Professora do LUPPA desenvolve projeto com turmas da graduação em História

Charge de Henfil

Charge de Henfil

A professora Caroline Silveira Bauer iniciou nesta semana um projeto de pesquisa com as alunas e os alunos da disciplina de Brasil IV dos cursos de bacharelado e licenciatura em história da UFRGS. As turmas deverão realizar entrevistas de história oral sobre as memórias do movimento Diretas Já, procurando explicitar as esperanças, expectativas e frustrações no processo de construção da democracia na década de 1980. Além disto, a partir de uma proposta que problematiza as funções do historiador e do professor de história no espaço púbico e discute como e com quais objetivos se dá a intervenção dos profissionais nesses espaços, as alunas e os alunos deverão produzir vídeos que questionem determinadas memórias e representações do passado construídas sobre a ditadura civil-militar.

Os resultados dos trabalhos, na medida em que forem sendo apresentados, serão compartilhados no blog da disciplina, que pode ser acessado através deste link: http://falandodaditadura64.blogspot.com.br/

Sobre LUPPA

O Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA) é um espaço permanente de debate e estímulo ao estudo e às pesquisas sobre os usos políticos do passado e os usos públicos da história. Composto por um amplo grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, seu objetivo principal é o de produzir reflexões teóricas a partir de estudos de caso e análises comparadas, com o propósito de contribuir com propostas de análises e intervenções efetivas para a sociedade, tais como produção de livros, eventos acadêmicos, exposições, material de divulgação em várias mídias, etc.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *