Diabetes em lactentes

28 fevereiro, 2018    tags: criança DM1 DM2

Durante a infância, uma das formas de diabetes mais frequentes nessa faixa etária é o diabetes tipo 1, apesar do crescente número de crianças e adolescentes que desenvolvem diabetes tipo 2 devido, especialmente, à obesidade. Dados recentes mostram que nas últimas décadas houve um aumento de casos de diabetes tipo 1 em crianças mais novas, porém o diagnóstico de diabetes tipo 1 em crianças com menos de 5 anos ainda é relativamente raro.

No caso de recém-nascidos e lactentes, outra forma de apresentação de diabetes, também bastante rara, é o diabetes mellitus neonatal. Existem formas de diabetes neonatal transitórias, permanentes e transitórias recorrentes. As causas dessa forma de diabetes estão bastante relacionadas a mutações específicas de certos genes, ou seja, uma alteração que ocorre no nosso DNA de forma inadequada. Nas formas transitórias, o quadro de diabetes tende a desaparecer no primeiro ano de vida, mas durante o período da doença ativa é necessário o tratamento com medicamentos orais e insulina. Posteriormente, essas crianças também possuem um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2.

Assim como crianças e jovens, recém-nascidos e lactentes não conseguem expressar os sintomas clássicos do diabetes tão claramente. Por isso, é preciso ficar atento para as manifestações que podem sugerir a presença de diabetes nessa faixa etária, como por exemplo, fome inexplicável, choro ao terminar a mamadeira oferecida no volume habitual, querer beber água do banho ou sugar a toalha molhada, troca mais frequente de fraldas, fraldas que ficam mais pesadas, perda de peso ou ganho insuficiente de peso, etc.

É importante também diferenciar o diabetes mellitus neonatal de outras causas de hiperglicemia em recém-nascidos. Outras causas incluem infecção, estresse, produção inadequada de insulina pancreática em recém-nascidos prematuros, entre outros. Em todos os casos, o monitoramento constante dos níveis glicêmicos e o tratamento medicamentoso mostram-se uma arma poderosa para se atingir um bom controle.