História, memória e representações das situações-limite

Conheça um pouco mais do trabalho de Marta Marin-Domine, professora da
Wilfrid Laurier University e diretora do Centre for Memory and Testimony Studies. Seus temas de pesquisa giram em torno das representações de situações-limite, principalmente as memórias catalãs e espanholas narradas e transmitidas através das artes, do cinema e da literatura.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://wlu-ca.academia.edu/MartaMarindomine

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória e museus

Conheça um pouco mais do trabalho da diretora do El Born Centre de Cultura i Memòria, Montserrat Iniesta González, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões a partir de referências da história e da antropologia sobre os museus e os patrimônios das sociedades.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=533234

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória e políticas de memória

Conheça um pouco mais do trabalho do comissário para políticas de memória do Ajuntament de Barcelona e professor da Universitat de Barcelona, Ricard Vinyes Ribas, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões sobre como as sociedades gestionam seus passados traumáticos através de políticas públicas elaboradas pelos Estados. E como, ao mesmo tempo, essas políticas públicas podem estar em acordo ou desacordo com as demandas da sociedade civil.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=277245

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

História, memória, patrimônio

Conheça um pouco mais do trabalho do diretor do Museu Histórico de Barcelona, Joan Roca i Albert, que, em sua atuação profissional e em suas pesquisas, desenvolve importantes reflexões, problematizações e provocações, tais como: “O que faz um museu histórico?”, “Como conciliar os direitos dos moradores de uma cidade e dos turistas que a visitam?”, “O que configura um bem como patrimônio?”, “Quais são as diferenças entre um museu histórico e um espaço de memória?”.

Acesse sua produção online a partir deste link: https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=311630

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Conferências Luppa I – Atualismo

No próximo dia 13 de dezembro, o Luppa promove um debate sobre o livro “Atualismo 1.0 – Como a ideia de atualização mudou o século XXI”, com a presença dos autores Mateus Pereira e Valdei Araújo. A atividade será às 18:45, no Panthéon do IFCH, Campus do Vale – UFRGS, não é necessária inscrição prévia e tem entrada franca.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Pedal pela Memória | Edição LGBTQ+

No dia 21 de outubro, domingo, o projeto Pedal pela Memória, uma iniciativa do Luppa, realizou o primeiro passeio ciclístico de sua programação, explorando lugares de memória  LGBTQ+ em Porto Alegre. Confira abaixo algumas fotos da atividade, e se prepare para a próxima edição: no dia 31 de março de 2019, o Pedal pela Memória realizará um percurso pelos lugares de memória da democracia na cidade. Vem aí, o Pedal pela Memória – Edição Democracia.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Palestra com LuisaTombini Wittmann | Ensino de história indígena

O Luppa, em parceria com o ProfHistória – núcleo UFRGS e o GT de História Indígena da ANPUH-RS, promove a palestra “Em busca do equilíbrio de histórias: experiências e desafios no ensino de história indígena”, proferida por Luisa Tombini Wittmann (UDESC). Dia 26 de outubro, das 9:30 às 12h, no Panthéon, IFCH – Campus do Vale, UFRGS. Entrada franca.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

Lançamento do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO) e Palestra “História oral e educação para as relações étnico-raciais”

No dia 24 de setembro, a partir das 9 horas, no Auditório Luft, do Instituto de Letras (Campus do Vale, UFRGS), o Luppa fará o lançamento do Repositório de Entrevistas de História Oral (REPHO), atividade desenvolvida pela professora Carla Simone Rodeghero junto ao projeto. Para marcar o lançamento, haverá uma palestra com Amílcar Araújo Pereira (UFRJ), intitulada “História oral e educação para as relações étnico-raciais”. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

PEDAL PELA MEMÓRIA – CIRCUITO LGBT+ EM PORTO ALEGRE

O Luppa inaugura o projeto “Pedal pela Memória”, uma iniciativa que proporá passeios ciclísticos temáticos pelos locais de memória em Porto Alegre. O primeiro circuito será o da memória LGBT+. O trajeto engloba sete locais de memória, onde serão feitas paradas e breves explicações sobre sua história e relação com a população LGBT+. 
A concentração ocorrerá às 9h30min no Parque da Redenção (esquina da Av. Osvaldo Aranha com Av. José Bonifácio) e a saída para o percurso às 10h, com previsão para o término às 12h.
É importante que se faça o uso de equipamentos de proteção individual para participar da atividade. 
Pedimos que os(as) interessados(as) preencham esse formulário com alguns dados pessoais. Link para acesso: https://goo.gl/forms/it0s5w0ghLBcKDeA3

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário

ATIVIDADE DE EXTENSÃO | BRASIL PARALELO

O Luppa promove a atividade de extensão “História pública e mediações com o passado: o caso do ‘Brasil Paralelo'”, ministrada pelo professor Fernando Nicolazzi, do Departamento de História da UFRGS. Os encontros ocorrerão sempre às segundas-feiras, com início no dia 10 de setembro e término em 29 de outubro, das 14:30 às 17:50, na sala 206 do PPGH, Campus do Vale, UFRGS. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/historiapublica até o dia 3 de setembro. Serão disponibilizadas 20 vagas.

Publicado em Sem categoria | Deixe um comentário