Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, a UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS, sediará a III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada. O tema central do encontro é Alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção. Ao longo de cinco dias, a Conferência vai reunir cerca de 170 especialistas de 36 países, em uma intensa programação que inclui painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais.
O evento é promovido pela UFRGS e organizado por 20 Unidades da Universidade envolvidas com a temática agroalimentar.
Até o dia 8 de julho, profissionais e estudantes vinculados a estas Unidades terão um valor especial na inscrição. Os valores serão R$ 250 e R$ 150,00 respectivamente.
Interessados devem realizar sua inscrição por meio do site da conferência (bit.ly/AgUrbInscricoes), escolhendo na plataforma as categorias Estudantes/Profissionais Vinculados as Unidades Organizadoras (UFRGS). Será necessário a inclusão um comprovante de vinculo em formato pdf.
Confira abaixo a listagem das 20 Unidades Organizadoras e, na sequencia, informações sobre a Conferência:
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR);
- Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS);
- Programa de Pós Graduação em Agronegócio (PPGA);
- Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Faculdade de Arquitetura (PROPUR)
- Faculdade de Agronomia;
- Faculdade de Educação;
- Faculdade de Veterinária;
- Escola de Administração;
- Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA);
- Centro Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE);
- Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN);
- Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/RS);
- Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA);
- Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC);
- Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (GEPAD);
- Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GESC);
- Campus Litoral Norte;
- Núcleo de Estudos em Segurança Alimentar (NESAN)
- Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância;
- Divisão de Alimentação da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis
Reconhecidos acadêmicos e especialistas, além de representantes de governos, instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais participam dos painéis. O objetivo é refletir e debater diferentes visões sobre teorias, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, contribuindo para a articulação e construção de uma nova agenda de pesquisas, estudos e ações. Entre os conferencistas, estão José Graziano da Silva (diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO – Brasil), Patrick Caron (Presidente do Painel de Alto Nível de Peritos do Comitê de Segurança Alimentar Mundial – França), Elizabeth Mpofu (Coordenadora Geral da Via Campesina International – Zimbabwe), Elisabetta Recine (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA – Brasil) e Hannah Wittman (Diretora Acadêmica Centro de Sistemas Alimentares Sustentáveis da Universidade da Colúmbia Britânica – Canadá). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), Mudanças Climáticas, Segurança e Soberania Alimentar, e Política e Governança são alguns dos assuntos que serão tratados durante as manhãs. Os painéis acontecem no Salão de Atos da UFRGS, com tradução simultânea.
Os Simpósios têm como objetivo contemplar uma ampla gama de discussões em torno da agricultura e alimentação. Ao todo, serão 20 simpósios durante a Conferência, que acontecem no início da tarde, em auditórios para públicos de cerca de 250 pessoas.


