Apresentação e debate em torno do projeto: “Teoria da história na Wikipedia”

No dia 9 de maio, às 19 horas, no Panthéon do IFCH/UFRGS, haverá apresentação e debate do projeto “Teoria da história na Wikipedia”, desenvolvido pelos professores Flavia Florentino Varella e Rodrigo Bonaldo, docentes da UFSC. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Palestras com Maria da Glória de Oliveira (UFRRJ)

Laboratório de estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA) e o PROFHISTÓRIA convidam para as conferências com a Profa. Maria da Glória de Oliveira (UFRRJ):

Dia 24 de abril, 10h, Panthéon | IFCH-UFRGS: : “Grafias de vida, experiências de gênero e temporalidades decoloniais”.

Dia 25 de abril, 19h, Panthéon | IFCH-UFRGS: “Os sons do silêncio: interpelações feministas decoloniais à história da historiografia”.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Campanha “Página infeliz da nossa história”

Mostra de relatos testemunhais da ditadura civil-militar brasileira e Campanha “Página infeliz da nossa história”*. Compartilhe um relato: Doe um livro! 

O Projeto Território de lembranças da história recente: Banco de testemunhos visa reunir um acervo de livros de conteúdo testemunhal para análise historiográfica. Ao realizar um levantamento de uma lista de mais de 100 livros escritos por atingidas/os pela repressão durante a ditadura civil-militar, verificou-se que as bibliotecas da UFRGS possuem pouco mais de 20 livros. Assim, pretende-se arrecadar, por meio de doações, livros de conteúdo testemunhal não somente para atender ao Banco de Testemunhos, bem como para ampliar o acervo da UFRGS acerca da temática e estimular o conhecimento destas produções culturais. 

Quando: De 1º de abril de 2019 a 30 de agosto de 2019 (Dia Internacional da ONU para as Vítimas de Desaparecimentos Forçados)

Pontos de coleta de livros: Salas do PPGHist/UFRGS, Direção do IFCH. (A lista dos livros encontra-se disponível em: https://www.ufrgs.br/ppghist/mostra-de-relatos-testemunhais-e-campanha-pagina-infeliz-da-nossa-historia-compartilhe-um-relato-doe-um-livro/ )

Promoção: bolsa PNPD/CAPES-PPGHist/UFRGS Apoio: IFCH, LUPPA 

*música Vai Passar, de Chico Buarque

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Lançamento! Centro de Referência em Ensino e Pesquisa da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul

Como rememoração dos 55 anos do golpe de 31 de março, que instaurou uma ditadura civil-militar no Brasil, o Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (Luppa) lança o Centro de Referência em Ensino e Pesquisa da Ditadura Civil-militar no Rio Grande do Sul.

O Centro de Referência foi pensado como espaço aglutinador de experiências de ensino e de pesquisa da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul. Desta forma, procuramos visibilizar iniciativas desenvolvidas por professoras e professores de diferentes níveis de ensino, assim como difundir a produção bibliográfica elaborada sobre a temática. Buscamos, também, facilitar informações e materiais para a elaboração de oficinas, planos de aula e novas pesquisas.

Acesse o Centro de Referência:
https://www.ufrgs.br/centrodereferencia-ditadurars/

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Palestra | Cartografia escolar e ensino de história

O Luppa, juntamente com o ProfHistória e o Programa de Pós-graduação em História, promovem, no dia 28 de março de 2019,às 19 horas. a palestra “Cartografia escolar e ensino de história”, ministrada por Renato Amado Peixoto (UFRN). O evento ocorrerá no Panthéon do IFCH/UFRGS e a entrada é gratuita.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Lançamento!

No dia 31 de março de 2019, o Luppa lançará o Centro de Referência em Ensino e Pesquisa da Ditadura Civil-Militar no Rio Grande do Sul. O portal reunirá iniciativas de ensino, material bibliográfico (artigos e livros), indicações de acervos para pesquisas e um banco de monografias, dissertações e teses. Divulgará, também alguns projetos desenvolvidos pelo nosso Laboratório vinculados com a temática da ditadura, como, por exemplo, o Cartografias da Memória no Rio Grande do Sul, o Curso de Formação Continuada e o Pedal pela Memória. Tudo em um único local, facilitando o acesso aos interessados.

Aproveitem e divulguem!

A partir do dia 31 de março, neste endereço:https://www.ufrgs.br/centrodereferencia-ditadurars

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

História, memória e representações das situações-limite

Conheça um pouco mais do trabalho de Marta Marin-Domine, professora da
Wilfrid Laurier University e diretora do Centre for Memory and Testimony Studies. Seus temas de pesquisa giram em torno das representações de situações-limite, principalmente as memórias catalãs e espanholas narradas e transmitidas através das artes, do cinema e da literatura.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://wlu-ca.academia.edu/MartaMarindomine

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

História, memória e museus

Conheça um pouco mais do trabalho da diretora do El Born Centre de Cultura i Memòria, Montserrat Iniesta González, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões a partir de referências da história e da antropologia sobre os museus e os patrimônios das sociedades.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=533234

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

História, memória e políticas de memória

Conheça um pouco mais do trabalho do comissário para políticas de memória do Ajuntament de Barcelona e professor da Universitat de Barcelona, Ricard Vinyes Ribas, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões sobre como as sociedades gestionam seus passados traumáticos através de políticas públicas elaboradas pelos Estados. E como, ao mesmo tempo, essas políticas públicas podem estar em acordo ou desacordo com as demandas da sociedade civil.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=277245

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

História, memória, patrimônio

Conheça um pouco mais do trabalho do diretor do Museu Histórico de Barcelona, Joan Roca i Albert, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões, problematizações e provocações, tais como: “O que faz um museu histórico?”, “Como conciliar os direitos dos moradores de uma cidade e dos turistas que a visitam?”, “O que configura um bem como patrimônio?”, “Quais são as diferenças entre um museu histórico e um espaço de memória?”.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=311630

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Conferências Luppa I – Atualismo

No próximo dia 13 de dezembro, o Luppa promove um debate sobre o livro “Atualismo 1.0 – Como a ideia de atualização mudou o século XXI”, com a presença dos autores Mateus Pereira e Valdei Araújo. A atividade será às 18:45, no Panthéon do IFCH, Campus do Vale – UFRGS, não é necessária inscrição prévia e tem entrada franca.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Pedal pela Memória | Edição LGBTQ+

No dia 21 de outubro, domingo, o projeto Pedal pela Memória, uma iniciativa do Luppa, realizou o primeiro passeio ciclístico de sua programação, explorando lugares de memória  LGBTQ+ em Porto Alegre. Confira abaixo algumas fotos da atividade, e se prepare para a próxima edição: no dia 31 de março de 2019, o Pedal pela Memória realizará um percurso pelos lugares de memória da democracia na cidade. Vem aí, o Pedal pela Memória – Edição Democracia.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”3″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Palestra com LuisaTombini Wittmann | Ensino de história indígena

O Luppa, em parceria com o ProfHistória – núcleo UFRGS e o GT de História Indígena da ANPUH-RS, promove a palestra “Em busca do equilíbrio de histórias: experiências e desafios no ensino de história indígena”, proferida por Luisa Tombini Wittmann (UDESC). Dia 26 de outubro, das 9:30 às 12h, no Panthéon, IFCH – Campus do Vale, UFRGS. Entrada franca.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Lançamento do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO) e Palestra “História oral e educação para as relações étnico-raciais”

No dia 24 de setembro, a partir das 9 horas, no Auditório Luft, do Instituto de Letras (Campus do Vale, UFRGS), o Luppa fará o lançamento do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO), atividade desenvolvida pela professora Carla Simone Rodeghero junto ao projeto. Para marcar o lançamento, haverá uma palestra com Amílcar Araújo Pereira (UFRJ), intitulada “História oral e educação para as relações étnico-raciais”. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

PEDAL PELA MEMÓRIA – CIRCUITO LGBT+ EM PORTO ALEGRE

O Luppa inaugura o projeto “Pedal pela Memória”, uma iniciativa que proporá passeios ciclísticos temáticos pelos locais de memória em Porto Alegre. O primeiro circuito será o da memória LGBT+. O trajeto engloba sete locais de memória, onde serão feitas paradas e breves explicações sobre sua história e relação com a população LGBT+. 
A concentração ocorrerá às 9h30min no Parque da Redenção (esquina da Av. Osvaldo Aranha com Av. José Bonifácio) e a saída para o percurso às 10h, com previsão para o término às 12h.
É importante que se faça o uso de equipamentos de proteção individual para participar da atividade. 
Pedimos que os(as) interessados(as) preencham esse formulário com alguns dados pessoais. Link para acesso: https://goo.gl/forms/it0s5w0ghLBcKDeA3

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

ATIVIDADE DE EXTENSÃO | BRASIL PARALELO

O Luppa promove a atividade de extensão “História pública e mediações com o passado: o caso do ‘Brasil Paralelo'”, ministrada pelo professor Fernando Nicolazzi, do Departamento de História da UFRGS. Os encontros ocorrerão sempre às segundas-feiras, com início no dia 10 de setembro e término em 29 de outubro, das 14:30 às 17:50, na sala 206 do PPGH, Campus do Vale, UFRGS. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/historiapublica até o dia 3 de setembro. Serão disponibilizadas 20 vagas.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Transmissão da aula inaugural do ProfHistória, com Luís Fernando Cerri

O Luppa transmitirá ao vivo a aula inaugural do ProfHistória (UFRGS), que será ministrada por Luís Fernando Cerri. O evento, intitulado “Cultura histórica em tempos de negação da ciência”, será transmitido através da página do Luppa no Facebook a partir das 19 horas.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Programação do Luppa no UFRGS – Portas Abertas

A UFRGS promove, no dia 19 de maio, o Programa UFRGS – Portas Abertas, que integra Universidade e comunidade e mostra aos(às) futuros(as) alunos(as) o que faz em ensino, pesquisa e extensão. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. O Luppa terá uma programação especial. Confira a programação abaixo. Para agendamento de grupos, acesse o link e faça a inscrição até o dia 16 de maio: https://www.ufrgs.br/portasabertas/agendamento-2018/

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

III encontro – a história indisciplinada

Em parceria com o GT de Teoria de História e Historiografia da ANPUH-RS, o Luppa promove o III Encontro – A história (in)disciplinada, que será realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2018, nas dependências da FACED – UFRGS. Confira a programação completa:

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

O Luppa no Salão de Iniciação Científica da UFRGS | 2019

Semana passada, os bolsistas de iniciação científica do Luppa Eduarda Soletti, Laura Lehnen, Leandro Souza, Maria Eduarda Magro e Pedro Batistella apresentaram suas pesquisas no Salão de Iniciação Científica da Ufrgs. O Luppa parabeniza a todos e todas pelas apresentações e pelo compromisso com a pesquisa e a universidade pública. Uma menção especial à bolsista Maria Eduarda Magro, ganhadora do Prêmio Jovem Pesquisador, com sua investigação “O encarceramento de presas políticas no Presídio Feminino Madre Pelletier durante a ditadura civil-militar brasileira (1969-1979)”. Esperamos que vocês sigam acreditando nesse projeto coletivo de aprendizado e trocas que é o Luppa! Parabéns!

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

PALESTRA – Os militares e a política ontem e hoje

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Oficina de Zotero

O Zotero é um gerenciador de referências desenvolvido por uma equipe do Center for History and New Media, na Universidade de George Mason. Utilizado por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, o programa é um excelente suporte para a organização de textos acadêmicos, referências bibliográficas e citações, facilitando e otimizando a escrita de artigos e monografias. Um dos trunfos do Zotero é a integração com navegadores, o que torna mais prático o download de artigos de periódicos, bem como a visualização de suas informações (nome da publicação, data, número de páginas etc.), extraídas através dos metadados dos arquivos. A intenção da nossa oficina, que será ministrada pela bibliotecária Marina Plentz, da Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é introduzir a ferramenta aos estudantes da graduação e da pós-graduação dos cursos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), especialmente do curso de História. A atividade será elaborada a partir de bases conhecidas, como é o caso do Google Acadêmico e do Portal de Periódicos da CAPES. Além disso, trabalharemos com a extração de textos a partir do repositório da Anos 90, a revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

PAINEL | PERSPECTIVAS DA HISTÓRIA PÚBLICA

O Luppa apoia o painel “Perspectivas da História Pública”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História, que ocorrerá no dia 13 de junho, das 15:30 às 18:30, no Plenarinho da Reitoria (Avenida Paulo Gama, 110 – Térreo do prédio da Reitoria). Confira a programação abaixo.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

SELEÇÃO DE BOLSISTA – AÇÕES AFIRMATIVAS

Inscrições: até o dia 17 de junho, por e-mail, enviando um e-mail a t.cezar@ufrgs.br , com o seguinte assunto: “Inscrição BIC-Luppa 2019-20”.

Documentos necessários (devem ser apresentados na entrevista): cópia do RG, boletim escolar, comprovante de matrícula e documento que demonstre que o ingresso na graduação foi realizado por meio de Ações Afirmativas;

Entrevistas: dia 19 de junho, das 16 às 19 horas (por ordem de chegada), na sala do Luppa (Prédio 43311, Sala 206, IFCH | UFRGS)

Informações sobre a bolsa e o projeto através do link https://tinyurl.com/selecao-luppa-2019

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Repositório de Entrevistas de História Oral

Repositório de Entrevistas de História Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (REPHO/UFRGS – www.ufrgs.br/repho) foi criado em 2017 com o objetivo de ser espaço de captação, guarda e divulgação de entrevistas realizadas pelo corpo discente e docente do Departamento de História da UFRGS e do seu Programa de Pós-Graduação em História.  Ele visa favorecer o diálogo entre praticantes de História Oral, contribuir para a formação constante de pesquisadores e fomentar diálogo entre a UFRGS e outras instituições.

O Repositório compõe o projeto Laboratório de Estudo sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA), no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, e contribui para a formação do acervo do Núcleo de Pesquisa em História (NPH).

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário

Pré-estreia de Deslembro, de Flávia Castro, na Sala Redenção

Pré-estreia e sessão comentada do filme Deslembro (2018), de Flávia Castro, com a presença da cineasta

Quinta-feira13 de junho, às 19h, na Sala Redenção | UFRGS.

Em 2019, o golpe civil-militar completou 55 anos, e em agosto, a lei de anistia política, um dos marcos importantes do processo de reabertura política, completará 40 anos. Nesse contexto, o filme Deslembro, uma ficção baseada em algumas experiências vividas pela diretora Flávia Castro, chega aos cinemas. A cineasta passou quase toda a década de 1970 no exílio com a família, Sandra Macedo e Celso Castro, seus pais, e João Paulo, seu irmão. O retorno dos Macedo e Castro para o Brasil só se concretizou após a lei de anistia promulgada em 1979. 
Esse é o ponto de partida para a trama do filme Deslembro. 

O Luppa é um dos promotores do evento.

Publicado em Sem categoria | Com a tag | Deixe um comentário