Ciência com Afeto

Episódio 13 - Trajetórias de pesquisa: se você é o que você come, quem não come é o que?

Episódio 13

Neste episódio de Trajetórias de Pesquisa na Ciência com Afeto conversamos com Ana Carolina Einsfeld Mattos, nutricionista, atualmente doutoranda em Políticas Públicas na UFRGS. No episódio, Ana destacou a sua dissertação de mestrado que, por meio de pesquisa realizada com pessoas em situação de rua, busca refletir sobre a seguinte questão: “Mas, se a gente é o que come, quem não come nada, some! É por isso que ninguém enxerga essa gente que passa fome”. 

Nesse sentido, Ana nos convida a refletir sobre as restrições de acesso aos diversos direitos humanos que as pessoas em situação de rua normalmente já enfrentam, e que se potencializam no contexto da  pandemia. Se esse tema te inspira, vem com a gente!

Lembramos que  a Ciência com Afeto é um projeto coletivo que vem sendo cultivado por uma equipe especial. Nos episódios deste ano, acompanhando trajetórias de pesquisa, buscamos divulgar e popularizar o acesso a pesquisas científicas. Neste episódio, quem conduz o programa é Kellen Pasqualeto e Daiana Schwengber mas, além delas, a equipe se completa com Fabiana Thomé da Cruz, Gabriela Leal, Jaqueline Patrícia Silveira e, estreiando, Anie Barrios. Além disso, contamos com a edição de Fábio Tavares e com o apoio técnico de Luís Fernando Heckler.

 

Referências citadas no episódio

ANA CAROLINA EINSFELD MATTOS. “Mas, se a gente é o que come, quem não come nada some! É por isso que ninguém enxerga essa gente que passa fome”. Curitiba: Editora Appris (no prelo, com previsão de publicação para março de 2021).

Carta Capital. Estudo inédito desfaz mitos sobre os moradores de rua no Brasil.Thais Reis Oliveira, 28 abr, 2020.
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/estudo-inedito-desfaz-mitos-sobre-os-moradores-de-rua-no-brasil/

MBEMBE, A. Necropolítica: Biopoder soberania, estado de exceção política da morte. Arte & Ensaios, n. 32, dez. 2016. Disponível em:< https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169>.

MILENA P. MELO. Direitos Humanos e Cidadania. In: LUNARDI, G.; SECCO, M. (Org.). Fundamentação Filosófica dos Direitos Humanos. Florianópolis: SC, Editora da UFSC, 2010.

NATÁLIA. L. ALLES. Boca de Rua: Representações Sociais sobre População de Rua em um Jornal Comunitário. 2010. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre: 2010. Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/23018>.

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.