O problema da economia é… a própria economia!

Sim, é isto que a obra do professor Ladislau Dowbor nos faz pensar: “O problema da economia é a própria economia”. Essa expressão, de modo menos genérico, resume a ideia geral que permeia A Era do Capital Improdutivo, qual seja: “O sistema financeiro atual trava o desenvolvimento econômico”.  “A economia não é um sistema de…

Diário de um câncer de mama

O que significa ter uma resposta resiliente a um evento adverso? Significa ser capaz de enfrentar uma situação difícil de forma positiva, não desconsiderando o risco vivido, mas aproveitando as oportunidades e ensinamentos que essa situação traz. Esta resenha trata disso e sobre como essa forma de reagir a uma situação negativa é muito variável…

A Umbanda como ciência

O livro Véu do Congá possibilita, através da leitura, o contato com segredos, palavras não ditas, diversas possibilidades de compreensões, hábitos, rituais, sonoridades, aromas peculiares nos terreiros desse Brasil. O véu, costumeiramente colocado em frente ao Congá (espaço onde se localizam as imagens e símbolos da religiosidade de Umbanda), pode fazer a simples função de…

Luto e política em Scholastique Mukasonga

Entre abril e julho de 1994 presenciou-se com horror a violência do genocídio da etnia Tutsi, em Ruanda, perpetrado pelo grupo étnico Hutu. O evento catastrófico não teve intervenção internacional e os avisos de sua iminência foram ignorados por nações que frequentemente utilizam poder militar em nome de uma suposta democracia e liberdade. Scholastique Mukasonga…

Um livro contestação

Não se engane pelo tamanho relativamente pequeno do livro em questão: suas 90 páginas, distribuídas em cinco tópicos de discussão, são densas e instigantes. Elas permitem diversas possibilidades de aprofundamento da análise referenciando importantes estudos realizados por pesquisadoras e pesquisadores sobre a Amazônia. É aquele livro que atua como um fio de novelo que, ao…

Vamos compartilhar nossas raivas?

Cara Sofia,  Não te escrevo um correio eletrônico, mas uso do espaço desta resenha para conversar contigo. Me sinto íntima de ti desde a primeira página, é incrível como você nos enlaça e nos lembra a todo instante de que quer o diálogo. Você nos convoca a estarmos juntas e a acompanhar teu processo de…

A face secreta da sombra

Dois misteriosos furinhos em uma porta que atraem os curiosos pelo facho de luz que deles emana. Em volta, uma sombra, uma máscara. Assim começa a história de A parte de sombra na última obra de Marcel Duchamp, de Jean Lancri. Como uma máscara negra, aquela que nos levaria a pensar sobre a misteriosa diferença…

Amor, morte e outros poemas

O Fernando que Cecília amou, muita gente ama e outras tantas irão amar. À medida que se envolve na narrativa de Cecília que amava Fernando, de Caio Riter, o leitor descobre inúmeros motivos para amar Fernando, ou para ao menos também querer conhecê-lo. O título anuncia que esta é uma obra de amor e desde…

Um olhar sobre o Brasil

Um livro dolorosamente necessário, cuja leitura, por vezes, beira o insuportável, mas que é difícil de largar. Isso porque, em Brasil, construtor de ruínas, Eliane Brum, cronista sensível de seu tempo, recria a atmosfera de certos acontecimentos recentes de nosso país. Assim, consegue reavivar em nossa memória cada episódio doloroso do processo que desembocou na…

O que fazer na Educação Física dos Anos Iniciais?

Se você é professor de Educação Física certamente já ouviu comentários como: “É muito fácil dar aula de Educação Física: basta entregar a bola para as crianças jogarem ou deixar que brinquem livremente”; ou quem sabe, “Educação Física nem é aula, é recreação”, etc. Os próprios PCN’s salientam que, muitas vezes, a Educação Física é…