Bebidas alcóolicas e Diabetes

5 fevereiro, 2018    tags: álcool hipoglicemia

Pacientes com diabetes frequentemente têm dúvidas a respeito da ingestão de bebidas alcoólicas. Vamos aproveitar o período de férias, época associada ao consumo de álcool, para esclarecer algumas dúvidas.

 

1 – Quem tem diabetes está proibido de beber álcool?

A resposta será individualizada, avaliando cada caso! Converse com seu médico para saber se você pode ingerir bebidas de álcool, qual a dose e frequência seguras. Não há uma proibição, porém os efeitos do álcool no organismo podem ser prejudiciais. É importante avisar o médico caso você faz uso frequente de bebidas alcoólicas, uma vez que isso pode interferir na modificação de doses e medicamentos para controle do diabetes.

Em geral, recomenda-se que pacientes com neuropatia diabética (doença dos nervos periféricos – clique aqui para ler mais sobre neuropatia periférica), ou controle glicêmico instável com hipoglicemia frequente, ou risco de abuso ou dependência de substâncias não façam uso de bebidas alcoólicas devido à possibilidade de piora do quadro.

 

2 – O que a bebida de álcool faz no corpo?

O álcool influencia o metabolismo da glicose de várias maneiras em pacientes diabéticos. O álcool atua no fígado, impedindo que haja liberação dos estoques de glicose, o que pode provocar hipoglicemia. Esta hipoglicemia pode ocorrer pouco depois de beber e por até 24 horas após o consumo. Se você vai beber álcool, verifique sua glicemia antes de beber, enquanto você bebe, antes de dormir e durante a noite e mais frequentemente por até 24 horas. Certifique-se de que sua glicose no sangue esteja em um nível seguro – entre 100 e 140 mg/dL antes de ir dormir.

Lembre-se também que as bebidas alcoólicas são calóricas, muitas contém glicose na sua formulação, o que aumenta o risco de hiperglicemia

 

3 – Quais os riscos?

Os sintomas de excesso de álcool e hipoglicemia podem ser semelhantes – tonturas, confusão, dor de cabeça, etc. Em casos mais graves, pode ocorrer perda da consciência e coma. É importante que família e amigos estejam cientes de seus sintomas de hipoglicemia e o que fazer nesta situação.

 

4 – Ouvi dizer que o álcool pode fazer bem para o organismo. É verdade?

Foi demonstrado em estudos que o consumo leve e moderado de álcool em pacientes com diabetes reduziu o risco de morte por problemas isquêmicos do coração. Outro estudo mostrou redução da glicose de jejum em pacientes com diabetes que faziam consumo moderado de álcool. Recomenda-se que o consumo de álcool não ultrapasse a dose por dia de 1 drink para as mulheres e de 2 drinks para homens. Novamente, chamamos atenção que apenas seu médico é quem deve liberar ou não o consumo de álcool.

 

DICAS:

– Converse com seu médico se você pode ingerir bebidas de álcool, qual a dose e frequência seguras.

– Nunca beba álcool com o estômago vazio! Monitore a glicemia antes, durante e após a ingestão de álcool.

– Lembre-se de se manter hidratado durante o consumo de álcool. Beba água com frequência.