Pé Diabético

28 abril, 2018    tags: complicações; pé

O pé diabético é uma complicação crônica do diabetes melito. É caracterizado por uma ulceração (lesão) complicada por infecção, podendo evoluir para uma amputação. O pé diabético é o resultado de três fatores: a polineuropatia diabética (perda da sensibilidade ocasionada pela hiperglicemia, que afeta os microvasos sanguíneos), as deformidades e os traumas.

Por exemplo, o paciente que tem polineuropatia diabética, perde a sensibilidade nos pés. Quando vai calçar um tênis e dentro tem uma pedrinha, ele não sente e passa o dia com aquela pedrinha machucando a pele. Ao final do dia, ele tem uma lesão naquele local, que se não tratada adequadamente pode evoluir para uma amputação.

Por este motivo, a prevenção deve ser diária, e o paciente deve examinar os pés todos os dias em um local bem iluminado. Caso tenha alguma dificuldade em examiná-lo, uma dica é usar um espelho para ter uma visão completa ou pedir ajuda de alguém. Deve-se observar a presença de frieiras, cortes, calos, feridas, rachaduras, alterações de cor e textura na pele e das unhas. Qualquer alteração, procure o seu médico imediatamente.

Para mais informações sobre o tema, leia nossos posts sobre o tema: