Que tal um mate?

ODS: Desafios para alcançar a agenda 2030

Episódio 20

Podcast "Que tal um mate?" inicia série que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

A vigésima edição do podcast "Que tal um Mate" marca o início de uma série de episódios que vão explorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e as suas relações com a sociedade. A realização da série é do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, o AsSsAN Círculo, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS, em parceria com o projeto UFRGS Sustentável e com a Rede ODS Brasil.

O podcast busca entender como o Brasil vem cumprindo os compromissos da Agenda 2030, já que é signatário da Organização das Nações Unidas(ONU). Essa agenda inclui 17 ODSs, que são pilares relacionados a diversos temas vitais para a sociedade. Neles, estão inseridas as questões da saúde, do meio ambiente, da educação, da igualdade de gênero, da pobreza, da fome, das mudanças climáticas, da conservação da biodiversidade, das parcerias, entre outros./

"Vamos procurar esclarecer como a sociedade civil vem se organizando para cumprir esses objetivos, o papel das instituições de ensino superior neste contexto,  e o que é que o Estado está fazendo para alcançar as metas da Agenda 2030", explica a coordenadora do AsSsAN Círculo, professora Gabriela Coelho. Segundo ela, que fez a mediação do episódio, é muito importante conhecer as iniciativas existentes, graças à mobilização, principalmente, da sociedade civil e da cultura.  

Alguns ODSs foram destacados durante o bate-papo, como por exemplo, o de número 16 - Paz, justiça e instituições eficazes. "Num momento de guerra, como o que mundo está vivendo, é importante ressaltar esse objetivo, que busca promover sociedades pacíficas com justiça para todos", pontuou Gabriela.

O bate-papo teve como convidadas a cofundadora da Rede ODS Brasil, Patrícia Menezes; a engenheira agrônoma e coordenadora do projeto UFRGS Sustentável, Andrea Loguercio e a pedagoga e fundadora da Associação Cultural Vila Flores, Antonia Wallig.

 

Sobre o "Que tal um mate?"

O podcast, que busca trazer informações técnicas e científicas de forma acessível e aplicada sobre a soberania e segurança alimentar e nutricional, destacando contextos de populações em situação de vulnerabilidade, nasceu da cultura do Sul da América Latina, onde pessoas se sentam em uma roda de conversa para compartilhar uma cuia de mate. Esses são costumes que vêm dos indígenas, principalmente dos Guaranis e dos Quéchuas. Entretanto, o compartilhamento de utensílios e a aproximação de pessoas são pautas extremamente importantes em tempos de pandemia e devem ser feitas respeitando as determinações médicas e das autoridades locais.

O objetivo é abordar informações relevantes para a comunidade, explorando os temas de interesse do AsSsAN Círculo, que é ligado ao Centro Interdisciplinar Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento (CISADE) e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Interessados em contribuir com sugestões de temas e entrevistados para os próximos episódios podem enviar e-mail para: circulo@ufrgs.br.

________

Assessoria de Imprensa AsSsAN Círculo
Silvana Granja
Jornalista (DRT/RS 10.732)
Cel. 51 99841 8082

Imagem representando o episódio do podcast
Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.