Você já se perguntou quanto tempo uma pessoa com infecção assintomática pelo SARS-CoV-2 pode carrear o vírus?

Antes de mais nada, precisamos ter em mente que estamos aprendendo diariamente sobre esse vírus e a COVID-19. Estão começando a aparecer artigos na literatura científica, a maioria deles sobre casos chineses. Apesar da infecção em outros países poder ter características diferentes, a experiência chinesa é interessante para todos.

Sabe-se que há um grande número de carreadores assintomáticos (pessoas que têm o vírus, mas não apresentam sintomas) e pessoas com sintomas leves, que podem continuar em suas atividades normais por não saberem que estão infectadas. Segundo pesquisadores chineses, é importante identificar e isolar essas pessoas para conter a disseminação do vírus.

Os autores analisaram 24 pessoas com infecções assintomáticas na China, selecionadas entre contatos de pessoas diagnosticadas com COVID-19. As idades variaram entre cinco e 95 anos. Todos foram admitidos a um hospital chinês para avaliação. Das 24 pessoas, apenas cinco desenvolveram sintomas leves da COVID-19 durante o estudo. Terapia antiviral foi administrada para 21 das 24 pessoas. Nenhuma desenvolveu quadro severo da doença.

O tempo entre o primeiro teste molecular positivo para o vírus e o primeiro teste com resultado negativo, significando que a pessoa potencialmente não tinha mais a infecção, foi de um a 21 dias após o início da avaliação no hospital. Em sete dessas pessoas, o teste molecular para detecção do coronavírus voltou a ficar positivo após ter dado resultado negativo. As pessoas só tiveram alta do hospital após dois testes negativos consecutivos.

Em um dos casos, os pesquisadores relataram evidência de transmissão do vírus entre o paciente assintomático e sua família.

Apesar de algumas limitações desse estudo (número baixo de pacientes assintomáticos testados, entre outras), os autores chamam a atenção para o longo tempo encontrado em alguns pacientes para a obtenção de resultados negativos para o vírus.

PREOCUPANTE, NÃO É?

FONTE: Hu, Z., Song, C., Xu, C., Jin, G., Chen, Y., Xu, X., Ma, H., Chen, W., Lin, Y., Zheng, Y., et al. (2020). Clinical characteristics of 24 asymptomatic infections with COVID-19 screened among close contacts in Nanjing, China. Sci China Life Sci 63, https://doi.org/10.1007/s11427-020-1661-4.

643 respostas para “Você já se perguntou quanto tempo uma pessoa com infecção assintomática pelo SARS-CoV-2 pode carrear o vírus?”

  1. No caso fiz um exame pele empresa e deu positivo, para covid. não sinto sintomas nenhum e uns dois amigos que trabalham comigo também, não sentem nada, eu queria saber quanto tempo eu tenho que ficar confinado

      1. Boa tarde Anderson, uma pessoa diagnosticado com corona vírus, e que já está sendo medicados, tem risco de continuar, transmitindo a doença, e pior, corre riscos de continuar com a doença mesmo depois de tomar todos os remédios?

        1. Oi, Vanda. Ainda não temos um tratamento padrão para a COVID-19. Os medicamentos que estão sendo testados incluem agentes antivirais (que irão impedir a multiplicação do vírus) e outros medicamentos que atuam no paciente, controlando a resposta imunológica excessiva, a pneumonia, etc. Esses medicamentos são utilizados, na maioria das vezes, com o paciente internado. O tratamento em casa consiste, normalmente, em medicamentos para alívio dos sintomas, como febre, por exemplo. De qualquer forma, a maioria desses medicamentos não atua no vírus diretamente, portanto, enquanto a pessoa estiver infectada existe a possibilidade de transmissão do vírus para outras pessoas.

        2. Bom dia, testei positivo a 19 dias refiz o exame a 5 e ainda estou com o vírus. Minha esposa também testou positivo minha dúvida é não sabemos quando ela se infectou e se eu posso demorar mais para eliminar o vírus sendo que agora nos dois estamos em contato direto já que ambos estamos positivos?Maicon de Santa Catarina.

        3. Olá, Maicon. Qual exame você fez? O RT-PCR ou a sorologia? O melhor exame para saber se você está infectado é o RT-PCR. É provável que a tua esposa tenha se infectado através de você, já que há grandes chances de transmissão do vírus entre pessoas que residem no mesmo local. Portanto, como vocês estão ambos positivos, não precisam ficar afastados um do outro. Tentem fazer o RT-PCR para ver se ainda estão capazes de disseminar o vírus ou façam o exame sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório). Se estiverem IgM positivo, por precaução, mantenham-se em isolamento e repitam o teste após 15 dias.

        4. Bom dia mim chamo Ana… meu namorado ele contraiu o vírus mas não sente nada… eu gostaria de saber se quando completar os 14 dias e ele fizer o teste e der negativo ele pode infectar ?

        5. Oi, Ana. Se ele fizer o teste sorológico quantitativo e der IgM negativo, ele não estará mais infectado e não estará transmitindo o vírus. Não façam os testes rápidos porque eles dão muitos resultados falsos.

        6. Boa noite meus teste do Covid, de sorologia, deu reagente para IgG e não reagente para IgM, devo ficar em isolamento. Observação: estou sem sentir o cheiro e o gosto.

        7. Oi, Bruna. Você fez o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório? Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual. Se foi o sorológico quantitativo, provavelmente você não está mais com infecção ativa e pode sair do isolamento. Os teus sintomas têm sido relatados por várias pessoas, mesmo após não terem mais a infecção (pós-COVID-19). Tem que ter paciência porque algumas pessoas relatam ficar com esses sintomas por um longo período.

        8. Continuando. Não existem medicamentos com eficácia comprovada para a COVID-19, mas muitos médicos prescrevem medicamentos tentativos e capazes de fortalecer o sistema imunológico. Esse foi o teu caso.

        9. Oi, Márcia. Para ter certeza, você teria que fazer um teste (RT-PCR ou sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório). Mas a Organização Mundial da Saúde publicou um documento com critérios para a liberação do isolamento sem a realização de testes. Veja esse post. De acordo com esses critérios e pela tua descrição, você já poderia sair do isolamento.

        10. Então fiz o teste de contagem de antigeno o do nariz e atestou positivo pra covid.. tive sintomas na semana passada mas achava q era gripe por causa da chuva tive contato com monha familia todo esse tempo e até dormi com minha filha d 5 anos q tem autismo é possivel ela estar infectada e o restante dos meus filhos?

        11. Oi, Dione. Pessoas que moram juntas possuem grande chance de transmitir o vírus umas para as outras. Mas fique calma. A maioria dos infectados é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves. Caso tenham se infectado, o mais provável é que não tenham complicações.

        12. Manti contacto com alguém no dia 31 e a pessoa testou positivo no dia 10 mas eu não tenho nenhum sintoma até agora.

        13. Oi, Caetano. Qual teste essa pessoa fez? Se foi o RT-PCR, existe possibilidade dela ter se infectado depois do encontro de vocês. Se foi teste de anticorpos, é provável que ela já estivesse infectada quando vocês tiveram contato. Nesse caso, existe a possibilidade de você ter sido infectado. Como já se passaram 12 dias, você deve se manter em isolamento por mais dois dias, apenas por precaução. Depois pode fazer o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver se está IgM não reagente.

        14. Eu tive dia 27 de setembro confirmação do exame dia 1 senti algumas coisas sem saber q estava aí no dia 20 de outubro peguei o resultado deu positivo q foi o cotonete do Maria mais tinha sido diagnosticado com sinusite aguda dia 3 de novembro passei muito mal mesmo fiz exame deu uma pequena enframacao no sangue fiz tumografia deu segundo médico q tumografia estava boa bem menos que 25 por cento de problemas órgãos todos bons passo antibióticos pra convid tenho sentido uma leve falta de ar fadiga mais pior é a dores de cabeça q todos dias fiz dois exames tem 3 dias do dedinho deu negativo aí médico do Psf falo q era falso negativo não entendi nada mais médico do dia 3 de novembro falo q pela tumografia realmente tinha ido embora em quem eu confio abaixo e de Deus faço outro exame detalhado ?

        15. Oi, Daiane. O teste do dedinho (teste rápido) não é confiável porque dá muitos resultados falsos. Como você está sentindo fadiga e dor de cabeça, o melhor é procurar atendimento médico novamente. Peça para fazer o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue. Esse é mais confiável. Melhoras.

        16. Bom dia!
          Testei positivo e fiquei em casa os 14 dias, terminando ontem.
          Fiz o teste de igg e igm. Os dois deram não reagentes. Isso significa que não estou imune ao virus?
          Pergunto isso pois minha mãe e irmã ainda estão positivas, pegaram logo depois de mim e estou convivendo com elas, meu receio é pegar de novo já que não criei os anticorpos.
          Quanto tempo depois posso pegar o corona de novo? Devo me isolar delas?

        17. Oi, Fernanda. Qual foi o teste que vocês fizeram? Tem certeza que estão/tiveram COVID-19 mesmo? Sempre existe possibilidade de falso-positivos, especialmente se fizeram o teste rápido. Algumas pessoas não produzem anticorpos em quantidades facilmente detectáveis nos testes de sorologia, principalmente se foram assintomáticas ou tiveram sintomas leves. Os relatos de reinfecção só estão começando agora, meses após o primeiro evento de COVID-19. Portanto, a possibilidade de uma reinfecção logo em seguida é praticamente desprezível.

        18. Bom dia!
          Testei positivo e fiquei em casa os 14 dias terminando ontem.
          Fiz o teste de igg e igm. Os dois deram não reagentes. Isso significa que não estou imune ao virus?
          Pergunto isso pois minha mãe e irmã ainda estão positivas, pegaram logo depois de mim e estou convivendo com elas, meu receio é pegar de novo já que não criei os anticorpos.
          Quanto tempo depois posso pegar o corona de novo? Devo me isolar delas?

        19. Oi, Fernanda. Te respondemos no outro comentário. Se tiver problemas em localizar a resposta, nos avise.

        1. Olá, Cláudio. Se o teste realizado foi o RT-PCR, há uns dois dias. Se foi qualquer teste baseado em anticorpos, há pelo menos cinco dias, mas pode ser mais.

        2. Oi, Artur. Você deve estar se referindo aos testes de anticorpos. Em média, o IgM aparece após 5 a 7 dias da exposição ao vírus e o IgG após 14 dias, mas existem relatos diferentes desses tempos na literatura.

        3. Uma pessoa q já teve o covid e tá com o IgG pode ficar perto de um que tá com o igm e o IgG positivo

        4. Oi, Ítalo. Bem difícil de responder essa tua pergunta. O fato de uma pessoa estar positiva para IgM e IgG não significa, necessariamente, que ela está com o vírus. Os anticorpos apenas dizem que ela teve contato com o vírus. O melhor seria essa pessoa fazer o RT-PCR para descartar a possibilidade de estar disseminando o vírus. Além disso, pessoas sintomáticas acabam tendo uma carga viral maior (quantidade de vírus) do que pessoas assintomáticas. Para finalizar, como não se sabe se uma pessoa que teve COVID-19 ficou imune (veja o nosso post de hoje 16/07), o que é provável que não ocorra, é recomendado que todos os cuidados sejam tomados como se não tivesse tido a doença para evitar uma reinfecção.

        5. Boa noite, minha história é a seguinte:
          Por volta do dia 06/09 comecei a sentir do de cabeça, e pro dia 11/06 perdi olfato e paladar.
          A partir do dia 17/09 eu já não estava sentindo mais nada. Dia 19/09 fiz a sorologia com IgM reagente e IGG não reagente.
          Gostaria de saber se eu devo fazer outra sorologia ou Pcr ? E que dia o exame deve ser feito ?
          Aguardo resposta
          Obrigado.

        6. Olá, Vitor. Os teus sintomas são compatíveis com COVID-19 leve e a sorologia deu IgM reagente, portanto, não precisa fazer outro exame para confirmar se tem COVID-19. Para saber se já está recuperado, pode fazer o teste sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório) a partir do 14º dia do início dos sintomas. Esse teste deve ser repetido de 15 em 15 dias até ter resultado IgM negativo.

        7. Oi, Geraldo. O RT-PCR é mais adequado para ser utilizado nos primeiros dias. Após tantos dias, o provável é que, se você foi infectado, já não esteja mais com o vírus. Pode tentar fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. Com o resultado desse teste, pode ser que você consiga saber se foi infectado ou não.

        8. Tive contato com uma pessoa que testou positivo, nao estou sentindo nenhum sintoma ate agora, é necessário eu fazer teste para verificar se fui infectada?Mesmo não apresentando sintoma .

        9. Olá Glória,
          É recomendado fazer quarentena por 14 dias. Se, dentro desse período, sentires sintomas, vá fazer o teste. Espero ter ajudado.

        10. Boa tarde, dia 06/08 fiz o PCR deu positivo e dia 19/08 fiz o sorologico e ainda deu positivo vou refazer sorologico na segunda dia 24/08. Se caso der negativo e minha esposa ainda continuar positivo como faço em casa? Nossos filhos estão com os avós já fazem mais de 20 dias. Maicon Martins Varella

        11. Oi, Maicon. Os cientistas ainda estão estudando os possíveis relatos de reinfecção. Ninguém tem certeza ainda se pode ocorrer reinfecção após uma pessoa ter se recuperado da COVID-19, mas é uma possibilidade. Por isso é que o recomendado é tomar todos dos cuidados para isso não acontecer. Tentem não compartilhar objetos de uso pessoal e a pessoa ainda infectada pode usar máscaras dentro de casa e tomar cuidados para não contaminar o ambiente. Mesmo que a tua esposa ainda esteja positiva, essa situação não deve durar muito tempo mais. Mantenha os seus filhos com os avós por mais um tempo. Tudo vai se resolver.

        12. Comecei a sentir indisposição em 08.11, tomei antigripais que melhoraram, como fico com minha mãe é irmã., nosso PCR deu positivo dia 18., infelizmente minha mãe com 92 anos está emtubada e minha irmã com quadro de febre diária de 37°graus e eu assintomatico só com um pouco de queimação nas narinas.
          Pelos meu cálculos dia 21.11 fazem 14 dias.
          Quando devo fazer o teste sorologico?

        13. Oi, José Roberto. Melhoras para a tua mãe e irmã. A sorologia pode ser feita após 14 dias do início dos sintomas. Faça IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

        14. Olá meu marido teve sintomas de covid no dia 5/11 e realizou o teste dia 11/11 que deu positivo….Eu comecei a sentir dor de cabeça leves ( dia 11/11) e fiz o teste dia 18/11 que deu negativo ….Mas agora estou com dores de cabeça mais fortes, que parecem com sinusite….será q posso ter sido contaminada depois da data do teste ?? Qual exame devo realizar agora??

        15. Oi, Tássia. Qual foi o exame que vocês fizeram? O RT-PCR é melhor nos primeiros dias de infecção e enquanto ela estiver ativa. Já os testes de anticorpos mostram como o organismo está reagindo e precisam de um tempo para darem resultado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

      2. Bom dia,
        14 dias a contar da data do exame?
        Ou devemos considerar pelo menos esses 5dias anteriores?
        Pois quando aparece o Igm é porque temos pelo menos 5 dias de infectados, não é isso?

        1. Oi, Bianca. Esse tempo de 5 dias é um tempo médio para a maioria das pessoas começar a apresentar IgM em quantidade detectável nos testes. Mas não há como saber quando uma pessoa se infectou com o vírus, a não ser que ela saiba que teve contato com alguém infectado e que essa possa ser a provável fonte da infecção. A maioria das pessoas não tem essa informação sobre quando se infectou, apenas tem a informação sobre quando fez o teste. Além disso, cada pessoa é diferente da outra, então não há como saber se você estava infectada há cinco dias quando fez o exame. O IgM pode permanecer por muito tempo após esses cinco dias. Por isso é que a contagem está sendo feita a partir do diagnóstico positivo no exame. Essa é a primeira data confiável para iniciar a contagem. Olhe o nosso post do dia 12/07 sobre os critérios da OMS para liberação do isolamento.

        2. Olá eu tive sintomas de COVID na primeira semana de setembro, comecei com tosse seca porém não muito forte, forte dor de cabeça, uns 2 dias depois perdi meu olfato e paladar, tive diarreia, fora nariz entupido e coriza as vezes, fiz o teste de sorologia com 9 dias de sintomas e dei IgM 0,7 lá diz não reagente porém 0,8 já chega a ser indeterminado, meu iGG deu 0,0 será que tive COVID mesmo? Eu nunca tinha tido problema de perda de olfato e paladar antes , minha família particularmente não apresentou sintomas, só um amigo q tive contato, porém no sábado passado e estive aglomerada andei de ônibus metrô e algum momento me descuidei e passei a mão no olho será que não peguei daquela vez e agora estou exposta ao vírus novamente? Devo fazer teste de sorologia de novo? tive sintomas leve

        3. Olá Myllen,
          A quantidade de pessoas que tiveram o vírus e cujo teste sorológico deu negativo é enorme. Provavelmente tiveste a infecção. Ainda assim, recomendo seguir com as medidas de proteção e distanciamento.

        4. Oi eu queria saber assim que nesta data dia 25/11eu fui para casa do meu namorado e dia29ele fez uma festinha de aniversário a irmã dele estava com enjôo e dor de cabeça desde dia 19/ 11e neste dia ela tava com muita dor de cabeca e enjoou entao ele fez só pra família eu não queria ir acabei indo só pra agradamos e a irmã dele viajou com a mãe quando foi na viajem ela sentiu muita dor de cabeça forte e o esposo dela estava muito gripado gripe forte tbm e antes de eu ir pra lá a filha dela já estava a uns dias com uma diarréia forte toda hora ia só banheiro. Não podia nem sorrir já sujava a roupa então voltando da viajem 01/12 ela estava bem 02/12ela a irmã do meu namorado perdeu o olfato e paladar e fez exame deu positivo em seguido a mãe perdeu olfato e paladar 03/12e no04/12a avó do meu namorado deu febre alta fez exame deu positivo também a mãe dele fez deu positivo. O pai dele só sentiu uma dor de cabeça e está 11/11ele fez o exame de negativo o pai e meu namorado fez deu positivo Ele teve contatos comigo e a mãe comemos comidas compartilhamos objetos e banheiro todos juntos sem saber e tossiram e compartilhamos ali estes dias todos sem saber quando descobrimos paramos de ter contatos de beijo e ficamos de máscaras aí eu fiz deu negativo tbm mais eu só fui lá a passeio e prescisava voltar para minha casa e tem meus familiares e crianças recém nascidas aqui e pessoas de idade então eu tive que ficar lá até fazer o teste dps fiz deu negativo mais liberaram eu vi e ficar isolamento aguardando então eu quero saber se quanto tempo eu tenho que evitar ir para casa deles ??? e ter contatos com todos os familiares???? já que os tios os primos visinhos deles também pegaram e quanto tempo eu posso ter contatos de beijos com ele ?????pois 18acaba a quarentena dele só que os outros ainda estão com vírus e eles estão tendo ainda contatos

        5. Olá Adila,
          Recomendo ficares em isolamento por 14 dias após o último contato com algum dos familiares que testaram positivo. Os familiares que testaram positivo devem se isolar por 10 dias a partir dos primeiros sintomas ou, caso não os tenham, 10 dias a partir da coleta do PCR positivo. Espero ter ajudado.

        6. Meu filho está a 26 dia testou três vezes e continua dando positivo e com anti corpos estamos com ele isolado mas tá difícil convencê-lo

        7. Oi, Luzinete. Qual teste ele fez? Se foi o RT-PCR e continua dando positivo, provavelmente continua infectado. Se foi o teste rápido, tente fazer o teste sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório), que é mais confiável. Se foi esse teste sorológico quantitativo, dê uma olhada nesse post. Ele deve permanecer em isolamento até ter resultado IgM negativo. É muito difícil mesmo passar por tudo isso. Será que o teu filho não tem um(a) amigo(a) que pudesse conversar com ele e explicar a importância do isolamento?

        8. Minha filha começou com coriza e dor nos olhos dia 18/10 no dia 23/10 ficou sem olfato , levamos no médico fez o PCR e testou positivo, dia 25 já estava com olfato e paladar normais, seguimos em isolamento ela, eu, meu marido e mais uma filha, sentir nem um sintoma, até wuando devemos ficar de quarentena?

        9. Oi, Selma. O médico que está acompanhando a tua filha deve ter dito quanto tempo de quarentena ela deve cumprir. Como pessoas que moram juntas têm alta probabilidade de se infectarem umas às outras, o melhor é agir como se vocês também estivessem infectados. Cumpram o mesmo tempo de isolamento (provável que ele tenha pedido 14 dias). Após esse período, todos vocês façam teste sorológico quantitativo (IgM e IgG em separado), com coleta de sangue em laboratório. O ideal para sair do isolamento é ter IgM não reagente após a quarentena.

      3. Tive contato com uma pessoa dia 9 e no dia 13 essa pessoa testou positivo tenho q ficar em isolamento até quando?

        1. Oi, Roziani. Mantenha-se em isolamento por, pelo menos, 14 dias a contar do dia 9. Isso significa que, se você não teve sintomas até agora, hoje está finalizando o teu período de quarentena. Se possível, faça o teste sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório) para ver se você apresenta anticorpos contra o vírus.

        2. MEU FILHOR DESDE SEGUNDA FEIRA PASSADA CENTIU AI LEVEI ELE NO MEDICO O MEDICO PASSOU OS REMEDIO PRA COVIDE E MANDOU EU VOLTA PRA FAZE O TESTE COM 8 DIAS ONTEM ELE TERMINOU OS REMEDIO E FUI HOJE FAZE ELE DEU REGENTE POSITIVO IGM MI ESPLICA POR FAVOR O MEDICO NAO PASSOU MAS REMEDIO FALOU PRA ELE FICA IZOLADO ATE SEGUNTA QUE VEM ATE DA OS 15 DIAS SO SE ALIMENTAMDO E TOMANDO BASTANTE LIQUIDO MI ESPLICA IGM E GRAVE

        3. Oi, Fabiana. IgM é um tipo de anticorpo que nosso organismo produz quando entramos em contato com um agente infeccioso (vírus, por exemplo). Portanto, IgM reagente significa que o organismo do teu filho está reagindo conforme o esperado. Normalmente, IgM começa a aparecer entre 5 a 7 dias após o início dos sintomas e pode ficar reagente por um longo período na COVID-19 (algumas pessoas têm IgM positivo por mais de 20 dias). O anticorpo IgM é associado à fase aguda da infecção (infecção ativa), por isso o teu filho tem que ficar em isolamento por, pelo menos, 14 dias. Depois desse período, ele deve voltar a fazer o teste de anticorpos (o com coleta de sangue em laboratório; não faça o teste rápido porque dá muitos resultados falsos) para ver se já está IgM não reagente. É isso que procuramos para dizer que ele já pode sair do isolamento com segurança. Outro anticorpo que produzimos é o IgG. IgM não reagente e IgG reagente é o ideal. Significa que não está mais com a COVID-19, mas tem que continuar a tomar cuidado para não se reinfectar (usar máscaras, lavar as mãos frequentemente e se manter distante das outras pessoas).

        4. Fiz o teste RT-PCR em tempo real dia 29/10/2020 e o resultado foi Detectável mas estou assintomático (não sinto nada) o médico deu 14 dias de isolamento em casa, qual o teste que terei que fazer após esse isolamento pra saber se posso voltar ao trabalho? até agora não sinto nada graças a Deus! Desde já agradeço pela resposta!

        5. Olá, Gilmar. Você poderá refazer o RT-PCR para ver se já dá não detectado ou fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver se já está IgM não reagente. O ideal é manter o isolamento até ter um desses dois resultados.

        6. Se uma pessoa saiu hoje e teve contato com outras pessoas que não sabemos se tem ou não o vírus, o seguro é essa pessoa ficar em quarentena por 14 dias tbem? O medo é que ela seja assintomática e no momento não temos como fazer os exames pra comprovar , Será que se ele se isolar os 14 dias e não demostrar sintomas é seguro ele ter contato com outras pessoas?

        7. Oi, Jeovania. Pessoas com sintomas graves possuem maior capacidade de transmitir o vírus do que as que têm sintomas leves. Da mesma forma, pessoas com sintomas leves são, provavelmente, mais capazes de transmitir o vírus do que as assintomáticas. Isso acontece em quase todas as doenças. A recomendação de isolamento por 14 dias é uma forma de precaução. Melhor prevenir do que remediar, não é? Não é esperado que indivíduos assintomáticos sejam capazes de transmitir o vírus após a quarentena. Pode ficar tranquila.

        8. Boa tarde .
          Meu IgM negativo, Igg positivo . Ainda estou com.covid? Ainda estou transmitindo?

        9. Oi, Juliana. IgM está associada à fase aguda da infecção, enquanto IgG é um anticorpo protetor, associado a uma infecção passada. Os teus resultados significam que você não está mais com infecção ativa. Parabéns.

        10. Boa tarde meu marido teve febre dia23/11 E dia 2 dois ele fez o exame e deu positivo e eu moro na mêsma casa fiquei de de máscara para cuidar dele usei álcool amanhã dia 7/12 ele sai do isolamento nesse tempo será que fui infectada

        1. Oi, Ana. Qual teste você fez? O RT-PCR detecta o RNA viral e é interpretado como possível infecção ativa. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Em relação ao sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, IgM reagente significa possibilidade de infecção ativa e IgG reagente não é correlacionado com infecção recente, portanto, não teria problema.

      4. Bom dia ,sentir muitas dores nos olhos e e fiz o teste do contonete só q tinha 2 a tres dias com sintomas e o resultado deu negativo,gostaria de saber se presciso repetir,devido o pouco tempo de sintomas

        1. Olá, Osiane. Você fez o RT-PCR no momento certo para detectar o vírus. Se o resultado foi negativo, provavelmente o teu problema não é COVID-19. Você procurou um médico?

        1. Oi, Acsa. Procure atendimento médico para fazer algum teste para ver se é COVID-19 mesmo. Outras viroses podem provocar esse mesmo sintoma.

    1. Olá Anderson, a pessoa diagnosticada positivo para o novo coronavírus deve ficar 14 dias confinada em casa. em isolamento social sem contato com ninguém da família e deve ingerir bastante líquido(água), suco de laranja e limão inteiros com casca, suco de laranja e limão em água espremidos num espremedor com couve, goiaba, beterraba, acerola, cenoura, salsa, gengibre e maça, ingerir ômega 3, magnésio, extrato de própolis, mingau de cachorro, chá de limão com alho e tomar de 20 a 30 minutos de sol toda manhã, tudo isso vai fortalecer seu sistema imunológico e você será curado da doença. Se depois dos 14 dias a pessoa ainda tiver sintomas, deve continuar o tratamento em isolamento.

      1. Meu marido contraiu o virus da covid 19 , já estamos em isolamento há 10 dias eu não.. senti nenhum sintomas…
        Eu sou assintomática??ou ainda posso ter sintomas.. pois antes de sai o resultado positivo a gente seguia a nossa vida.normal. de cãsal…

        1. Olá, Letícia. A maioria das pessoas infectadas é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves, portanto, é possível que você se inclua nessa maioria. Veja o nosso post do dia 12/07 sobre os critérios que a OMS recomenda para a liberação do isolamento. Pelo teu relato, você parece ser assintomática, então a recomendação é de 10 dias de isolamento. Se apresentar algum sintoma, mesmo que leve, esse tempo aumenta. Veja o post do dia 12/07. Vai te interessar, também, ver o nosso post que sairá amanhã (dia 16/07), que irá explicar a imunidade contra a COVID-19.

        2. Entrei em contato com uma pessoa que estava com o vírus, a partir de que momento eu já sou transmissor do vírus?

        3. Oi, Calila. A exposição ao vírus não significa, necessariamente, que você se infectou. O isolamento é recomendado como forma de precaução, já que os testes existentes para detectar o RNA viral (RT-PCR) ou os anticorpos podem dar resultados falso-negativos. Além disso, pessoas infectadas assintomáticas têm menor probabilidade de transmitir o vírus, embora existam relatos na literatura provando que são capazes de transmissão. O aparecimento de sintomas demora, em média 3 a 5 dias. Se quiser saber se está infectada, tente fazer o RT-PCR.

        4. Uma pessoa tevir foi internando já está com quarenta dias ele pode entre um casal normal

        5. Oi, Edilsa. A tua mensagem não ficou clara. Você quis dizer que uma pessoa teve COVID-19 e foi internado? Continua internado? Já foi liberado? O que o médico falou? Siga as orientações médicas. Eles é que têm condições de avaliar o caso e orientar vocês com segurança. Se tiver dúvidas, procure quem atendeu essa pessoa no hospital.

      1. Olá, Márcia. Teu resultado foi positivo para IgM ou IgG ou os dois? Mesmo não tendo sintomas, você deve permanecer em isolamento até não apresentar mais IgM. Dê uma olhada no nosso post do dia 06/06 para ver como interpretar os resultados e o que fazer em cada situação.

        1. Boa tarde, estou apresentando sintomas há 7 dias hoje, tenho um bebê de 6 meses que ainda mama, meus sintomas estão leves. O que quero saber é, se realmente estiver com covid , meu filho e meu marido já teria sido infectado ? Nenhum dos dois apresentam sintomas.

          Obs: Não consigo ir fazer o exame pq é longe da minha casa e não quero arriscar a vida do meu bebê saindo de casa, pois ele não fica com ninguém!

        2. Olá Palloma,
          Provavelmente, sim. Siga isolada com o seu filho e seu marido. São 10 dias de isolamento para você, caso tenhas melhorado dos sintomas. O seu marido deve ficar isolado durante 10 dias a partir dos sintomas dele, ou por duas semanas a partir do último contato com você enquanto estavas infectada. Espero ter ajudado.

      2. Entrar em isolamente, cujo não se deve ter contato com outras pessoas, nem mesmo dentro da própria família. Isolamento entre 14…21 dias, e realizar um novo teste.

        Você não sente nada, mas pode passar para alguém que não resista a doença.

        Obs: Melhore sua dieta neste período ingerindo frutas variadas, legumes, verduras, líquidos e se possível complemento com Omega-3, afim de ampliar sua resistência imunológica.

        Ingestão de mel natural tbm auxilia a proteção do organismo.

    2. oi boa noite!! meu marido ja teve cov 2 e ja se curou ficando isolado e não trasmitiu pra familia, ja se passaram 2 meses, e se ele tiver contato com o virus de novo, pos trabalha no banco, ele pode
      passar pra familia mesmo ele estando imune? obrigada

      1. Olá, Kátia. Ainda não se sabe se quem teve a COVID-19 fica imune nem por quanto tempo duraria essa imunidade. A recomendação é que tomem todos os cuidados como se não tivessem tido a doença: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social (manter distância de 2 metros de outras pessoas e, se possível, permanecer em casa).

        1. Testei positivo no pcr tenho um filho de 5 anos que mora comigo e minha esposa está grávida de 8 meses como devo proceder ???

        2. Oi, Bruno. Há uma grande chance de pessoas que habitam juntas serem positivas para o vírus quando um dos membros da família testa positivo. O ideal seria toda a família cumprir o isolamento de, ao menos, 14 dias para evitar disseminar o vírus para outras pessoas. Pelos relatos na literatura, há pouco risco para crianças e gestantes, mas se você quiser se tranquilizar, mantenha-se isolado deles dentro de casa e não compartilhe itens de uso pessoal. Eles podem fazer o teste para o vírus (RT-PCR) se quiserem confirmar se estão positivos, mas isso não é obrigatório. A maioria das pessoas é assintomática ou tem apenas sintomas leves. Diga para a tua esposa informar o ocorrido para o médico que a acompanha durante a gestação. Ele vai saber orientá-la. Fique calmo.

      2. Boa tarde!!!
        Fiz o teste rapido deu IGG que ja tive contato com o virus porem nao transmito o msm!!!
        Porem fiz o PCR no dia seguinte deu DETCTADO tenho que fazer isolamento ou nao transmito o virus mais????

        1. Olá Luiz Claudio,
          O PCR é o exame que diz se estás com infecção. O recomendado é isolamento durante 10 dias após o PCR positivo. Espero ter ajudado.

    3. A médica falou q uma pessoa assintomática deve ficar isolamento por 7 dias. Nos relatos vejo q são 14

      1. Oi, Maria. O melhor é isolamento por 14 dias. A maioria das pessoas deixa de ter o vírus após esse período, embora existam relatos de pessoas carreando o vírus por meses.

      2. Um amigo teve COVID 19 confirmado pelo PCR, ficou sintomático mas não precisou de oxigenação . Após 14 dias, realizou o teste sorológico e apresentou IgM e lgG positivo e está sem sintomas. O médico que o acompanha disse que ele estava curado . Essa afirmação é verdadeira?

        1. Boa noite!!!
          Comecei com dor de cabeça e no corpo dia 16 no dia 19 perdi olfato e paladar, no dia 23 fiz o pcr deu positivo , tenho um bebê de 6 meses e um filho de 8 anos estão afastados , nao sinto mais nada porém não voltei ainda a sentir cheiro nem paladar, completo 14 dias domingo o médico me liberou pra trabalhar e pegar meus filhos. A pergunta é não corro o risco de transmitir pra eles?

        2. Oi, Dayana. Se você quiser ficar mais segura, pode fazer um novo RT-PCR para ver se já está negativo e/ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado.IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

    4. Olá, tive contato com uma pessoa dia 14/08 e no dia 17/08 ela começou a ter sintomas, realizou o teste e deu positivo, é possível que eu tenha sido infectada ? Quanto tempo devo aguardar os sintomas ?

      1. Olá Palloma,
        Sim, é possível que tenhas sido infectada, porque a pessoa infectada começa a liberar partículas virais mesmo alguns dias antes de apresentar sintomas. Recomendamos que, se possível, pratiques o isolamento social dentro da sua casa, evitando a convivência com outros membros que morem contigo. Caso isso seja impossível, use máscara quando no mesmo ambiente das outras pessoas. Os sintomas podem aparecer em um intervalo de até 14 dias após o contato. Portanto, no seu caso, adotaria a quarentena preventiva até o dia 28/8. Espero ter ajudado.

    5. Olá, fiz o teste rápido duas vezes. No dia 02/10 e 05/10, com resultados iguais (igm negativo e igg positivo). Tive alguns sintomas ligeiros entre os dias 19 e 25 de Setembro. Agora, sinto-me normal mas estou em isolamento, desde o dia 05/10. Devo continuar por mais quanto tempo?

      1. Olá, Chiquito. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Muitos dos sintomas da COVID-19 são encontrados em outras viroses respiratórias, portanto o ideal seria você fazer um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório para verificar se teve COVID-19 mesmo ou não. Se o resultado de IgM negativo IgG positivo se confirmar, significa que já poderá sair do isolamento.

    6. Tive contato com uma pessoa com covid no dia 20 e testei positivo no dia 23 de outubro, não tive nenhum sintoma e queria saber se após o período de 14 dias eu poderia ter contato com pessoas novamente

      1. Oi, Breno. Qual teste você fez? Após os 14 dias de isolamento, você deve fazer o RT-PCR para ver se já está negativo e/ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. O ideal é estar RT-PCR negativo e/ou IgM não reagente para sair do isolamento.

    7. Tive contato com uma pessoa que teve o primeiro sintomas 9 dias depois do contato posso ter pego?? Já faz 11 dias que tive contato

      1. Oi, Pedro. A maioria das pessoas sintomáticas apresenta sintomas em até 5 dias após a exposição ao vírus. Se a pessoa com quem você entrou em contato apresentou sintomas após 9 dias do contato, provavelmente foi infectada depois. Se quiser confirmar se você foi infectado, faça o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado.

    8. Bom dia…
      A contagem deve ser feita a partir da data dos primeiros sintomas? Ou considero os cinco dias antes do surgimento. Perdi o olfato e o paladar no dia 17 a noite, e no dia 19 comecei o tratamento com antibiótico e predinsdona. Porém, analisando meu estado clínico no dia 14 de novembro, foi o dia q senti cansaço extremo e tive febre. Ainda não saiu o resultado do teste, pois realizei antes do feriado. Me orientem por favor… Como devo fazer essas contagem? Estou muito confuso

      1. Oi, Márcio. A contagem de tempo pode ser feita a partir do início dos sintomas ou a partir do teste positivo. Isso depende da informação que a pessoa tem. Quando a pessoa é assintomática, tem que ser a partir do teste positivo. Se apresenta sintomas, pode fazer a partir do início dos mesmos. Mas o melhor é esperar a orientação médica sobre a contagem de tempo.

    9. Tbm queria saber, ia começa trabalhar mais aí fui fazer o exame pra ver se tava com covid deu positivo, mais não sinto nada. Até desanimei na hora da vontade de abandona tudo. Tava certinho as coisas aí vem uma dessa pra desanima o povo.

      1. Oi, Simone. Não desanime. Tudo isso vai passar. Qual foi o exame que você fez? Se foi o teste rápido, tem muita chance de ser falso-positivo. Esses testes não são adequados para diagnóstico individual.

    10. Bom dia meu cunhado fez o teste rápido antígeno e deu positivo …esse teste está realmente certo ??a possibilidade de ser um falso positivo?

    1. Não existe uma informação precisa na literatura, mas podemos considerar que o tempo de incubação do vírus em um indivíduo assintomático é o mesmo para um indivíduo com sintomas leves. A maior parte dos artigos na literatura considera um tempo de incubação de 14 dias.

      1. Olá…meu marido deu positivo covid 19 pois nao tem sintomas nenhum e nao sabe quando que contraiu o vírus so descobriu que tinha pois viaja e firma exige 1 vez por mês o teste…faz 10 dias que voltou de viajem e fez exames e estou em contado com ele mas nenhum tem sintomas após esses dias ainda podemos ter algum sintomas ou complicações?
        Tenho uma nenen de 3 anos que também não teve sintomas nenhum..estamos tomando todos os cuidados …

        1. Olá, Raque. Qual foi o exame que o teu marido fez? A maioria das firmas solicita o teste rápido, mas esse exame dá muitos resultados falsos. O melhor seria vocês realizarem o teste sorológico quantitativo. Como ele voltou de viagem há dez dias, se ele fizer agora deverá aparecer o IgM. Após 14 dias, deverá aparecer IgG. Como vocês não apresentam sintomas, não precisa ficar preocupada. Provavelmente ficarão assintomáticos o tempo todo. Mantenham-se em isolamento até completar os 14 dias da quarentena. Não aparecendo sintomas, provavelmente não estarão mais com o vírus.

    1. O portador assintomático do vírus normalmente nem sabe que está infectado, já que não apresenta sintomas. A maioria dos brasileiros não se inclui nem nessa categoria, porque ainda não fomos expostos ao vírus. Acreditamos que seja esse o teu caso. Não existem medicamentos para tratamento nem para prevenção da COVID-19. Mantenha alimentação e hábitos de vida saudáveis para ter uma boa imunidade. Não acredite em anúncios de medicamento que ajuda a prevenir a doença, porque isso não existe.

      1. Não se deve afirmar que a maioria dos brasileiros não teve contato com o vírus… não há testagem em massa para essa afirmação/informação!
        No meu caso fiz o teste (sorologia igg/igm) descobri que estou com covid na fase inicial e não apresento nenhum sintoma, ou seja, estou assintomático. E não saberia disso se não fizesse o teste! Também gostaria de saber por quanto tempo o vírus permanece ativo no nosso organismo, o que tenho percebido é que pouco se sabe sobre os casos assintomáticos uma vez que são pouco estudados, mas pretendo realizar uma nova testagem após o prazo de 14 dias para saber se estou curado.

        1. Oi, Edgar. Concordamos totalmente. Esse é o nosso grande problema; não só nosso, mas de todo o mundo. As testagens são insuficientes para qualquer conclusão, mas já se percebeu que existem muitas pessoas assintomáticas. A Universidade Federal de Pelotas está fazendo a pesquisa mais abrangente sobre níveis de anticorpos na população brasileira, em várias cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. No conjunto das 120 cidades que alcançaram 200 ou mais entrevistas na fase 2 da pesquisa, a proporção de pessoas com anticorpos, que significa que já tiveram ou têm o coronavírus, foi estimada em 2,8%, podendo variar de 2,6% a 3,0% pela margem de erro da pesquisa. Esses dados já levam em consideração a taxa de falsos positivos e falsos negativos do teste rápido utilizado. Os resultados dessa pesquisa podem ser vistos em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/11/em-15-dias-aumenta-em-50-a-proporcao-da-populacao-com-anticorpos-para-coronavirus-no-pais/

        2. Olá, eu viajei pra casa dos meus avós no dia 18/06, eles estavam com sintomas do covid fazia 5 dias mas acharam que não era nada, foram pro hospital pois pioraram, e logo fizeram o teste e deu positivo, foram orientados a ficar até dia 06/07 em isolamento, minha mãe foi embora e eu fiquei para cuidar dos meus avós, eu estou em isolamento com eles e não apresentei nenhum sintoma, então minha mãe resolveu fazer o teste e deu positivo pois ela apresentou os sintomas e foi orientada a ficar 7 dias em isolamento, portanto, eu devo ficar em isolamento no mesmo período que ela ou eu posso sair após completar o isolamento dos meus avós que no caso termina dia 06/07 ???

        3. OI, Bianca. O isolamento é de, no mínimo, 14 dias após a exposição ao vírus. Esse é considerado o tempo médio de incubação do vírus. Como é muito difícil determinar o dia da exposição ao vírus na maioria dos casos (você tem uma data provável, que é quando visitou os seus avós), os 14 dias podem ser contados a partir do primeiro dia de aparecimento dos sintomas ou a partir do dia do diagnóstico de COVID-19. Para a maioria das pessoas, esse tempo parece ser suficiente. Dessa forma, provavelmente a tua mãe foi exposta ao vírus no mesmo dia que você, isto é, quando estiveram com os seus avós. O isolamento para você e a tua mãe deve contar os 14 dias a partir do dia em que se encontraram com os teus avós, que já estavam infectados. O isolamento para os teus avós finaliza antes porque eles iniciaram a infecção antes. Porém, algumas pessoas portam o vírus mais tempo (meses até). Para ter certeza se, após o período de isolamento, vocês já não são portadores do vírus, o ideal é fazer o RT-PCR. Esse teste irá dizer se existe possibilidade de vocês ainda estarem infectados com o vírus.

      2. Testei positivo! Perdi o paladar e olfato. Moro com meus pais e tô isolada num quarto.
        Há risco depois de 14 dias de isolamento, aínda transmitir ?
        É possível eu contrair de novo ?
        Pacientes totalmente assitomatico transmitem ou não ?

        1. Oi, Deborah. Existem pessoas que carreiam o vírus por muito tempo, portanto, há risco de transmissão. Pacientes assintomáticos também transmitem o vírus. O ideal é fazer exames para saber se ainda está com infecção ativa e se já apresenta anticorpos. O desenvolvimento dos anticorpos demora uns dias a partir da exposição ao vírus, portanto, faça o teste quando finalizar os 14 dias de isolamento. Seria bom que os seus pais também fizessem o teste após esse período. Em relação a poder contrair novamente, ainda não se sabe. Como a doença é nova, não deu tempo para que se saiba essa resposta. Existem alguns relatos na literatura de que isso seria possível, mas ainda não se tem certeza. O melhor é tomar todos os cuidados para não se reinfectar: usar máscara, lavar as mãos frequentemente e fazer o distanciamento social.

      3. Olá! Eu comecei a sentir a perda do olfato e paladar em 28/10, fiz o PCR em 03/11 e deu positivo. Após os 14 dias do isolamento (a contar da data do primeiro sintoma, no caso 28/10) dia 12/11 já com 15 dias eu fiz novamente o PCR e ainda deu positivo! Como devo proceder? Ainda estou com a doença? Ainda contamino? Devo realizar outro PCR?

        1. Olá, Marcela. RT-PCR positivo é interpretado como infecção ativa. O RT-PCR detecta o RNA viral. A grande crítica a esse teste é que ele não detecta partículas infectantes do vírus, apenas o RNA. Porém, o RNA é uma molécula muito instável e facilmente destruída, portanto, a sua detecção é mais provável se ele estiver protegido dentro do capsídeo viral (parte do vírus formada por proteínas). Por isso a detecção do RNA viral no RT-PCR é interpretada como infecção ativa.

    2. Após sentir dor de cabeça, fadiga, e pouca tosse, e uma certa falta de ar, achei que fosse mais uma das crises alérgicas que desencadeiam rinosinusite anualmente em mim. Mas no dia 19/05 fui testado prá COVID, e deu IGM positivo, e IgG negativo. Fui afastado, cumpri isolamento até o 25, quando me fizeram o teste RT PCR, com material da orofaringe, que deu negativo para COVID. Daí me liberaram para atividades normais, mas continuando seguindo as precauções. No dia 02/06 repeti o teste do sangue, q novamente deu IGM positivo, e IgG negativo. Podem me explicar o que isso significa ou sugere ?

      1. Olá, José. Para começar, o fato de você ter sido diagnosticado no dia 19/05 não quer dizer que esse era o dia do início da infecção, apenas que foi nesse dia que o teste foi realizado. Como não há como saber qual foi o dia inicial da infecção, a recomendação é realizar o isolamento de 14 dias a partir do dia em que o diagnóstico foi feito. Portanto, é possível que o teste de RT-PCR seja negativo com amostra coletada alguns dias após. Além disso, sempre há possibilidade de problemas na coleta e armazenamento da amostra, além de problemas no próprio teste. A gente tem que ter em mente que nada é 100%, ainda mais quando o teste foi realizado uma única vez, sem contra-prova. Mas, considerando que correu tudo bem com a coleta da amostra e o teste de RT-PCR, provavelmente você não está mais infectado. Em relação aos anticorpos, muitas pessoas nesse blog têm relatado positividade para IgM após resultado negativo no RT-PCR. A gente tem que lembrar que são testes completamente diferentes. O RT-PCR detecta a presença de moléculas do vírus, enquanto os testes sorológicos detectam a presença de anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico para tentar combater a infecção viral. Portanto, os anticorpos podem estar presentes por um tempo mais longo após o RT-PCR ter negativado. Uma persistência da IgM não é tão incomum assim. Em relação à IgG, estamos preparando um post para tentar explicar isso. Um outro problema que também temos que considerar é que existem vários kits rápidos e testes sorológicos no mercado, cada um com uma acurácia diferente. Os testes foram desenvolvidos em um tempo recorde, mas existem preocupações em relação ao grau de confiabilidade e à validação para uso pela população. Como ainda não se sabe se pessoas que já contraíram a COVID-19 podem se reinfectar, continue mantendo os cuidados necessários.

        1. Uma pessoa teve contato com um doente e fez exame e deu negativo, como conviver com está criança em casa pra não ser contaminada. Minha casa so tem tres cômodos.

        2. Olá, Cíntia. Teu problema é o mesmo da maioria dos brasileiros: não temos como manter isolamento de uma pessoa dentro das nossas residências porque dividimos espaços reduzidos com várias pessoas. Não se preocupe demais. Isso só aumenta a nossa ansiedade e piora tudo. A gente tem que fazer o que é possível. Para começar a responder a tua pergunta, o resultado negativo depende de que exame foi feito (RT-PCR, testes rápidos ou sorologia com coleta de sangue em laboratório) e de quanto tempo passou entre a exposição (contato com o doente) e o teste. Todos os testes têm uma condição correta para serem realizados e podem dar resultados falso-negativos se forem realizados antes ou depois do tempo correto. Crianças infectadas com o novo coronavírus normalmente não apresentam complicações, então não é preciso pânico. Tente manter algumas medidas para minimizar a possibilidade de contágio, por exemplo: evitar abraços e beijos, evitar compartilhar pratos, copos e talheres. Monitore os sintomas. Caso alguém tenha sintomas mais graves (dificuldade em respirar, cansaço ao realizar atividades rotineiras), procure ajuda médica. Mantenham a quarentena por precaução, assim irão evitar disseminação do vírus para outras pessoas na rua.

      2. Boa noite testei positivo no teste rápido, provavelmente contrai a covid da minha mãe que no dia 04/09 testou positivo sintomática.
        Já eu fiz o teste 10/09 IGM positivo IGG negativo porém não sinto nada, foi ao UPA e perguntei a Dra se eu deveria tomar algum remédio, ela me disse que ainda não existe nenhum protocolo pra tratamento da covid, porém me passou azitromicina e disse que fica ao meu critério tomar ou não.
        E agora devo ou não devo tomar, visto que não tenho nenhum sintoma, porém tenho medo de ter algum mais pra frente.

  2. Uma pessoa assintomática, contaminada com o covid-19 pode transmitir o virus para outras pessoas por quanto tempo? Transmite mesmo após os 14 dias ou o vírus morre em 14 dias?

    1. Olá, eu fui testado positivo para COVID-19, estou sentindo apenas uma pequena dor na garganta. Fiz o teste pela empresa que trabalho a qual me orientou a ficar 14 dias em quarentena. Eu gostaria de saber se devo procurar um médico já que testei positivo. Preciso tomar algum medicamento, algum tratamento anti-viral ou devo simplesmente ficar em casa correndo risco desse vírus se multiplicar!?
      Estou aterrorizado. Minha esposa e filho foram pra casa da minha mãe, ficarei só durante essa quarentena. Mais gostaria de saber o que fazer nesse período.
      Desde já agradeço.

      1. Olá, Tiago. Não precisa entrar em pânico. Você está tomando todos os cuidados necessários, não se preocupe. A princípio, não é necessário procurar um médico ou tomar medicamento (não existe ainda um medicamento comprovado para a COVID-19, apenas indicações de que alguns medicamentos são adequados para uso hospitalar em quadros graves da doença). Pode tomar anti-térmico caso tenha febre. Caso sinta dificuldade em respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure orientação médica. Se a sensação de pânico piorar, procure ajuda psicológica. Muitas vezes isso faz toda a diferença.

        1. Olá gostaria de saber se ficarmos perto de quem tá com covid, mesmo todos tiver com máscara, pode ser contaminádo?

        2. Oi, Lílian. O uso de máscara dá uma certa proteção, por isso as autoridades recomendam que ela seja usada todas as vezes que tiver que sair de casa. Porém, essa proteção nem sempre é total. Isso vai depender do tipo de máscara que está sendo usada, se a máscara está sendo usada adequadamente e da quantidade de partículas virais que estão sendo disseminadas pela pessoa com COVID-19. Quanto mais partículas virais, maior a chance de infectar quem está ao redor. Mas usar máscara é, com certeza, melhor do que não usar nada. Olhe o nosso post de 03 de junho sobre as máscaras caseiras para tirar dúvidas.

    2. Meu primeiro teste de covid deu igm e igg positivos. Passados os 14 dias deu igm e igg negativos. Siginifca que nO tenho anticorpos para covid?

      1. Oi, Marta. Qual teste você fez? Se foi o teste rápido, ele não é adequado para fazer diagnóstico individual porque dá muitos resultados falsos. Faça um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Você tem algum sintoma ou entrou em contato com alguma pessoa positiva para COVID-19? Se a resposta para essas duas perguntas for não, é muito provável que o teu primeiro teste seja um falso-positivo. Continue se cuidando: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  3. Olá!
    Boa noite!
    Primeiramente agradeço pela atenção e o serviço prestado.
    Estou muito desorientada. Sou assintomática de covid-19 com sintomas de ansiedade e veja porque:
    Tive contato com pessoa suspeita ( que fora confirmada posteriormente) no dia 27/04.
    Fiz um teste rápido no dia 05/05 e deu IgM reagente e IgG não reagente.
    Aguardei o isolamento e fiz novo exame dia 18/05 ( para voltar ao trabalho) e novamente o mesmo resultado.
    Fui eu para o isolamento novamente e dia 29/05 realizei novo exame e espelhou novamente IgM reagente e IgG não reagente.
    Estou grata por não ter sintomas da Covid-19, mas muito ansiosa pelo medode is de infectar outras pessoas, e fui orientada pelo médico de minha cidade ficar reclusa por mais 14 dias.
    Já são maia de 30 dias, ainda transmito o vírus mesmo assintomática?
    Esse prazo de 14 dias não está iludindo a sociedade?

    Att

    Fabiana de Oliveira

    1. Várias pessoas estão perguntando sobre o prazo de 14 dias de isolamento para garantir que indivíduos infectados (sintomáticos ou não) não disseminem o vírus para outras pessoas e vou tentar responder a todas nesse comentário. O fato é que sabemos muito pouco sobre o SARS-CoV-2. A recomendação mais usual é de isolamento por 14 dias, porém existem artigos na literatura, baseados em relatos de casos, que mostram que pessoas podem carrear o vírus por um tempo muito maior. Os artigos de relatos de casos não são usados para determinar políticas públicas de saúde porque eles são baseados no que aconteceu com uma ou poucas pessoas, não sendo estatisticamente significativos. Mesmo assim, eles são uma prova de que nem sempre os 14 dias de isolamento são suficientes.
      Fabiana, como o teu caso é mais específico, consultei o Dr. Tiago Veit, que é imunologista do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFRGS e tem contribuído com o Microbiologando. O Dr. Tiago informou que a IgM pode ficar presente por mais tempo que a infecção. Para tirar a dúvida, seria importante realizar o teste de RT-PCR, que é aquele do suábe nasal que determina se o RNA do vírus está presente. Esse teste iria te dar uma segurança maior se você ainda está infectada ou não. Se ainda estiver infectada, pode transmitir o vírus, mesmo sendo assintomática. Seria bom que você tivesse um acompanhamento psicológico também, por causa da ansiedade que essa situação causa. Existem profissionais que atendem por video-conferência e podem te ajudar. De qualquer forma, mantenha a calma. Tudo passa.

      1. Me tira uma dúvida por favor…

        Eu fiz o primeiro teste dia 26 de maio
        Teste sorológico constou Iga 2.21
        IgG 0.11

        Fiz o segundo teste dia 03 de junho
        Constou Iga 4.4
        IgG 0.13

        Estou em isolamento desde o dia 30 de maio
        Os 14 dias de atestado acaba agora dia 12 de junho.
        A princípio eu não senti nada, depois comecei a ter tontura a noite e as vezes sinto cansaço.
        A tontura melhorou muito.
        Mas as vezes sinto cansaço.
        Isso é normal?
        Será que eu ainda carrego o vírus?

        Não sei se esse cansaço é realmente um sintoma ou ansiedade, pois eu fico nervosa quando começo a pensar.

        1. Olá, Elaine. A interpretação dos valores depende do kit que foi utilizado. No laudo deve constar se o resultado foi reagente ou não reagente. Dê uma olhada no post do Microbiologando de 06 de junho para ver como interpretar os resultados dos testes. Em relação ao cansaço, o melhor é procurar aconselhamento médico.Talvez seja bom procurar aconselhamento psicológico também. Esse momento está sendo muito difícil para todos e precisamos de ajuda.

        2. oi, fiz um teste sorologia com 3dias sentindo dores de cabeça olhos e costa, meu resultado foi igm0.20 e do meu esposo igg 0.90 o que significa ?

        3. Oi, Isabel. Os testes de sorologia detectam a produção de anticorpos quando o nosso sistema imunológico reage à exposição ao vírus. Isso significa que é necessário esperar um tempo para que essa reação ocorra e o teste dê resultado positivo. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e IgG após 14 dias da exposição, mas isso varia de pessoa a pessoa. Como o teu teste foi feito com três dias apenas, não era esperado ter resposta de anticorpos. O mais adequado seria ter feito o RT-PCR para detectar o RNA viral.

  4. Fabiana, você recebeu prescrição de medicamentos para tratamento, mesmo sem sintomas, para efeito de pausa na replicação vira?

    1. Luciene, a partir do último exame 29/05 fui orientada tomar zinco ao almoçar.

      Att,
      Fabiana de Oliveira

  5. Boa tarde. Fiz o teste hoje e deu IgM reagente. Sou assintomática, gostaria de saber se é necessário fazer uso da medicação.

    1. A recomendação é que portadores assintomáticos do vírus permaneçam em isolamento por, pelo menos, 14 dias. Fique atenta ao aparecimento de sintomas e, caso necessário, procure orientação médica.

  6. Boa tarde!! Fiz o teste rapido deu IGM assintomáticos no caso com 2 dias fiz o PCR que colhe amostra da mucosa deu negativo sete dias depois, voltei pra empresa pra tentar embarcar e novamente o teste rapido deu IGM outra vez e não souberam falar nada, ai perguntei fiquei com o vírus me curei e peguei outra vez, como assim?

    1. Olá, Jorge. Pode ser que você não tenha mais o vírus, mas a IgM ainda está detectável. Nenhum teste nos dá 100% de certeza. Como você fez um teste rápido, pode ser que o resultado não seja muito confiável. O ideal seria realizar um teste sorológico para confirmar.

    2. Trabalho em um espaço pequeno, compartilhado por mim e meu patrão, fazemos uso do mesmo banheiro, papéis que passam por ele tambm passam por mim, e por uma semana ou um pouco mais ele trabalhou resfriado até descobrir que estava com COVID e está internado, eu continuo trabalhando, só estou sentindo muita dor nas costas e constante de cabeça, estou com medo de ser assintomática e estar transmitindo pra outras pessoas da empresa, e até mesmo da minha casa, e do transporte.. O que faço? Se eu ir num hospital consigo fazer teste pra saber mesmo sem sintomas?

      1. Oi, Diana. Mas você está com sintomas: dor nas costas e dor de cabeça. Procure um hospital e faça o teste. Permaneça em isolamento por, pelo menos, 14 dias. Todas as pessoas que entraram em contato com o teu patrão ou com você deveriam testar se estão infectadas e permanecer em isolamento também. Só assim iremos parar a disseminação desse vírus.

  7. Meu pai fez o teste e o Igm deu reagente, porém até hoje ele não sentiu nenhum tipo de sintomas… Estamos já a 8 dias de isolamento. E minha pergunta é, pode fazer a sorologia com mais de 8 dias pra ter certeza se carrega o vírus ? E será que ainda temos riscos de ter sintomas graves com mais de 8 dias ?

    1. Olá, Luma. A maioria das pessoas que se infectam com o vírus são assintomáticas ou apresentam apenas sintomas leves da doença. O recomendado é isolamento por 14 dias. Depois de 14 dias de infecção, é possível fazer o teste para ver a presença de IgG, mas estes testes apenas detectam que existem anticorpos contra o vírus, não detectando o vírus em si. Existem relatos de pacientes que tiveram piora no quadro durante o isolamento. O recomendado é observar o teu pai, principalmente se ele fizer parte de algum grupo de risco. Se ele sentir dificuldade para respirar ou cansaço ao realizar alguma atividade rotineira, procure ajuda médica. Repetimos que a maioria dos infectados será assintomática ou com sintomas leves, não havendo necessidade de pânico.

    2. Boa tarde. A resposta a minha pergunta, feita na madrugada de ontem para hoje, parece ter sido jogada ao vento. Um simples”não sabemos”, ou “não temos condições de responder” já me daria por satisfeito. Fiquem na paz.

      1. Fiz Pcr 12/06 Deu positivo. FIZo exame de sorologia emb24/06 Igm reagente e IGG reagente. No dia 11/07 Fiz sorologia IGG continua reagente. Será q ainda continuo com o vírus., e ainda posso transmitir o vírus ‘?
        Já posso sair de casa ‘? Me respondem por favor. Obrigado.

        1. Oi, Sueli. É esperado que tenha IgG reagente. Isso quer dizer que você desenvolveu anticorpos porque entrou em contato com o vírus. IgG permanece após a infecção, não é um anticorpo de fase aguda de infecção. Veja o nosso post do dia 12/07 sobre os critérios que a OMS recomenda para a liberação do isolamento. Pelo teu relato, você não teve sintomas, então a recomendação é de 10 dias de isolamento após o teste diagnóstico para a COVID-19. Vai te interessar, também, ver o nosso post que sairá amanhã (dia 16/07), que irá explicar a imunidade contra a COVID-19.

    3. Olá.
      Dia 2/11 tive febre é tava ruim do estômago, fui ao médico eles deixaram eu é a minha esposa em isolamento do dia 2/11 até 14/11 . Passou remédio pra tomar. Fiz o teste teste no 5/11 O teste do cotonete no nariz. Porém no dia 3/11 não tive mais febre e Eu estômago melhorou. estou aguardando o resultado em isolamento. Caso o resultado não sai até dia 14 . O que devo fazer. Devo retornar ao trabalho dia 15 ?

      1. Olá Vander,
        Caso já tenham se passado 10 dias de sintomas e tenhas melhorado, podes deixar a quarentena, sempre respeitando as medidas de distanciamento e proteção. Espero ter ajudado.

  8. minha esposa fez o teste RT-PCR deu positivo, vai ficar 14 dias isolada, tem como saber quantos dias podemos considerar q ela ja está infectada, ela nao apresenta nenhum sintoma, fizemos os testes porque meu filho deu positivo.

    1. Oi, Nilton. Se o teste RT-PCR deu positivo, isso significa que encontraram material viral nas amostras analisadas, portanto, a tua esposa já se infectou com o vírus. A maioria das pessoas infectadas é assintomática ou tem apenas sintomas leves, mas é capaz de transmitir o vírus. Por isso o isolamento é importante. Como o teu filho testou positivo também, seria bom que você realizasse o teste. Pessoas que moram juntas possuem muitas oportunidades de contato e, portanto, de transmissão do vírus. De qualquer forma, não há necessidade de pânico. Apenas observem se há dificuldade em respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras. Procurem atendimento médico se isto ocorrer ou se perceberem algum outro sintoma mais significativo.

  9. Eu estou no fim da quarentena(falta 2 dias),pois duas pessoas de casa deu positivo para com covid_19,mas eu não tive absolutamente nenhum dos sintomas.Quero fazer exame sorológico,será possivel que dê positivo no exame?Recomenda a fazer?

