Lançamento do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO) e Palestra “História oral e educação para as relações étnico-raciais”

No dia 24 de setembro, a partir das 9 horas, no Auditório Luft, do Instituto de Letras (Campus do Vale, UFRGS), o Luppa fará o lançamento do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO), atividade desenvolvida pela professora Carla Simone Rodeghero junto ao projeto. Para marcar o lançamento, haverá uma palestra com Amílcar Araújo Pereira (UFRJ), intitulada “História oral e educação para as relações étnico-raciais”. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

PEDAL PELA MEMÓRIA – CIRCUITO LGBT+ EM PORTO ALEGRE

O Luppa inaugura o projeto “Pedal pela Memória”, uma iniciativa que proporá passeios ciclísticos temáticos pelos locais de memória em Porto Alegre. O primeiro circuito será o da memória LGBT+. O trajeto engloba sete locais de memória, onde serão feitas paradas e breves explicações sobre sua história e relação com a população LGBT+. 
A concentração ocorrerá às 9h30min no Parque da Redenção (esquina da Av. Osvaldo Aranha com Av. José Bonifácio) e a saída para o percurso às 10h, com previsão para o término às 12h.
É importante que se faça o uso de equipamentos de proteção individual para participar da atividade. 
Pedimos que os(as) interessados(as) preencham esse formulário com alguns dados pessoais. Link para acesso: https://goo.gl/forms/it0s5w0ghLBcKDeA3

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

ATIVIDADE DE EXTENSÃO | BRASIL PARALELO

O Luppa promove a atividade de extensão “História pública e mediações com o passado: o caso do ‘Brasil Paralelo'”, ministrada pelo professor Fernando Nicolazzi, do Departamento de História da UFRGS. Os encontros ocorrerão sempre às segundas-feiras, com início no dia 10 de setembro e término em 29 de outubro, das 14:30 às 17:50, na sala 206 do PPGH, Campus do Vale, UFRGS. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/historiapublica até o dia 3 de setembro. Serão disponibilizadas 20 vagas.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Transmissão da aula inaugural do ProfHistória, com Luís Fernando Cerri

O Luppa transmitirá ao vivo a aula inaugural do ProfHistória (UFRGS), que será ministrada por Luís Fernando Cerri. O evento, intitulado “Cultura histórica em tempos de negação da ciência”, será transmitido através da página do Luppa no Facebook a partir das 19 horas.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Programação do Luppa no UFRGS – Portas Abertas

A UFRGS promove, no dia 19 de maio, o Programa UFRGS – Portas Abertas, que integra Universidade e comunidade e mostra aos(às) futuros(as) alunos(as) o que faz em ensino, pesquisa e extensão. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. O Luppa terá uma programação especial. Confira a programação abaixo. Para agendamento de grupos, acesse o link e faça a inscrição até o dia 16 de maio: https://www.ufrgs.br/portasabertas/agendamento-2018/

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

III encontro – a história indisciplinada

Em parceria com o GT de Teoria de História e Historiografia da ANPUH-RS, o Luppa promove o III Encontro – A história (in)disciplinada, que será realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2018, nas dependências da FACED – UFRGS. Confira a programação completa:

Publicado em Sem categoria | 1 Comentário

Palestra | Virada pós-colonial?

O Luppa, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), convidam para as palestras de Allan Kardec Pereira e Gabriel Gonaga, em uma mesa intitulada “Virada pós-colonial? Temáticas e desafios à historiografia”. As falas ocorrerão no dia 24 de abril de 2018, às 16 horas, na sala 111 do ILEA, localizado no Campus do Vale, UFRGS.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

54 músicas com temas relativos à ditadura

Para rememorar os 54 anos do golpe civil-militar de 31 de março de 1964, o Luppa preparou uma playlist no Youtube. São 54 músicas com temas relativos à ditadura, que se encontram salvas no projeto Falando da Ditadura, uma das iniciativas vinculadas ao Luppa.

Acesse a playlist aqui e conheça e curta nosso canal no Youtube.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

54 livros para saber mais sobre a ditadura civil-militar brasileira

No dia 31 de março de 1964, iniciou-se o movimento que culminaria com a deposição do presidente João Goulart na madrugada do dia 1º para o dia 2 de abril e que configurou o golpe de Estado que instaurou uma ditadura que se prolongaria até a promulgação da Constituição de 1988. Uma ditadura marcada pelo terrorismo de Estado, cujos responsáveis permanecem até os dias de hoje impunes.

Para rememorar os 54 anos do golpe civil-militar, o Luppa apresenta uma seleção de 54 livros para saber mais sobre a ditadura civil-militar brasileira. Para fazer o download das obras, basta clicar no link abaixo.

54 livros para saber mais sobre a ditadura civil-militar brasileira

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Palestra de Deborah Neves

O Luppa promove a palestra “Os embates pela preservação da memória nos processos de tombamento de centros tortura e repressão”, proferida pela historiadora Deborah Neves, funcionária da Secretaria de Cultura de São Paulo. Não é necessário inscrever-se previamente, e a entrada é franca.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário