INSCRIÇÕES MARATONA 2018

As inscrições para a Maratona 2018 abrem em maio.

MARATONA 2017

18º Maratona de Empreendedorismo da UFRGS divulga startups destaques

Foram divulgadas na tarde de terça-feira, 5 de dezembro, as startups destaques da 18ª Maratona de Empreendedorismo da UFRGS. A premiação fez parte da cerimônia de encerramento do curso de extensão promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – Sedetec, voltado à capacitação de empreendedores e ao desenvolvimento de novos empreendimentos.

Startups destaques

  • Destaque Inovação: Quickway
  • Destaque Inovação Sustentável: Pé de Porongo
  • Destaque Engenharia: Axion
  • Destaque Biotecnologia: BioIn
  • Destaque TI: Moagro

Novidade desta edição – Agenda 2030 da ONU: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

A edição de 2017 da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS buscou incentivar o desenvolvimento de startups de impacto, capazes de impactar o maior número de pessoas. Os projetos participantes estão alinhados com a Agenda 2030 da ONU, que propõe Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico José Luis Duarte Ribeiro ressaltou a qualidade, a relevância dos trabalhos apresentados e salientou o alinhamento dos projetos de startups aos desafios da Agenda 2030 proposta pela ONU. A vice-reitora Jane Tutikian, por sua vez, destacou a importância da institucionalização da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento tecnológico no âmbito da Universidade.

Veja fotos do evento AQUI.

Assista aos pitches das startups desenvolvidas na Maratona de Empreendedorismo da UFRGS na edição de 2017.

pitch

MARATONA DE EMPREENDEDORISMO DA UFRGS

Maratona de Empreendedorismo da UFRGS  

A Maratona de Empreendedorismo é um curso de extensão transversal a várias áreas do conhecimento e aberto aos membros das comunidades interna e externas à UFRGS que tenham uma proposta de startup de impacto.

Promovido anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, através de seu Programa de Empreendedorismo, o objetivo do curso é capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de startups que atendam a demandas da sociedade.

Buscando integrar as ações de incentivo à inovação e ao empreendedorismo promovidas pela UFRGS, a Maratona prospecta projetos de startups relacionados as áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Universidade e assim estimula o desenvolvimento de um Caminho Empreendedor, contribuindo para a conexão dos membros do ecossistema empreendedor universitário.

Novidade desta edição – Agenda 2030 da ONU: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

A edição de 2017 da Maratona de Empreendedorismo da UFRGS quer incentivar o desenvolvimento de startups de impacto, capazes de impactar o maior número de pessoas. Portanto, os projetos participantes devem estar alinhados com a Agenda 2030 da ONU, que propõe Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ou a um objetivo aberto (caso a sua proposta não se enquadre a nenhum dos 17 ODS). Saiba mais sobre a Agenda 2030 da ONU.

.

Inscrições

De 19/06 a 03/07

ENCERRADAS

 

Curso

De 29/08 a 07/11 Terças-feiras das 9h30 às 12h30

 

Carga Horária

50 Horas – Para certificação frequência mínima de 75%

 

Local

Campus Centro da UFRGS

 

Regulamento

Leitura obrigatória

COMECE JÁ A EMPREENDER

Faça sua inscrição na Maratona

INSCRIÇÕES

COMO PARTICIPAR

Para candidatar-se a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS você precisa:

.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

  • Efetuar a inscrição no período de 19 de junho a 03 de julho de 2017. (Ficha de inscrição AQUI)
  • Para efetuar a inscrição é necessário: 

(I) Equipe com no mínimo de 2 integrantes;
(II) Ter uma proposta de startup nas áreas de competência e objetivos apresentados na seção 3 do Regulamento da Maratona

Observações:

  • Deverá ser preenchida apenas 1 ficha por equipe.
  • A proposta de startup deverá ser descrita na ficha de inscrição, de forma objetiva. Serão solicitadas as seguintes informações: (1) problema da sociedade que a equipe está buscando resolver; (2) pessoas que sofrem com esse problema; (3) como esse problema é resolvido atualmente; (4) como a equipe irá solucionar o problema; (5) experiências e habilidades da equipe para a execução da proposta.
  • A inscrição é gratuita e não confere a participação na Maratona. Haverá um processo de seleção.

 

Etapas da Maratona

.

Form-50

Inscrições

Thumb Up-50

Seleção

Classroom-50

Curso e Mentorias

Reading-50

Análise
dos projetos

Podium With Speaker-50

Pitch

Trophy-50

Premiação

.

IMPORTANTE: Para mais informações, consulte o Regulamento da Maratona

.

Clipboard-50Regulamento   Clipboard-50Ficha de inscrição

APRENDA A EMPREENDER

Faça sua inscrição na Maratona

INSCRIÇÕES

CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Inscrições: 19 de junho a 03 de julho de 2017.

Divulgação dos pré-selecionados: 24 de julho.

Pitch Preliminar: 01 de agosto.

Divulgação dos selecionados: 07 de agosto.

Realização do Curso: 29 de agosto a 07 de novembro.

Mentorias finais: 08 a 17 de novembro.

Entrega do Projeto de Startup: 20 de novembro (até às 12h).

Avaliação dos projetos: 21 de novembro a 01 de dezembro.

Oficina de Pitch: 21 de novembro.

Pitch Day + Encerramento: 05 de dezembro.

TIRE SUAS IDEIAS DO PAPEL

Faça sua inscrição na Maratona

INSCRIÇÕES

Premiação

NÃO DEIXE ESTA OPORTUNIDADE PASSAR

Faça sua inscrição na Maratona

INSCRIÇÕES

FAQ

Tire suas dúvidas sobre a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

.

Steve Blank diz que “uma startup é uma organização criada para procurar um modelo de negócio escalável”. Apesar de não haver consenso para essa pergunta, muitos autores caracterizam startups como escaláveis e repetíveis, com uma proposta inovadora e que trabalha sob condições de extrema incerteza. Os maiores desafios de uma startup são conseguir tração para escalar, manter a constante inovação e diminuir a incerteza ao seu redor.
Negócios de impacto buscam resolver problemas complexos e de relevante abrangência para a sociedade, ao mesmo tempo em que garantem sua sustentabilidade econômica. Estes empreendimentos geram impacto socioambiental positivo – sendo mensurados e avaliados periodicamente – além de possuírem uma lógica econômica que permite a geração de receita própria, levando em consideração os interesses de investidores, clientes e da comunidade. O intuito de uma proposta de impacto é alcançar o maior número de pessoas, promovendo importantes transformações e benefícios para a sociedade.
Como o foco do curso é para propostas de startup impacto, quem já tiver uma startup desenvolvida e atuante e se inscrever com esse negócio, terá sua inscrição cancelada. Porém, se você tiver um negócio e tem interesse em desenvolver um projeto paralelo, é possível se inscrever com este projeto, desde que ele se enquadre nas exigências do regulamento. Para quem já tem um negócio, convidamos a conhecer as outras atividades desenvolvidas pelo Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da UFRGS.
Inicialmente, verifique se a sua proposta não se enquadra em alguma das áreas abrangentes da Maratona, pois todas são bastante amplas. Para auxiliar, sugerimos que acesse os sites das Incubadoras Tecnológicas da UFRGS: (I) CEI, da área de tecnologia da informação e comunicação (http://www.inf.ufrgs.br/cei/); (II) Héstia, das áreas da Engenharia e Física (http://www.ufrgs.br/hestia/) e (III) IECBiot, da área da biotecnologia (http://ie.cbiot.ufrgs.br/). Caso a proposta de startup não se enquadre em nenhuma das áreas, não será possível se inscrever. Nessa situação, convidamos a conhecer as outras atividades desenvolvidas pelo Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da UFRGS.
Não, pois a Maratona é muito mais que um curso. O seu foco é a criação de startups, e, dessa forma, é necessária a participação nas mentorias e nas atividades à distância (que envolve os desafios que auxiliarão na criação da startup).
Durante o curso, as equipes irão validar seus projetos, ajustando-os de acordo com as respostas do mercado e feedbacks dos mentores. Sendo assim, os aprimoramentos na proposta inicial são essenciais para a evolução do modelo de negócio.
Acreditamos que os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU são abrangentes a ponto de quase a totalidade das propostas se encaixarem em algum dos pontos. Entretanto, caso você não consiga identificar qual é esse desafio que está se propondo a resolver, disponibilizamos a opção “desafio aberto” e esperamos que, durante os encontros presenciais da Maratona, essa pergunta seja respondida.

.

IMPORTANTE: Para mais informações, consulte o Regulamento da Maratona.

AJUDE A TRANSFORMAR O MUNDO

Faça sua inscrição na Maratona

INSCRIÇÕES

PARCEIROS

Realização:

Patrocínio:

Parceiros:
logo-zenit LOGO-REINTEC Logo_CEI logo_hestia logo_iecbiot logo-NAGI logo_prorext logo_sead

.

. ags1 .  . logo_endeavor  . logo-sge  . FIERGS_IEL  . Anjos do Brasil_LOGO - Cópia  . CRP  . logo-pulsar  . icon
. …………………………………….. ventiur . wow  .  . Silva-Lopes-Advogados  .  .  .  .  .