    1. Oi, Guilherme. O melhor seria fazer o RT-PCR. Ele daria uma indicação mais segura sobre a infecção.

        1. Oi, Cátia. Você deve entrar em contato com o profissional que fez o teu exame para que ele emita um laudo com o diagnóstico.

  10. Olá
    Dia 26 de maio fiz o RT PCR e deu positivo pois tinha tido contato com uma pessoa positiva.
    Como não sei o dia que me infeccionei, fui orientada a fazer 14 dias de isolamento a contar da coleta do teste. Hoje fazem exatos 10 dias e não tenho sintomas. Tenho 3
    4 perguntas.
    1. Ainda posso apresentar algum sintoma grave ?
    2. Assintomático tem alguma chance de ter produzido anticorpos. Posso nao ter anticorpos?
    3. Foi sugerido que eu Fizesse teste sorológico de anticorpos com mais de 21 dias do dia da coleta. Isto é o ideal é qual melhor teste para esta detectação mais fidedigna? Soube de pessoas que tiveram quadro graves e não produziram na corpos.
    4. Meu marido fez o RT PCR e foi positivo. Tenho duas crianças e a pediatra orientou que se estão assintomáticos ocos nao precisam colher o RT PCR que seria o padrão ouro.
    Mas que eu deveria fazer sosorlogia de anticorpo neles. Confere?

    1. Oi, Shue. Respondendo aos poucos:
      1- Provavelmente você não terá nenhum sintoma mais grave, já que a maioria dos infectados é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves. Mas fique atenta, se sentir dificuldade para respirar ou cansaço para fazer atividades rotineiras, procure ajuda médica.
      2- Assintomáticos são pessoas que se infectaram com o vírus, mas não apresentam sintomas. Portanto, apresentam anticorpos. O problema é que os testes para detecção dos anticorpos, assim como qualquer teste, não possuem 100% de acurácia. Existem muitas variáveis em jogo, como a marca do teste (existem vários no mercado), a capacidade do sistema imunológico da pessoa testada, a carga viral (quantidade de partículas virais com as quais a pessoa entrou em contato), etc. De qualquer forma, os cientistas ainda não sabem se os anticorpos são protetores e nem o tempo que eles duram. Então, não precisa se preocupar com isso. Continue tomando os cuidados para não se reinfectar.
      3- Você pode fazer teste sorológico (não os testes rápidos, mas os nos quais há coleta de sangue e o resultado só sai no dia seguinte) para IgG após os 21 dias. Em relação às pessoas que não produziram anticorpos, está respondido acima.
      4- Crianças são normalmente assintomáticas ou apresentam quadros muito leves da doença. São raros os casos de complicações. O problema das crianças é que atuam como disseminadoras do vírus. Como você e o teu marido já foram infectados, não há necessidade de realizar nenhum teste com elas.

    2. Olá,tenho uma família de amigos que todos os adultos testaram positivo para o Covid,sendo que as crianças de 6 e 11 anos Não sentiram nada mas tiveram contato com todos e permaneceram na casa,porém não fizeram exames pois não apresentavam nenhum sintomas,com quanto tempo as crianças podem sair do isolamento ?

      1. Oi, Bruna. Não há relatos na literatura de período de incubação diferente para crianças. Elas devem permanecer em isolamento o mesmo tempo que os adultos.

  11. Boa noite. Primeiro gostaria de elogiar vcs por tirarem as nossas duvidas.
    Bom testei positivo no dia 01 de junho e estou em isolamento, não senti sintomas, exceto uma dor de cabeça e uma tosse leve, devo tomar algo pra tosse ate o momento não tomei nenhum medicamento? Os sintomas podem se agravar?

    1. Olá. O melhor é procurar um aconselhamento médico para saber o que fazer. O médico é o profissional adequado para avaliar os casos e sugerir medicamentos. Agradecemos o contato e o elogio.

  12. Bom dia
    Minha mãe tem 56 anos, é diabética e hipertensa, como é empregada doméstica durante a pandemia não parou. Continuou indo trabalhar, ia e voltava de motorista particular todos os dias. Dia 19/05 ela e os patrões fizeram a a sorologia(ela sem nenhum sintoma e tendo contato com todos aqui de casa) Dia 26/05 saiu o resultado e a surpresa: ela estava com a covid-19.
    No mesmo dia, mesmo sendo assintomática, os patrões a levaram para fazer uma tomografia do tórax, mas não teve nenhuma alteração por conta do vírus. Desde a data de recebimento do resultado, ela não está vindo pra casa, está no trabalho. Nós aqui em casa que tivemos contato com ela, mesmo após 17 dias(da data que foi realizado o exame) até agora não apresentamos nenhum sintoma, e ela também continua lá sem sentir nada. Amanhã ela irá voltar pra casa mas ainda está com medo de passar o vírus pra gente. Só irá fazer outra sorologia para verificar o IgG, dia 10. O que vocês acham? Nós ainda podemos apresentar algum sintoma? Ela já pode vir pra casa sem preocupação de estar podendo infectar outras pessoas? Desde já agradeço!

    1. Oi, Laís. Pela tua descrição, aparentemente a tua mãe está sendo muito bem cuidada. Se já passaram 17 dias e ninguém apresentou sintomas, provavelmente, continuarão assim. O tempo recomendado para isolamento a fim de não disseminar o vírus é de 14 dias.

  13. Tenho uma dúvida , eu e minha esposa testamos positivo , fizemos exames na nossa bebe de sorologia e o resultado foi IGM 1. , 1 reagente e IGG 0 , 9 inconclusivo o que significa ?

    1. Oi, Fabrício. IgM reagente significa que tiveram contato com o vírus e produziram anticorpos. IgG inconclusivo pode estar ligado a vários fatores, inclusive ao tempo entre a exposição ao vírus e a realização do teste. Se o teste foi feito com poucos dias de infecção, pode haver resultado negativo ou inconclusivo. Estamos preparando um post sobre esse assunto para o Microbiologando.

        1. O post sobre dúvidas em relação à interpretação desses testes irá ser publicado dia 06/06/2020, amanhã. Você vai ver que não tem a opção inconclusivo nos resultados. Talvez o melhor seja refazer o teste em outro local e após mais algum tempo para garantir.

  14. Boa tarde
    Eu fiz de curiosidade um teste rápido e deu igm positivo e igg negativo
    No mesmo dia fiz o pcr que deu negativo
    Não tenho sintomas e na minha casa ninguém tb , somos 6 aqui !
    O Laboratorio disse q o percentual para falso positivo e de 2%
    Eu to achando tudo estranho
    Não sei se estou se tive ou não nunca tive
    Como proceder ?
    Obrigada

    1. OI, Alessandra. O problema é que nenhum teste dá 100% de certeza e existe possibilidade tanto de resultados falso-positivos quanto falso-negativos. Os testes rápidos são os que possuem maior grau de incerteza. Espere mais uns dias e tente fazer um teste sorológico (não teste rápido, mas daqueles nos quais é feita coleta de sangue em laboratório e o resultado só sai no dia seguinte). Faça em um laboratório diferente do que já fez, para possibilitar que o kit utilizado seja outro. Existe diferença de eficácia entre as marcas de kits que foram autorizadas para uso no país.

  15. Boa tarde, fiz o teste sorológico no ultimo dia de minha quarentena pois tive contato com pessoa de casa com posivito para covid-19 e o resultado foi IgG não reagente e IgM nao reagente,será que é confiável?

    1. OI, Guilherme. Preparamos um post sobre interpretação desses resultados que vai sair publicado amanhã (06/06/2020). Existem vários kits comerciais disponíveis e eles possuem diferenças. Nenhum teste é 100% seguro, mas se você cumpriu a quarentena, deve estar tudo OK. Se quiser, pode repetir o teste em outro local para aumentar a confiabilidade no resultado.

    2. Bom dia ! Tive contato com um positivo até o dia 03/11, sem sintomas fiz a sorologia após 6 dias e deu negativo, com 9 dias comecei a ter sintomas, pode ter sido um falso negativo? Devo fazer qual exame , para tirar a contra prova?att

      1. Oi, Valéria. Alguns dos sintomas da COVID-19 são semelhantes a outras doenças respiratórias, por isso é importante procurar um médico para fazer um diagnóstico correto. Os sintomas da COVID-19 costumam aparecer em até cinco dias, podendo piorar após isso. Portanto, é provável que o teu caso não seja COVID-19. Para verificar, pode fazer uma sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado.

      2. Boa noite
        Preciso saber Meu neto começou a ficar sem cheiro e paladar pelo dia 6/12 Só dia 11/12 fez o teste resultado saiu dia 16/12 possitivou.
        Eu n sei se peguei A partir que dia eu poderia ter pego? Hoje dia 17/12 graças a Deus n tô sentindo nada. Me ajude a atender se espero ou vou fazer o teste . Obrigada.

        1. Olá Teresinha,
          A partir do último dia que tiveste contato com ele. Fique em isolamento durante duas semanas, por precaução. Depois, siga mantendo as medidas de proteção e distanciamento. Espero ter ajudado.

  16. Minha mãe fez o teste deu positivo com 8 dias depois do sintomas desde então estou com ela acompanhando. Tem 16 dias q estamos isolada corremos o risco de passar p alguém ainda?

    1. Oi, Lucélia. O ideal seria fazerem outro teste para verificar. Existem relatos de pessoas portadoras do vírus por muitos dias após o início do sintoma. Dê uma olhada no nosso post de hoje. Tem alguma informação sobre isso lá.

  17. Bom dia acabei de pegar meu resultado ja faz 20 dias do primeiro sintoma e o resultado foi igm 2 e igg4.5 . estou com duvida se estou transmitindo ainda ? E se preciso de mais duas de isolamenro . obrigado

    1. Bom dia, Fabrício. A interpretação dos valores depende do kit que foi utilizado. No laudo deve constar se o resultado foi reagente ou não reagente. Acredito que esses valores possam significar que foi reagente para os dois tipos de anticorpos. Dê uma olhada no nosso post de hoje. Ele traz a interpretação desses resultados e o que deve ser feito.

    1. Olá. Inicialmente, COVID-19 é a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2. Uma pessoa pode ser exposta ao vírus e ser portadora assintomática, não desenvolvendo o quadro clínico da doença. Para o assintomático saber se já entrou em contato com o vírus ou estar atualmente atuando como portador assintomático do vírus, é necessário fazer os exames disponíveis (RT-PCR e/ou anticorpos).

  18. Boa noite! Tive contato com uma pessoa com covid 19, já tenho 7 dias e eu não estou com sintomas nenhum, será que estou contaminada? Também queria saber quanto tempo aparece o sintomas do covid 19?

    1. Oi, Alessandra. O aparecimento dos sintomas depende de cada pessoa, mas a literatura relata que a média das pessoas sintomáticas sente sintomas em 5 a 7 dias após a exposição. Mesmo que você não sinta nenhum sintoma, há a possibilidade de você estar carreando o vírus de forma assintomática, portanto, mantenha as recomendações para isolamento por, pelo menos, 14 dias após a exposição. Caso sinta sintomas mais graves, principalmente dificuldade em respirar ou cansaço para realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica.

  19. Boa tarde,

    Fiz o teste rápido dia 26.05, resultado IGG positivo e IGM positivo, cumprir os 14 dias de isolamento, repetir o teste rápido e deu novamente Positivo/Positivo. Não tive nenhum sintoma. Você recomenda fazer algum exame? Há possibilidade de transmitir esse vírus para outra pessoa? Acredito que tem algo errado por ser ASSINTOMÁTICO.

    1. OI, Leonardo. Se o teu diagnóstico foi feito no dia 26/05, os 14 dias apenas acabaram de fechar. Esses 14 dias são uma média do tempo necessário para isolamento, porém algumas pessoas podem necessitar mais tempo. Você fez o certo: repetiu o teste após os 14 dias. Pelo resultado, teria que cumprir mais tempo de isolamento, porém o teste que você está fazendo é do tipo rápido, que tem maior probabilidade de apresentar resultados tanto falso positivos como falso negativos. Seria bom que fizesse um teste de anticorpos em laboratório, com coleta de sangue, ou o próprio RT-PCR para detectar o RNA viral. Os testes rápidos funcionam muito bem para uma triagem, mas resultados positivos deveriam ser confirmados pelos testes citados.

  20. Bom dia , fiz o teste no dia 11/05 , deu positivo e meu problema maior foi garganta ,ainda sinto um pouco ,não voltou ao normal .Ainda sou transmissora do vírus?

    1. Oi, Iranilda. O melhor é você refazer o teste para verificar, já que existem relatos na literatura de transmissão do vírus mesmo após um tempo longo passado da infecção. Dê uma olhada no post do Microbiologando de 06 de junho para ver como interpretar os resultados dos testes.

  21. Boa tarde.. Comecei com os sintomas dia 18 de abril ,perda de olfato e paladar total ,5 dias depois comecei com Um pouco de tosse e parecia dificuldade pra respirar,mas todas as vezes que fui no hospital tava saturando bem ,fiz o teste e deu reagente ,hoje já fazem mais de 50 dias e ainda sinto alguns sintomas ,como cansaço e o peito tipo uma bronquite… fiz dois testes rápidos e deu IgM e IgG negativo nos dois… posso ainda estar infectado ou são sintomas que podem permanecer por mais tempo?

    1. Olá, Baldo. Estamos com um post agendado para o dia 12/06 que fala exatamente do teu problema. Algumas pessoas têm apresentado sintomas por um tempo mais longo e a verdade é que não se sabe a razão. O ideal seria fazer testes de anticorpos mais confiáveis do que os testes rápidos ou fazer o RT-PCR, que irá dizer se há possibilidade de você ainda estar disseminando o vírus.

  22. Eu tinha relatado errado… O último teste foi rápido, mas quando já tinha 27 dias eu fiz o sorologia que pega o resultado depois,,e deu nao reagente pros dois também… por isso fiquei em dúvida

    1. Oi, Baldo. Respondendo aos dois comentários: existem relatos na literatura de pacientes com teste de RT-PCR positivo após meses. Às vezes, são relatados testes negativos para um tipo de amostra (suábe nasal, por exemplo) e positivos para outra amostra (fezes, por exemplo). Infelizmente, cada paciente é um caso diferente. No post de amanhã você vai ver que algumas pessoas estão apresentando sintomas por meses sem ter resultado positivo para o RT-PCR ou os testes de anticorpos. Essas pessoas estão passando por momentos difíceis porque, muitas vezes, é considerado que estão com sintomas psicológicos apenas e isso pode não ser verdade. Leia o post de amanhã e, se ainda tiver dúvidas, pode nos escrever. Mas a verdade é que não temos como te dizer se você está infectado ou não. Teria que procurar acompanhamento médico por causa dos sintomas.

      1. Minha Mãe tem 93 anos e fez o teste do sangúe e testou positivo ela está não sente nada ,pelo contrário se alimenta bem e toma muito líquido. Ela está com 11 dias de isolamento, o isolamento termina dia 02/12/2020. É possível que tenha dado falso positivo?

        1. Oi, Hildete. É possível, sim, mas não há como ter certeza com apenas um exame. A tua mãe está tendo acompanhamento médico? Isso é importante, ainda mais devido à idade.

        2. Oi, tô com uma dúvida. Eu fiz o PCR, do nariz e deu positivo, fui liberada no dia 05. Meu marido começou com os sintomas no dia 02, fez PCR tbm e o dele deu positivo e já foi liberado ontem dia 15/12. Meu filho tem dois anos e foi assintomático, ele fez o teste rápido de sangue e deu positivo, o tempo de isolamento dele é igual ao meu q testei primeiro ou igual ao do meu marido que foi o último a ter o teste positivo confirmado ?

        3. Olá Tainara,
          O teste de sangue de seu filho deve ter sido para anticorpos. Por ele estar positivo, já deveria estar na segunda semana de infecção. Portanto, ele poderia ter sido liberado, com segurança, após 7 dias da coleta do exame, talvez menos. Espero ter ajudado.

  23. olá , meu esposo está com covid o exame foi feito, não estamos fazendo isolamento em casa somos 6 pessoas , pq o nosso contato é muito próximo, sei q vamos pegar, pois ele é assintomático e eu não consigo cuidar de três crianças sozinhas !
    não estamos sentido nadadas 7 dias que saiu o resultado do exame dele , será q todos nós pegamos aqui é somos assintomáticos, obs fizemos o exame só falta o resultado

    1. Olá, Mary. A tua situação é a da maioria dos brasileiros: é impossível manter o distanciamento social dentro de casa. Não se preocupe. O importante é não apresentarem sintomas ou apresentarem apenas sintomas leves da doença. Entrar em contato com o vírus não significa que vai ficar doente. A maioria das pessoas não apresenta sintomas mais graves. Provavelmente esse vai ser o caso de vocês. Continuem se apoiando nas tarefas domésticas. Esse apoio ajuda a manter o sistema imunológico funcionando normalmente.

  24. Olá, boa tarde. Me chamo Gleidson e gostaria de saber se uma pessoa que já teve Covid-19 pode apresentar igG negativo depois de passado algum tempo de sua recuperação. Obrigado.

    1. OI, Gleidson. Em teoria é possível sim, vai depender do organismo da pessoa. Se ela apenas teve sintomas leves ou foi assintomática, pode apresentar níveis baixos de IgG, que acabam não sendo detectados. Não se sabe muita coisa porque ainda não tivemos tempo para isso. Como o passar do tempo, muitas das perguntas que estamos fazendo agora acabarão sendo respondidas. Temos que ter paciência e aguardar.

  25. Parabéns e obrigada pela disponibilidade em nos ajudar com seus conhecimentos.
    Se puderem tirar minha dúvida: meu marido foi obrigado a conviver 3 dias na casa de seus familiares (todos assintomáticos / nem fizeram testagem) no entanto estão no epicentro e utilizam transporte público.
    Como sou do grupo de risco queria saber que meu marido não “voltou contaminado” nesse caso qual teste ele poderia realizar? No primeiro dia de retorno pra cidade?
    MUITO OBRIGADA

    1. Oi, Renata. Como você é do grupo de risco e ele voltou de viagem de local onde o vírus está circulando ativamente, além de ter tido contato com outras pessoas em transporte público, o melhor é agir como se ele estivesse infectado. Os testes não são 100% seguros e não vale a pena o risco. O ideal é que ele fique distante de casa cumprindo quarentena de, ao menos, 14 dias antes de entrar em contato com você. Essa medida tem sido adotada em alguns países, por exemplo, quando o viajante retornou de local com circulação do vírus.

  26. Mestres! Valeu a disposição no conteúdo e nas respostas!!!!!
    Tive que ficar em Porto Alegre 1 semana a trabalho (dividi um apartamento com 5 colegas / usamos Uber e ônibus ) e retorno pra casa (três coroas) hoje a noite. Em casa temos 1 pessoa que até então não ficou claro se é do grupo de risco ou não (42 anos / acima do peso). Não sei se Porto Alegre tá sendo considerado local ativo de transmissão já ou tá “controlada a coisa por aí”. Será que é necessário eu fazer algum teste?

    1. Rafael, o vírus está circulando ativamente em alguns bairros de Porto Alegre. Como a pessoa que você mencionou pode fazer parte do grupo de risco, o melhor é não arriscar. Se possível, faça quarentena e permaneça em isolamento por 14 dias para ver se não surgem sintomas. Esse tempo é o necessário, também, no caso de pessoas assintomáticas. Pela literatura, é tempo suficiente para indivíduos assintomáticos deixarem de disseminar o vírus. Os testes não dão 100% de certeza, então, o melhor mesmo é a quarentena. Se não for possível permanecer em isolamento durante esse tempo, ao menos não entre em contato com essa pessoa que pode pertencer a um grupo de risco. 14 dias passam rápido.

  27. Boa noite, queria saber se vcs tem relatos sobre como no meu caso ,com mais de 50 dias com covid e ainda sentindo alguns sintomas,se a doença ainda pode se agravar ?

  28. boa noite por favor o quem sabe explicar teve corona virus fiquei 14 dias no isolamento hoje faz 23 dias fiz o teste pcr teu positivo a empresa nao deixar eu voltar trabalho .porque depois de fazer quarentena ainda estou com esse virus o que eu faço por favor alguem explicar

    1. Oi, Edvaldo. Se você está acompanhando os comentários, já deve ter visto que existem mais pessoas com o mesmo tipo de problema. Nosso post de hoje fala sobre isso. Fique calmo e atento para os sintomas. Continue em quarentena até o vírus clarear (não ser mais portador do vírus). Tenha paciência que tudo passa.

  29. Ola boa noite tenho um amigo ….que o amigo dele esta com covid ele teve contado com esse amigo que deu positivo pra covid e eu tive contato com ele eu e esse amigo meu possa estar infectados

    1. Oi, Kelly. Não fique tão preocupada. Observe os sintomas. A maioria dos infectados é assintomática ou tem apenas sintomas leves. Se sentir dificuldade para respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica.

  30. Ja tem 20 dias que tive o primeiro sintomas e 13 dias que fiz o teste positivo,ja posso voltar a dormir com minha esposa?

    1. Olá, Célio. O melhor é fazer o teste para saber se já apresenta anticorpos IgG e se os anticorpos IgM já não são detectados. Dê uma olhada no nosso post de 06 de junho para saber como interpretar os resultados e o que fazer em cada caso. Tente fazer os testes com coleta de sangue, não os testes rápidos. Eles são mais confiáveis. Parabéns pelo teu cuidado com a tua esposa.

  31. Minha prima teve contato com a minha tia dia 31/05 e minha tia testou positivo dia, 12/06 minha prima minha vó e uma tia fizeram o teste pra saber se pegou o covid, minha tia e minha vó deu negativo, porém minha prima deu positivo, só que hoje já tem 16 dias, ela não sentiu e nem tá sentindo nada, ela pode transmitir o vírus?

    1. OI, Rafaella. O ideal é que ela refaça o teste de anticorpos para ver se apresenta IgG e não apresenta IgM. Dê uma olhada no nosso post do dia 06/06 para ver como interpretar os resultados e o que fazer em cada situação.

  32. Ola,
    Tive contato (31/05) com pessoas que testaram positivo, hoje faz 16 dias e estou com leve dor de garganta que começou na sexta (11/06) ! Qual teste é indicado para mim? Se fosse fazer o teste de sorologia quando poderia fazer?
    Obrigada

    1. Olá, Camila. Entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas, há um período de tempo que pode variar de pessoa para pessoa. O que temos visto pelos relatos nos comentários do blog e pela literatura é que as pessoas ficam com sintomas ou com anticorpos IgM por um longo tempo. O jeito é ir monitorando. Mantenha-se atenta aos sintomas e procure ajuda médica caso sinta dificuldade em respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras. Há descrições na literatura dizendo que o IgG começa a aparecer após o desaparecimento dos sintomas, mas pode ainda estar indetectável. Aguarde uma semana, ao menos, após o desaparecimento completo dos sintomas e faça o teste de sorologia com a coleta de sangue (não o teste rápido). Dê uma olhada no nosso post do dia 06/06 para ver como interpretar os resultados e o que fazer em cada situação.

  33. Olá, tive contato com uma amiga no dia 07/06, na ocasião ela não usava máscara, eu e minha filha usávamos, no dia 15/06, ela testou positivo para IGM e IGG, ela é assintomática, nós não temos sintomas nenhum, até qtos dias podemos saber se fomos contaminadas ou não?

    1. Olá, Érika. A formação dos anticorpos demora um tempo, que é variável para cada pessoa, mas a maioria já tem IgM detectável em 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Enquanto isso, permaneçam em isolamento para quebrar a cadeia de transmissão do vírus, se for o caso de terem se infectado. Fique atenta aos sintomas e procure ajuda médica se sentir dificuldade para respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras.

  34. Boa tarde.
    Há 37 dias eu e meu esposo apresentamos todos os sintomas da Covid. Fizemos o tratamento com as medicações em isolamento domiciliar. Ficamos isolados total por 21 dias. Porque cheguei aos 14 dias e ainda tinha sintomas. Então, hoje, a empresa onde trabalho disponibilizou a testagem em massa. O resultado do meu teste rápido foi negativo. Mas até então eu entendi que ele teria que ter dado positivo, certo?! Ou devo fazer a sorologia mesmo para ver minha IGG e IGM.
    Gostaria que me ajudassem a entender. Obrigadaaaa

    1. Oi, Mayara. Várias pessoas têm tido o mesmo problema. Pode ser apenas um problema de nível de detecção do teste. O ideal é fazer a sorologia com coleta de sangue em laboratório.

  35. Olá, boa tarde,meu nome é Lindomar Reis, eu gostaria de tirar algumas dúvidas pôr gentileza, eu comecei a sentir os sintomas do coronaviros no 02 de maio, eu fiz o exame nasal e garganta no dia 13 do mesmo mês e deu positivo, eu fiquei insolado pôr 30 dias, graças a Deus eu fiquei bom, eu gostaria de saber se pôr acaso eu for infectado novamente, eu teria mais ou menos os mesmos sintomas,ou eu poderia não sentir nada,ou seja,na segunda vez eu poderia ser uma pessoa Assintomática? Muito obrigado, e Boa tarde!

    1. Oi, Lindomar. infelizmente, não se sabe a resposta para a tua pergunta. Na verdade, não se tem nem certeza de que alguém que já teve COVID-19 pode se reinfectar ou não. Tome todos os cuidados para evitar que aconteça (principalmente uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social).

  36. MEU ESPOSO TEM 16 DIAS QUE ESTA ISOLADO , HOJE JÁ TEM 5 DIAS QUE ELE NÃO SENTE MAIS NENHUM SINTOMA ELE FEZ O TESTE HOJE E DEU POSITIVO . ELE ESTA COM O VIRUS OU NAO ESTA ?

    1. Olá, Kedna. Qual o teste que ele fez e qual foi o resultado? Positivo para qual tipo de anticorpo? O ideal seria ele refazer o teste sorológico para ver IgM e IgG (em laboratório, com coleta de sangue, não o teste rápido). Olhe nosso post do dia 06/06 para saber como interpretar os resultados e o que fazer em cada caso.

  37. Fiz no laboratório a Sorologia para a COVID 19 (Método CLIA)no dia 19/05 e o resultado IgM reagente e o IgG não reagente .
    No dia 26/05 fiz novamente o IgM deu Indeterminado e o IgG deu não reagente.
    No dia 15/06 repetir de novo aí o IgM voltou a dar reagente e o IgG continua não reagente.
    O meu único sintoma foi dor de cabeça (fraca, pois nem remédio tomei ) e um pouco de tontura ,mas tudo de uma forma muito leve.
    O que faço agora ? Volto pra quarentena de 14 dias ?
    Sempre pratiquei muita corrida na minha vida e até na véspera do primeiro exame corri 1h pois não sentia absolutamente nada.Apesar de correr sinto um pouco de cansaço qdo subo uma escada longa

    1. Oi, Rosa. Você tem feito um bom acompanhamento da doença, parabéns. Aparentemente, os anticorpos podem permanecer muito tempo após a infecção, inclusive o IgM. O ideal é ter resultado IgM negativo e IgG positivo depois de um tempo, de forma a ter mais segurança de que não está mais portando o vírus, mas existem relatos de IgM positivo e IgG negativo em pessoas que não estão mais infectadas. Estamos preparando um post sobre isso porque há muitas dúvidas surgindo. O sintoma que você descreveu de cansaço é atual? Se for, pode significar que você ainda está infectada. Aconselho que procure uma opinião médica sobre o teu caso.

      1. Na realidade, este meu cansaço surgiu qdo ví que ainda estava acusando IgM no último exame ( me causou muito stress)O cansaço da subida da escada foi somente uma vez ,e graças a Deus continuo respirando normalmente .
        Uma coisa é certa : Infelizmente a Covid gera muito medo e ansiedade do que poderá vir a acontecer conosco ,mesmo não tendo praticamente nada de sintomas.
        Agradeço muito o seu empenho em responder a todos e o site de vocês estão de parabéns por tantos esclarecimentos os mais atuais possíveis

        1. O importante é não nos desesperarmos. A situação é estressante mesmo, mas temos que lembrar que a maioria dos infectados é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves. Não há motivo para pânico. Vamos aguardar. Tudo passa.

  38. Ser reagente para o anticorpo IgM ,quer dizer que estou com a COVID 19?
    Sendo assintomático por quanto tempo fica no nosso corpo este antic IgM?
    Existem casos de não se conseguir produzir o anticorpo IgG ?
    Muito obrigada.

    1. Como respondemos no outro comentário, nem sempre ter IgM positivo significa ter a COVID-19 ou ser portador do vírus. Isso depende de quanto tempo após a exposição ao vírus o teste foi realizado. Pela tua descrição no outro comentário, é possível que você não esteja mais infectada, mas ficamos apreensivos com o relato de cansaço. Um parecer médico seria bem-vindo. O IgM pode permanecer por um longo tempo no caso da COVID-19 e algumas pessoas não produzem IgG em níveis detectáveis. Estamos preparando um post sobre isso.

  39. Fiz o teste pra covid 19 depois de 14 dias, deu positivo… mesmo eu estando a Mas de 14 dias não entrei na lista de curados, pois meus anticorpos estavam muito baixo! Queria saber mesmo eu estando a Mas de 14 dias ainda transmito a doença?

    1. Oi, Mayra. Infelizmente, é possível sim. O teu teste positivo foi para IgM ou para IgG ou ambos? Ou fez o RT-PCR? Está com algum sintoma, mesmo que leve? Algumas pessoas não produzem anticorpos em níveis detectáveis, principalmente as assintomáticas. Estamos preparando um post para explicar isso. Por enquanto, a resposta para a tua pergunta é que é possível transmitir o vírus mesmo após 14 dias.

  40. Boa noite? Minha prima foi por hospital passou 3 dias internada com pneumonia e lá fez o exame e deu positivo pra covid e agora com 7 dias deu negativo? E possível isso ?

    1. OI, Ana. Isso depende muito do tipo de teste. Se ela fez o RT-PCR no hospital, pode ser que no segundo exame já tenham passado muitos dias do início da infecção e o RNA viral não tenha sido mais detectado. Temos que lembrar que, muitas vezes, quando o primeiro exame diagnóstico para COVID-19 é feito já se passaram vários dias desde a exposição inicial ao vírus. Esse tipo de exame tem melhor resultado nos primeiros dias e é utilizado para diagnosticar uma infecção potencialmente ativa. Os testes sorológicos também têm suas limitações. Não perca nosso post de amanhã (dia 21) porque falaremos um pouco sobre isso.

  41. Minha mãe teve sintomas de covid dia 20 de março não tomou nada Ele tem 64 anos, entrei em contato com a prevent pois ela estava com pigarro, mal estar, sem conta de de comer, enjoo teve até diarreia eles me mandaram tal cloroquina mas não dei enfim, passou depois de 60 dias nos foi oferecido pelo convênio o exame rápido de igg fomos lá tiraram um tubinho de sangue o resultado deu igg não reagente isso quer dizer q ela não teve o covid? É seguro dizer q ela não teve o covid

    1. OI, Vânia. Algumas pessoas não possuem IgG em quantidade detectável nos testes. Como a tua mãe teve muitos dos sintomas da COVID-19, é provável que tenha tido a infecção, sim. Os testes para detecção possuem algumas limitações e podem dar resultados falso positivos ou falso negativos. Não perca nosso post de amanhã (dia 21) porque falaremos um pouco sobre isso.

