Jornal da UFRGS

Jornal da UFRGS | Pesquisa aponta causa pouco conhecida de aborto em bovinos

Entrevista com o médico veterinário Luan Henker, autor do estudo

Um estudo da Faculdade de Veterinária vem investigando algumas das causas de mortes de fetos e terneiros recém nascidos. A partir da análise de terneiros falecidos, foi identificada a presença de dois micro-organismos que são causadores da doença conhecida como Tristeza Parasitária Bovina. A pesquisa aponta esses micro-organismos como uma causa pouco descrita de aborto em bovinos.

Para saber mais sobre o assunto, conversamos com o médico veterinário Luan Henker, que realizou essa pesquisa como parte de sua tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. 

Henker participa do quadro Ciência 1080, espaço do Jornal da UFRGS que aborda as pesquisas realizadas na Universidades e suas contribuições para a sociedade. O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com a Assessoria de Imprensa da UFRGS. Edição e entrevista de Mariane Quadros.

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.