Feminismos: algumas verdades inconvenientes

Mulheres na Política

Episódio 09

Neste episódio,  Débora Vicente e ( coordenadora da Escola Judiciaria Eleitoral do Rio Grande do Sul – EJERS e servidora do TRE-RS ) conversa com Carolina Brito ( Instituto de Física da UFRGS ) sobre a baixíssima presença de mulheres na política no Brasil, que por exemplo tem menor representatividade feminina do que a Arábia Saudita, a qual  concedeu o direito dos votos para mulheres apenas em 2010.  Ela discute as razões para este cenário, que incluem  aspectos sócio-culturais, financeiros e o que ela chama de “desafio de representação”. Débora desfaz mitos como por exemplo “mulher não gosta de política” ou “mulher não vota em mulher” e sugere algumas maneiras de resolver estes problemas.

Para quem quiser conhecer mais sobre este assunto, acesse gratuitamente a aula sobre "Mulheres na Política” com a Profa.  Débora do Carmo Vicente na plataforma Lúmina da SEAD/UFRGS (https://lumina.ufrgs.br/).

Importante: em função da pandemia de Covid-19, os episódios EAD ainda não estão disponíveis.

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.