Preocupado em como se proteger do novo coronavírus?

Os cientistas também estão. Quanto tempo será que os coronavírus conseguem permanecer viáveis nas superfícies? O que podemos usar para inativá-los? Preste atenção nesse artigo publicado por pesquisadores alemães:

Vários produtos são utilizados no mundo inteiro como agentes biocidas (capazes de matar microrganismos). Os pesquisadores alemães reuniram informações sobre a eficiência desses agentes contra os coronavírus.

Para começar, é importante que a gente saiba que existem vários coronavírus e que o atual SARS-CoV-2 (esse é o nome dele) é o terceiro coronavírus altamente patogênico para o homem a surgir nos últimos 20 anos. Portanto, existe muita informação na literatura científica sobre a viabilidade de coronavírus e métodos para sua inativação nas superfícies, embora os trabalhos não tenham sido realizados com o atual SARS-CoV-2.

Os coronavírus humanos podem permanecer infecciosos em superfícies por até nove dias, já os coronavírus veterinários podem persistir até 28 dias. Isso reforça a preocupação com métodos capazes de inativar esses vírus nas superfícies.

Embora os autores não tenham encontrado dados sobre a transmissão dos coronavírus de superfícies para as mãos, já foi descrito para o vírus da Influenza A que um contato de cinco segundos pode transferir mais do que 30% da carga viral (quantidade de partículas virais) para as mãos. Também já foi descrito que pessoas tocam o rosto com suas próprias mãos em média 23 vezes por hora.

VAMOS TOMAR CUIDADO COM A LIMPEZA DAS MÃOS!!!

Vários agentes biocidas são eficazes contra os coronavírus para desinfecção de superfícies, mas os pesquisadores alemães concluem recomendando o uso de água sanitária em uma diluição de 1:50 (uma parte de água sanitária diluída em 50 partes de água) ou etanol 70% (pode ser álcool 70% líquido ou na forma de álcool-gel). De qualquer forma, a medida que mais parece estar associada à prevenção de doenças causadas por coronavírus é a limpeza das mãos com água e sabão ou com álcool-gel.

VAMOS NOS PREVENIR!!!

FONTE: Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. G.Kampf, D.Todt, S.Pfaender e E.Steinmann. Journal of Hospital Infection 104: 246-251, 2020.

9 respostas para “Preocupado em como se proteger do novo coronavírus?”

    1. O coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS, na sigla em inglês) apareceu na China em 2002 e causou 800 mortes em todo o mundo. O coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, na sigla em inglês) foi detectado em 2012 na Arábia Saudita e ainda está ocorrendo em vários países na presente data, já tendo causado mais de 800 mortes no mundo. O coronavirus que está causando a COVID-19 é um novo coronavírus (SARS-CoV2). A diferença dele para os dois anteriores é sua capacidade de disseminação rápida, o que já resultou em mais de 16 mil mortes em todo o mundo até o dia 24/03/2020 (Fonte: Organização Mundial da Saúde).

    1. Não existe nenhuma indicação dos especialistas de vitaminas específicas que possam ajudar. Alimentação saudável, exercícios físicos regulares, sono em quantidade e qualidade adequadas e ausência de hábitos nocivos (ex: fumo, bebida, etc) auxiliam o nosso sistema imunológico a permanecer saudável.

  1. ultimamente tudo pode estar interferindo em nosso sistema imunológico e só nos mesmo conseguimos fortificar- lo fazendo acompanhamento de rotina, praticar de exercícios físicos obtêm uma rotina menos desacelerada optar a se livrar de vícios como parar de fumar ou parar de beber ou até mesmo regularizar nossa alimentação e suplementar com vitaminas necessárias

  2. parar de beber foi a melhor coisa que eu fiz na vida ,hoje vivo muito mais feliz e completo , minha família me ajuda muito em relação a isso também, hoje aprece que tudo mudou, sou muito mais independente também, consigo fazer muito mais coisas com meu tempo livre, e com meus filhos, nós saímos para jogar bola na rua, brincadeiras e até cozinhamos juntos agora.

    1. OI, Amanda. Tempo livre para curtir a família é muito importante e essa convivência nos ajuda a superar momentos difíceis. Parabéns.

Os comentários estão desativados.