O Que É Tudo Isso?

Ep. 072 Etnografia e retomadas Kaingang

Com Clémentine Marechal

Neste episódio, a doutora e pesquisadora Clémentine Marechal (mais informações em: http://lattes.cnpq.br/6626861711723145) fala sobre sua tese de doutorado “Ẽg ga ẽg kófa tú (A nossa terra é a nossa história)”, onde faz uma análise da colonialidade do poder entre os Kaingang que se encontram em processo de recuperação territorial no Rio Grande do Sul. A análise feita por Clémentine atravessa o campo histórico, social, político, toca na questão do xamanismo para os povos Kaingang e aborda como o regime tutelar que se constituiu sobre as populações indígenas junto à construção do Estado-nação brasileiro possibilita a reprodução da dominação colonial. Para além disso, fala sobre o que significa a retomada das terras para os Kaingang e como sua sobrevivência está atrelada à luta política.
 
Você pode acessar a tese de Clémentine no seguinte link: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/225931
 
O “O Que é Tudo Isso?” agora é parte da Rede Colmeia Podcast’s, mais informações em: https://colmeia.sul21.com.br/
Dúvidas críticas ou sugestões nos contate pelo oqueetudoisso@gmail.com, Você também pode nos seguir no Twitter (@OQTIPOD), instagram (oqtipod) e Facebook (o que é tudo isso podcast)
Trilha: filmmusic.io "Great Times" de Sascha Ende (sascha-ende.de) CC BY 4.0 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.