Fala Engenharia

Episódio # 5 - Luciani Somensi Lorenzi, e a Avaliação Técnica Econômica do Retrofit do Edifício Galeria XV de Novembro, o “Esqueletão”

Fala Engenharia, vamos conversar

O quinto episódio da segunda temporada apresenta entrevista com a professora Luciani Somensi Lorenzi, doutora em Engenharia Civil e coordenadora da equipe de 30 especialistas responsáveis pela elaboração do laudo estrutural do edifício Galeria XV de Novembro, popularmente conhecido como “Esqueletão”, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, esquina com a rua Otávio Rocha, no centro de Porto Alegre. Esse prédio estava inacabado desde o final da década de 1950 e a atual gestão da Prefeitura está buscando uma solução para esse problema arquitetônico da cidade.

Luciani explicou como surgiu o projeto em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, como está organizada a equipe de avaliação e como se realiza o levantamento de condições estruturais e estudos de viabilidade técnica/econômica de uma construção inacabada e exposta às intempéries do clima por mais de cinco décadas.

A pesquisadora explicou a diferença do estudo realizado pela UFRGS diante dos laudos elaborados anteriormente, também detalhou as principais dificuldades para realizar a demolição de um prédio como o “Esqueletão” em uma área tão movimentada e com outras edificações tão próximas como esse exemplo no centro de Porto Alegre, elencou as questões de segurança, levando-se em conta a viabilidade econômica e comentou sobre a entrega do laudo completo à Prefeitura.

Este projeto de comunicação faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional, PDI da Escola de Engenharia para o período 2020-2022.

Siga-nos nas redes sociais:

FacebookInstagramLinkedin eTwitter 

Acesse a versão em audiovidual em Podcast na TV na TV Engenharia

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.