Como participar

As resenhas do ]Lugar de Livro[ são feitas por estudantes, técnicos administrativos e professores de áreas afins às obras analisadas.

Os textos buscam combinar o aprofundamento das resenhas acadêmicas com o estilo mais coloquial e fluído do texto jornalístico. Use um tom informal, como se estivesse apresentando o livro a amigos. Como é um texto para leitura em ambientes digitais, recomenda-se que os parágrafos não tenham mais de 500 caracteres, incluindo os espaços.

O objetivo da resenha é mostrar as impressões de uma pessoa que estude a área do livro resenhado e, assim, servir de subsídio para futuros leitores. Por isso, enfatize sua análise. É claro que resumir as ideias da obra é importante, mas isso apenas enquanto argumento para dar suporte à sua análise.

O começo do texto é a parte mais importante, pois é ele que prende o leitor. Por isso, é interessante ser criativo e fugir das fórmulas mais usuais – como começar o texto com o título da obra ou com o nome do autor. Opte por uma frase que dê já uma ideia do direcionamento da resenha, ou seja, qual o seu ponto de vista sobre o livro.

O título da resenha deve ter entre 30 e 45 caracteres, incluindo os espaços. Ele deve traduzir o teor da resenha. Deve ser uma frase única, sem dois-pontos, e, de preferência, sem palavras muito longas.

Não é preciso seguir as normas técnicas da ABNT. As referências a outros autores e textos podem ser feitas diretamente no corpo da resenha. Os títulos de livros, artigos ou capítulos devem ser grafados em itálico.

Ao final do texto, inclua a referência bibliográfica completa da obra resenhada – com autor(es), editora, edição, cidade e ano de publicação. Envie também uma foto sua, um míni currículo com até 260 caracteres e uma frase do livro que ache interessante destacar, com a página em que ela se encontra.

Ao final do texto, ainda, inclua cinco palavras-chave para usarmos como tags.

Antes de serem publicados, os textos passarão por edição e revisão feita pela equipe do Jornal da Universidade.

Se tiver qualquer dúvida, escreva para lugardelivro@ufrgs.br.