Ações

Educação Científica:

- Atividade de introdução à robótica

Uma das atividades mais regulares do Meninas na Ciência é a aula de introdução à robótica para alunos do ensino médio. Com aulas regulares no Colégio Tiradentes, além de aulas básicas em diferentes escolas e eventos, o projeto visa dar uma base de conceitos ligados à programação. Com o uso da ferramenta arduíno, os alunos têm a possibilidade de ter um primeiro contato com a ideia da programação.

Links: Luminárias de sucata, Introdução do arduíno, Aula inicial Tiradentes.

- Oficinas de Astronomia e Física nas escolas

O projeto usa a astronomia e a física como ferramenta para despertar o interesse de meninas e meninos pela ciência antes do momento de entrada na universidade. Através de atividades e oficinas, os professores do Instituto de Física – junto dos bolsistas – trabalham o conhecimento de forma lúdica e atrativa para os estudantes.

Link: Visita com o Aventureiros do Universo a escolas

 

 

Educação de Gênero:

Oficinas de gênero para alunas do ensino básico

As oficinas de gênero nas escolas são base fundamental para concretizar o projeto Meninas na Ciência. Em visitas, o grupo realiza diferentes oficinas que suscitam o debate sobre as questões de gênero, normalmente excluídas do âmbito escolar.

Criação de eventos e mesas de debate a respeito de gênero

Além das ações diretas nas escolas, o Meninas na Ciência também desenvolve projetos no espaço universitário (e fora dele) para debater questões de gênero, que muitas vezes são desprezadas pela academia. Da mesma forma, esses debates funcionam como uma conexão entre diferentes áreas da universidade.

 

OUTRAS AÇÕES:

  • Aulas de Defesa Pessoal para Mulheres na UFRGS.
  • Visita de 100 meninas ao IF/UFRGS.
  • Semana Acadêmica do IF/UFRGS.
  • Recepção das calouras e calouros do IF/UFRGS.
  • Formação de Alunas do IF para trabalho com questões de gênero nas escolas.