Onde estou errando no meu tratamento?

6 dezembro, 2017    tags: tratamento

Ao receber o diagnóstico de Diabetes, a primeira medida a ser tomada deve ser a elaboração de um plano terapêutico com sua equipe de saúde, o qual definirá quais medicamentos serão usados e que mudanças de hábitos deverão ser adotadas. Conhecer e aprender sobre diabetes também pode auxiliar no seu tratamento de tal forma que seja mais fácil avaliar onde podem estar os possíveis erros no seu tratamento.

– Manter um bom controle dos níveis de açúcar no sangue é fundamental para evitar as complicações do diabetes e para isso é preciso estabelecer metas que conduzam a mudanças que auxiliem no tratamento.

– É muito importante tomar sempre os medicamentos prescritos para o seu tratamento nas doses e horários corretos. O diabetes é uma doença crônica e muitas vezes silenciosa, portanto mesmo que você esteja sentindo-se bem, o uso correto dos medicamentos é imprescindível.

– Realizar as medidas da glicose em casa possibilita ao seu médico fazer os ajustes necessários nas suas medicações a fim de evitar uma hipoglicemia, por exemplo. Após o número de medidas ser estabelecido, que pode variar de acordo com o tratamento feito, você pode procurar o posto da sua região ou realizar até mesmo em casa com seu próprio aparelho. E o mais importante: registre sempre as medidas que fizer, seja em folhas de papel ou até mesmo em aplicativos de celular.-

– Parar de fumar, controlar a pressão, adotar escolhas mais saudáveis na sua alimentação e realizar atividade física atingem resultados tão benéficos quanto o uso de medicamentos no controle glicêmico. Fazer contagem de carboidratos é uma ferramenta muito útil no controle da alimentação e pode ser feito até mesmo por aplicativos de celular. Descer uma parada antes da sua, trocar o elevador pela escada e fazer caminhadas são medidas simples que podem ser adotas na sua rotina.

– Compareça às consultas, busque ajuda e converse com sua equipe multidisciplinar sobre o seu tratamento. As vezes alguns erros comuns, como aplicação incorreta da insulina ou consumo de alimentos inadequados, podem ser corrigidos facilmente conversando com o seu profissional e fazer a diferença no seu tratamento.

Ficou com alguma dúvida? Pergunte no nosso fórum!