  42. olá, eu fiz o teste pcr dia 05/06, no dia 08/06 testei positivo. tive que ficar os 14 dias de quarentena, dia 22/06 irei fazer um novo pcr, estou assintomatica. O resultado ainda assim tem como dar positivo ?

    1. OI, Gabriele, o esperado é que não esteja mais positivo no RT-PCR, mas algumas pessoas portam o vírus por um tempo maior. Não há como saber qual será o teu caso. Nos avise o resultado.

  43. Fiz o teste rápido,deu igG…mas a mais de 30 dias venho com uma gripe. Gata deu algumas vezes dores de garganta e cabeça…mas minha preocupação pq sou cardíaca….mas acredito q entrei nas estatísticas dos assintomáticos…pq oque senti e normal neste tempo seco.

    1. Oi, Lucelene. Como você tem uma co-morbidade, o ideal é entrar em contato com o teu cardiologista. Ele irá te orientar e você se sentirá mais segura. Provavelmente, você entrou na estatística dos assintomáticos, sim, mas muitos assintomáticos são, na verdade, pré-sintomáticos, isto é, irão desenvolver algum sintoma da doença após um tempo. Não há como diferenciar o assintomático verdadeiro do pré-sintomático antes dos sintomas aparecerem. O que importa é que os dois podem disseminar o vírus igualmente, portanto, todo cuidado é pouco.

  44. No assintomático, quanto tempo depois de infectado começa acusar iGM reagente no teste rápido?

    1. OI, Martinez. O grande problema é saber quando o assintomático se infectou. Na maioria das vezes a pessoa nem sabe que está infectada. O tempo de aparecimento de anticorpos é o mesmo de uma pessoa sintomática; segundo a ANVISA, não adianta testar antes dos 8 dias. O que pode variar entre o sintomático e o assintomático é a resposta imunológica, que pode ser mais fraca para o segundo grupo. Isso pode tornar a detecção dos anticorpos mais difícil nos assintomáticos.

  45. Dia 05.06 fiz sorologia igm reagente igg não reagente , não tive nenhum sintoma, mas como sou diabética para evitar maiores complicações fiz tratamento conforme orientação médica. Gostaria de tirar algumas dúvidas. 1 quando fiz a sorologia para ter dado positivo eu já estava com o vírus por alguns dias? 2 já fazem 20 dias do exame sem sintomas já posso fazer outra sorologia para ver se o igm dá negativo e igg reagente? 3 depois de 20 dias posso ainda ter algum sintoma grave. Agradeco se puderem me ajudar nas minhas dúvidas.

    1. Oi, Carmen. A sorologia só dá positivo depois de algum tempo da exposição ao vírus. A média de tempo é 7 dias, mas pode ser mais ou menos, dependendo do sistema imunológico da pessoa. A recomendação é que o teste de IgG seja feito passados, ao menos, 14 dias. Portanto, já pode fazer, mas lembre que não necessariamente o teste dará positivo. Muitas pessoas têm tido resultado negativo para IgG. Quanto à terceira pergunta, se você é assintomática, provavelmente não irá ter complicações. Mas fique atenta ao aparecimento de sintomas. Tudo é novidade com essa doença e cada pessoa reage de forma diferente.

  46. Gente, gostaria de saber se após testar positivo assintomático e me curar, existe a possibilidade de pegar novamente, certo? Porém, se eu pegar novamente, sou transmissor novamente ou não?

    1. Olá, Renan. Ainda não se sabe se os anticorpos IgG são protetores, nem por quanto tempo eles irão proteger. Já tem estudo mostrando que a quantidade desses anticorpos diminui muito com o tempo, então, há a possibilidade de se infectar novamente e disseminar o vírus. Portanto, tome todos os cuidados que estão sendo preconizados: uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

  47. Gostaria de saber uma coisa

    Exemplo: Se uma pessoa for contaminada hoje ( certamente ela ainda não sabe) a partir de quanto tempo ela já começa a ser um transmissor do vírus?

    1. Oi, Leidiane. Essa é uma das perguntas para as quais ninguém sabe a resposta. O que está relatado na literatura é que essa pessoa pode transmitir o vírus antes de sentir algum sintoma, mas não há relato de quanto tempo. Se ela não souber que foi exposta ao vírus, esse tempo não vai fazer diferença porque ela não terá como controlar. Se ela souber que foi exposta (entrou em contato com alguém que estava infectado), o melhor é começar a cumprir o isolamento de 14 dias imediatamente. Pode fazer testes para verificar se foi infectada (RT-PCR) ou se apresenta anticorpos (sorologia), lembrando que os anticorpos demoram por volta de 7 dias para serem desenvolvidos.

  48. MEU GENRO DEU RT PCR POSITIVO NO DIA 01/6. 2 EXAMES SOROLÓGICO POR QUIMIOLUMINESCÊNCIA) FEITOS 14 E 17 DIAS APÓS NÃO DETECTARAM IGM ,NEM IGG.
    O FILHO DELE 7 MESES APRESENTOU IGM POSITIVO POR 2X.
    A MÃE NÃO DEU NADA. TODOS ASSINTOMÁTICOS. ESTÃO EM ISOLAMENTO HÁ 24 DIAS. SERÁ QUE JÁ PODEM TER CONTATO COM OUTROS DA FAMÍLIA?

    1. Olá, Adilmar. O fato do menino ter dado IgM positivo pode significar que ainda há risco. O teste do RT-PCR é mais adequado para avaliar se há possibilidade do vírus estar sendo excretado.

  49. Boa tarde, dia 12/06 fiz teste e positivo para covid, passou 14 dias e ainda estou com dor de garganta , tenho que manter isolamento , posso ainda transmitir o vírus ?

    1. OI, Pietra. Como você ainda tem sintomas, provavelmente ainda está infectada com o vírus. Melhor continuar no isolamento. Testes moleculares (RT-PCR) podem te ajudar a saber se está com infecção ativa e testes sorológicos podem ajudar a determinar a presença de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2.

  50. Bom dia, uma pessoa da família que não mora comigo, teve febre e dor no corpo por apenas um dia. Depois de 20 dias desse episódio fez o teste sorologico, deu Igm positivo e Igg negativo.

    Podemos afirmar que ela está imunizada?

    Podemos afirmar que ela não esta mais transmitindo?

    Posso recebe-la em casa sem preocupação?

    1. Olá Paulo. Vamos começar com a segunda e terceira perguntas, que estão correlacionadas. O melhor teste para saber se ela ainda tem o potencial de transmissão do vírus é o RT-PCR. Os testes de anticorpos mostram como está o estado imunológico da pessoa no momento do teste, mas os anticorpos são produzidos com algum atraso em relação á exposição ao vírus. Além disso, tem sido relatado na literatura que algumas pessoas não produzem IgG em quantidades detectáveis por alguns tipos de testes. Em relação a ela estar imunizada, não se sabe ainda se os anticorpos produzidos são protetores e por quanto tempo a pessoa estaria protegida. Nosso post de hoje (26/06) fala um pouco sobre isso. Portanto, pessoas que já tiveram contato com o vírus e se recuperaram devem manter os mesmos cuidados que as pessoas que não foram infectadas: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

      1. Muito obrigado pela resposta!

        Desculpe, só mais um questionamento, por se tratar de uma pessoa muito proxima, estamos um pouco sem jeito de pedir que faça o RT-PCR antes de nos visitar. Faz 5 dias do resultado do exame e 25 dias dos últimos sintomas que duraram apenas um dia.

        É extremamente necessário que seja feito o RT-PCR? Ou mediante detalhes acima já podemos afirmar que ela não esta mais transmitindo?

        1. Paulo, nenhum teste irá te confirmar com absoluta certeza o que você quer. Mesmo o RT-PCR pode falhar. Os relatos da China, que aparentemente foi o país que lidou melhor com a COVID-19, mostram que eles realizavam testes sequenciais de RT-PCR, usando tanto amostras de suábes de garganta quando de suábes anais. Eles relatam que o vírus ainda era detectado nos suábes anais mesmo quando já não era detectado nos de garganta. No Brasil, quando é feito o RT-PCR, as amostras normalmente são de suábe de garganta ou de material do trato respiratório inferior. Por conta das dificuldades da realização do RT-PCR (equipamento, material para realização dos testes e pessoal qualificado para trabalhar com o equipamento e interpretar os resultados), não é possível (ao menos no presente) fazer o esforço de amostragem que foi realizado na China e até mesmo eles tiveram um monte de problemas para confirmar as infecções. Portanto, teremos que conviver com as incertezas. Se esse teu familiar não puder fazer o RT-PCR, seja por qual motivo for, terá que analisar os riscos associados ao resultado da sorologia. Sempre haverá um risco. O que se faz é avaliar se o benefício de receber esse parente é maior do que o risco dele ainda estar transmitindo o vírus. Com a situação que você descreveu, acreditamos que o risco de transmissão seja baixo, mas a decisão tem que ser de vocês.

  51. Fiz o teste,o meu deu positivo para igg e para igm,preciso ficar em isolamento,nunca tive sintomas

    1. OI, Juliene. Como está positiva para IgM, existe a possibilidade de ainda estar infectada. O melhor é fazer o isolamento, sim. Melhor prevenir que remediar.

  52. Testei positivo dia 31/05 (PCR), fiquei 16 dias em isolamento. Tive apenas sintomas leves, espirros, dor de cabeça e dor no corpo bem leve. Realizei novo exame dia 23/06 (PCR) e deu positivo novamente.
    Quando saí do isolamento o médico disse que eu não precisava me preocupar, que nem precisava mais fazer o teste, que não contaminava ninguém e já estava curada.
    Esse positivo persistente, significa que posso ainda posso estar contaminada, e posso dissemina-lo? Ou que apenas são resquícios de células mortas do vírus em meu organismo?

    1. Oi, Pâmela, apesar do RT-PCR detectar a presença do RNA viral e não a presença de partículas virais íntegras no teu organismo, ele tem sido utilizado como indicativo de infecção ativa. Existem vários relatos na literatura mostrando que o vírus pode permanecer ativo por muito tempo em algumas pessoas. O melhor é prevenir. Mantenha o isolamento por mais 14 dias e, se possível, realize novo teste ao final.

  53. Meu mariado deu posito ele é asitomatico paso os 14 dias do enzolamento . Dps repetiu o teste e deu positivo . Ele ainda é um trasmisor??

    1. Olá, Girlaine. Qual foi o teste realizado e o que deu positivo? Se foi o RT-PCR, ele ainda pode ter a infecção ativa e ser transmissor. Se foi o teste rápido, olhe nosso post do dia 06/06, que ajuda a interpretar os resultados de IgM e IgG e diz o que deve ser feito em cada caso. Se foi o teste de anticorpos em laboratório e com coleta de sangue, pode usar a mesma interpretação e orientações do post de 06/06. Resumindo, dependendo de qual teste foi feito e o que deu positivo, há a possibilidade dele ainda ser transmissor do vírus.

  54. TENHO iGG POSITIVA PRO COVID E IGM NEGATIVA . ENTRANDO EM CONTATO COM O VIRUS NOVAMENTE, EU AINDA TRANSMITO?

    1. Oi, Luciana. Ainda não se sabe se os anticorpos são protetores nem por quanto tempo eles irão proteger de uma reinfecção. O ideal é continuar a tomar todos os cuidados para evitar uma nova infecção: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social. Se a reinfecção ocorrer, há risco de transmissão do vírus.

  55. Boa noite meu nome é Márcia e apresentei sintomas tontura, dor de garganta, hipertensão, dores abdominais no dia 19/06. Fui colocada em isolamento até o dia 02/07 quando farei o primeiro teste. Segundo as informações da UBS será aplicado um teste rápido.
    Durante este período foi prescrito o Tamiflu e continuei utilizando meus remédios para hipertensão. O monitoramento dos sintomas foi diário e meu grau de saturação estava sempre em 98. Não estou sentindo mais nada.
    Minha duvida refere-se aos procedimentos caso eu teste positivo, meus filhos também serão testados? Terei que permanecer mais tempo em isolamento.

    1. Olá, Márcia. Se você testar positivo, seria interessante fazer o teste nos teus filhos. Se eles continuam em contato com você durante o isolamento, existe grande chance deles serem infectados. O melhor é que eles cumpram o isolamento junto com você; assim não haverá risco de disseminarem o vírus, caso esteja com a COVID-19. Se não tiverem sintomas mais graves, não há problema algum. Observe se eles sentem alguma coisa. Caso sintam dificuldade em respirar ou cansaço para realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica. Em relação ao tempo de isolamento, peça para quem fizer o teu exame no dia 02/07 te orientar. As orientações dependem do resultado do exame.

  56. Olá, fiz o teste rápido dia 08/06 e apresentou igm e igg positivo, no mesmo dia fiz o PCR e apresentou negativo, repeti o teste rápido dia 16/06 e o igm e igg continuam positivo. Estou com vírus ainda ? Ainda transmito ? Sou assintomática desde o início

    1. Oi, Amanda. Resultados positivos nos testes são mais confiáveis do que resultados negativos. Ter resultado negativo em um teste feito uma única vez é bem dúbio. Pode ser que realmente não esteja com infecção ativa (portanto, não seria mais transmissora do vírus), mas resultados negativos também podem ocorrer por problemas na testagem (amostras inadequadas para o teste, por exemplo). Por isso é que a interpretação dos resultados deve ser feita por profissional de saúde habilitado, como um médico. Se o RT-PCR for repetido e der negativo de novo, a confiabilidade nesse resultado aumenta. Nesse caso, provavelmente não estaria mais com infecção ativa e os resultados positivos de anticorpos apenas estariam indicando que o teu corpo esteve em contato com o vírus e reagiu.

  57. Fiz o teste sorologico dia 12de junho de negativo para os dois. Fiz o teste nasal e garganta deu positivo. Dia 26. Meu olfato e paladar esta um pouco fraco. Só isso o outros sintomas nada.

    1. OI, Luís. Mantenha o isolamento e fique atento aos sintomas. Caso sinta dificuldade em respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica.

  58. Olá! Tive uns sintomas gripais no final de março, que duraram uns 30 dias. Na época não consegui fazer testes de Covid e fiquei tranquilo porque ninguém mais em casa apresentou sintomas.
    Aí no dia 18/06 consegui fazer um teste de sorologia pra saber se eu tinha IgG por conta desses sintomas meses atrás. O resultado saiu dia 22/06, e a minha surpresa é que deu reagente para IgM (1,6) e IgG (0,1) não reagente! Não sentia sintoma nenhum, então teoricamente seria um paciente assintomático. Fiquei muito preocupado e chateado, pois estamos cumprindo rígida quarentena, estou trabalhando em casa e pedindo até as compras por delivery.
    Como IgM demora uns dias pra ser dectado, no dia do exame (18/06) então eu já estaria há alguns dias com a infecção assintomática. A questão é que justamente no dia 22/06 qndo peguei o resultado, comecei a sentir alguns sintomas leves, como garganta inflamada e um desconforto geral. Hoje, dia 28/06, ainda continuo assim, mas sem febre ou tosse. Será que ainda corro risco de ter uma evolução mais grave? A minha preocupação é que tenho 42 anos e estou com IMC 35.
    É quando é o ideal fazer outro teste pra já saber se tenho IgG?

    1. Oi, Alexandre. Fique atento aos teus sintomas. Ele são leves e provavelmente permanecerão assim, mas caso sinta dificuldade em respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica. A recomendação é que o teste de IgG seja feito com, no mínimo, 14 dias após a exposição ao vírus. Tente fazer o teste de sorologia em laboratório, com coleta de sangue (não o teste rápido).

      1. Muito obrigado pela resposta!
        Fiz o exame de sorologia no laboratório sim. E vou ver se faço nessa semana de novo pra saber se já estou com IgG. Mas eu achei estranho aparecer sintomas após um exame desse de IgM positivo. Porque o que eu já tinha lido e escutado é que o IgM costuma aparecer depois de uns 7 dias do primeiro sintoma. E outras pessoas do meu trabalho que tiveram o exame IgM positivo assintomático continuaram assintomáticos pelos 14 dias de afastamento. Então primeiro eu tive produção de IgM e depois que vieram sintomas. Então eu não faço ideia em que fase da infecção que estou. Não sei de que momento começo a contar, do dia do teste (18/06), de 7 dias antes, do dia 22/06 quando começou sintoma… Tenho visto que a fase que pode apresentar gravidade estaria por volta do 7° ao 10° dia de aparecimento dos sintomas. Por isso a minha preocupação se teria risco de gravidade ainda.

        1. OI, Alexandre. É muito difícil diferenciar pessoas realmente assintomáticas das pré-sintomáticas (que irão sentir sintomas em algum momento). A produção de anticorpos inicia 5 a 7 dias após a exposição ao vírus tanto nas assintomáticas como nas pré-sintomáticas. Então, é possível aparecerem sintomas concomitantemente ao aparecimento dos anticorpos. Tanto os assintomáticos como os pré-sintomáticos são capazes de transmitir o vírus, mesmo não tendo sintomas. A maioria das pessoas não consegue estabelecer quando houve o contato com o vírus, então a recomendação é contar os dias a partir do diagnóstico ou do aparecimento dos sintomas, o que vier primeiro. Como dito na resposta anterior ao teu comentário, provavelmente não terá complicações, já que a maioria das pessoas sintomáticas tem sintomas leves. Mas fique atento e tente não se preocupar demais.

  59. Tive sintomas de diarreia, Calafrius e não sentia cheiro nen gosto de nada. Fiz o teste 1 dia antes de sentir esses sintomas e tinha dado negativo, isso no início de maio. Dia 23 fiz o exame sorologico e deu reagente. Mesmo ter sentindo os sintomas a 1 mês atrás ainda posso tá com o vírus ou ter pegado agora?

    1. OI, Agda. Provavelmente o teste que você fez um dia antes de sentir os sintomas foi o de detecção de anticorpos (teste rápido, talvez). Os anticorpos são produzidos após um tempo da exposição ao vírus (5 a 7 dias para IgM e 14 dias para IgG, mas existem pessoas que desenvolvem anticorpos em prazo diferente desses). Portanto, o resultado negativo em maio apenas significava que você ainda não tinha anticorpos em quantidades detectáveis. Você apresentou sintomas de COVID-19 e fez a sorologia em 23/06, certo? O resultado positivo, quer tenha sido para IgM ou IgG significa que você realmente entrou em contato com o vírus e os sintomas significam que você deve ter tido a COVID-19 mesmo. Portanto, a exposição ao vírus deve ter sido em maio, alguns dias antes dos sintomas aparecerem. Apenas um profissional de saúde pode analisar os resultados dos teus testes e te orientar em relação à possibilidade de ainda ser transmissora. Se o IgM foi positivo, existe essa possibilidade.

  60. Dia 24 fiz o teste rápido de curioso é deu iģg é igm reagente dia 26 fiz RT-PCR deu positivo estou fazendo quarentena de 14 dias devo repetir qual exame daqui 14 dias ? Outras pessoas que tiveram contato comigo fizeram o teste rápido deu negativo.

    1. Oi, Renato. Essas pessoas que fizeram o teste com você e tiveram resultado negativo deveriam repetir o teste em 14 dias. Como você estava infectado e teve contato com elas, é provável que elas tenham se infectado também. Elas deveriam cumprir a quarentena por precaução. Essa é a forma como conseguiremos dominar essa doença: os contatos de pessoas confirmadas como portadoras do vírus, sintomáticas ou assintomáticas, devem cumprir a quarentena para evitar a possível disseminação do vírus. O fato deles terem dado negativo naquela ocasião apenas significa que ainda não tinham anticorpos contra o vírus. Com a repetição do teste 14 dias após a exposição, poderão avaliar se foram ou não infectadas. O lema é precaução. Em relação ao teu caso, se for possível, repita o RT-PCR daqui a 14 dias. É provável que a sorotipagem ainda detecte o IgM.

  61. Olá Anderson , tive os primeiros sintomas no dia 29/05 fiz o teste por coleta de sangue no dia 10/06 e dia 11/06 peguei o resultado e de reagente , tomei azitromicina e fiquei os dias de isolamento em casa junto com minha esposa que tbm teve o covid no di 26/06 ela fez um teste rapido e deu negativo para igm e igg no dia 29/06 um mês apos os sintomas fiz o teste rapido e deu positivo ainda para igm , não sinto mais nada , minha duvida é sera que ainda posso transmitir , será que minha esposa não criou anticorpos, se eu fizer um teste PCR daqui a uns 5 dias ele ainda pode ser confiavel por já ter passado mais de 1 mês dos sintomas? Poderia me ajudar a esclarecer.

    1. Olá, José. Sempre existe possibilidade de falhas em qualquer teste que você fizer, mas o RT-PCR normalmente dá positivo se você estiver com infecção ativa. O problema é que, às vezes, a coleta da amostra não é adequada, entre outros problemas que podem ocorrer. Mas, a princípio, tudo correndo certo, você poderá confiar no resultado no RT-PCR, principalmente se fizer o teste mais de uma vez com intervalo de dois a três dias entre as vezes. O teste de anticorpos (sorologia) não irá te responder se ainda está transmitindo o vírus. A transmissão só ocorre se houver infecção ativa. Em relação à tua esposa, ela pode ter desenvolvido anticorpos em quantidades baixas e não detectáveis pelos testes, principalmente se foi assintomática. Ela pode repetir o teste quando completarem 15 dias da primeira testagem para ver se já apresenta anticorpos em quantidades detectáveis. Seria bom que ela fizesse o RT-PCR para ver se está com infecção ativa. Essa informação é até mais importante do que saber se tem anticorpos.

    2. Olá me chamo Denise minha mae testou possitivo dia 23 /11 porem 5 dias antes ela ja sentia alguns sintomas e eu tive contando com ela todos esses dia e eu conseguir fazer o teste so dia 02/12 estou esperando o resultado porem perdi um pouco do ofato e uma irritação na garganta no dia 05/12 será que posso ter pego é só agora os exames estão levando 10 a 12 dias pra sair

      1. Oi, Denise. Os sintomas que você está relatando são compatíveis com COVID-19. Enquanto o resultado não sai, mantenha-se em isolamento por precaução. A probabilidade de pessoas que moram juntas ou têm contato mais frequente se infectarem mutuamente é grande.

  62. Uma outra pergunta eu estava com infecçao intestinal , estou tomando metronidazol que é um anti infeccioso e um antibiótico clorodrato de ciprofloxacino , o medico passou por 12 dias estou tomando a 7 já estou bem , esses medicamentos podem diminuir minha imunidade e anticorpos?

    1. Oi, José. O ideal é perguntar para um médico. Ele vai saber te orientar. Pode até ser que os sintomas gastrointestinais sejam da própria COVID-19.

  63. Olá. Tive contato com uma pessoa infectada assintomática há 15 dias (estou cumprindo a quarentena dos 14 dias) e até agora tb não tive nenhum sintoma. No 12º dia após o contato, fiz o teste sorológico e deu IGM (0,8, no limite) e IGG negativos (0,1). Considerando que a partir de 0,9 no IGM já daria como resultado indeterminado, eu deveria refazer o teste daqui a alguns dias para ter certeza? Mesmo que seja negativo, como é possível ter 0,8 no IGM sem ter tido contato com o vírus? Achei estranho. Obrigado!

    1. Oi, Tiago. Se você teve contato com uma pessoa infectada assintomática, você teve contato com o vírus e pode desenvolver anticorpos. Como você está assintomático também, é provável que a quantidade de anticorpos seja pequena e possa nem ser detectada nos testes sorológicos. IgG começa a ter um pico a partir dos 14 dias, então, se refizer o sorológico, pode ser que aumente o IgG. Cada pessoa reage de uma forma a esse vírus e é esse o desafio. Caso a tua intenção seja determinar se é portador do vírus, o teste adequado é o RT-PCR, não a sorologia. Como você está cumprindo a quarentena (atitude louvável e correta) e está assintomático, provavelmente dará RT-PCR negativo se decidir fazer o teste. Isso te daria tranquilidade de não estar disseminando o vírus para outras pessoas.

      1. Obrigado pela resposta! Uma última dúvida: se uma pessoa tem IGM negativo (menor que 1), mas possui algumas frações (0,8, como no meu caso), ela necessariamente teve algum contato com o vírus? Ou é possível que esse IGM mínimo se dê por outros motivos, como ter tomado vacina recentemente ou ter pego gripe comum dias atrás?

        1. Oi, Tiago. Existe possibilidade de reação cruzada com outros coronavírus que causam gripe comum, sim. Esse é o caso dos resultados falso-positivos.

  64. Oi fui diagnosticado com covid 19 hoje tem 20 dias de isolamento, meu filho e esposa tiveram sintomas de covid19 também. Só que não fizeram o exame para detectar se contaminaram.
    Eu fiz porque a empresa pagou.
    Para eles Saírem do isolamento precisam fazer o exame ou não ?
    Por já ter feito 20 dias de isolamento. Podem sair do isolamento?

    1. Olá, Douglas. O ideal seria fazerem o teste, mas 20 dias de isolamento é mais do que o período que tem sido recomendado para isolamento (14 dias no mínimo). É provável que não tenham mais o vírus, mas devem continuar tomando todas as precauções: uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social (manter distância de 2 metros das outras pessoas).

    2. Boa noite tive contato com o meu irmão testando positivos covid fiz teste igG deu ñ reagente e o igm indeterminado como proceder posso voltar ao trabalho

      1. OI, Sanderlei. Os testes de anticorpos só apresentam resultados após um determinado período: em média 5 a 7 dias para IgM e 14 dias para IgG. Não adianta fazer esses testes antes desse período. Enquanto isso, como você teve contato próximo com alguém confirmado para COVID-19, tem que permanecer em isolamento. Fique atento se aparecem sintomas. Caso sinta dificuldade para respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica. Fique atento ao nosso post que será publicado no dia 12/07 porque falaremos sobre as recomendações da OMS para a liberação do isolamento.

  65. olá boa noite dia 06 de julho realizei o teste rápido e deu positivo para IGM, só realizei teste depois que minha mãe recebeu o resultado para positivo para IGM e IGG, ambas nunca apresentamos sintomas. No meu caso a médica me falou que no dia 06 eu estava com 08 dias contaminada com o vírus visto que mesmo sem sintomas mais os testes rápidos para IGM significa que eu tive contato a poucos dias. Gostaria de saber até o momento não estou sentindo nenhum sintoma mais já estou tomando a medicação que me passou, eu posso a vim sentir algum sintoma?

    1. Oi, Stefanya. Não existe medicação indicada para a COVID-19, mas se a tua médica prescreveu alguma coisa, continue a tomar. IgM dá resultados, em média, depois de 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e tende a diminuir com o passar do tempo. por isso tua médica disse que você devia estar infectada há 8 dias pelo menos. Pessoas assintomáticas também produzem anticorpos. Provavelmente você continuará assintomática, mas fique atenta aos sintomas (febre, dor de cabeça, perda de olfato, dificuldade em respirar, entre outros). É difícil saber se uma pessoa infectada assintomática irá desenvolver ou não sintomas. A maioria das pessoas que desenvolve tem sintomas leves, portanto, caso você venha a desenvolver, deverá ter apenas sintomas leves. Caso sinta dificuldade para respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica.

  66. Olá, meu marido chegou de viagem dia 17/06 , apresentou sintomas dia 23/06 e no dia 01/07 foi internado pq sentia muita dores nas pernas. Foi feito o teste PCR no hospital no dia 01/07 e o resultado saiu dia 08/07 positivo. Aqui em casa somos mais 4 incluindo uma criança e uma idosa. Não apresentamos sintomas até o momento. A não ser minha mãe, com dores nas pernas há 3 dias.Como faço a contagem para saber há qto tempo podemos ter ou não contraído o vírus?

    1. Olá, Bianca. Na verdade, a tua mãe está apresentando sintomas: as dores nas pernas. Seria bom que ela fosse avaliada por um médico. É provável que todos vocês tenham sido infectados, mas isso não quer dizer que terão sintomas. A maioria das pessoas é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves. Como vocês são contato de uma pessoa positiva para o vírus, devem permanecer em isolamento por, pelo menos, 14 dias para evitar a disseminação do vírus. Teu marido deve ter sido infectado na viagem. Demora uns dias até os sintomas aparecerem, mas a pessoa dissemina o vírus enquanto isso. É possível que vocês tenham sido infectados quando ele voltou para casa. Isso quer dizer que já teriam passado esses 14 dias. O melhor seria fazerem exames para saber se ainda apresentam o vírus e se já desenvolveram anticorpos.

  67. Olá, tive sintomas no dia 03/05, domingo, e estava na casa do meu namorado, foi durante a madrugada, tive febre, nariz muito entupido, dores de cabeça, corpo, garganta (acreditava ser uma crise de sinusite pois eu sou alérgica), com os dias fui tendo perda de olfato e paladar, dor de ouvido, e voltei pra minha casa. No dia 07/05, quinta feira, meu namorado começou a apresentar os mesmos sintomas, sendo que sinusite não pega, achei estranho, mas poderia ser uma gripe tb, devido à época do ano, enfim. De qualquer forma, fiz a quarentena com meu namorado, só nos encontramos depois de 15 dias. Uma semana depois que voltei pra casa, minha vó ficou arriada na cama uns 3 dias e tb perdeu olfato e paladar, depois minha mãe ficou mal e ela ficou pior, fez uma consulta online e o medico receitou remédio como se fosse covid. Depois que ela melhorou ainda teve infecção urinária. Todos nós ficamos mal uns 15 dias. No final de junho meu namorado fez um teste rápido do detran e deu positivo. No dia 03/07, eu, minha vó e minha mãe também fizemos. O meu deu negativo e o delas positivo. Achei estranho e fiz um exame de sorologia. Deu não reagente para o IGM e para o IGG. Estava lendo sobre imunidade cruzada. Qual a opinião de vcs, uma vez que teoricamente eu tive os sintomas primeiro?

    1. Oi, Sicília. Os resultados podem ser difíceis de interpretar, principalmente os de sorologia. Algumas pessoas desenvolvem poucos anticorpos e eles não são facilmente detectados nos testes, dando resultados falso-negativos. Além disso, existem muitos kits disponíveis no mercado, cada um com uma acurácia diferente. Temos vários posts no blog sobre isso. Tem sido um problema recorrente. Como passou muito tempo desde os teus sintomas e o teste que você fez, é possível que tenha dado falso-negativo. Mas não há como descartar a tua explicação inicial: que os teus sintomas tenham sido de uma gripe comum e não de COVID-19. Em relação à imunidade cruzada, também é possível, mas nesse caso você teria resultados de sorologia positivos mesmo não tendo tido COVID-19. Seria o falso-positivo. Os fabricantes dos kits disponibilizam as informações sobre possibilidade de falso-negativos e de falso-positivos do kit, que são usadas pelo profissional de saúde que realizou o teu teste e pelo médico para interpretar os resultados.

