Ciência com Afeto

# 18 - Saúde coletiva e direitos reprodutivos|Trajetórias de Pesquisa

-

Neste 18º episódio, que foi gravado na semana da consciência negra dentro da Programação da Ciência com Afeto, apresentaremos a trajetória de pesquisa da Carolina Montiel, que é Cientista Social, Mestra em Saúde Coletiva pela Unisinos, Pós graduanda em Gestão de Saúde pelo Centro Universitário SENAC-SP e integrante da Comissão da Verdade pela Escravidão Negra da OAB/RS desde 2015. Sua área de pesquisa é saúde e direitos reprodutivos com interseccionalidade de gênero/raça.


A pesquisa de mestrado desenvolvida pela Carolina, sob orientação da Prof. Dra. Laura Lopez, se propõe a refletir sobre as trajetórias reprodutivas de mulheres moradoras de um bairro periférico localizado em São Leopoldo (RS), pensando como dinâmicas de gênero, classe, raça e idade se interseccionam nessas trajetórias e na produção de cuidado. Foi uma pesquisa qualitativa sobre experiências de gestação de usuárias do pré-natal de uma Unidade de Saúde da Família. Os resultados apontaram trajetórias reprodutivas diferentes entre as mulheres, sendo que as violências e negligências apareceram mais acentuadas sobre os corpos femininos negros.

A Ciência com Afeto é um projeto coletivo que vem sendo cultivado por uma equipe muito especial. Nos episódios deste ano de 2020, acompanhamos as trajetórias de pesquisa de mulheres, buscamos divulgar e popularizar o acesso a pesquisas científicas.
Neste episódio, quem conduz o programa é a Anie Barrios e a Kellen Pasqualeto, mas, além delas, a equipe se completa com Fabiana Thomé da Cruz, Jaqueline Patrícia Silveira, Daiana Schwengber e Gabriela Leal. Além disso, contamos com a edição de som de Fábio Tavares e a vinheta de Douglas Peixoto - Dodô. A identidade visual é de Vicente Marques e o apoio técnico de Luís Fernando Heckler.

 

Referências mencionadas no episódio

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2002, vol.10, n.1, pp.171-188. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2002000100011.


MONTIEL, Carolina Pereira; LÓPEZ, Laura Cecilia. Trajetórias reprodutivas femininas e produção do cuidado em saúde orientado às gestantes na cidade de São Leopoldo/RS: um olhar interseccional. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. DOI: https://doi.org/10.22409/rg.v20i2.44580

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.