Que tal um mate?

Empreendedorismo sustentável: filosofia de vida para a regeneração planetária

Episódio 19

Matéria episódio 19

Empreendedorismo sustentável como filosofia de vida no podcast "Que tal um mate"

Uma maneira diferente de empreender, que está ganhando cada vez mais adeptos, gerou o tema desse 19º episódio do podcast do AsSsAN Cículo, "Empreendedorismo sustentável: uma filosofia de vida para a construção de um novo paradigma". Essa tendência de construir e fortalecer um novo padrão de consumo, incentivando cadeias inclusivas, justas e sustentáveis tem ganhado força no Brasil, utilizando produtos locais e disponíveis. Os movimentos Slow Food e a Cadeia Solidária das Frutas Nativas vêm ao encontro dessa filosofia, além de atenderem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 20-30, em especial ao 12º, que é o Consumo Responsável.

Na prática, trata-se da relação da produção e do manejo dos ecossistemas naturais, utilizando espécies locais, que já existem nas propriedades de pequenos agricultores e comunidades tradicionais, para complementar a renda das famílias. Espécies como o butiá, a guabiroba, o pinhão, entre outras, tornam-se matéria-prima para a  gastronomia, a moda, a cosmética e outros segmentos.

Este episódio do "Que tal um mate" foi inspirado no recente lançamento do curso de extensão inédito,"Sociobiodiversidade e Empreendedorismo para a sustentabilidade do cotidiano", que está sendo promovido pelo AsSsAN Círculo, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Projeto UFRGS Sustentável da Faculdade de Ciências Econômicas, além do Parque Zenit e da Incubadora Multisetorial Germina da UFRGS.///

O bate-papo, conduzido pela gestora de projetos e serviços do Parque ZENIT, Ana Paula Matei, ouviu três convidados, empreendedores já estabelecidos em áreas distintas:

- A Vanessa Tomazeli é  filha de agricultores familiares, Engenheira Agrônoma e atua como Analista Ambiental há 11 anos.  O interesse desde a infância nas questões ambientais e a paixão por trabalhos artesanais  inspiraram a fundação da Marca Pano da Terra,  inicialmente com a proposta de conscientizar os consumidores de moda sobre a importância da preservação ambiental das espécies nativas.///

- O Chef de cozinha, agricultor e pesquisador, Rodrigo Bellora, é natural de Bento Gonçalves e é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de pensar e criar a gastronomia. Formado em Turismo, tem especialização em Gestão Empresarial e formação em Gastronomia pelo Senac e UCS – ICIF (Flores da Cunha/RS). Através dos seus restaurantes, o Valle Rustico, no Vale dos Vinhedos; o Guaraipo Bar e Cozinha, em Farroupilha e a Tubuna - Cultura Gastronômica, em Bento Gonçalves, ele aplica o conceito da Cozinha de Natureza em menus e pratos autorais, sempre aproveitando o que a terra pode dar de melhor em cada período do ano. Buscando sempre a pesquisa e o resgate dos alimentos locais.///

 

- A Isabel Valle é formada em administração de empresas, com especialização em Gestão Empresarial e mestrado em Marketing pela Université François-Rabelais, na França. Trabalha há mais de 30 anos com livros e, a partir do processo que vivenciou no Gaia Education, idealizou e empreende há quatro anos a Bambual Editora, que traz ao mundo livros e projetos que apoiam a transição planetária. É comum encontrá-la caminhando descalça pela Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.//

Sobre o "Que tal um mate?"

O podcast, que busca trazer informações técnicas e científicas de forma acessível e aplicada sobre a soberania e segurança alimentar e nutricional, destacando contextos de populações em situação de vulnerabilidade, nasceu da cultura do Sul da América Latina, onde pessoas se sentam em uma roda de conversa para compartilhar uma cuia de mate. Esses são costumes que vêm dos indígenas, principalmente dos Guaranis e dos Quéchuas. Entretanto, o compartilhamento de utensílios e a aproximação de pessoas são pautas extremamente importantes em tempos de pandemia e devem ser feitas respeitando as determinações médicas e das autoridades locais.

O objetivo é abordar informações relevantes para a comunidade, explorando os temas de interesse do AsSsAN Círculo, que é ligado ao Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interessados em contribuir com sugestões de temas e entrevistados para os próximos episódios podem enviar e-mail para: circulo@ufrgs.br.
_________

Assessoria de Imprensa AsSsAN Círculo
Silvana Granja
Jornalista (DRT/RS 10.732)
Cel. 51 99841 8082

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.