MARATONA DE EMPREENDEDORISMO DA UFRGS

A Maratona de Empreendedorismo é uma coopetição de propostas de novos negócios de impacto e é aberta aos membros das comunidades interna e externas à UFRGS.

Promovida anualmente pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC da UFRGS, através de seu Programa de Empreendedorismo, o objetivo da coopetição é capacitar e desenvolver o potencial de empreendedores, contribuindo para a criação de negócios de impacto.

Através do slogan Impacte o seu mundo e da campanha #inovaçãoUFRGS, as propostas de novos negócios de impacto devem estar relacionadas com as áreas de algumas das incubadoras tecnológicas da Universidade – biotecnologia, engenharia, física, química, saúde e TI – e impactar algum dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

.

.

IMPORTANTE: Para mais informações, consulte o Regulamento da Maratona.

Confere aí, o depoimento da Camila que participou da Maratona de 2017.

COMO PARTICIPAR

Para candidatar-se a 19ª Maratona de Empreendedorismo da UFRGS você precisa:

 

  • Efetuar a inscrição no período de 28 de maio a 01 de julho de 2018. (Ficha de inscrição AQUI)
  • Para efetuar a inscrição é necessário: 

(I) Equipe com no mínimo 2 integrantes;
(II) Ter uma nova proposta de negócio de impacto nas áreas de competência e objetivos apresentados na seção 3 do Regulamento da Maratona

 

Observações:

  • Deverá ser preenchida apenas uma ficha por equipe.
  • A proposta de negócio de impacto deverá ser descrita na ficha de inscrição, de forma objetiva. Serão solicitadas as seguintes informações: (1) problema da sociedade que a equipe está buscando resolver; (2) pessoas que sofrem com esse problema; (3) como esse problema é resolvido atualmente; (4) como a equipe irá solucionar o problema; (5) experiências e habilidades da equipe para a execução da proposta.
  • A inscrição é gratuita e não confere a participação na Maratona. Haverá um processo de seleção.

 

Etapas da Maratona

.

IMPORTANTE: Para mais informações, consulte o Regulamento da Maratona.

 

  Clipboard-50Ficha de inscrição

“A maratona de Empreendedorismo da UFRGS foi o divisor de águas entre uma pesquisa e ideia que estavam no papel e a consolidação de um negócio. Foi através da maratona que tive a oportunidade de conhecer diversos mentores e empreendedores que compartilham seus conhecimentos em prol do desenvolvimento sólido do nosso negócio. Além disso, foi no ambiente da maratona que me desenvolvi muito profissionalmente, mas principalmente pessoalmente e consegui encontrar o propósito do nosso negócio.”

Camila Corrêa Vargas – BioIn – Participante da 18º Maratona

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Destaques

No Pitch Day, as propostas de novos negócios serão reconhecidas através de critérios a serem apresentados durante a coopetição nas seguintes áreas:

  • Destaque Biotecnologia;
  • Destaque Engenharia, Física e Química;
  • Destaque TI;
  • Destaque Impacto Social; Destaque Potencial Inovador;
  • Destaque Evolução.

Conforme o item 8.3 do regulamento, os 3 (três) primeiros projetos destaque receberão:

CRONOGRAMA

Inscrições: 28 de maio a 01 de julho de 2018

Divulgação dos pré-selecionados: 13 de julho

Pitch Preliminar: 25 de julho

Divulgação dos selecionados: 30 de julho

Realização do Curso: 15 de agosto a 21 de novembro (Quartas-feiras – 13h30 às 17h30)

Oficina de Pitch: 21 de novembro

Pitch Day + Encerramento: 03 de dezembro

“A Maratona de Empreendedorismo me apoiou ao longo dos primeiros passos como empreendedor, foi muito útil ter tido o acompanhamento deles ao longo do curso para garantir uma trasição de um funcionário a um empreendedor de forma tranquila. Após a maratona tivemos grandes oportunidades junto a Endeavor e outras mentorias, assim como o trabalho para abertura de CNPJ e registro de marca. Indico o programa para você que está começando, realmente um programa ótimo!.”

Victor Dellorto – Flimbo – Participante da 17ª Maratona

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

FAQ

Tire suas dúvidas sobre a Maratona de Empreendedorismo da UFRGS

.

Negócios de impacto buscam resolver problemas complexos e de relevante abrangência para a sociedade, ao mesmo tempo em que garantem sua sustentabilidade econômica. Estes empreendimentos geram impacto socioambiental positivo – sendo mensurados e avaliados periodicamente – além de possuírem uma lógica econômica que permite a geração de receita própria, levando em consideração os interesses de investidores, clientes e da comunidade. O intuito de uma proposta de impacto é alcançar o maior número de pessoas, promovendo importantes transformações e benefícios para a sociedade.
Como o foco da coopetição é para novas propostas de negócios de impacto, quem já tiver um negócio e se inscrever com este negócio, terá sua inscrição cancelada. Porém, se você tiver um negócio e tem interesse em desenvolver um projeto paralelo, é possível se inscrever com este projeto, desde que ele se enquadre nas exigências do regulamento. Para quem já tem um negócio, convidamos a conhecer as outras atividades desenvolvidas pelo Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da UFRGS.
Inicialmente, verifique se a sua proposta não se enquadra em alguma das áreas abrangentes da Maratona, pois todas são amplas. Para auxiliar, sugerimos que acesse os sites das Incubadoras Tecnológicas da UFRGS: (I) CEI, da área de tecnologia da informação e comunicação (http://www.inf.ufrgs.br/cei/); (II) Héstia, das áreas da Engenharia e Física e química (http://www.ufrgs.br/hestia/) e (III) IECBiot, da área da biotecnologia (http://ie.cbiot.ufrgs.br/). Caso a proposta não se enquadre em nenhuma das áreas, não será possível se inscrever. Nessa situação, convidamos a conhecer as outras atividades desenvolvidas pelo Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da UFRGS.
Não, pois a Maratona é muito mais que um curso. O seu foco é a criação de novos negócios de impacto, e, dessa forma, é necessária e importante a participação nas mentorias, além de dedicar um tempo extra para desenvolver a sua proposta.
Durante o curso, as equipes irão validar seus projetos, ajustando-os de acordo com as respostas do mercado e feedbacks dos mentores. Sendo assim, os aprimoramentos na proposta inicial são essenciais para a evolução do modelo de negócio.
Acreditamos que os ODS da Agenda 2030 da ONU são abrangentes a ponto de quase a totalidade das propostas se encaixarem em algum deles. Entretanto, caso você não consiga identificar qual é esse desafio que está se propondo a resolver, disponibilizamos a opção “desafio aberto” e esperamos que, durante os encontros presenciais da Maratona, essa pergunta seja respondida.

.

IMPORTANTE: Para mais informações, consulte o Regulamento da Maratona.

“A Maratona me ajudou a dar os primeiros passos na criação da startup, e mais importante, me ensinou uma metodologia para testar e validar o modelo de negócio. A ideia inicial na época da Maratona não foi a mesma que evoluímos, mas ter criado esse mindset me deu autonomia para seguir o caminho, validar hipóteses e conquistar os primeiros usuários.”

Luís Felipe Evers – Clic Corretores – Participante da 14ª Maratona

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

PARCEIROS