O programa de extensão Laboratório de Imagem e Tecnologia iniciou em 2013, quando ampliamos o espectro de ações do Núcleo de Design de Superfície, coordenado por Evelise Anicet Rüthschilling. Estabelecemos parcerias entre as áreas de Fotografia, Design de Superfície e Imagem 3D do Departamento de Artes Visuais – UFRGS, representadas pelos laboratórios:

Núcleo de Escultura Digital (NED), coordenado por Adolfo S. Bittencourt; Lab Foto – Laboratório de Fotografia, coordenado por Luiz Eduardo R. Achutti e Elaine A. Tedesco; Laboratório de Objeto e Multimídia (LOM), coordenado por Tetê Barachini; Núcleo de Design de Superfície (NDS) e Núcleo de Moda Sustentável (NMS) ambos coordenados por Evelise Anicet Rüthschilling.

As colaborações entre as diferentes pesquisas ampliaram a produção e reflexão transdisciplinar, tendo como método a implementação projetos de extensão que incluíram também docentes do Instituto de Informática – Marcelo Walter e Marcelo Johann -, e Gabriela Trindade Perry, do Departamento de Engenharia. Além de convidados nacionais, como a artista e pesquisadora independente Marion Velasco, e internacionais, em que a parceria com o Instituto Goethe possibilitou a vinda dos artistas Sandra Becker, Peggy Sylopp, Klaus W. Eisenlohr, Hans Peter Kuhn e Wolfgang Spahn.

Em 2017 passaram a integrar o Laboratório de Imagem e Tecnologia as professoras Alessandra Bochio e Marina Polidoro, estabelecendo uma nova configuração e projeção ao formato atual.