      1. Sim! Mto obrigada pela resposta! Mas depois eu fiz o de sangue e deu negativo!
        A questão foi e eu moro com minha mãe e minha vo, estava com meu namorado e tive sintomas antes de todo mundo e deu negativo! Meu deeeus!!!

        1. Oi, Sicília. Como já faz muito tempo que você teve os sintomas, provavelmente você já não é portadora do vírus. Essa é a informação mais importante. A questão dos anticorpos tem uma série de problemas, como falamos antes. Mesmo a sorologia com coleta de sangue pode dar resultados falso-positivos e falso-negativos. Não se preocupe com isso. Nosso post do dia 12/07 irá falar sobre critérios para a saída do isolamento recomendados pela OMS. Fique atenta.

  68. Boa tarde meu marido foi internado com covid no dia 30/06 tive contato com ele até esse dia,Mais eu e minha filha de 8 anos não sentimos nenhum sintomas,podemos está infectadas?

    1. Oi, Fernanda. Existe a possibilidade, sim. Vocês devem permanecer em isolamento por, pelo menos, 14 dias a partir do dia 30/06 e monitorar os sintomas. A maior parte das pessoas é assintomática ou apresenta sintomas leves, mas se sentirem dificuldade em respirar ou cansaço ao realizar atividades rotineiras, procure ajuda médica.

  69. Boa noite
    Já fiz 2 testes rápidos no período de 21 dias e deram reagentes as duas vezes
    Fiquei em isolamento esses dias
    Não apareceu sintomas
    Daqui uns dias vou repetir novamente
    Já fica gravado na mente q vai dar reagente de novo kkkk
    Posso tomar algum remédio?
    Ou será q estou com alguma infecção?
    Ou será do sangue?

    1. Olá, Hélio. Os testes de anticorpos apenas dizem se você já desenvolveu os anticorpos. Eles não dizem se você está com o vírus. Portanto, podem dar reagente por um longo tempo. Aliás, o ideal é que o IgG dê regente por um longo tempo, mas algumas pessoas apresentam IgM também por longo período. Novamente, isso não significa que você ainda esteja com o vírus. Dia 12/07 iremos publicar um post sobre recomendações da OMS para a liberação do isolamento e você vai ver que eles não se baseiam nos anticorpos. Fique atento. Em relação à remédio, não existe nenhum medicamento com eficácia comprovada. Como você não apresentou sintomas, não precisa tomar nada.

  70. Boa noite! Um teste de sorologia CLIA para Covid-19 com resultado de IGM REAGENTE com 1.01 ua/ml e IGG NÃO REAGENTE com 0.02 ua/ml., indica que o paciente está mesmo com cOvid (mesmo estando assintomático)? Qual a PROBABILIDADE do exame estar errado?

    1. Oi, Camilla. Os testes de anticorpos não dizem se o paciente está com o vírus. Eles dizem se o paciente desenvolveu anticorpos contra o vírus, significando que já entrou em contato com o vírus em algum momento. A sorologia pelo CLIA é bastante confiável, mas sempre existe possibilidade de resultados falso-positivos ou falso-negativos. Fique atenta ao nosso post que será publicado no dia 12/07 porque falaremos sobre as recomendações da OMS para a liberação do isolamento. Muitas das tuas dúvidas serão respondidas ali.

  71. Olá, tenho 19 anos, sou saudável e fiz uma cirurgia de apendicite faz 4 dias. Creio que posso ter tido contato com um infectado no hospital. Minha dúvida é: qual a chance de eu ser assintomático sabendo que estou em recuperação de uma cirurgia com 5 pontos na barriga? OBS: não tenho doenças subjacentes.

    1. Oi, Gabriel. Se você está preocupado, peça para fazer um teste de RT-PCR para ver se você foi infectado. Quatro dias é um bom período para fazer esse teste e ter uma boa margem de confiança no resultado. Para os testes de anticorpos, ainda é muito cedo. A maioria das pessoas infectadas é assintomática ou tem apenas sintomas leves, mas como você sofreu uma cirurgia recente, seria bom saber se está infectado ou não. Fique tranquilo. Melhoras na tua recuperação.

  72. Bom dia tive contato com meu com meu cunhado q foi detectado hj o covid.. mas ele já estava c sintomas e deu q era dengue e agora o medico disse q e covid após quanto tempo tenho q fazer o exame para verificar se estou pois sou do grupo de risco

    1. Oi, Suelen. Alguns sintomas da COVID-19 são semelhantes aos da dengue, portanto essa confusão no diagnóstico é bem possível. Você disse que o teu cunhado já estava com sintomas há algum tempo. Quando foi a primeira vez que você entrou em contato com ele já com sintomas? Faça a contagem do tempo a partir desse dia. Você pode fazer o RT-PCR para saber se está com o vírus a qualquer momento, embora os resultados sejam mais confiáveis nas primeiras semanas. Em relação aos testes de anticorpos (sorologia), o IgM aparece em média de 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e o IgG em 14 dias, mas existem relatos de pessoas que apresentaram IgG antes de IgM. Isso varia muito. Esses resultados, caso positivos, não significam que você está com o vírus, mas que você entrou em contato com ele em algum momento e o teu corpo reagiu produzindo anticorpos. Tente fazer o teste de sorologia com coleta de sangue em laboratório; esse teste é melhor do que os testes rápidos. Procure o seu médico para receber orientações, já que pertence a um grupo de risco.

    2. Boa noite estou com alguma duvidas!
      Eu sou agente comunitário de saúde, fizeram o exame em meus colegas de trabalho eu e mais duas não fizemos!
      Eles fizeram na terça-feira dia 27/10 o PCR e o resultado saiu na quarta-feira dia28/ 10 !
      Uma colega agente de saúde testou positivo e a gente fica junto uma boa parte do dia pois ficamos todas Acs numa mesma sala!
      E a enfermeira também testou positivo! nesse mesmo dia q saiu o resultado delas eu e a enfermeira e outra colega Acs andamos a parte da tarde fazendo vacinas nas crianças!
      A noite saiu o resultado delas !
      Como nos fomos contato direto da enfemeira colocaram a gente de isolamento naquela noite então fiquei do dia 29/10 ate dia 03/11 de isolamento aguardando pra fazer o exame(PCR) fiquei esses dias devido feriado e final de semana porque falaram q tem um prazo de 3 dias do contat, isso procede!
      Mas a verdade e que fiz e testei positivo!
      Como meu marido e minha filha ficaram em isolamento comigo desde a quinta feira 29/10 , eles fizeram na quarta-feira 04/11 o meu marido fez o PCR e minha filha de 5 anos o da saliva!
      O deles deu negativo!
      Ontem dia 12/11 fiz o PCR de novo o resultado saiu hoje a noite 13/11 e continuo Reagente pra Covid!
      Me falaram q meu marido e minha filha tem q fazer de novo o exame e eu devo ficar mais 7 dias de isolamento hoje ja completo 11 dias depois que fiz o exame será que ainda estou transmitindo o virus pras pessoas!
      Estou com esse duvida porque nem sei o dia q peguei pode ser que eu ja estava ou sera que foi pelo contato q tive com a enfermeira !
      Meu marido e minha filha não Estão com sintomas ate tava preocupada com ela porque ela não me larga fica o tempotoda atrás de mim!
      Ja nao estou aguentendo mais ja estou a 16 dias trancada dentro de casa !
      Fiquei muito preocupada pois estou gestante de 34 semanas fui ao infectologista fiz tudo direitinho como foi pedido perguntei se tinha necessidade de fazer um novo PCR ele disse que nao porque o virus fica no organismo por 3 meses disse q na segunda 16/11 eu ja podia voltar pro trabaalho, mas fiz por ordem do trabalho e agora o que eu faço sera q ainda estou tranmitindo !

      1. Oi, Rosidarley. Respondemos a tua pergunta no outro comentário. Infelizmente, não estamos conseguindo responder a todos os comentários com rapidez e deve ter sido por causa disso que você escreveu novamente. Nos desculpe. Vamos copiar abaixo a resposta dada:
        Olá, Rosidarley. Uma odisseia e tanto a tua! Vamos por partes. O RT-PCR detecta o RNA viral. A grande crítica a esse teste é que ele não detecta partículas infectantes do vírus, apenas o RNA. Porém, o RNA é uma molécula muito instável e facilmente destruída, portanto, a sua detecção é mais provável se ele estiver protegido dentro do capsídeo viral (parte do vírus formada por proteínas). Por isso a detecção do RNA viral no RT-PCR é interpretada como infecção ativa.
        Pessoas que habitam a mesma residência têm alta probabilidade de transmitir o vírus umas para as outras e devem cumprir o isolamento mesmo que tenham resultados negativos nos testes. Sempre há possibilidade de falso-negativos e o melhor é prevenir.
        Gestantes têm a mesma probabilidade de ter complicações da COVID-19 que outras mulheres, o que é uma boa notícia. Não é o fato de estar grávida que irá te colocar em maior risco. Também não há evidências de riscos maiores para o feto/criança.
        Por fim, o isolamento deve ser mantido até ter resultado negativo no RT-PCR, infelizmente. É bem difícil ficar em casa tanto tempo, mas é necessário. Como ainda não temos medicamentos nem vacinas eficazes, essa é a nossa única forma de deter esse vírus.
        Parabéns pelo novo filho que está vindo. Continue a seguir as orientações médicas.

  73. Bom dia! Eu tive o primeiro sintoma (tosse seca) no dia 11.05.2020 por volta das 19h.
    No dia seguinte pela a tosse tava descontrolada e a garganta inflamada e com o corpo febril. Neste mesmo dia pela noite a febre estava alta e descontrolada.
    No dia 13.05.2020 era garganta inflamada, tosse, febre alta, diarréia, moleza no corpo.
    Dia 14 e 15.05.2020 após ir ao médico comecei a tomar ANNITA, AZITROMICINA, PREDSIN E REMÉDIO PARA FEBRE E DOR.
    Fiz o teste rápido mas não deu positivo.
    No dia 23.05.2020 fui fazer o teste rápido e deu positivo.
    No dia 29.05.2020 fiz de novo o teste rápido e continuou dando positivo, perdi o olfato e paladar e continuou moderado a diarréia.
    No dia 06.06.2020 fiz o teste e deu positivo.
    No dia 09.06.2020 estava me queixando de uma inquietação no peito quando tentava dormir de bruços. Fui no hospital e fiz tomografia computadorizada do tórax e deu manchas no pulmão quase 20% foi atingido pelo covid. A médica passou medicamentos pra prevenir uma possível infecção que poderia gerar uma pneumonia.
    Depois disto repetir outros testes rápidos e continuo testando positivo, até no RT-PCR no dia 15.06.2020 deu positivo.
    No dia 08.07.2020 fiz o teste rápido e deu positivo. Hoje estou com 60 dias e ainda testo positivo.
    O que eu tenho que fazer para ficar bom?

    1. OI, Márcio. Tente refazer o RT-PCR. Ele é que te dará a informação se ainda está com o vírus. O teste rápido apenas informa se você tem anticorpos contra o vírus, o que é esperado, já que você teve contato com o vírus. Não existe nenhuma medicação com eficácia comprovada contra o vírus, apenas medicações que aliviam os sintomas ou atuam em infecções bacterianas que possam ocorrer junto (caso da azitromicina que você tomou). Não pratique automedicação, procure orientação médica. Fique atento ao nosso post de amanhã (dia 12/07) porque falaremos dos critérios da OMS para liberação do isolamento.

  74. Olá testei positivo para Covid, estou a 9 dias em isolamento total os Remédios receitados acabam no 10° dia, gostaria de saber se posso tomar umas cervejas? mais claro em isolamento.

    1. Oi, Elder. Nosso post de hoje 12/07 deve ter respondido a tua pergunta. Pela tua descrição, você deve ser assintomático. Se quiser saber se ainda está com o vírus, pode fazer o RT-PCR. Caso não consiga fazer, pode seguir os critérios da OMS para a liberação do isolamento. Para casos assintomáticos, estão recomendando 10 dias após o teste positivo para o vírus. Ainda não existe nenhuma medicação comprovadamente eficaz contra o vírus, então você deve estar tomando algo para aliviar os sintomas, caso os tenha. Se os remédios foram prescritos para 10 dias, o teu médico deve ter considerado que era o suficiente. Se você achar que deve continuar o tratamento prescrito, entre em contato com ele para conseguir nova prescrição. Ele saberá te orientar. Em relação à cerveja, bebidas alcoólicas diminuem a eficiência do sistema imunológico, porém você é quem tem condições de saber se o teu estado geral é bom e se pode tomar uma cerveja. Veja o custo-benefício. Estarmos felizes melhora a imunidade…

  75. Gostaria de saber se tendo contato com um pessoa contaminado e me contaminar quanto tempo para eu sentir o sintomas

    1. Oi, Beth. Isso varia de pessoa para pessoa. Em média, os sintomas aparecem em 3 a 5 dias, mas podem demorar mais. Além disso, uma pessoa pode se infectar e não apresentar sintomas (assintomático). Indivíduos assintomáticos também disseminam o vírus, portanto, devem permanecer em isolamento. Mantenha isolamento (veja o nosso post de hoje 12/07 para ver o tempo) e, se possível, faça o RT-PCR para ver se está infectada com o vírus.

  76. Boa tarde estou grávida de 7 meses fiz 3 exames e os 3 positivo sendo que o primeiro foi dia 17/06/2020 e o último dia 06/07/2020 fiz a quarentena certinho o que devo fazer?Meu obstetra não me atende pra consulta estou chateada com isso porque temo pela saúde do meu filho.obrigada

    1. Oi, Fabiana. Você vai se interessar em ver o post que publicamos dia 11/06 exatamente sobre COVID e gestantes. Até o momento, as evidências mostram que não há riscos para o feto. Aparentemente o vírus não atravessa a barreira placentária. Além disso, a OMS recomenda que a amamentação ocorra normalmente, embora alguns médicos prefiram recomendar que o leite seja coletado e oferecido em mamadeiras. Será que o teu médico não aceitaria fazer uma consulta por telemedicina? O que você precisa é uma orientação médica para se sentir mais segura. Em relação aos teus testes, qual teste você fez: RT-PCR ou anticorpos? O RT-PCR indica que você provavelmente tinha o vírus quando fez a coleta de amostra para o exame. Os de anticorpos apenas dizem que o teu organismo reagiu e produziu anticorpos. Tente a consulta por telemedicina para te esclarecer as dúvidas.

  77. Tive COVID 19 em abri/20, fiz o swab e sorologia SARS-CoV-2 que deram IGG e IGM reagente, inclusive tive reações fortes e fiquei bem mal. Enfim, em julho/20, colhi novamente sorologia SARS-CoV-2 para saber se já estava com o anticorpo do vírus, porém para minha surpresa o IGG e IGM deram como não reagente.
    O meu IGG não deveria dar reagente uma vez que já tive o vírus?

    1. Oi, Rebeca. Algumas pessoas desenvolvem pequenas quantidades de IgG, então é possível que não seja detectado. Não se preocupe com isso. Se o IgM deu não reagente e você está sem sintomas, provavelmente está recuperada.

      1. Recuperada eu estou mesmo. Mas achei que o IGG daria reagente assim como quando fui exposta a toxoplasmose e como tomei vacina de hepatite tenho IGG reagente para essas dias doenças.

        1. Olá, Aristóteles. Não temos médicos na equipe do Microbiologando. O melhor seria você procurar um médico para ter uma avaliação clínica adequada. O bom é que o teu organismo parece estar reagindo ao vírus e produzindo anticorpos. Se puder, refaça o RT-PCR para ver se já está negativo ou veja se está com IgM negativo. Esses dois resultados são interpretados como ausência de infecção ativa.

  78. Olá! Minha esposa testou positivo dia 27/06 mas desde seus primeiros sintomas procuramos manter distanciamento. Ela no quarto e eu na sala. Mas entrei no quarto diversas vezes pra alcançar comida e remédios pra ela, mas sempre usando máscara. Além de usarmos o mesmo banheiro (sempre limpei com água sanitária antes de usar). Enfim, hoje dia 13/07 eu não apresentei nenhum sintoma. Existe a possibilidade de eu não ter sido infectado ou posso ter sido assintomático?

    1. Olá, Gelson. Existem as duas possibilidades. Como vocês estão se cuidando, pode ser que você não tenha sido infectado. Caso tenha sido, a maioria das pessoas infectadas é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves. Você pode contar o tempo a partir do dia em que sua esposa testou positivo (27/06). Dessa forma, já fazem mais de 14 dias que estão em isolamento. Se não apresentou sintomas até agora, provavelmente não apresentará. Faça testagem de IgM/IgG para ver se você teve contato com o vírus. Olhe nosso post do dia 12/07 para ver os critérios que a OMS recomenda para liberação do isolamento.

  79. Boa tarde,
    tive sintomas leves 04.06(perda de olfato e pequena dor nas articulações), dia 19/06(exame de Quimioluminescência), deu reagente igm 1,4 e igg 1,8, hoje fiz TESTE RAPIDO QUALITATIVO IGG E IGM ANTI-COVID-19, e deu reagente IGM e IGG, vlr de ref. não reagente, AINDA TRANSMITO? DEVO FAZER O RT-PCR?

    1. Oi, Sebastião. Dar positivo nos testes de anticorpos apenas quer dizer que desenvolveu resposta imunológica ao vírus e isso é esperado. O teste do RT-PCR é mais adequado para saber se ainda está com o vírus, embora possa dar resultados negativos se você tiver baixa carga viral (quantidade de vírus). Como já passou muito tempo dos sintomas leves, provavelmente dará negativo. Leia o nosso post do dia 12/07. A OMS atualizou os critérios recomendados para a liberação do isolamento (isto é, para uma pessoa que foi infectada poder ser liberada porque já tem baixo risco de disseminação do vírus). Eles recomendam que pacientes sintomáticos estejam há 3 dias sem sintomas e que tenham cumprido um mínimo de 13 dias de isolamento para serem liberados. Se você se encaixa nesses critérios, provavelmente não está mais transmitindo o vírus.

      1. As informações e esclarecimento foram muito úteis , muito obrigado e parabéns pelo blog.

  80. Fiz um tetse rápido com 9 dias e deu IGM Positivo, com 23 dias de isolamento fiz o teste sorológico e resultou em IGM ainda positivo e IGG negativo, já vou completar 27 dias de isolamento, ainda posso ser transmissível?, tendo em vista que não sinto más nenhum sintoma desde o 13° dia de isolamento?, devo fazer outro teste rápido?

    1. Oi, Matheus. Dê uma olhada no nosso post do dia 12/07 sobre os critérios que a OMS recomenda para a saída do isolamento. Como a resposta de anticorpos varia muito de pessoa a pessoa e muitas vezes não é detectável, a OMS divulgou critérios baseados no diagnóstico inicial da doença e na presença de sintomas. Para pessoas sintomáticas, a OMS recomenda que o isolamento não seja inferior a 13 dias e que a liberação do isolamento ocorra após três dias sem sintomas.

  81. Boa noite!
    Fiz 4 exames sorologia, todos deram negativos, o primeiro 12/05, 02/06, 08/06 e 0407, porém como o meu marido postou positivo no 12/05 no dia 13/05 eu fui com ele no hospital e fiz RT-PCR e resultado deu positivo. Posso ter tido covid19 e não ser reagente ao IGM e IGG ?

    1. Oi, Cláudia. Pode, sim. Algumas pessoas produzem poucos anticorpos e eles não são facilmente detectáveis. Mas essa não é a única arma de defesa do nosso organismo contra o vírus. Veja o nosso post que sairá amanhã (dia 16/07), que irá explicar a imunidade contra a COVID-19.

  82. Bom dia minha foi diagnosticada com covid 19 em 29 de junho ela tem 85 anos, esta internada mas dizem q já não é mais pelo covid e sim pela pneumonia, no dia 30 de junho tbm fizemos o teste deu positivo eu, meu esposo, .eu genro, minhas dias filha e meu neto de 8 anos, porém só quem trabalha repetiu o teste, minha filha e meu genro deu negativo, eu positivo IGM, corre o risco de eles pegarem.de novo? Neste caso o q eu devo fazer?

    1. Oi, Sandra. Ainda não sabemos se quem já teve a COVID-19 pode ser reinfectado ou não, mas é provável que possa. A recomendação é tomar todos os cuidados para que não haja reinfecção: uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e distanciamento social. A maioria das pessoas infectadas é assintomática ou tem sintomas leves, que deve ser o caso de vocês. A tua (mãe?) teve complicação por pneumonia, o que está ocorrendo com muitas pessoas, também. Ela deve ter ficado internada por conta da idade, como precaução. Com certeza está sendo bem cuidada.

  83. Bom dia!!
    Meu namorado teve contato com um amigo no fim de semana e o sogro desse amigo testou positivo para o covid-19, quanto tempo tenho que ficar sem encontrar com meu namorado?

    1. Oi, Thaís. Veja o nosso post do dia 12/07 sobre os critérios que a OMS recomenda para a liberação do isolamento. Se o teu namorado não tiver sintomas, a recomendação é de 10 dias de isolamento após o teste diagnóstico para a COVID-19. Ele fez o teste do RT-PCR? Se não fez, conte 14 dias após o dia em que ele esteve em contato com o amigo. Melhor prevenir do que remediar. Se ele sentir sintomas, mesmo que leves, esse período pode ser maior. Veja o post do dia 12/07. Vai te interessar, também, ver o nosso post que sairá amanhã (dia 16/07), que irá explicar a imunidade contra a COVID-19.

  84. Fiz um texte e deu igm positivo e igm negativo. Refiz o exame após sete dias e continuou da mesma forma
    Refiz novamente com 30 dias e continua da mesma forma.
    Não tive sintomas apenas um dor de cabeça no começo.
    Perguntas: eu tenho que continuar em quarentena e ainda sou transmissora
    O que devo fazer para confirmar se tenho a doenca

    1. Oi, Luiz. A resposta de IgG pode ser pequena e não detectável nos testes, dando resultados falso-negativos. Um resultado positivo é mais confiável, dessa forma, você continua IgM positivo. Isso não significa, necessariamente, que você ainda está com o vírus. Veja nosso post do dia 12/07 sobre os critérios que a OMS recomenda para a liberação da quarentena. Para pacientes com sintomas leves, o que é o teu caso, o tempo mínimo de quarentena são 13 dias. A recomendação da OMS é esperar os sintomas terminarem e ficar em quarentena mais três dias após o término dos sintomas. Sempre existe a possibilidade de você ainda estar infectado, mas essa possibilidade diminui a cada dia que você se distancia do término dos sintomas. Se quiser saber se ainda está com o vírus, pode tentar fazer um RT-PCR, mas devido ao tempo que já se passou da exposição inicial ao vírus e do fato de você ter tido sintomas muito leves, provavelmente o resultado será negativo, mesmo que você ainda tenha o vírus (resultado falso-negativo). Infelizmente, não existe uma maneira de ter 100% de certeza sobre isso.

  85. Boa noite, tive sintomas a partir de 03 de maio, depois de 14 dias já estava bem e voltei a trabalhar. Porém, fiz o teste agora em 15/07, ou seja, depois de mais de dois meses e meu Igm e Igg deram positivos. Fiquei preocupada porque esperava que o Igm já estivesse negativo devido há tanto tempo. Como pode?

    1. Oi, Solange. O fato de estar IgM positiva não significa, necessariamente, que está com o vírus ainda. O melhor teste para detectar o vírus é o RT-PCR (detecta o RNA viral). Se você tiver interesse em verificar, faça esse teste. O provável é que o resultado seja negativo, mas existem relatos na literatura de RT-PCR positivo após muito tempo.

  86. Bom dia!!
    Fiz uma sorologia dia 06/07 o qual deu positivo igm1,8 igg 0,0 assintomática, mesmo assim fui medicada e estou em isolamento social, sem anormalidades feito TC, tbm com controle de temp 36.1 , Spo2 de 99% , PR 99.
    Tive acesso de tosse uma vez apenas tbm medicada com corticóide e gostaria de saber se na próxima segunda dia 20 já posso repetir a sorologia pra ver o meu igg?
    E tbm uma dúvida que tenho estou só em minha casa qual tipo de atividades doméstica eu posso realizar ?
    Obrigada pela atenção desde ja.

    1. Oi, Liliane. Como você não sabe quando entrou em contato com o vírus, faça a contagem do tempo a partir do teste que você fez dia 06/07. IgG aparece, em média, 14 dias após o contato com o vírus, embora existam relatos de pessoas que não apresentam IgG (provavelmente porque desenvolvem pequenas quantidades que não são detectadas nos testes). Portanto, é provável que o resultado de IgG já apareça no dia 20. Caso ainda tenha IgM positivo, faça o RT-PCR ou permaneça em isolamento mais um tempo porque ainda existirá possibilidade de estar infectada. Em relação às atividades, pode realizar todas as atividades domésticas normalmente, apenas fique atenta. Caso sinta cansaço ao realizar essas atividades rotineiras, procure ajuda médica.

  87. Boa tarde, moro com meus pais que estão no grupo de risco e atualmente estou fazendo home office sem sair de casa há meses.
    No sábado dia 04/07 (14 dias atrás) fui visitar minha namorada que está trabalhando normalmente e a empresa dela já teve casos confirmados de covid, inclusive familiares dela já tiveram sintomas durante o mês de março.
    Nenhum deles fez o teste mas ela não teve nenhum sintomas.
    Voltando pra casa no domingo, eu estou confinado no meu quarto desde então e também não tive nenhum sintomas.
    Estou em um dilema se desembolso o teste ou não pois eu tenho rinite alérgica e penso que se tivesse contraído o vírus eu com certeza teria sintomas..
    E também já se passaram os 14 dias, gostaria de saber se tem mesmo a necessidade do teste ou se mesmo se eu peguei, neste tempo ainda posso transmitir para meus familiares.
    Ps: estão lavando minha louça normalmente e saio para ir ao banheiro o dia todo..

    1. Oi, André. Olhe o nosso post do dia 12/07 sobre os critérios da OMS para liberação do isolamento. Caso você tenha se infectado, aparentemente seria assintomático. Pelos critérios da OMS, você já poderia sair do isolamento. Parabéns pelo cuidado com os teus pais.

  88. Olá bom dia.mim chamo lucilania.31 de julho fiz o teste pra covid na farmácia da picada do dedo e deu positivo.fiquei muito nervosa com muito medo pois estava sentindo dor de cabeça. Então passei no médico ele passou medicamento por 5 dias nesse período outro vítima q tive além da dor de cabeça foi diarreia.ja estou enrolada dês do dia 31 e ontem dia 12 de agosto resolvi refazer o exame e pra minha surpresa deu reagente.to com medo chorei muito por q pensava q iria da negativo.tenho q fica em isolamento até quando.

  89. Como não estava sentindo mais o sitomas graças a Deus resolvi repeti o exame e deu reagente fiquei muito triste .e com medo por q estou isolada de do dia 31 de julho a 12 de agosto q foi quando foi refazer o teste e deu reagente.

    1. Oi, Lucilania. Não precisa ficar desesperada ou com medo. O que, exatamente, deu reagente? O esperado é que IgM apareça primeiro (dê reagente primeiro) e depois IgG fique reagente. Se o teu resultado foi IgM negativo e IgG reagente, é uma boa coisa. Significa que você esteve em contato com o vírus, reagiu e formou anticorpos. Se ainda está com IgM positivo, o melhor é manter o isolamento como forma de precaução, mas também significa que o teu organismo está reagindo bem.Dê uma olhada nesse post para ver como interpretar os resultados de testes de anticorpos e o que fazer em cada caso.

  90. Boa tarde!
    Fiz o teste rápido da vigilância sanitária da minha cidade.
    Fiz dois no mesmo dia para confirmar se realmente era positivo.
    Minha pergunta é , posso realmente estar com o vírus pelo fato de dois testes rápidos darem positivo?

    1. Oi, Liliane. Os testes rápidos não devem ser usados para diagnóstico, isto é, para dizer se uma pessoa está infectada ou não. Estes testes dão muitos resultados falso-positivos e falso-negativos. A finalidade deles é avaliação epidemiológica da população, não tendo valor individual. Quando muitas pessoas são testadas, o erro diminui por causa do número de testes realizados. Dê uma olhada nesse post sobre uma possível explicação para resultados falso-positivos nesse tipo de teste. O melhor teste para saber se você apresenta RNA viral e pode estar infectada é o RT-PCR.

  91. Olá,minha cunhada atestou positivo,teve alguns do sintomas,mais se tratou e só está sentindo cansaço devido ser asmática e o namorado dela também pegou mais se tratou não sente mais nada, Ja tem 19 dias,e eu queria saber se eu já podia voltar a frequentar a casa do meu namorado,ou eu obrigatoriamenre eu preciso esperar esses bendito 40 dias pra poder voltar a ir lá?

    1. Olá, Edria. O período mais recomendado para o isolamento é 14 dias, a não ser que a pessoa continue a sentir sintomas. Se não é o caso, você já cumpriu esse período.

  92. Ola Dr. teve um caso confirmado de covid-19 no meu bloco residencial, mas eu tive um contato com uma pessoa que me relatou que estava a 5 dias em casa com fortes dores de cabeça. febre, tremores, e muita dores em todo o corpo. Acontece que, em torno de 1 semana após comecei a sentir os mesmos sintomas como dores e fraqueza no corpo, perda de apetite, tive febre mas so um dia e após tomar uma dipirona a febre cessou, os sintomas perdurou por mais ou menos uma semana, isso entre o mês de abril e maio de 2020. Acontece que, antes desse episódio eu ja tinha pressão alta e sentia o coração acelerando mais que o normal, porem eu continuo a sentir uma certa fraqueza nas perna mais precisamente na panturrilha e perdi alguns quilos apesar de me alimentar bem, o coração continua acelerar mesmo em descanso.
    minha pergunta é: Posso ter contraído o vírus da da covid e ainda esta como ele no corpo? qual seria o exame indicado a fazer para saber se tive ou ainda estou com vírus?

    1. Oi, Roberto. Não somos médicos. O melhor seria você procurar um médico. Ele vai saber te orientar sobre o que fazer. O melhor teste para ver se você está infectado é o RT-PCR, mas se você quiser saber se o teu sistema imunológico está reagindo ao vírus, o teste é a sorologia. Não faça o teste rápido porque ele dá muitos resultados falso-positivos e falso-negativos. Procure um médico.

  93. Boa Tarde.

    Tenho relatos de pacientes com IgM Positivo (quantitativo) e após 10 dias o IgM obteve o mesmo resultado (quantitativo), exatamente a mesma quantidade de anticorpo, mesmo após 10 dias que é quando avaliaríamos se os valores aumentariam ou diminuiriam.

    É comum este tipo de reação?
    Estabilizar o IgM por 10 dias, sem nenhuma alteração?

    Obrigado

    1. Olá William,

      Ao que parece, é bem possível, sim. Um trabalho que saiu no dia 4 de agosto mostrou uma tabela com as dinâmicas dos níveis de anticorpos em assintomáticos e pacientes com COVID leve. Tanto a IgM quanto a IgG têm curvas de concentração bem suaves em pacientes leves, atingindo um platô que dura do dia 29 até ~60 dias, quando começa a decair. Segue o link da publicação. As curvas estão na tabela 7. https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.07.09.20149633v2

  94. Boa tarde!
    Depois de quantos tempo podemos fazer o teste sorológico e saber se temos os anticorpos do COVID? Tive sintonia a mais de 30 dias, se eu fizer o exame agora vai detectar de tive o vírus?

    1. Olá Christiane,
      O intervalo mais provável de obter um teste sorológico positivo parece ser a partir de 3 semanas até 2 meses após o início dos sintomas para os pacientes leves. Ainda assim existe uma possibilidade significativa (~20%) de teres tido a COVID e o teste sorológico dar negativo. Espero ter ajudado.

  95. Uma pessoa sem sintomas, após 7 dias de contato com caso confirmado, já e confiável a detecção pelo PCR?

    1. Oi, Maria. Sim, apesar de nenhum exame te dar 100% de segurança no resultado (isso não é só com os de COVID-19, serve para qualquer exame que você faça). O RT-PCR já consegue detectar a partir do segundo dia.

  96. Cuidei do meu pai, que estava com covid. Fiz o PCR, no quarto dia após esse contato. E o sorológico, após 5 dias. Resultados: PCR inconclusivo e iGM negativo. Estou confunda. O que esses resultados significam ?. Será que fiz os testes cedo demais ?

    1. Olá, Keila. Resultados inconclusivos podem ter uma série de motivos, desde baixa quantidade de RNA viral até problemas na coleta e processamento da amostra. Você não fez o teste de RT-PCR cedo e o esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após o contato com o vírus. Você pode repetir o sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório) daqui a uma semana para confirmar.

    1. Oi, Gabriel. Você pode fazer o exame sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório). O esperado é IgM não reagente e IgG reagente após esse período, mas algumas pessoas apresentam IgM por longo tempo e não desenvolvem IgG. Portanto, não se desespere se isso acontecer. Está sendo normal nessa doença.

  97. Boa noite, estou com uma dúvida.. meu marido ficou ruim desde o dia 14/08, eu tive umas crises de rinite nesses msm tempo.. no dia 20/08 fizemos o teste PCR, o dele deu positivo e o meu negativo.. mas estou tento contato direto com ele, pq até então o médico disse q nós 2 provavelmente estávamos com o vírus.. Minha dúvida é se realmente eu não estou, ou se já peguei.. apesar de estar com bastante tosse seca… Não sei como proceder, meus filhos são asmáticos estou com.medo deles contraírem o vírus. Oque posso fazer?

    1. Oi, Andrea. Nem todo mundo que entra em contato com alguém infectado irá contrair o vírus, mas o teu médico tem toda a razão. A probabilidade de pessoas que convivem na mesma casa transmitirem o vírus umas para as outras é grande. Isso inclui os teus filhos, caso eles estejam morando com vocês nesse período. Vocês podem fazer o teste sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório) para ver se estão apresentando anticorpos, mas isso não é obrigatório. Mantenham-se em isolamento junto com o teu marido, mas tentem não compartilhar itens pessoais. O teu marido pode usar máscara dentro de casa para evitar transmitir o vírus para vocês, caso isso ainda não tenha ocorrido. Lembre que a maioria das pessoas infectadas têm sintomas leves ou são assintomáticas. Apenas monitore os teus filhos para verificar se há aparecimento de sintomas. Fique tranquila e procure ajuda médica os sintomas piorarem.

  98. Meu namorado testou positivo pra civis com aquele teste de gota de sangue do dedo.Eu preciso fazer o teste??

    1. Oi, Luana. O teste rápido, feito pelo teu namorado, não é adequado para fazer um diagnóstico da doença. Ele só serve para fazer uma triagem. O ideal seria você e o teu namorado fazerem testes mais confiáveis: RT-PCR (que detecta o RNA do vírus) ou teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Também fiquem atentos ao aparecimento de sintomas.

  99. Boa tarde, tive contato com pessoa positiva em 25/8/20 (a qual apresentou sintomas no dia seguinte e, posterior confirmação de covid), fiz o exame de sangue venoso teste rapido no dia 20/8 e resultado não reagente igG e igM. Até a presente data (01/9) não aprentro nenhum sintoma . Há alta probabilidade de não estar contaminado?obrigado

    1. Oi, Jairo. Nem todas as pessoas que entram em contato com alguém infectado se contagiam. Apesar disso, você deve ter cuidado. Pelo teu relato, o único teste que você fez foi o teste rápido, que não é confiável para diagnóstico porque dá muitos resultados falsos. Além disso, você fez o teste cinco dias após a exposição ao vírus. Os anticorpos IgM começam a dar resultados positivos, na maioria dos casos, entre 5 e 7 dias e os IgG após 14 dias. Portanto, existe a possibilidade de você estar infectado e ter feito o teste antes do teu organismo ter produzido os anticorpos, justificando o resultado não reagente. Para ter mais certeza, faça o RT-PCR ou o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. O RT-PCR pode ser feito imediatamente. O sorológico quantitativo pode ser feito agora para ver IgM, mas terá que ser repetido após 14 dias de exposição ao vírus para ver IgG. Mantenha-se em isolamento até, pelo menos, 14 dias da exposição. Essa é a medida mais eficaz para evitar a disseminação do vírus.

  100. Oi..meu irmão dia 20/07 ele estava com sinusite e não está sentindo cheiro. Desse dias nos dá família tivemos contato com ele,como nós não sabíamos que estava infectado. Agora dia29/08 deu que ele teve contato. Pode ter transmitido para família por enquanto ninguém está com sintomas. Meu irmão fez exame de sangue.

    1. Oi, Gislene. Quando uma pessoa da família está infectada, há alta probabilidade de transmissão para as pessoas que moram com ela. Mesmo não sentindo sintomas (a maioria das pessoas é assintomática ou tem apenas sintomas leves), o ideal é que todos cumpram o isolamento por, pelo menos, 14 dias. Se puderem fazer o teste do RT-PCR para confirmar se estão infectados, façam, mas isso não é obrigatório. O importante é o isolamento. Avisem as pessoas com as quais vocês tiveram contato. Elas também precisam ficar em isolamento por 14 dias. Avisem no trabalho de vocês que há a necessidade de ficarem em casa nesse período para não contaminar mais ninguém.

  101. Boa noite testei positivo no exame PCR com 14 dias fiz o exame para detectar igm e IgG ambos reagente porém com IgG superior , após 4 dias fiz novamente e aconteceu o mesmo , agora após 7 dias irei fazer novamente qual exame seria melhor o PCR ou de sorologia ?

    1. Oi, Davidson. Se o que você quer saber é se ainda está infectado e com potencial de disseminar o vírus, o melhor teste é o RT-PCR. O esperado é que dê negativo, mas algumas pessoas carreiam o vírus por um longo tempo. Se preferir ver como está a reação do teu sistema imunológico, faça o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório (não o teste rápido). Você deve manter o isolamento até ter resultado negativo no RT-PCR ou IgM não reagente.

  102. Tive contato com uma pesso no dia 26, no dia 27 ela apresentou sintomas e fez o exame que dias depois testou positivo. No dia 30 eu tive perda do olfato, porém não houve nenhum outro sintoma.
    Até quando devo permanecer isolado e quando devo fazer um exame?

    1. Olá, Luiz. Você pode realizar o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. O esperado é que o IgM consiga ser detectado após 5 a 7 dias do início dos sintomas e o IgG após 14 dias. Outro teste que pode ser feito é o RT-PCR, que irá te dizer se você tem RNA viral, o que pode significar que ainda etá com infecção ativa e disseminando o vírus. O período mínimo para isolamento é 14 dias, mas você deve ter RT-PCR negativo e/ou IgM negativo para poder sair do isolamento.

  103. Uma pessoa do trabalho testou positivo pra COVID, mesmo não tendo contato direto com ela, mas por frequentar o mesmo ambiente, mesmonassintomatico, resolvi fazer o PCR e deu positivo no dia 08/08. Me isolei por 14 dias, então no dia 18/08 fiz o sorologia e deu negativo pra IGM e IGG. Dia 02/09 refiz a sorologia e deu novamente IGM e IGG negativos.
    Minha duvida; Meu primeiro teste é um falso positivo ja que hoje eu não tenho IGG positivo?? Qual seria a explicação de não ter a produção de anticorpos? Obrigado

    1. Oi, Leonardo. Qualquer exame pode dar resultado falso, incluindo o RT-PCR e a sorologia. Qual exame de anticorpos você fez? Se foi o teste rápido, a maior probabilidade é que ele esteja errado. O melhor é o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. De qualquer forma, já se sabe que os anticorpos não são a única forma de defesa contra essa doença. Dê uma olhada nesse post. Algumas pessoas não desenvolvem IgG em quantidades detectáveis nos testes sorológicos, o que poderia explicar os teus resultados.

      1. Boa tarde meu no meu washington luiz no dia 26 de agosto fiz o teste da covid o teste do nariz pois estava engripado e não estava sentido cheiro e teu resultado detectável já faz 11 dias mas não tive febre nem tosse e nem dor ta para me explicar se depois dos 14 dia devo fazer exame de novo também não tomei nem um remédio

        1. Oi, Washington. Como você ainda está com sintomas, o ideal seria fazer um novo RT-PCR (teste do nariz) para ver se ainda estará infectado após os 14 dias. Caso não seja possível fazer esse teste, pode fazer o exame sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, que testa os anticorpos. Não faça o teste rápido porque ele dá muitos resultados falsos. Tem que estar com IgM negativo (não reagente) para ser liberado do isolamento. Caso não consiga fazer nenhum teste, terá que esperar os sintomas passarem. Após o final dos sintomas, aguarde mais três dias e pode ser liberado do isolamento. A dificuldade em sentir cheiros é um sintoma bem comum nessa doença.

  104. Boa noite,meu marido estava internado pra um pra fazer um procedimento chamado estudoeletrofisiologico .marcaram e um dia antes testaram ele pra Covid que deu positivo e o hospital mandou ele pra casa , isso foi 25/08 e amanhã 07/09 faz os 14 dias do isolamento .Eu nao peguei. Há possibilidade de ele ainda esta transmitindo ? Quais os cuidados
    que devo tomar. Há perigo em dormimos juntos? Eu sou d o grupo de risco sou cardíaca, tenho pressão alta e tenho ddiabete .

    1. Olá, Marinalva. Como você é do grupo de risco, vocês devem ter permanecido afastados durante os 14 dias do isolamento. Se o teu marido não apresentou sintomas nesses 14 dias, provavelmente não está mais infectado e transmitindo, mas o ideal é realizar um novo teste. Se fizer o RT-PCR, o esperado é que dê resultado negativo, significando que é provável que não esteja mais transmitindo o vírus. Se fizer os testes de anticorpos, peça para ele fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório (os testes rápidos dão muitos resultados falsos). Nesse caso, ele deve ter resultado IgM negativo para ficar mais tranquilo que não esteja transmitindo.

  105. Uma pergunta, aki em casa testamos + para covid, nn sentimos nada referente a sintomas, no exame consta igg e igm reagentes, com indice de 3.73 e 13.33, estamos mesmo no final do contagio? Este INDICE que se refere no exame de sangue em laboratório, ajuda em msm em diagnóstico???

    1. Oi, Johny. A interpretação dos valores depende do kit diagnóstico utilizado. A ANVISA aprovou vários kits para uso no Brasil, então as dúvidas devem ser tiradas no local onde você fez o exame. Eles possuem as instruções do fabricante do kit para interpretar os resultados. O que você deve levar em conta é que ainda está IgM reagente. Isso significa que existe a possibilidade de ainda estar infectado. Mantenha-se em isolamento até ter resultado IgM não reagente. Como você não tem sintomas, isso deve acontecer logo.

  106. Minha mãe teve contato com uma pessoa que estava com suspeita há 1 semana e depois de 1 semana essa pessoa deu positivo, minha mãe pode estar contaminada??

    1. Oi, Brenda. Se essa pessoa já estava com suspeita quando a tua mãe entrou em contato com ela, é possível que tenha sido infectada. Como nem todo mundo que é exposto ao vírus se infecta, o ideal é que a tua mãe faça o RT-PCR para verificar. Se não for possível, ela deve se manter em isolamento por, ao menos, 14 dias para evitar a disseminação do vírus. Se não apresentar sintomas durante esse tempo, provavelmente não foi infectada.

  107. Boa noite, por gentileza uma informação… minha filha médica positivou p Covid . Ficou isolada em nossa casa, ressaltando que tomamos todos os cuidados possíveis e imagináveis. Ela chegou dia dia 29/08 e foi embora dia 06/09… teve pouquíssimos sintomas… hoje dia 08 submetemo- nos ao PCr e negativamos…devemos fazer tb a sorologia ? Por quanto tempo deveremos ficar de quarentena, haja vista as datas acima mencionadas e o resultado do PCR? Att. Cristiane

    1. Oi, Cristiane. O ideal é permanecerem os 14 dias em isolamento. Tanto o RT-PCR como os testes sorológicos podem dar resultados falso-negativos. O melhor é prevenir.

  108. Olá, soube hoje que uma pessoa com quem tive contato ontem testou positivo para a COVID-19, mas esta completamente assintomático até o momento. Ela colheu sangue na sexta e o resultado saiu hoje e, ai, fez o teste rápido e também deu positivo. Fiquei sem mascara com a pessoa durante algumas horas. Ela acaba de me informar.
    O que eu quero saber e: Já devo fazer algum tipo de teste?
    Li em outras postagens que sim, devo me isolar.
    Como fazem 24h que estive com essa pessoa, estivemos juntos ontem 07/09/20, se eu fizer algum teste agora a tendência e dar resultado negativo? Essa é a minha dúvida. Obrigado

    1. Oi, Alexandre. Por precaução, é melhor fazer o isolamento mesmo. Pode fazer o RT-PCR após o segundo dia do contato com essa pessoa ou fazer os testes sorológicos quantitativos (com coleta de sangue em laboratório; os testes rápidos dão muitos resultados falsos e não são adequados para diagnóstico). O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias e IgG após 14 dias. Mas o isolamento é que vai evitar a disseminação do vírus, caso você tenha sido infectado.

      1. Olá, obrigado pela informação.
        No centro de triagem montado aqui em Cuiabá eu fiz o teste rápido que deu negativo mesmo, eu já imaginava. Ai eu perguntei sobre a necessidade do isolamento e eles me informaram que, como eu estou sem sintomas, eu estou em observação. Que devo evitar ficar próximo as pessoas que moram comigo, mas não estaria em isolamento obrigatório, vamos dizer assim. Orientaram também que ao sentir qualquer sintoma eu devo procurar o centro de tiragem novamente.

        1. Oi, Alexandre. Então permaneça em observação e realizando o distanciamento social das demais pessoas (não apenas as que moram com você). Você ainda estaria em período de incubação do vírus, caso tenha sido infectado realmente. Não custa se precaver.

  109. Dia 04/09 fui testada positivo para Covid através do exame do cotonete. Desde o dia que fiz o exame sentia falta de ar, mas dia 07 melhorei, porém agora não sinto conta de de comer, sinto dor de cabeça e enjôo. Venho indo ao banheiro mais vezes é a cor das fezes tem sido amarelada. O que devo fazer?

    1. Oi, Rose. Procure ajuda médica. Teus sintomas são típicos da COVID-19 e um médico vai saber te orientar adequadamente. Não fique desesperada porque os teus sintomas são moderados. Melhoras.

  110. Olá, meus sintomas começaram no dia 29/08 no dia 02/09 fui ao médico e disseram que eram sintomas da covid , mais não fizeram o teste dois dias depois fui ao posto de saúde mais também não fizeram o teste do cotonete , no dia 10/09 fiz o teste rápido e deu positivo.
    Dia 12/09 faz 14 dias e acaba o atestado , a pergunta é posso voltar ao trabalho??

    1. Olá, Keitt. O teste rápido não é adequado para fazer um diagnóstico porque dá muitos resultados falsos. O ideal é fazer o RT-PCR e/ou sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório. Após os 14 dias do atestado, você deve procurar um médico novamente e insistir para fazer a sorologia quantitativa. Só deve retornar ao trabalho se tiver IgM não detectado na sorologia quantitativa ou RT-PCR negativo. Se for necessário, o médico poderá te dar novo atestado.

  111. Bom dia! Eu gostaria de saber como proceder na seguinte questão: trabalho em um time de vôlei, e em uma clínica na área da saúde, porém ambas atividades estavam de quarentena, ou seja, não estava trabalhando. Agora que as coisas estão normalizando, entre aspas, o time de vôlei ia voltar e para eu realizar o atendimento a equipe administrativa pediu para levar um teste de covid negativo (pediu para todos funcionários). Sendo assim, realizei o teste rápido o qual deu positivo, IgM. Passei pela médica porque eu não tinha sintomas nenhum e precisava realizar outro teste que seja mais significativo para realmente confirmar … porém ela não passou e apenas disse para isolar por 7 dias.
    Feito isto, voltei ao hospital para realizar novo teste, pq para voltar ao trabalho preciso de um teste alegando negativo, a médica informou que não é realizado teste em quem já fez , que não tem a menor possibilidade de refazer testes ou pedir o PCR. Fiquei perdida, porque preciso do teste.
    Ambas informaram que como estou sem sintomas algum e já se passaram mais de duas semanas eu posso voltar normalmente, porém eu preciso de um teste negativo para que consiga voltar.
    Então a minha dúvida é em como agir diante desta situação. Eu como profissional da área de saúde tenho direito a teste né ? E outra, o teste rápido positivo pra IgM deveriam ter me pedido o PCR né, pra aí então me afastar.
    O que posso fazer neste caso?
    Estou bastante preocupada, porque não tenho sintoma nenhum, não sei se estou contaminada ou não, e enfim…
    Meu esposo está comigo 24h e também não apresenta nenhum sintoma.
    Se for possível me ajudar, porque tô perdida.

    1. Oi, Mariana. Será que a não repetição de teste é uma determinação da direção do hospital que você procurou? Não consegue procurar outra instituição para fazer o teste? Tente conversar com o setor jurídico dos locais onde você trabalha. Eles devem saber te dar uma orientação sobre como conseguir fazer um novo teste.

  112. Minha esposa deu positivo no exame do nariz, ficamos 2 semanas em casa, depois ela voltou a trabalhar normalmente, ai eu fui fazer o exame agora de sangue e deu reagente negativo, no caso eu nao tenho anticorpos para a doença? eu nao tive sintoma enquanto minha esposa sofreu bastante.
    Estou confuso, fui assintomatico enquanto cuidava dela e agora pelo exame eu nao tenho anticorpos… nao estou entendendo nada kkkk

    1. Oi, Cristiano. Nem todo mundo que entra em contato com o vírus é infectado. Portanto, existe a possibilidade de você não ter se infectado. Continue tomando cuidados para não se infectar: use máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social. A tua esposa chegou a fazer algum teste para ver se já não estava mais capaz de transmitir o vírus antes de voltar a trabalhar? Seria importante ela fazer porque algumas pessoas carreiam o vírus por mais tempo.

  113. olá, testei positivo apenas para igm, fiz o teste pela empresa, eles me pediram sete dias de isolamento pra voltar, estou assintomatica, porém o que tenho visto são 14 dias, fico apreensiva, até pqe trabalho na area da saude.
    antes dos 14 dias posso infectar alguem?

    1. Oi, Juliana. Os 14 dias é para ter uma margem de segurança. A Organização Mundial da Saúde divulgou critérios para liberação do isolamento (Veja esse nosso post) nos quais recomenda um mínimo de 10 dias para pacientes assintomáticos. Se você conseguir permanecer, ao menos, esses 10 dias em isolamento, seria ótimo. Mas é provável que a tua empresa solicite um novo teste de anticorpos para o teu retorno ao trabalho. Nesse caso, o ideal é ter IgM negativo. Tente fazer o teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico porque dão muitos resultados falsos.

  114. Boa noite, meu esposo fez o teste rapido dia 04/09 e deu negativo!repetiu o teste dia 22/04 e acusou que ele teve contato com o vírus e criou anticorpos, mas ele não teve sintoma nenhum!Eu e meus filhos não testamos, mas não temos nenhum sintoma!podes me explicar a possibilidade de sermos todos assintomáticos ou de não termos contraido o vírus!obrigada

    1. Oi, Fernanda. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque apresentam muitos resultados falsos. Dê uma olhada nesse post sobre reação cruzada com outros coronavírus. O ideal seria o teu esposo fazer um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ter mais certeza do resultado. De qualquer forma, a maioria das pessoas é assintomática ou tem sintomas leves, que podem passar sem serem percebidos.

  115. Boa tarde, meu nome é Melissa, fiz o teste do cotonete e deu positivo, o médico mandou eu tomar azitromicina por 5 dias, charope e continuar tomando vitamina c e d, fiz 15 dias que estou confinada, na minha casa, somente eu e meu irmão pegamos, gostaria de saber, por quanto tempo vamos ter que ficar de quarentena, sem risco de transmitir para alguem?

    1. Oi, Melissa. Você é assintomática? O ideal é você e o teu irmão fazerem um teste para verificar se ainda estão infectados. Pode refazer o RT-PCR (teste do cotonete) ou fazer a sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório. Se vocês estão assintomáticos, há grande probabilidade de não estarem mais infectados. Dê uma olhada nesse post sobre os critérios que a Organização Mundial da Saúde divulgou para a liberação do isolamento.

  116. Positivei para o covid e meu namorado também. Tivemos os sintomas nos mesmos dias, porém eu recebi o resultado positivo com teste nasal primeiro e o teste nasal realizado em meu namorado, com 2 dias de diferença (2 dias depois, no caso), deu negativo. No décimo terceiro dia de isolamento (7 dias de sintomas + 13 dias de isolamento), as pessoas que tiveram contato comigo foram testadas (teste rápido), inclusive meu namorado, que ainda deu IGM e IGG positivo. Hoje, 22 dias após o primeiro sintoma, meu namorado continua apresentando IGM e IGG positivo. O que isso significa? Ele está com o vírus? Ainda transmite? Estamos sem entender.

    1. Oi, Beatriz. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico porque dão muitos resultados falsos. O ideal seria o teu namorado fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Várias pessoas apresentam resultado positivo para IgM após muito tempo na COVID-19. A tendência é que IgM diminua e IgG aumente com o tempo. Resultado IgM positivo é interpretado como contato recente com o vírus e possibilidade de transmissão.

  117. Eu e meu esposo tivemos contato próximo com uma pessoa testada positivo e confirmada com igm. Ficamos em isolamento e omamos alguns medicamentos preventivamente (ivermectina, cloroquina, zinco e vitaminas). Após 14 dias do ultimo contato com a pessoa apresentei fraqueza, ardência ao respirar, quadros de diarreia, tosse (poucos episódios), coriza e diminuição do olfato (mas não ausência total), me recuperei muito rápido em 4 dias estava muito bem. Dois dias depois dos meus primeiros sintomas meu esposo sentiu a mesma coisa, porém sem a tosse e com perda total do olfato, os sintomas persistiram por uma semana. Após 4 dias do inicio dos meus sintomas e dois dias do meu esposo, meu esposo fez um teste de farmácia de igm e igg que deram negativo…., no mesmo dia fez o teste rápido de procura de antígeno e deu reagente. No dia seguinte nos dois fizemos sorologia laboratorial, tanto igm quanto igg deram não reagentes… imaginamos que isso pode ter acontencido pois estava muito recente dos primeiros sintomas. Bem, após 14 dias dos meus primeiros sintomas fiz igm e igg de farmácia e deu negativo. Estou bem confusa com o quadro. Os testes de farmácia teem precisão? Seria possível, mesmo com todos os sintomas eu não ter tido covid? Devemos repetir com quanto tempo a sorologia laboratorial? obrigada

    1. Oi, Patricia. Os sintomas que você descreveu são bem típicos de COVID-19. O problema deve ser o que você mesma concluiu: os testes rápidos não são adequados para fazer diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. A sorologia que vocês fizeram foi muito cedo. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após o início dos sintomas e IgG após 14 dias. Tente refazer a sorologia quantitativa para ver o resultado.

  118. Há 8 dias tive contato com uma pessoa com sintomas ,porém não confirmado pra covid,sendo que a pessoa só começou apresentar sintomas há dois dias,devo me preocupar?

    1. Oi, Luciana. Por precaução, mantenha-se em isolamento por 14 dias e preste atenção se haverá aparecimento de sintomas. Não há necessidade de preocupação. A maioria das pessoas é assintomática ou apresenta apenas sintomas leves.

  119. Boa noite!
    A uma semana precisei ser internado em um bom hospital em Campinas, para tratamento de uma FA, nesse hospital eles NÃO atendem pacientes de covid, porém estou em isolamento social mas com pessoas de alto risco (grupo de risco) , não tenho qualquer sintoma é acredito não estar infectado ou ter me infectado no Hospital em que fiquei internado, minha preocupação é de estar assintomático e possivelmente passar a infectar pessoas em casa. Eu acredito fortemente que não me contagiei, mas não tenho certeza, estou em casa usando máscara e tomando as medidas necessárias. Se eu tivesse infectado com quanto tempo demoraria para apresentar algum sistoma? É recomendado fazer algum teste para ter certeza ? Se sim qual?

    1. Oi, Marcelo. Você pode fazer o RT-PCR para ver se está infectado, embora isso não seja esperado, já que o hospital não era referência para COVID-19. Os sintomas aparecem em poucos dias (3 a 5 dias já podem aparecer). Como você tem pessoas de alto risco na tua família, continue usando máscara e tomando cuidados em casa até completar 14 dias sem sintomas.

  120. Oie tiver covid em junho fiquei com todos os sintomas tomei tds os medicamentos consigui vence essa doença quando foi dia 5 de outubro fui chamada pra fazer uma cirurgia tive q fazer o exame aquele de cotonete no nariz deu positivo sendo q eu tô sem sintoma no dia 9 de outubro me ligaram de novo marcando pra mim ir no hospital no dia 13 pra refazer o exame de novo como eu já tive covid eles querem repetir o exame será q pode ser um falso positivo

    1. Olá, Priscila. Existe, realmente, a possibilidade de ser um falso-positivo. Refaça o teste para ter certeza. Dependendo das normas do hospital, eles podem fazer a tua cirurgia em uma ala preparada para pacientes com COVID-19.

  121. Bom dia!
    Fiz o teste rt-pcr no último dia 02/10 e não apresentei nenhum sintomas anteriores, mesmo assim fiz o teste por precaução. O resultado foi positivo e estou assintomático, já no dia 07/10 fiz o teste sorologico em laboratório e o meu Igm e Igg deu negativo.
    Como posso saber se ainda estou com o vírus ou saber se já tenho anticorpos para o vírus.

    1. Oi, Leandro. Pessoas assintomáticas podem ter uma resposta de anticorpos mais branda, de difícil detecção nos testes. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e IgG após 14 dias, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Para saber se já não está mais infectado, você pode fazer o RT-PCR novamente.

  122. Eu gostaria de saber se uma pessoa que teve morte por covid19 trinta dias depois ainda transmiti o viro

    1. Oi, Osvaldo. Acreditamos que não transmita, já que o vírus depende de células vivas para se replicar, mas isso teria que ser investigado cientificamente.

  123. Fiz o exame sorológico de laboratório e deu IGG 12) e o IGM positivo (pois > 1,1). Fiz o PCR hoje mais ainda não saiu o resultado. Porém se o PCR der negativo significa o quê? Uma vez que a sorologia deu IGM positivo.

    1. Oi, Chris. IgM positivo é interpretado como infecção recente, com possibilidade de ainda estar ativa. Se der RT-PCR positivo, isso fica confirmado. Se der negativo, continua a dúvida porque existe possibilidade de resultado falso-negativo (problemas na coleta e processamento das amostras, etc). O ideal seria ter mais de um teste RT-PCR negativo para ter certeza. Algumas pessoas têm IgM positivo por um longo tempo, mesmo após o término da infecção viral.

  124. Fiz o exame sorológico de laboratório e deu IGG menor que 3,80 e IGM igual a 2,2. Na interpretação do laboratório o IGG foi negativo pois menor que 12 e o IGM positivo (pois maior que 1,1). Fiz o PCR hoje mais ainda não saiu o resultado. Porém se o PCR der negativo significa o quê? Uma vez que a sorologia deu IGM positivo.

  125. Tive contato ontem com uma amiga e hoje soube que ela atestou positivo para Covid só que sem sintomas .
    O que devo fazer?

    1. Olá, Nira. Nem todo mundo que é exposto ao vírus fica infectado. Para saber se você foi infectada, pode fazer o RT-PCR para detectar o RNA viral. Após uma semana pode fazer o sorológico quantitativo para ver IgM e após 14 dias IgG. Mas, se você não tem sintomas e não entra em contato com ninguém de grupo de risco, não é obrigatório fazer os testes. Se possível, mantenha-se em isolamento até fechar 14 dias do contato com a tua amiga, procurando prestar atenção no aparecimento de sintomas. Se eles não aparecerem, está liberada. Caso não seja possível manter o isolamento, use máscaras em todos os lugares, mesmo dentro de casa (caso more com alguém), não compartilhe itens pessoais, lave as mãos frequentemente e mantenha distância de, ao menos, 2 metros das demais pessoas durante os 14 dias.

  126. Olá, Osvaldo. A tua pergunta nos instigou. Preparamos uma série de posts para respondê-la. O primeiro sai amanhã. Não perca.

  127. Meu namorado deu positivo para Covid. IgM positivo e IgG negativo . Qual exame deve repetir para saber se ainda está na fase de transmissao? Pois vai fazer daqui 5 dias q esta em isolamento por 14 dias.

    1. Oi, Juliana. O teu namorado pode repetir o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, a cada 14 dias até ter IgM negativo.

  128. Como sei que nao há mais chance de contaminação, qd IgM for negativo e o Igg positivo ou tem q dar tudo negativo ?

    1. Oi. Como respondido no outro comentário, IgM negativo significa que não está mais com infecção ativa, mas tem que tomar cuidado em quando o teste foi feito. Se fizer muito cedo, pode não ter formado ainda. O esperado é que apareça após 5 a 7 dias da exposição ao vírus, mas isso varia de pessoa a pessoa. IgG é associado a infecção em tempo mais distante, sendo produzido após 14 dias da exposição ao vírus. É um anticorpo protetor, mas já se sabe que sua quantidade diminui com o tempo na COVID-19. Portanto, quem teve COVID-19 pode se reinfectar depois de um tempo.

      1. Olá. Fiz o rt-pcr(swab) na sexta e testei positivo para covid. Na mesma tarde fiz a sorologia e deu igg reagente e igm negativo. Se no swab detectou o vírus mesmo estando positivo para igg e negativo para igm, estou transmitindo? Devo manter o isolamento?

        1. Oi, Bruna. O teu caso parece ser representativo de resultado falso-positivo em um dos exames que você fez. Como o RT-PCR detecta o RNA do vírus, existe a possibilidade (pequena) de que fragmentos do RNA viral tenham permanecido e sido detectados pelo RT-PCR, apesar de não haver partículas virais viáveis. A outra possibilidade (mais provável) é que o resultado falso-positivo seja da sorologia. O ideal seria repetir a sorologia quantitativa para confirmar. Tente repetir em outro laboratório, que provavelmente irá usar outro tipo de kit para detecção dos anticorpos. Enquanto isso, como o RT-PCR é o teste padrão para ver a infecção, se baseie no resultado dele e permaneça em isolamento.

  129. Olá
    Testei positivo no dia 5/10 com o teste pcr
    Estou em isolamento no quarto até dia 20/10

    Depois desse período devo fazer um outro teste já que meu
    Marido tem 60 anos e não apresentou nenhum sintomas!

    1. Oi, Vanessa. O melhor é fazer um teste, sim. Pode repetir o RT-PCR para ver se ainda detecta o RNA viral e/ou fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver se já está IgM não reagente. Não faça o teste rápido porque dá muitos resultados falsos.

  130. Boa tarde!!!!
    Fiz sorologia e deu IgM indeterminado e IgG negativo.
    Amigos enfermeiros ficaram em duvida com este resultado
    imagina eu. Helpppppppppppp

    1. Oi, Andreia. Resultado indeterminado pode acontecer em qualquer exame. Sempre que isso acontece, o ideal é esperar mais um tempo (uma semana, pelo menos) e repetir o exame. Isso dará tempo para o teu organismo produzir anticorpos e eles aparecerem na sorologia, se for o caso. Enquanto isso, por precaução, tome cuidados como se você estivesse infectada. Se possível, fique em isolamento até ter o resultado do novo teste. Se não for possível, use máscaras o tempo todo, não compartilhe objetos pessoais e mantenha distância de 2 m das outras pessoas.

  131. Comecei a sentir sintomas da covid dia 30/09 fiz o teste rtpcr dia 03/10, positivo. Fiz a quarentena e se contar os 14 dias desde dia 30 q começaram os sintomas hj seria o dia 16, teoricamente estaria liberada. Porém as vezes ainda sinto dor de cabeça, cansaço, paladar e olfato zero. Voltei no medido ontem dia 14/10 onde foi passado mais medicação (prednisona) por mais 5 dias e que depois de 14 dias a pessoa não contaminar mais. A pergunta é: como saber se ainda estou contaminando uma vez ainda tenho alguns sintomas? Tenho uma senhora de 70 anos com abc e um monte de problema, tenho medo de contamina-la. Como saber se posso sair do isolamento mesmo?
    Essa informação confere? Mesmo com alguns sintomas já posso voltar a rotina?

    1. Oi, Andreia. Como você tem contato com uma pessoa de grupo de risco, é melhor prevenir do que remediar. Tente refazer o RT-PCR para ver se já não está disseminando o vírus. Outro teste que pode ser feito é o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver se já está IgM não reagente. Organização Mundial da Saúde recomenda que a liberação do isolamento só aconteça após três dias sem sintomas, mas já se sabe que muitos dos sintomas não são diretamente relacionados à presença do vírus. Por isso, refazer o RT-PCR seria o melhor.

  132. Olá. Meu marido sentiu alguns dos sintomas da covid. O médico receitou o kit e ele fícou esperando o dia do teste. Que foi dia 24 de setembro. E eu não sentia nada no dia em que levei ele ao medico. No dia 20 de setembro comecei sentir uma dor muito forte no pescoço e no tórax eu tinha febre e dor de cabeça. No mesmo médico que meu marido foi.eu só iria fazer o teste caso ele testasse positivo. Mais como eu estava com bastante sintomas tbm recebi o kit e fiquei aguardando o teste que foi dia 30 de setembro. Quando eu estava tomando os remédios do kit comecei a ficar cada vez pior a dor de cabeça e no pescoço não passava tinha febre quase o tempo todo e teve dias que perdi totalmente o paladar. Meu marido fez o teste dia 24 e deu positivo eu fiz dia 30 e deu negativo. Então fiz a sorologia e deu negativo no igm e negativo e igG. Estou com muitas dúvidas meu marido testo positivo e ficou três dias com os sintomas. Eu fiquei mais de 10 dias com febre cansaco e dor de cabeça e dor nos olhos.fiz o teste de sorologia deu negativo. O que devo fazer repetir a sorologia? Ou é 100% seguro.não entendo tive todos os sintomas e como deu negativo

    1. Oi, Anisete. Você está melhor agora? Os sintomas que você descreveu são bem característicos de COVID-19 e, como o teu marido é um caso confirmado, provavelmente você também teve a doença. O teste inicial que vocês fizeram foi o RT-PCR? Se foi, pode ser que o teu resultado negativo seja por conta do tempo que passou desde a exposição ao vírus. Provavelmente você se infectou no mesmo dia do teu marido ou bem próximo a esse dia, já que a transmissão entre pessoas que habitam a mesma residência é alta. Como os teus sintomas iniciaram dia 20 de setembro, é provável que você já estivesse com o vírus há uns dois dias. Dessa forma, você fez o RT-PCR mais de 10 dias depois e esse teste é mais confiável nos primeiros dias. Em relação à sorologia, algumas pessoas não produzem anticorpos em quantidades detectáveis e pode ser esse o caso. De qualquer forma, como você tem a confirmação do teu marido e apresentou sintomas, pode considerar que você teve a COVID-19. Continue tomando cuidados para não se reinfectar: use máscaras, lave as mãos com frequência e pratique o distanciamento social.

  133. Olá, no dia 10/10 eu (estando de máscara) tive contato com alguém (sem máscara) que agora dia 14 testou positivo para covid. Se ela se infectou 5 dias antes de me encontrar, ou seja, dia 5, quais são as chances de eu estar com covid? (sou do grupo de risco e provavelmente apresentaria sintomas mas até agora nada ) Obrigada

    1. Oi, Clara. Que bom que você estava de máscara. São esses cuidados que irão nos proteger do vírus. Apesar das máscaras não serem 100% seguras, diminuem muitíssimo a chance de contágio. Muito provavelmente você não se infectou, ainda mais se essa pessoa estivesse assintomática quando vocês entraram em contato. Fique tranquila, mas atenta ao aparecimento de sintomas. Continue usando máscaras, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social (distância de, ao menos, 2 metros das demais pessoas). Parabéns pelos cuidados que você teve consigo própria.

  134. Olá fiz o teste rápido ontem pela empresa e deu negativo, porém ontem mesmo estava sentindo a garganta arranhar. Hoje amanheci com febre. É possível estar com o vírus e o teste ter dado errado?

    1. Oi, Bianca. O teste rápido feito pelas empresas é uma espécie de triagem. Pessoas com resultado positivo nesses testes devem fazer o sorológico quantitativo (com coleta de sangue em laboratório) ou o RT-PCR para confirmar o resultado. Ao mesmo tempo, todas as pessoas que entram em contato com ela devem também fazer o RT-PCR e se manter em isolamento até a confirmação do resultado. Porém, os testes de anticorpos (tanto o teste rápido quanto o sorológico) não detectam o vírus, mas os anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico contra o vírus. É esperado que IgM apareça entre 5 a 7 dias depois da infecção pelo vírus e IgG após 14 dias, portanto, existe um período de tempo entre o início da infecção e o aparecimento de resultados positivos nesses testes. Pode ser que seja esse o teu caso, apesar de que os sintomas que você descreveu podem ser de outras viroses respiratórias. Muitos dos sintomas da COVID-19 são semelhantes a outras doenças. Se quiser ter certeza, faça o RT-PCR. Informe o teu empregador sobre o aparecimento de sintomas e procure atendimento médico para solicitar o RT-PCR.

  135. Olá minha dúvida é a seguinte, suponhamos que uma pessoa foi infectada hoje pelo coronavírus, amanhã essa pessoa já tem capacidade de transmitir o vírus? Mesmo sem sintomas, sem o vírus ter se espalhado no corpo dessa pessoa? Pq tenho quase certeza que meu amigo foi infectado no domingo, e segunda feira a gente se viu pois trabalhamos juntos, porém ele ainda não demonstrava sinal nenhum da doença! Hoje já faz 5 dias que tive esse contato com ele mas até agora não sinto nada, essa é a minha dúvida existe alguma possibilidade de ter sido infectado?

    1. Oi, Lucas. Pessoas infectadas e pré-sintomáticas (ainda sem sintomas) podem transmitir esse vírus da COVID-19. Isso não quer dizer que é 100% certo que você se infectou, mas sim que existe a possibilidade de ter se infectado. Quando ocorre um caso positivo em ambiente de trabalho, o ideal é que todos os colegas de trabalho que entraram em contato com a pessoa mantenham o isolamento social e sejam testados para COVID-19. Não adianta fazer os testes sorológicos porque ainda não deu tempo de aparecerem anticorpos. O melhor é fazer o RT-PCR.

  136. Minha filha de 2,5 anos teve contato sem máscara com uma amiguinha de 5 anos. A mãe me relatou depois e estava com diarreia e sintomas de gripe leve. A mãe e eu permanecemos de máscara e distantes. Depois de uns dias, a mãe me informou que perdeu o paladar e fez o teste: deu positivo o dela e o da menina… eu fiz o teste de rt-pcr com 10 dias depois desse contato, msm sem ter nenhum sintoma, e deu não detectado. Posso não ter me contaminado? Devo fazer o sorológico na minha família e Com qto tempo depois desse contato??

    1. Olá, Carla Daniela. O teste de RT-PCR é mais indicado para os primeiros dias após o contato, então, existe a possibilidade de você ter se infectado, mas a infecção ter acabado antes dos 10 dias, justificando que o RT-PCR tenha dado negativo. Por outro lado, nem todo mundo que entra em contato com uma pessoa infectada pega o vírus e o fato de você estar usando máscara te protegeu. Não dá para saber se você se infectou ou não apenas com o resultado que você tem do RT-PCR. Se quiser ter certeza, faça o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus e IgG após 14 dias da exposição. Mas, se vocês não tiveram sintomas, você estava com máscara e o resultado do RT-PCR foi negativo, não precisam se preocupar. Se tiveram a COVID-19, não estão mais com o vírus e é isso que importa. A produção de anticorpos não é garantia de imunidade e já se sabe que pode haver reinfecção. Continue a tomar os cuidados para não se infectar.

  137. Meu pai contraiu covid e se isolou, mas 3 dias depois minha mãe começou a ficar com coriza, achou que era emocional e eu continuei cuidado dela, alguns dias depois ela perdeu o paladar e o olfato, sentiu muitas dores de cabeça e atrás dos olhos.
    Eu tive contato com ela e com o meu pai antes dele entrar em quarentena isolado e não senti nada, cuido dos dois mas continuo em contato direto com a minha mãe, as vezes sem máscara (raro)
    É possível que eu esteja assintomática? Ou eu não adquiri a doença?

    1. Oi, Letícia. Parabéns pelos cuidados com os teus pais. Pessoas que moram na mesma residência têm maior probabilidade de transmitir o vírus umas para as outras. Vocês têm certeza de que o teu pai teve COVID-19? Ele fez algum teste? Muitos sintomas da COVID-19 são semelhantes aos de outras doenças respiratórias. Enfim, partindo do princípio que foi COVID-19 mesmo e que tua mãe também foi infectada, você deve ter sido exposta ao vírus e pode ser assintomática. Mesmo assintomática, há a possibilidade de transmissão do vírus para outras pessoas, então tome cuidado para isso não acontecer. Mantenha-se em isolamento com eles por, pelo menos, 14 dias.

  138. Fiz teste rapido deu igm positivo, no mesmo dia fiz pcr deu negativo, hoje faco 10 dias sem sintomas. O que fazer agora?

    1. Oi, Aline. Os testes rápidos não são adequados para fazer diagnósticos individuais porque dão muitos resultados falsos. É provável que seja esse o teu caso, mas você pode tentar confirmar fazendo teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. Faça IgM e IgG separados. IgM reagente significa que você teve contato recente com o vírus, enquanto IgG reagente significa que o contato foi há mais de 14 dias.

  139. Boa tarde,
    Estou gestante e ao fazer o teste rápido dia 16/10 deu regente para IGm e iGg negativo, fui instruída somente ficar em isolamento e caso sentisse algum sintomas como febre alta e falta de ar ir ao médico caso contrário era somente comprir os 14 dias a partir do primeiro sintomas, porém estou com dor de garganta, e dor de ouvido e cabeça q sinto a tempo por questão de sinusite e friagem, estou com minha filha de 1 ano 2 meses e meu esposo em caso, estou usando máscara 24hrs por dia pra evitar contaminar eles, porém eles não fizeram teste .. gostaria de saber se realmente os 14 dias são válidos ou pode ser o caso de ficar mais tempo de isolamento e se pode ainda surgir sintomas mais graves ….

    1. Oi, Natália. Você está tendo acompanhamento médico? Não são esperadas complicações mais graves por causa da gestação, não se preocupe. O risco que uma gestante tem é o mesmo das mulheres em geral. Como você ainda está com sintomas após os 14 dias do isolamento, seria bom retornar ao médico para fazer nova avaliação. Provavelmente ele irá solicitar mais exames para te orientar. Algumas pessoas carreiam o vírus por mais tempo que os 14 dias.

  140. Oi…testei positivo 14/09..tive os sintomas leve e menos de 14 dias me recuperei…pra retornar a minha e presa pedirão um novo teste no dia 14/10 eu fiz o IgG e igm e testei reagente nós dois….o q significa isso…q estou infectada novamente….a empresa agora me solicitou o PCR dia 22/10…tô aguardando o resultado e temo q de positivo…

    1. Oi, Carla. A tua empresa está seguindo o protocolo corretamente. Quando um funcionário testa positivo, deve ser afastado por 14 dias. Após esse tempo, deve fazer novo teste para retornar ao trabalho. A empresa só ficará segura com resultado IgM não reagente. Esse anticorpo é associado à fase aguda da doença e há possibilidade de ainda existir infecção ativa. Para confirmar se o teu caso é de infecção ativa, solicitaram o RT-PCR. Se der positivo, significa que há possibilidade de você ainda estar com o vírus. Nesse caso, terá que cumprir mais 14 dias de isolamento e voltar a fazer os testes. Não fique preocupada. Já se sabe que algumas pessoas apresentam IgM reagente por muito tempo, mesmo após a infecção já ter terminado. Por isso o RT-PCR é importante. Existe uma boa chance de ser esse o teu caso (IgM sem estar infectada). Vamos aguardar o resultado do RT-PCR.

  141. Olá, meu PCR RT deu resultado detectado, apesar de eu não apresentar qualquer sintoma. Estou em isolamento absoluto dentro casa. Não saio do meu quarto para realizar nenhuma atividade. Após 15 dias da data de realização do exame, eu devo realizar um novo PCR RT ou já devo realizar a sorologia de IGG e IGM? Além disso, mesmo em isolamento dentro do meu quarto, eu devo me manter de máscara o tempo todo? Posso abrir as janelas, ou eu colocaria outras pessoas em risco? Muito obrigada desde ja!

    1. Oi, Caroline. Muitas pessoas são assintomáticas ou apresentam sintomas tão leves que nem percebem. Cumpra o isolamento de, ao menos, 14 dias. Após esse período, pode fazer o RT-PCR ou a sorologia quantitativa (não faça teste rápido porque dá muitos resultados falsos). Se fizer o RT-PCR, o esperado é que dê negativo, significando que você não está mais infectada. Se fizer a sorologia, faça o teste para IgM e IgG separados. IgM está associado à fase aguda da doença e, se for reagente após 14 dias, pode indicar que ainda há uma infecção ativa. IgG indica que o contato com o vírus foi há mais tempo e o teu organismo está reagindo da forma esperada. O ideal é ter IgM não reagente e IgG reagente, significando que teve a doença, mas já não está infectada.

    2. Caroline, ficou faltando responder algumas coisas. Só precisa usar máscaras quando entrar em contato direto com outras pessoas. Se estiver sozinha, não precisa. Pode e deve abrir as janelas para o ar circular. Não se preocupe. O problema da transmissão do vírus está no contato próximo entre as pessoas, por isso o distanciamento de, ao menos 2 metros, é importante.

  142. Olá! meu pai esta internado, passei a noite de 20 para 21 de outubro com ele no quarto do hospital (+- 9m2 com ar ligado e porta fechada), nessa noite ele começou a apresentar sintomas de covid e na manha do dia 21 foi diagnosticado com covid e trasferido para um CTI de covid, eu posso estar infectado? Procurei a emergência do meu plano de saúde no mesmo dia, onde foi solicitado autorização para fazer o exame PCR, hoje 22 foi autorizado. Pergunto, já posso fazer o exame? ou quando devo fazer? devo esperar um pouco? pois o medico não falou nada e fiquei na duvida se o exame ainda não detecte o vírus.

    1. Oi, Márcio. O RT-PCR pode ser feito imediatamente. A sorologia quantitativa é que precisa de um tempo para o teu organismo produzir anticorpos. IgM aparece após 5-7 dias e IgG após 14 dias.

  143. ok, Vou fazer o PCR amanha, se der negativo eu posso ficar tranquilo quanto. Quando estive com ele, eu fiquei o tempo todo com mascara, inclusive dormi com ela. Muito obrigado pelas informações.

  144. Olá meu irmão fia 8 set começou com os primeiros sintomas de covid e fez o pcr q deu detectado. Desde então vem refazendi os exames e hoje 22 out ainda está detectado porém assintomatico. Dia 20 out fez pcr e sorologia deu detectado e reagente tanto igm quanto igg. Minha dúvida ele ainda transmite o vírus? Até qto tempo pode ter o vírus no organismo?

    1. Oi, Isabella. A maioria das pessoas infectadas permanecem com o vírus no organismo por pouco tempo, principalmente se não tiveram sintomas graves, mas algumas pessoas carreiam o vírus por mais tempo. Existe uma crítica em relação ao RT-PCR como metodologia padrão para confirmar a infecção que é o fato de que ela não detecta o vírus, mas sim o RNA viral. Existe uma possibilidade de que, mesmo sem ter partículas virais infectantes, a pessoa tenha fragmentos do RNA do vírus que podem ser detectados no RT-PCR, dando resultados falso-positivos.
      A sorologia detecta a presença de anticorpos produzidos pelo nosso organismo em reação ao contato com o vírus. Mais especificamente, IgM é relacionada à fase aguda da infecção, com grande probabilidade de ainda haver infecção ativa. Porém, já se sabe que na COVID-19 algumas pessoas apresentam IgM reagente por um longo tempo (mais de 20 dias), mesmo já não estando com infecção ativa. Essa doença é bem diferente de outras que nós já conhecemos…
      Resumindo, há a possibilidade do teu irmão não estar mais infectado, mas ainda estar dando resultados positivos nos testes de detecção do RNA viral e IgM. Por outro lado, também há a possibilidade dele ainda estar infectado e capaz de transmitir o vírus. Não há como ter certeza. Por precaução, o melhor é agir como se ele estivesse infectado. Seria bom também procurar orientação médica. Um médico irá avaliar mais detalhadamente os resultados dos exames dele e condições clínicas e orientar vocês de forma mais adequada.

  145. Fiz a sorologia e já tive contato com vírus e estou com anticorpos !! Minha esposa agora testou positivo e minha filha ainda não teve !

    Devo manter minha esposa em isolamento e eu evitar ficar próxima dela por conta da minha filha ? Ou podemos dormir mesmo quarto mantendo apenas minha filha distante da minha esposa em isolamento ??

    1. Oi, Marcelo. Ainda não se sabe o quão protetores são os anticorpos produzidos por quem teve a doença. Então, por precaução, o melhor é manter a tua esposa isolada de você e da tua filha durante o período da quarentena.

  146. Olá, bom dia! Testei para Covid 19 – 3 vezes e deu positivo. Já tenho 1 mês infectada e sem sintomas. Ainda posso contaminar as pessoas? Fiz a sorologia para IGG e deu 99,5%. Poderia me auxiliar, por favor? Já não aguento mais o isolamento total.

    1. Oi, Lídia. Para sair tranquila do isolamento, deve fazer novo RT-PCR e ver se já está negativo e/ou sorologia quantitativa para IgM (tem que estar não reagente). O isolamento é difícil mesmo, mas é a única maneira de não disseminar o vírus. Parabéns por estar conseguindo proteger as pessoas que são importantes para você. É um sacrifício que vai valer a pena.

  147. Bom dia eu,meu filho e meu marido fizemos TR e teste sorologico no dia 14/10.Meu resultado foi IGM 3.8 e IGG 7.Meu filho e marido não reagente.Eu tive somente um mal estar e estado febril (37,6)no dia 02/10 e 06/10.Meu filho garganta infeccionada 06/10 e perda paladar 08/10 e médico descartou COVID e medicou com nimesulid e antibiotico( amoxacilina com clavulanato)
    Repetimos o TR dia 23/10 apos 10 dias eu continuo reagente IGG/IGM ; meu filho positivou IGG/IGM e meu marido Não reagente no sorologico e TR. Estamos todos bem assintomaticos. Minha duvida é estamos livres de transmitir a doença? Estamos com 24 dias meu primeiros sintomas e 20 dias do sintomad do meu filho. Vamos repetir a sorologia dia 28/10. Caso ainda dê IGG e IGM precisamos ficar quarentena mesmo sendo assintomatico? Minha filha ganhou bb e necessita da mãe. Vi materias q em muitos casos IGM ficam meses numa titulagem baixa mas com a carga IGG mais alta, sem sintomas ñ estaria transmitindo. O que posso fazer ? Vida normal dentro quarentena ?
    Obs : do dia 02/10(sintomas leve) até 14/10 (resultado) trabalhei nr … das 9 pessoas com contato comigo 6 famila contato sem máscara e 3 trabalho sonente meu filho soroconveteu.
    Me ajudem posso visitar minha filha? Já estamos trabalhando e a alta médica

    1. Oi, Luciana. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Leve em consideração apenas os resultados dos testes sorológicos quantitativos. Pessoas assintomáticas podem transmitir o vírus, mas o esperado é que, com todo esse tempo de quarentena que vocês fizeram, o resultado da sorologia quantitativa que farão no dia 28 dê IgM não reagente. O resultado de IgG só importa para ver a imunidade temporária ao vírus. Para ver se ainda estão com o vírus e podem transmitir, devem olhar o resultado de IgM. Se quiser, pode fazer um RT-PCR também. O esperado nesse teste é que dê negativo, significando que não está mais infectada e transmitindo o vírus. Nos mantenha informados sobre o resultado.
      Parabéns pelo neto(a). Com certeza a tua filha precisa da tua ajuda, mas não adianta ir lá para colocar ela e o bebê em risco. São apenas alguns dias de espera. Tem que ter paciência.
      Avise as pessoas do teu trabalho sobre a positividade para COVID-19. Quando alguém testa positivo, todas as pessoas com as quais entrou em contato devem fazer quarentena para evitar disseminar o vírus. use máscaras no trabalho, lave as mãos frequentemente e tente manter distância de 2 metros das demais pessoas.

  148. BOM DIA IGM e IGG reagente (TR)assintomatic tendo passado por sintomas leves 05/10 e feito teste por curiosidade pode estar transmitindo hj 21 dias depois? Sem sintomas nenhum liberados quarentena pelo médico com conselhi de vida normal com mefidas da pandemia.

    1. Oi, Lucas. Apesar dos testes rápidos não serem adequados para diagnóstico individual, como você é assintomático e fez quarentena por mais de 14 dias, o provável é que não esteja mais infectado. Por isso o teu médico te liberou. Mas não esqueça que ele pediu para você manter os cuidados (uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social). Esses cuidados são para te proteger de uma possível reinfecção e para evitar disseminar o vírus, caso você ainda esteja infectado (baixa probabilidade de estar).

  149. Boa noite, me chamo Dayana. Estou em isolamento a 10 dias, apresentei alguns sintomas no inicio, e estou melhor. Não tenho mais nenhum sintomas. E hoje fui em uma consulta e o medico me liberou para minha rotina normal. Mas estou com um pouco de receio ainda. Será que posso arriscar

    1. Olá, Dayana. Você fez algum teste para confirmar se era COVID-19 mesmo? Muitos sintomas da COVID-19 são semelhantes a outras doenças respiratórias. O médico levou em consideração o teu estado clínico (assintomática no momento) e o tempo de quarentena para te liberar, porém, como você não fez nenhum teste para detectar o RNA viral ou anticorpos, existe a possibilidade de ainda estar infectada. Portanto, pode voltar à rotina normal como liberado pelo médico, mas tome cuidados para não disseminar o vírus ou se reinfectar: use máscara, lave as mãos frequentemente e pratique o distanciamento social.

  150. Oi
    Testei positivo para COVID, resultado do PCR, (1º dia de sintomas foi dia 10.10), já fiz meu período de isolamento, até 20.10. Minhas duas filhas fizeram o teste (PCR) dia 23.10 e testaram positivo, porém não saíram de casa até o dia do teste. Como devo proceder com o isolamento? Já que já peguei. E quanto tempo elas devem ficar em isolamento, já que não apresentam sintomas algum?

    1. Oi, Kenia. As tuas filhas devem cumprir o isolamento de, ao menos, 14 dias a partir do dia em que testaram positivo. Após esse período, devem fazer novo RT-PCR ou sorologia quantitativa, com coleta de sangue em laboratório (isso serve para você também). Só devem sair do isolamento com RT-PCR negativo e/ou IgM não reagente.

  151. Bom dia! Estava com a garganta inflamada e mal estar, daí comecei a tomar azitromicina e predsim. Ontem recebei o resultado do exame e deu negativo. Posso parar com as medicações? Tem algum problema para a saúde parar antes do prazo? Tomei 3 dias de azitromicina e 2 dias de predsim, e estou me semtindo bem. Obrigada!

    1. Oi, Paula. Só um médico pode te orientar em relação a isso. Converse com o médico que te prescreveu esses medicamentos. Ele foi cuidadoso com você e vai gostar de saber que o teu teste foi negativo.

  152. Para que o teste do COVID dê resultado positivo é necessário o paciente ter sido infectado com no mínimo quantos dias de antecedência a testagem?

    1. Oi, Betânia. Isso depende do teste. O RT-PCR é melhor a partir do segundo dia até o sétimo, mas se a infecção permanecer, continuará a dar positivo. Os testes sorológicos precisam de um tempo para o organismo produzir anticorpos. O esperado é que IgM apareça após 5 a 7 dias da infecção e IgG após 14 dias, mas isso varia de pessoa a pessoa.

  153. Olá!
    Dei carona para uma pessoa doente de covid, hoje fazem 5 dias da exposição, não tenho sintomas… se eu fizer o pcr é possível identificar se eu fui infectado? Se der negativo preciso ainda ficar em isolamento?

    1. Oi, Gabriel. Pode fazer o RT-PCR imediatamente. Embora exista sempre risco de resultado falso negativo, o esperado é conseguir detectar o RNA viral se você estiver infectado. Se der negativo, há grande chance de não ter se infectado. No caso de pessoas infectadas, os sintomas costumam iniciar após 5 dias da exposição, mas podem aparecer até mais tarde (14 dias).

  154. Fiz os seguintes exames:
    1º – Exame de Sangue – 19/09/20:
    IGM reagente 3,59 – IGG não reagente 4,3
    2º – Exame de Sangue – 25/09/20:
    IGM reagente 4,15 – IGG não reagente 3,8
    3º – Exame de Sangue – 16/10/20:
    IGM reagente 3,75 – IGG não reagente 3,8
    4º – Exame de Sangue – 26/10/20:
    IGM reagente 2,61 – IGG não reagente 3.8
    5º Exame RT-PCR – 26/10/20: positivo
    Ou seja, na última data em que fiz os dois últimos exames (sangue e RT-PCR), 26/10/20, estava há 39 dias desde o primeiro exame que deu IGM reagente. Detalhe: estou assintomática, desde o início até agora. Fiz o primeiro exame para aproveitar a oportunidade de outros exames de rotina e por curiosidade, pois queria saber se já tinha tido a doença. Estou em isolamento desde quando recebi o resultado do primeiro exame, é claro. Mas é normal passar tanto tempo com o vírus no organismo? Estou contaminando ainda? Quais exames devo fazer e de quanto em quanto tempo? O que mais devo fazer?

    1. Oi, Maria Antônia. O fato de você estar RT-PCR positiva em 26/10 está de acordo com os resultados da sorologia. Os anticorpos IgM estão correlacionados com a possível presença do vírus no organismo. Isso explicaria porque ainda está dando IgM reagente. Não é usual essa infecção prolongada em alguém assintomático, embora pessoas com quadros severos de COVID-19 permaneçam RT-PCR positivas por um longo tempo. Talvez fosse bom você procurar um médico para acompanhar o teu caso. Para te tranquilizar, o RT-PCR é um exame que detecta o RNA do vírus, não as partículas virais infectantes. Dessa forma, há a possibilidade (pequena, devemos dizer) de que o exame tenha detectado resquícios não ativos do RNA viral. Teu IgM está decaindo, conforme esperado ao final da infecção. Um médico fará os exames clínicos necessários para descartar possíveis sintomas que você não esteja detectando. Enquanto estiver RT-PCR positiva, há possibilidade de transmissão do vírus.

  155. Olá! Meu marido testou positivo e está com sintomas há 16 dias. Sendo que no 13 dia ele ficou internado porque não conseguia respirar, usou oxigênio durante 2 dias e recebeu alta. Está usando bombinha 4 vezes ao dia, além de outros medicamentos que receitaram. O médico disse que amanhã (17 dia após primeiro sintoma) ele já não transmite mais. Fico preocupada pois estou grávida e não quero correr riscos. Ele está isolado. Qual exame deveria fazer para termos certeza que não há risco nenhum de transmissão? Muito obrigada

    1. Oi, Lidiane. Apesar de não ser relatado riscos maiores para gestantes e recém-nascidos em comparação com o resto da população, todo cuidado é pouco mesmo. Ele deve fazer RT-PCR para ver se há não está com o vírus. Esse é o melhor teste para vocês ficarem seguros. Tem que estar RT-PCR negativo para sair do isolamento. Se não for possível fazer o RT-PCR, ele pode fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório para ver IgM e IgG. O ideal é IgM não reagente IgG reagente.

