Imagem exemplificando o podcast

Piano Forte

Programa semanal da Rádio da Universidade (UFRGS) que valoriza a memória da emissora através do piano Grotrian Steinweg, com um quarto de cauda, presente no estúdio desde o início da década de 1960. O instrumento foi adquirido por encomenda do compositor Armando Albuquerque (1901-1986), que atuou como orientador musical do veículo de comunicação. De lá para cá, inúmeros artistas em visita a Porto Alegre, bem como professores e alunos da universidade, utilizaram o piano durante as transmissões. A proposta do “Piano Forte” é promover e registrar novos encontros com o instrumento.

A cada semana, o programa apresenta um convidado diferente, em um pequeno recital comentado, gravado como se fosse ao vivo, praticamente sem edições. A primeira temporada conta com a curadoria da professora Catarina Domenici, do Instituto de Artes da UFRGS. Os episódios são veiculados às quartas-feiras, às 20h, pelos 1080 AM ou ufrgs.br/radio.

Produção, apresentação e edição: jornalistas Ana Laura Freitas e André Grassi.

Logo do Napead Logo da Sead Logo da Ufrgs 85 Anos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.