SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O LUPPA

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

CINEMEMORIA 2

Na próxima terça-feira, às 18:45 no Panthéon (Campus do Vale – UFRGS), teremos mais uma edição do CINEMEMORIA, com o documentário “Canções do exílio – A labareda que lambeu tudo”, de Geneton Moraes Neto. A exibição se realizará como atividade da disciplina de História do Brasil IV, ministrada pela professora Caroline Silveira Bauer, mas é aberta aos estudantes e ao público em geral. Compareçam!

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Projeto de divulgação histórica | Linhas do tempo – Resistência(s) à ditadura

Interface do TimeMapper

Uma das primeiras atividades de divulgação do conhecimento histórico desenvolvidas pelas alunas e pelos alunos da turma A de Brasil IV (2017/1), ministrada pela professora Caroline Silveira Bauer, foi a elaboração de linhas do tempo através do aplicativo TimeMapper, uma iniciativa do Open Knowledge Lab. As alunas e os alunos puderam, desta forma, romper com as generalizações sobre as oposições e resistências à ditadura, que as circunscrevem à atuação junto ao MDB (oposição consentida) ou às organizações guerrilheiras. Assim, recupera-se o protagonismo do movimento camponês, operário, indígena, das mulheres, dos negras e dos negros, da população LGBT+, etc.

Para visualizar as linhas do tempo produzidas pelas alunas e pelos alunos, basta clicar neste link: http://falandodaditadura64.blogspot.com.br/p/linhas-do-tempo-resistencias-ditadura.html

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

I Jornada de Estudos do LUPPA | julho, 2017

Vem aí, em julho de 2017, a I Jornada de Estudos do LUPPA. Serão dois dias de debates sobre os usos políticos e públicos do passado a partir das pesquisas desenvolvidas pela equipe do laboratório e pelos seus colaboradores nacionais. As informações sobre a data, horário e local, assim como a programação da jornada, serão divulgadas em breve. Fique atento às atualizações do LUPPA através de nosso site ou de nossa fanpage no Facebook.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Conferência do Bruno Groppo – Vídeo

Ontem, tivemos um problema técnico que impossibilitou a transmissão da conferência do Bruno Groppo via Youtube. Porém, conseguimos veicula-la através do Facebook, podendo ser assistida através deste link:

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Conferência de inauguração do LUPPA ao vivo no Youtube

A conferência inaugural do Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA),”1917-2017: revoluções, memórias e comemorações”, ministrada por Bruno Groppo, professor da Université de Paris, será transmitida ao vivo pelo Youtube, hoje, a partir das 19 horas. Para assisti-la, basta clicar no vídeo abaixo. Aproveite para se inscrever no nosso canal e acompanhar as demais publicações.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Professora do LUPPA desenvolve projeto com turmas da graduação em História

Charge de Henfil

Charge de Henfil

A professora Caroline Silveira Bauer iniciou nesta semana um projeto de pesquisa com as alunas e os alunos da disciplina de Brasil IV dos cursos de bacharelado e licenciatura em história da UFRGS. As turmas deverão realizar entrevistas de história oral sobre as memórias do movimento Diretas Já, procurando explicitar as esperanças, expectativas e frustrações no processo de construção da democracia na década de 1980. Além disto, a partir de uma proposta que problematiza as funções do historiador e do professor de história no espaço púbico e discute como e com quais objetivos se dá a intervenção dos profissionais nesses espaços, as alunas e os alunos deverão produzir vídeos que questionem determinadas memórias e representações do passado construídas sobre a ditadura civil-militar.

Os resultados dos trabalhos, na medida em que forem sendo apresentados, serão compartilhados no blog da disciplina, que pode ser acessado através deste link: http://falandodaditadura64.blogspot.com.br/

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Curso – Bruno Groppo | PPG-História UFRGS 2017/1

O historiador Bruno Groppo, da Université de Paris I – Centre d’Histoire Sociale du XXe Siècle, ministrará um tópico especial junto ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre os meses de março e abril de 2017. O programa do curso, intitulado “Memória, supressão, esquecimento dos passados traumáticos: uma comparação entre Alemanha e Rússia”, e as respectivas leituras podem ser acessados aqui.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

CINEMEMORIA

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Chamada para publicação! Dossiê “Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia”

O dossiê “Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia” tem por objetivo apresentar pesquisas atuais sobre a década a partir de discussões em relação às continuidades e rupturas, às atualidades e os legados, em suas mais diversas manifestações: culturais, sociais, estéticas, políticas, religiosas, etc. A proposta se justifica pela necessidade de respostas historiográficas ao “retorno” aos anos 1980, seja como uma vivência utópica ou nostálgica, bem como pela possibilidade de contribuir com estudos que permitam outras leituras sobre o período, para além do âmbito político, que permanece como objeto de predileção nas análises.

Teriam sido os anos 1980 um tempo perdido? As diferentes percepções em relação à década daqueles que a viveram e por outros que gostariam de tê-la vivido permitem que a pergunta seja apresentada, e recolocada à produção historiográfica: o que há para ser escrito sobre a história dos anos 1980?

Organizadores do Dossiê:
Caroline Silveira Bauer (UFRGS)
Marcelo Santos de Abreu (UFOP)
Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP)

Data limite para submissão: 15 de junho de 2017.

Anos 90 – Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

http://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário