Sobre Nós

SOBRE NÓS

O projeto “Meninas na Ciência” tem como objetivo atrair meninas para as carreiras de ciência e tecnologia (C&T) e estimular mulheres que já escolheram essas carreiras a persistirem e se tornarem agentes no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Este objetivo é trilhado a partir da formação de alunas e alunos de graduação para difundirem a ciência e a tecnologia por meio da astronomia, da física e da robótica em escolas públicas. Além desta função formadora na área de ciências, o projeto visa sensibilizar a comunidade acadêmica e as comunidades mais carentes sobre o papel da mulher na sociedade, contribuindo para a eliminação de estereótipos de gênero. 

Em linhas gerais, nossas ações incluem: (1) formação continuada de alunas e alunos de graduação com foco em astronomia, física e robótica para o ensino de ciências e tecnologias; (2) oficinas de ciências e debates sobre questões de gênero em escolas públicas da capital e região metropolitana, priorizando aquelas em situação de vulnerabilidade social; (3) curso de robótica em uma escola pública (4) produção de filmes para difundir a presença de mulheres em carreira de C&T, criando assim modelos femininos em áreas onde há baixa representatividade de mulheres; (5) cursos de capacitação de professores do ensino básico na área de ciências; (6) abertura dos campi da UFRGS e atividades no local para alunas do ensino fundamental e médio.

O projeto é uma ação de extensão do Instituto de Física da UFRGS desde o final de 2013. As atividades de extensão do projeto estão em conformidade com o princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

O programa “Meninas na Ciência” já obteve financiamento público em três ocasiões (Edital MCTI/CNPq/SPM- PR/Petrobras no 18/2013, Prorext/2016 e MCTIC/CNPq em 2018) e financiamento “Elas nas Exatas”. que é uma parceria do Instituto Unibanco, Fundação Carlos Chagas, ONU Mulheres e ELAS Fundo de Investimento Social em 2017.