SOPREPESO E OBESIDADE

25 maio, 2021    tags:

 

O QUE É?

Sobrepeso é pesar mais do que o ideal para a sua altura, sexo e idade, sendo que uma pessoa pode ter sobrepeso e não ter excesso de gordura corporal, como atletas fisiculturistas. Já a obesidade é uma doença crônica em que, além do excesso de peso corporal, a pessoa tem excesso de gordura corporal e visceral. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 61,7% dos brasileiros estão com excesso de peso e 26,8% possuem obesidade. Além disso, segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, 2,3 bilhões de pessoas no mundo apresentam sobrepeso ou obesidade. Assim, podemos afirmar que sobrepeso e obesidade são um problema mundial de saúde pública.

Para descobrirmos se um indivíduo está com sobrepeso ou tem obesidade, devemos calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o parâmetro recomendado pela OMS para observar se o peso está de acordo com a altura da pessoa. Para calcularmos o IMC, precisamos saber o peso (Kg) e a altura (cm), e dividirmos o peso pelo quadrado da altura. Resultados de IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 indicam sobrepeso e resultados a partir de 30 kg/m2 indicam obesidade. Além disso, a obesidade está separada em três graus. Isso pode ser observado na tabela abaixo:

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DE TER SOBREPESO/OBESIDADE?

Pessoas com sobrepeso ou obesidade apresentam redução da expectativa de vida e riscos elevados de desenvolverem algumas doenças, como: diabetes mellitus, síndrome metabólica, hipertensão arterial sistêmica, doenças cardiovasculares (como infarto agudo do miocárdio), doenças respiratórias, doenças das vias biliares, doença  do fígado gorduroso, cânceres, osteoartrose, entre outras. Além disso, no cenário atual da pandemia de Covid-19 observou-se, em diversos estudos, que indivíduos que têm sobrepeso ou obesidade apresentam maiores taxas de hospitalização, de necessidade de suporte de oxigênio e de óbito.

 

EXISTE TRATAMENTO?

Sim. O tratamento indicado é a mudança de estilo de vida com o objetivo de redução de peso de forma saudável e equilibrada, o que inclui reeducação alimentar com acompanhamento de profissional e prática de exercício físico orientado por profissionais da área. Além disso, algumas pessoas podem ter indicação de associarem medicamentos ou cirurgia bariátrica às mudanças de estilo de vida. De maneira geral, o uso de medicamentos é indicado para pessoas com IMC >= 30 kg/m2 ou IMC >= 27 kg/m2 com comorbidades associadas e deve ser sempre realizada sob a orientação de médico especializado. Já a cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com IMC >= 40 kg/m2 ou IMC >= 35 kg/m2 com comorbidades associadas, após avaliação de equipe multidisciplinar.

 

REFERÊNCIAS

– Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

– Organização Mundial da Saúde

– Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

– Wilding JPH, Batterham RL, Calanna S, Davies M, Van Gaal LF, Lingvay I, McGowan BM, Rosenstock J, Tran MTD, Wadden TA, Wharton S, Yokote K, Zeuthen N, Kushner RF; STEP 1 Study Group. Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity. N Engl J Med. 2021 Mar 18;384(11):989.

 

Gabriela D. L. G. Scherer

Giovana B. de Oliveira

Débora Wilke Franco

Gabriela Heiden Teló