Apresentação e debate em torno do projeto: “Teoria da história na Wikipedia”

No dia 9 de maio, às 19 horas, no Panthéon do IFCH/UFRGS, haverá apresentação e debate do projeto “Teoria da história na Wikipedia”, desenvolvido pelos professores Flavia Florentino Varella e Rodrigo Bonaldo, docentes da UFSC. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Palestras com Maria da Glória de Oliveira (UFRRJ)

Laboratório de estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA) e o PROFHISTÓRIA convidam para as conferências com a Profa. Maria da Glória de Oliveira (UFRRJ):

Dia 24 de abril, 10h, Panthéon | IFCH-UFRGS: : “Grafias de vida, experiências de gênero e temporalidades decoloniais”.

Dia 25 de abril, 19h, Panthéon | IFCH-UFRGS: “Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia”.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Campanha “Página infeliz da nossa história”

Mostra de relatos testemunhais da ditadura civil-militar brasileira e Campanha “Página infeliz da nossa história”*. Compartilhe um relato: Doe um livro! 

O Projeto Território de lembranças da história recente: Banco de testemunhos visa reunir um acervo de livros de conteúdo testemunhal para análise historiográfica. Ao realizar um levantamento de uma lista de mais de 100 livros escritos por atingidas/os pela repressão durante a ditadura civil-militar, verificou-se que as bibliotecas da UFRGS possuem pouco mais de 20 livros. Assim, pretende-se arrecadar, por meio de doações, livros de conteúdo testemunhal não somente para atender ao Banco de Testemunhos, bem como para ampliar o acervo da UFRGS acerca da temática e estimular o conhecimento destas produções culturais. 

Quando: De 1º de abril de 2019 a 30 de agosto de 2019 (Dia Internacional da ONU para as Vítimas de Desaparecimentos Forçados)

Pontos de coleta de livros: Salas do PPGHist/UFRGS, Direção do IFCH. (A lista dos livros encontra-se disponível em: https://www.ufrgs.br/ppghist/mostra-de-relatos-testemunhais-e-campanha-pagina-infeliz-da-nossa-historia-compartilhe-um-relato-doe-um-livro/ )

Promoção: bolsa PNPD/CAPES-PPGHist/UFRGS Apoio: IFCH, LUPPA 

*música Vai Passar, de Chico Buarque

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Lançamento! Centro de Referência em Ensino e Pesquisa da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul

Como rememoração dos 55 anos do golpe de 31 de março, que instaurou uma ditadura civil-militar no Brasil, o Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (Luppa) lança o Centro de Referência em Ensino e Pesquisa da Ditadura Civil-militar no Rio Grande do Sul.

O Centro de Referência foi pensado como espaço aglutinador de experiências de ensino e de pesquisa da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul. Desta forma, procuramos visibilizar iniciativas desenvolvidas por professoras e professores de diferentes níveis de ensino, assim como difundir a produção bibliográfica elaborada sobre a temática. Buscamos, também, facilitar informações e materiais para a elaboração de oficinas, planos de aula e novas pesquisas.

Acesse o Centro de Referência:
https://www.ufrgs.br/centrodereferencia-ditadurars/

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Palestra | Cartografia escolar e ensino de história

O Luppa, juntamente com o ProfHistória e o Programa de Pós-graduação em História, promovem, no dia 28 de março de 2019,às 19 horas. a palestra “Cartografia escolar e ensino de história”, ministrada por Renato Amado Peixoto (UFRN). O evento ocorrerá no Panthéon do IFCH/UFRGS e a entrada é gratuita.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Lançamento!

No dia 31 de março de 2019, o Luppa lançará o Centro de Referência em Ensino e Pesquisa da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul. O portal reunirá iniciativas de ensino, material bibliográfico (artigos e livros), indicações de acervos para pesquisas e um banco de monografias, dissertações e teses. Divulgará, também alguns projetos desenvolvidos pelo nosso Laboratório vinculados com a temática da ditadura, como, por exemplo, o Cartografias da Memória no Rio Grande do Sul, o Curso de Formação Continuada e o Pedal pela Memória. Tudo em um único local, facilitando o acesso aos interessados.

Aproveitem e divulguem!

A partir do dia 31 de março, neste endereço:https://www.ufrgs.br/centrodereferencia-ditadurars

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória e representações das situações-limite

Conheça um pouco mais do trabalho de Marta Marin-Domine, professora da
Wilfrid Laurier University e diretora do Centre for Memory and Testimony Studies. Seus temas de pesquisa giram em torno das representações de situações-limite, principalmente as memórias catalãs e espanholas narradas e transmitidas através das artes, do cinema e da literatura.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://wlu-ca.academia.edu/MartaMarindomine

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória e museus

Conheça um pouco mais do trabalho da diretora do El Born Centre de Cultura i Memòria, Montserrat Iniesta González, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões a partir de referências da história e da antropologia sobre os museus e os patrimônios das sociedades.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=533234

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória e políticas de memória

Conheça um pouco mais do trabalho do comissário para políticas de memória do Ajuntament de Barcelona e professor da Universitat de Barcelona, Ricard Vinyes Ribas, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões sobre como as sociedades gestionam seus passados traumáticos através de políticas públicas elaboradas pelos Estados. E como, ao mesmo tempo, essas políticas públicas podem estar em acordo ou desacordo com as demandas da sociedade civil.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=277245

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória, patrimônio

Conheça um pouco mais do trabalho do diretor do Museu Histórico de Barcelona, Joan Roca i Albert, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões, problematizações e provocações, tais como: “O que faz um museu histórico?”, “Como conciliar os direitos dos moradores de uma cidade e dos turistas que a visitam?”, “O que configura um bem como patrimônio?”, “Quais são as diferenças entre um museu histórico e um espaço de memória?”.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=311630

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário