicou em mulheres. O diabetes está associado a um risco aumentado de infarto do miocárdio. Além do aumento da mortalidade, os pacientes diabéticos também são mais propensos a experimentar complicações associadas ao infarto, incluindo angina pós-infarto e insuficiência cardíaca.

Os pacientes com diabetes tipo 2 também correm mais risco pois os sintomas do infarto podem não ocorrer ou ser diferentes do esperado, o que dificulta o diagnóstico e atrasa o tratamento. O infarto silencioso pode estar relacionado com a neuropatia diabética causada pelo dano dos níveis elevados de glicose nos nervos do coração.

Além disto, pacientes com diabetes apresentam maior carga de fatores de risco como pressão alta (hipertensão arterial), obesidade, tabagismo e colesterol elevado (dislipidemia). Diante das anormalidades relacionadas ao diabetes e pelo fato dessa doença ser fator de risco independente para eventos cardiovasculares, o controle dos fatores de risco, tais como hipertensão e dislipidemia, é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares.