O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos – Ceclimar depositou no último mês o seu primeiro pedido de patente de invenção, intitulado “Uso da Biomassa de Briófita como Agente Fitorremediador em Soluções Contaminadas por Metais e Nutrientes e Método de Obtenção das Biomassas Seca e Úmida”.
A invenção é fruto da pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Therrése Torres, do curso de Ciências Biológicas ofertado em parceria com a Uergs. A pesquisa é orientada pela professora Juçara Bordin (Uergs) e pelos técnicos Dra. Cacinele Mariana da Rocha (Ceclimar/Ufrgs) e Quím. Alan da Silva (Instituto de Química/Ufrgs).
“É uma satisfação ver nascer um produto tão bonito de um trabalho feito a muitas mãos, que acima de tudo, demonstra a qualidade dos alunos em formação neste curso, assim como das pesquisas desenvolvidas no Ceclimar já há longo tempo”, salienta Cacinele.
Com o intuito de desmistificar o processo de patentes e contar um pouco mais das premissas e o caminho trilhado até o momento do depósito, os inventores estão convidando a comunidade acadêmica do litoral para uma Roda de Conversa que será no dia 11 de dezembro, às 10h 30min, no Ceclimar.
A Roda contará com a presença também do Adm. Felipe Brandão, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – Sedetec (Ufrgs), que apoiou todo o processo de registro do invento feito junto ao Inpi, bem como do Me. Guilherme Cañete Vebber, do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT (Uergs).
Sintam-se todos convidados!