  156. Olá eu tive inicio de sintomas no dia 13.10 e no dia 16.10 fui a uma unidade de saúde, os mesmo indicaram que fosse feito o exame somente no dia 19.10 e assim foi feito e o PCR deu positivo, desde a primeira consulta já ficamos em isolamento, pois eu e meu esposo iniciamos os sintomas, quando foi no dia 28.10 eu voltei ao médico, pois os dias de atestado era até dia 27 e precisava retornar ao trabalho, então fiz o sorológico no resultado o meu igm de 0,972 e colocaram no resultado como não reagente e meu IGG 0,80 como não reagente também. Mas no dia 30.10 fui levar a minha mãe para fazer o teste rápido ( campanha na cidade) e ai pediram para eu fazer também após tudo que relatei e mostrei os exames, lembrando que já faz mais de uma semana que não sinto mais nada. Infelizmente o teste rápido de reagente ao IGM e não reagente ao IGG e falaram para eu ficar mais 14 dias de isolamento, pois tenho perigo de transmitir a doença. Só que não tenho como pegar mais atestado do trabalho, pois já se passaram 14 dias. De fato eu tenho que permanecer em isolamento ou devo fazer o PCR novamente? ou o sorológico? estou perdida.

    1. Oi, Simone. Os testes rápidos não são adequados para diagnóstico individual porque dão muitos resultados falsos. Repita o sorológico quantitativo só para ficar mais tranquila. IgM não reagente, como deu antes, significa que já não está infectada.

  157. Dia 29 diz o teste rápido, onde apresentou que eu estava com anticorpos do covid 19 , e meu marido fez o exame no trabalho só que eles não revelaram se deu anticorpos ou que ele está com o vírus. Ontem ele fez o teste do cotonete e ainda não saiu o resultado, como moramos só nós 2 e compartilhamos de tudo, será que eu e ele contraímos o vírus na msm época ?

    1. Oi, Thaís. O teste rápido não é adequado para diagnóstico individual porque dá muitos resultados falsos. Eles são bons como triagem. Se dá positivo, o ideal é confirmar pelo teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório (faça IgM e IgG em separado). Vamos aguardar o resultado do RT-PCR do teu marido. Pessoas que moram juntas têm alta probabilidade de se infectarem umas às outras.

    1. A maioria das pessoas é assintomática ou tem sintomas leves. Mas, no teu caso, há grande chance do teste rápido ter dado um falso positivo. Aguarde o resultado do teu marido e/ou faça o sorológico quantitativo para confirmar.

  158. Boa tarde, eu fiz o despiste em abril com o seguinte resultado. Ac Anti coronavírus SARS-CoV-2 e (IgG+IgM) 0.07 índice.
    O meu marido fez agora o mesmo exame e o resultado foi igual. Há possibilidade de termos tido contacto com o virus? Trabalhamos com o publico e nas casas dos clientes podemos ser um meio de contagio? Muito obrigado

    1. Olá, Gilmar. No laudo deve estar escrito se esse valor corresponde a reagente ou não reagente. Acreditamos que seja não reagente e esse valor seja apenas um ruído do teste. Se for esse o caso, vocês não tiveram contato com o vírus ou tiveram há pouco tempo e ainda não produziram anticorpos. De qualquer forma, o melhor é usar sempre máscaras e álcool gel nas mãos ao visitar os clientes.

  159. meu marido teve covid em abril ate hoje da reagente ele pode trasmitir tem 6 meses ja me ajuda eu nao tive covid

    1. Oi, Maura. O teu marido tem feito qual tipo de teste? Seis meses após a COVID-19 é muito improvável que ainda haja infecção ativa e potencial de transmissão. Se o resultado do teu marido é IgG reagente, isso é normal. IgG é um anticorpo produzido após 14 dias de exposição ao vírus e que continua aumentando com o tempo. Porém, já se sabe que esse aumento não é permanente e esse anticorpo vai decair com o passar do tempo. Portanto, teu marido deve continuar a tomar cuidados para não se reinfectar: uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social.

  160. Boa tarde ! dia 23/10 eu e minha esposa fomos a um almoço na casa de um casal com mais outro casal, ao todo 6 pessoas. Esse amigo no sábado dia 24/10 teve febre, fez o PCR dia 26 e deu positivo, depois a esposa dele e por última mais uma amiga nossa. Ontem dia 03/11 fizemos o teste de IgG e IgM, sendo que minha esposa testou IGM Reagente e eu Não reagente, sendo que tivemos contatos diários. Minhas dúvidas são as seguintes: devemos fazer o PCR e/ou quando podemos refazer o exame de IgG e Igm? estamos os dois assintomáticos, sem nenhum sintoma

    1. Oi, Cláudio. Nem todo mundo que entra em contato com o vírus se infecta. Vocês fizeram a sorologia 11 dias após o almoço, tempo suficiente para aparecer o resultado de IgM, como aconteceu com a tua esposa. O esperado é que IgM apareça entre 5 a 7 dias após o contato com o vírus e IgG após 14 dias. Vocês podem repetir o teste sorológico quantitativo após mais uma semana para ver se o IgM já negativou para a tua esposa. Se baseie no resultado da tua esposa para saber como proceder. Pessoas que moram juntas têm grande probabilidade de transmitir o vírus umas para as outras. Melhor prevenir do que remediar, não é? Como vocês estão assintomáticos, os níveis de anticorpos devem ser baixos.

  161. Boa tarde, Eu, minhas duas filhas e meu esposo testamos positivo p covid, fizemos sorologia laboratorial. Após 35 dias dos primeiros sintomas, refizemos o exame p ver se já tinha soroconvertido. Eu e as meninas estamos com igg reagente, porém meu esposo continua com o img bem alto (22,45) e o igg baixassimo (0,08). Ressalto que na fase aguda ele fez o exame de procura de antigeno e deu positivo e teve sintomas como falta de cheiro, diarreia, gripe, congestão nasal… etc… É normal essa demora? quanto tempo devemos esperar p refazer o exame de igg?

    1. Oi, Patricia. Algumas pessoas demoram a produzir IgG em quantidades detectáveis, não se preocupe com isso. O que deve ser monitorado é o IgM. IgM reagente é associado à possibilidade de ainda estar infectado e capaz de transmitir o vírus, mas já se sabe que algumas pessoas produzem IgM por um longo período, mesmo após já não estarem infectadas. Pelo tempo que já passou, esse deve ser o caso do teu marido. Vocês podem verificar se ele ainda está infectado (provavelmente não) fazendo o RT-PCR e/ou repetindo o teste quantitativo para IgM a cada 14 dias. Esse anticorpo irá diminuir com o tempo.

  162. Oi tudo bem?
    Meu esposo está contaminado com o COVID 10 dias depois eu e minha filha
    Fizemos o teste para o COVID e deu positivo para mim e negativo para ela (3 anos ) numa clínica hospitalar e 24 horas depois eu fiz outro teste numa clínica particular e deu negativo para mim . Mas eu não estou tendo sintomas e confesso qual teste tem possibilidade de está errado?

    1. Oi, Junia. Todos os testes podem dar resultados falsos (tanto falso-positivos quanto falso-negativos). Mas a probabilidade de pessoas que convivem na mesma residência infectarem umas às outras é alta. Qual foi o teste que vocês fizeram, RT-PCR ou sorologia?

  163. Boa noite!
    Fiz o exame RT-PCR dia 29/10/2020 e o resultado foi detectável, até hoje estou assintomático, quero saber qual o exame que eu faço após os 14 dias de quarentena para saber se eu estou com o vírus? Desde já agradeço!

    1. Olá, Gilmar. Pode refazer o RT-PCR para ver se já está negativo ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver se já está IgM não reagente.

  164. Tive contato com uma pessoa que estava com corona vírus ,, Hoje já está fazendo 12 dias não tenho nenhum sintomas ainda corro risco de pegar esse vírus

    1. Oi, Hilda. Se você teve contato com alguém infectado, há a possibilidade de você ter sido infectada naquele momento. Muitas pessoas são assintomáticas, mas são capazes de transmitir o vírus assim mesmo. Você deve manter o isolamento até, pelo menos, 14 dias dessa exposição para evitar a disseminação do vírus caso você tenha sido infectada.

  165. Fiz o teste RT PCR dia 29/10, e deu detectável mas estou assintomático sem sintomas, depois dos 14 dias de quarentena eu vou fazer qual teste pra saber se estou sem o vírus? Desde já agradeço pela resposta!

    1. Oi, Gilmar. Pode refazer o RT-PCR para ver se já está não detectado e/ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório. O ideal é estar IgM não reagente para sair do isolamento com segurança.

  166. Bom dia , é testei detectado ( covid ) e meu namorado teve os mesmos sintomas! Eu fiz o PCR e ele o sorológico.. provavelmente estamos positivos para o vírus, porém estou sem paladar e olfato e ele um pequena tontura e dor de cabeça..podemos ficar juntos na quarentena?

    1. Oi, Carlos. Claro que podem. Pessoas que habitam a mesma residência ou têm contato próximo frequente possuem maior probabilidade de se infectarem mutuamente, então, é provável que os dois estejam mesmo com a COVID-19. Boa quarentena para vocês.

  167. Boa noite estou com alguma duvidas!
    Eu sou agente comunitário de saúde, fizeram o exame em meus colegas de trabalho eu e mais duas não fizemos!
    Eles fizeram na terça-feira dia 27/10 o PCR e o resultado saiu na quarta-feira dia28/ 10 !
    Uma colega agente de saúde testou positivo e a gente fica junto uma boa parte do dia pois ficamos todas Acs numa mesma sala!
    E a enfermeira também testou positivo! nesse mesmo dia q saiu o resultado delas eu e a enfermeira e outra colega Acs andamos a parte da tarde fazendo vacinas nas crianças!
    A noite saiu o resultado delas !
    Como nos fomos contato direto da enfemeira colocaram a gente de isolamento naquela noite então fiquei do dia 29/10 ate dia 03/11 de isolamento aguardando pra fazer o exame(PCR) fiquei esses dias devido feriado e final de semana porque falaram q tem um prazo de 3 dias do contat, isso procede!
    Mas a verdade e que fiz e testei positivo!
    Como meu marido e minha filha ficaram em isolamento comigo desde a quinta feira 29/10 , eles fizeram na quarta-feira 04/11 o meu marido fez o PCR e minha filha de 5 anos o da saliva!
    O deles deu negativo!
    Ontem dia 12/11 fiz o PCR de novo o resultado saiu hoje a noite 13/11 e continuo Reagente pra Covid!
    Me falaram q meu marido e minha filha tem q fazer de novo o exame e eu devo ficar mais 7 dias de isolamento hoje ja completo 11 dias depois que fiz o exame será que ainda estou transmitindo o virus pras pessoas!
    Estou com esse duvida porque nem sei o dia q peguei pode ser que eu ja estava ou sera que foi pelo contato q tive com a enfermeira !
    Meu marido e minha filha não Estão com sintomas ate tava preocupada com ela porque ela não me larga fica o tempotoda atrás de mim!
    Ja nao estou aguentendo mais ja estou a 16 dias trancada dentro de casa !
    Fiquei muito preocupada pois estou gestante de 34 semanas fui ao infectologista fiz tudo direitinho como foi pedido perguntei se tinha necessidade de fazer um novo PCR ele disse que nao porque o virus fica no organismo por 3 meses disse q na segunda 16/11 eu ja podia voltar pro trabaalho, mas fiz por ordem do trabalho e agora o que eu faço sera q ainda estou tranmitindo !

    1. Olá, Rosidarley. Uma odisseia e tanto a tua! Vamos por partes. O RT-PCR detecta o RNA viral. A grande crítica a esse teste é que ele não detecta partículas infectantes do vírus, apenas o RNA. Porém, o RNA é uma molécula muito instável e facilmente destruída, portanto, a sua detecção é mais provável se ele estiver protegido dentro do capsídeo viral (parte do vírus formada por proteínas). Por isso a detecção do RNA viral no RT-PCR é interpretada como infecção ativa.
      Pessoas que habitam a mesma residência têm alta probabilidade de transmitir o vírus umas para as outras e devem cumprir o isolamento mesmo que tenham resultados negativos nos testes. Sempre há possibilidade de falso-negativos e o melhor é prevenir.
      Gestantes têm a mesma probabilidade de ter complicações da COVID-19 que outras mulheres, o que é uma boa notícia. Não é o fato de estar grávida que irá te colocar em maior risco. Também não há evidências de riscos maiores para o feto/criança.
      Por fim, o isolamento deve ser mantido até ter resultado negativo no RT-PCR, infelizmente. É bem difícil ficar em casa tanto tempo, mas é necessário. Como ainda não temos medicamentos nem vacinas eficazes, essa é a nossa única forma de deter esse vírus.
      Parabéns pelo novo filho que está vindo. Continue a seguir as orientações médicas.

  168. Estou grávida de 7 semanas, fiz o teste PCR no dia 7/11 e dia 09/11 saiu o resultado positivo…
    Eu começo contar os 14 dias de quarenta apartir do dia 7, apartir de quando eu comecei a fazer o tratamento com os remédios ou apartir de quando eu comecei a sentir os primeiros sintomas? No caso os sintomas começou no dia 3/11
    A minha gravidez pode ser afetada por conta do covid?

    1. Oi, Andressa. Parabéns pela gravidez. Você está tendo acompanhamento médico? Isso é importante para te deixar mais tranquila nessa etapa tão importante da tua vida. Siga as orientações do teu médico porque ele está te observando e consegue te orientar da forma mais adequada. Fique tranquila em relação à COVID-19 durante a gestação: os relatos da literatura informam que mulheres grávidas não correm mais risco que as demais mulheres e o feto/criança também não corre maiores riscos. Em relação à quarentena, o teu médico deve ter te dito quanto tempo permanecer. Como alguns sintomas da COVID-19 são muito inespecíficos, o melhor é fazer a partir do dia 7/11. Após a quarentena, refaça o RT-PCR e/ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. RT-PCR negativo e/ou IgM não reagente significam que já poderá sair da quarentena.

  169. Fiz o teste do covid tem três dias mas ainda não sei o resultado,estou com peneomonia não estou sentindo cheiro ,muita dor nas costas .
    E tenho meus filhos em casa o que faço para que eles não se contaminem?
    Pois tenho medo deles pegarem.
    Se eles tocar em mim, já pega?
    Eu separei meu prato ,copo,talher,sabonete.
    Fico no quarto mais acabo passando perto ao ir no banheiro .

    1. Oi, Edilaine. Esse vírus passa, principalmente, pelo ar. Use máscaras o tempo todo, mesmo em casa. Introduzam em casa o hábito de lavar as mãos sempre que se tocarem ou tocarem em objetos. A contaminação pelo toque só ocorre se a mão contaminada for levada à boca, nariz ou olhos. Por isso lavar as mãos ajuda. Parabéns pelo cuidado com os teus filhos. Fique tranquila que tudo irá passar.

  170. Testei positivo mais não sinto nada fiz o exame do cotonete dia 9 posso sair do isolamento ou devo fica em isolamento espero sua resposta.?

    1. Oi, Filipe. Após o isolamento por 14 dias, o ideal é fazer um novo teste para ver se já pode sair do isolamento. Pode refazer o RT-PCR (o do cotonete) e/ou o sorológico quantitativo para IgM. RT-PCR não detectado e/ou IgM não reagente após o isolamento significam que você não deve mais estar infectado.

  171. Olá, fui infectada pelo vírus e o meu isolamento de 14 dias se encerrou no domingo (15/11), a minha mãe que pegou de mim encerra seus 14 dias na sexta (20/11) e a minha irmã na quinta (26/11) de acordo com o primeiro dia de sintomas de cada uma. Posso voltar as minhas atividades normais ou tenho que ficar de isolamento até o dia 26 também? Não tenho mais sintomas mas gostaria de saber se ainda posso transmitir o vírus?
    Considerando que moramos juntas e estou tendo contato com elas.

    1. Oi, Amanda. Após os 14 dias do isolamento, o ideal é fazer um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para detecção de anticorpos (IgM e IgG em separado). Se o resultado for IgM reagente, há possibilidade de você ainda estar infectada e capaz de transmitir o vírus. Não precisa se preocupar com reinfecção a partir da tua mãe e irmã, portanto, não precisa seguir a quarentena delas já que você sabe a tua contagem de tempo de quarentena. Seguir a quarentena dos familiares só é necessário se a pessoa não souber quando ocorreu a infecção. Mas tome cuidado para não disseminar o vírus da tua mãe e irmã através das roupas e objetos pessoais.

  172. Olá, fui infectada pelo vírus é meu isolamento de 14 dias se encerrou no domingo (15/11), a minha mãe vai encerrar seu isolamento na sexta (20/11) e minha irmã na próxima quinta (26/11), ambas pegaram de mim. Posso voltar as minhas atividades normais ou devo ficar em isolamento até o dia 26 também? Moramos juntas e não sei se por isso eu ainda posso transmitir o vírus por mais dias?
    Obs: não estou sentindo mais nada dos sintomas

  173. Boa noite! Apresentei os primeiros sintomas no dia 09/11. Achei que fosse gripe, mas no dia 13/09 perdi olfato e paladar. Fiz o teste sorológico e deu não reagente, estou fazendo o isolamento por precaução mas pretendo testar novamente dia 20/11 que completa 11 dias, já vou ter um resultado preciso? Se der não reagente, posso sair do isolamento?

    1. Oi, Wendel. O ideal seria fazer isolamento por 14 dias. Se der IgM não reagente, pode sair do isolamento.

  174. Boa noite! O teste sorológico do meu filho (2 anos) apontou Igm positivo 9,0 e IgG TB positivo 6,1. Minha dúvida é porque ele teve sintomas (corpo bem quente mas sem febre) mais de 15 dias antes do teste somente. Esse “comportamento” estranho estaria ligado a infecção ou ela seria mais recente? O pai teve o teste pra covid positivo na mesma época dos sintomas.
    Obrigada

    1. Oi, Luana. Não é um comportamento estranho. O organismo do teu filho está reagindo dentro do esperado. IgM começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  175. Bom dia!
    Dia 31/10 viajei com minha bebê de nove meses da Alemanha para o Rio, fazendo conexão em Amsterdam.
    Dia 09/11 fiz o teste PCR e deu positivo. Foi a única vez que saí de casa desde a minha chegada.
    Meus dois familiares que moram aqui testaram PCR negativo, ou seja, não peguei deles. Provavelmente peguei na viagem ou antes na Alemanha. Minha bebê não fez o teste mas está bem.
    Sintomas: ao sair do avião aqui no Rio, dia 31, muita dor de garganta.
    A dor de garganta que eu achava que era do ar seco do avião continua até hoje (21/11). Será que foi do avião e juntou com corona depois?
    Minha febre começou apenas depois do meu teste. Febre baixa a partir do dia 10/11. Muita moleza e cansaço até agora.
    Dia 18/11 foi o pior dia de sintomas, não conseguia sair da cama. Mas no dia seguinte estava me sentindo muito bem.
    Muito louco, pois se você contar os 14 dias, já tem mais que isso. Quase um mês da minha viagem e ainda estou com sintomas…. a dor de garganta não passa nunca e o cansaço, febre baixa (38°) e dores no corpo continuam até hoje. Já estava isolada quando cheguei, mas a médica me recomendou também 14 dias depois do dia do meu teste no dia 09.
    Tomei ivermectina, Anitta e azitromicina.
    Faltam mais 3 dias de isolamento. Poderei beijar minha bebê? Quando meu marido chegar no Brasil dia 08/12, poderei abraçá-lo? Posso passar o vírus pra eles? Ou posso pegar de novo caso ele pegue o vírus na viagem?
    Quando posso fazer o sorológico para saber a quantidade de anticorpos? Primeira semana de dezembro ou depois?
    E essa dor na garganta que não passa nunca tá me enlouquecendo rs
    Obrigada!!!

    1. Oi, Renata. O isolamento deve ser mantido até ter mais segurança de que não está infectada. Os 14 dias de isolamento funcionam para a maioria das pessoas assintomáticas e ccm sintomas leves, mas algumas pessoas carreiam o vírus por mais tempo. Se quiser, pode fazer um RT-PCR para ver se é o teu caso. Como você está com febre, é possível. Nesse caso, poderia ainda ser capaz de transmitir o vírus. O teu marido está voltando da Alemanha também? O ideal é que todos que voltem de viagem, seja de onde for, permaneçam 14 dias em isolamento antes de entrar em contato com os familiares e demais pessoas. Os casos suspeitos de reinfecção estão ocorrendo meses após o primeiro evento de COVID-19, portanto, não há risco em pegar novamente em tão pouco tempo. Em relação aos testes sorológicos, faça para IgM e IgG em separado quando fechar 14 dias de isolamento.

  176. Olá meu pai estava com dor de garganta deu diarreia e perdeu olfato e paladar fez o teste e deu positivo já faz 7 dias que ele está com sintomas e 4 dias que fez o exame , minha mae na quinta teve conjuntivite mas no outro dia melhorou gostaria de saber se a gente ainda pode pegar o vírus

    1. Oi, M. O teu pai está em isolamento? Seria bom mantê-lo isolado de vocês enquanto ele estiver com a infecção. O período de isolamento é de, no mínimo, 14 dias, portanto, ele pode ainda estar transmitindo o vírus. Após os 14 dias, ele pode fazer um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. IgM não reagente e IgG reagente significa que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  177. Bom dia.
    Tive contato com uma pessoa que teve sintomas de COVID no dia seguinte e testou positivo no PCR.
    O contato foi no domingo passado, estou assintomática, qual teste devo fazer para saber se fui contaminada?
    Outras pessoas na minha casa que estão em contato comigo TB precisam fazer o teste?

    1. Oi, Bia. Você pode fazer o RT-PCR. Após uma semana, dá para tentar detectar IgM e após 14 dias IgG. IgM não reagente e IgG reagente significa que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  178. Boa noite, meu marido teve contato dia 08/11 Com a sua irmã e o marido. No dia 10/11 Os dois testaram positivo e no dia 17/11 meu marido começou com uma infecção violenta na garganta. Dia 19/11 foi ao médico onde foi solicitado o exame de sangue. Resultado: igm não reagente e igg reagente. Como sou do grupo de risco minha pergunta é.. até que dia, caso eu tenha sido contaminada, pode aparecer os sintomas. E qual a melhor dara para eu fazer o exame tbem? Obrigada

    1. Oi, Eliana. Os sintomas costumam aparecer em até cinco dias, embora isso possa variar de pessoa a pessoa. Você pode fazer o RT-PCR imediatamente ou pode fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório após 14 dias da exposição ao vírus. Enquanto isso, mantenha-se em isolamento por precaução.

  179. Olá!
    Positivei e fiquei os 14 dias em casa.
    Nesse meio tempo minha mãe e irmã pegaram de mim.
    Fiz o teste de igg e igm e ambos deram negativos, portanto eu segui convivendo com elas e cuidei da minha mãe, tive contato direto.
    Comecei a sentir algumas sintomas novamente após fazer o teste de igg e igm, senti como se estivesse gripada, sensação de corpo quente.
    Posso ter me contaminado de novo?
    Ou pode ser que minha imunidade tenha baixado por cuidar da minha mãe, da casa e dormir pouco?

    1. Oi, Fernanda. Não é esperado haver reinfecção em tão pouco tempo, apesar de que o fato do teu IgG estar não reagente te deixar suscetível a uma nova infecção. Essa doença nos deixa muito debilitados, então, é provável que seja só cansaço do pós-COVID, agravado pelos cuidados com a tua mãe. Procure um médico para avaliação.

  180. Meu filho teve contato com uma pessoa há 9 dias, essa pessoa começou a ter sintomas no dia seguinte e testou positivo para COVID.
    Hj ele fez PCR e deu não detectável, ainda assim precisa manter o isolamento por mais 5 dias? Não teve nenhum sintoma.

    1. Oi, Bianca. O ideal é que ele cumpra o isolamento. Sempre existe a possibilidade de ter um resultado falso-negativo. O melhor é a prevenção. Só assim a gente vai conseguir controlar essa doença.

  181. Olá. Tenho 39 anos, não faço parte do grupo de risco (hipertensão, câncer, diabetes, obesidade, fumante, etc) porém, fiz uma cirurgia recente para retirada de vesícula e sou lactente. Estou com suspeita de Covid. É certeza absoluta que vou morrer? Há alguma chance de sobreviver? Se eu realmente estiver contaminada, quantos dias tenho de vida?

    1. Oi, Ana Paula. Você não irá morrer. A maioria das pessoas é assintomática ou tem apenas sintomas leves, semelhantes aos de uma gripe. Fique tranquila. Em relação ao fato de ser lactente, o melhor é procurar orientação médica. Isso irá te deixar mais tranquila.

    1. Oi, Carolina. Normalmente, negativa rápido, já que não haveria mais partículas virais viáveis. O esperado é que o RT-PCR dê negativo quando a pessoa não está mais infectada. Porém, existe a possibilidade (pequena) de haver resultado RT-PCR positivo na ausência de partículas virais viáveis, já que o RT-PCR só detecta o RNA viral, podendo detectar resquícios de fragmentos de RNA que porventura tenham permanecido por mais tempo.

  182. Então depois de 16 dias que com o covid é possível ainda ter vírus? Ainda sinto muita falta de ar e cansaço.. devo fazer outro exame de contagem de antígeno para ver se ainda sou positivo? Ou teria q procurar um médico?

    1. Oi, Dione. Sempre é bom procurar orientação médica. Apenas um médico pode fazer uma avaliação adequada e prescrever medicação para aliviar os sintomas. Se ele achar necessário, irá solicitar exames adicionais. Melhoras.

  183. Oi me chamo Eduardo tenho 17 anos apresentei sintomas leves só a garganta seca e com um febre baixa, no dia 13/11 fui ao hospital fiz o teste, resultado saiu dia 20/11 e fiquei em isolamento desde o dia 14/11, dia 18/11 senti dor de barriga não tive diarreia. dia 22 e fui novamente ao hospital o médico disse que já estou em processo de cura , e que eu devia esperar mais 3 a 4 dias para ver se haveria uma piora nos sintomas. Hoje dia 26/11, seria o dia para sair do isolamento, mas continuo sem o olfato e paladar. O médico não pediu para eu fazer testes sorológicos para ver se eu tinha apresentado a imunidade. Falou apenas para esperar até o dia 26 caso sentisse falta de ar deveria ir lá, mas não tive. Agora não sei se saio do isolamento, pois tenho medo de passar para minha mãe. Ou mesmo sem pedido do médico devo ir ao hospital e pedir o teste para ver se apresento imunidade. Oque devo fazer ?

    1. Oi, Eduardo. Se você está preocupado com a tua mãe, o melhor e fazer um teste. Pode fazer o RT-PCR para ver se já está negativo (isso é o esperado) e/ou o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

      1. Então se passaram 5 dias e optei por não pedir o teste e no caso meu olfato e paladar já voltaram e não apresento mais febre fiz uma limpeza completa no quarto do isolamento e no restante da casa.. durou 2 dias completos de limpeza. Hoje pela manhã fui ao banheiro e senti uma dor no peito, mas não senti falta de ar. Isso após 4 dias sem sentir mais nenhum sintoma. Porém ontem fiquei praticamente o dia todo sentado em frente ao computador. É possível que os sintomas voltem mesmo depois de curado, eu posso ter me reinfectado limpando o quarto. Será melhor eu pedir para fazer o teste de anticorpos sendo que já se passou quase 1 mês do meu primeiro sintoma.

      2. Só anexando que mesmo saindo do isolamento, no dia 29 para fazer a limpeza(utilizei luvas e máscaras para limpeza e toda a recomendação) e não uso mais a máscara porém mantenho distância da minha mãe evito contato físico e fico 1 metrô de distância só por precaução. Mas estou novamente pensado em ir fazer dps de sentir esse desconforto no peito. Obs não sinto falta de ar foi mais um incômodo

        1. Oi, Eduardo. Como você está muito preocupado, o melhor mesmo é fazer um teste sorológico quantitativo, como te dissemos antes. Isso vai te tranquilizar. Não se preocupe com reinfecção por limpar o quarto. Não é esperado reinfecção em tão pouco tempo. Fique tranquilo.

  184. Fiz o teste PCR 13/10 deu positivo ,fiquei de isolamento por 16 dias . repeti o PCR no dia04/11 contínuo positivo, fiz o de sangue no laboratório no dia 13/11
    Deu reagente igg e igm 46,56 queria entender não dá negativo? Não criei anticorpos .

    1. Oi, Bruna. Se entendemos o teu relato direito, você está atualmente com RT-PCR positivo, IgM reagente e IgG reagente. É isso? RT-PCR positivo é interpretado como infecção ativa (apesar de existirem críticas em relação a essa interpretação). IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais do que 14 dias. Enfim, você está com dois indicadores de infecção ativa, apesar da tua exposição ao vírus ter sido há mais que 14 dias. Seria bom procurar orientação médica para saber o que fazer. Você sente algum sintoma?

  185. Opa boa noite !

    Eu e minha esposa pegamos COVID 19 estamos confinados e temos um filho de 3 anos o mesmo dorme no mesmo quarto que agente . O que fazer ?

    1. Oi, Sylber. Não se preocupe. Fique tranquilo e cuide do teu filho. Crianças costumam ser assintomáticas.

  186. Boa tarde meu nome é Letícia, moro com meu esposo e minha filha de 1 ano, meu esposo testo positivo para covid19 a 6 dias, ele esteve gripado, mais antes de saber o resultado tivemos relação e não usamos máscara em casa,eu não tenho nem um sintoma nem minha filha,posso estar contaminada mais a minha filha ?

    1. Oi, Letícia. Pessoas que moram juntas têm grande chance de se infectarem umas às outras e devem cumprir o isolamento ao mesmo tempo. Assim, o teu esposo, você e a tua filha devem ficar em isolamento por 14 dias. Se apenas apresentarem sintomas leves ou não tiverem sintomas, esse tempo deve ser o suficiente para não transmitirem o vírus para mais ninguém. Não se preocupe. A maioria das pessoas não sente nada ou sente apenas como se fosse uma gripe. Crianças não costumam ter complicações. Fique tranquila.

  187. Realizei o exame do PCR e deu positivo, estou no décimo dia da quarentena. Meu marido não havia apresentado sintomas, hoje começou os sintomas. Se o PCR dele for positivo, posso ser contaminada de novo, se fortalecer ou algo do tipo?

  188. Olá sou Américo Nunda, falo apartir de Angola. Fiz o teste no dia 15 (Pcr ) e no dia 16 o resultado saiu Positivo porém nunca senti nenhum sintoma nem nada, e fiquei isolado em casa por 15 dias e durante esse tempo também nunca senti nada nenhum sintoma, pediram-me para voltar depois de 14 dias e hoje 15° dia (30.novembro de 2020) fui fazer novamente o teste (PCR). Há probalidades de o teste dar Positivo novamente?

    1. Olá, Américo. Infelizmente, existe possibilidade, sim. O RT-PCR detecta o RNA viral e é interpretado como infecção ativa. A grande crítica a esse teste é que ele não detecta partículas infectantes do vírus, apenas o RNA. Porém, o RNA é uma molécula muito instável e facilmente destruída, portanto, a sua detecção é mais provável se ele estiver protegido dentro do capsídeo viral (parte do vírus formada por proteínas). Por isso a detecção do RNA viral no RT-PCR é interpretada como infecção ativa. Nos escreva dizendo qual foi o resultado do teste. Melhoras.

  189. Bom dia! Eu e minha família tivemos contato com uma pessoa nos dias 21 e 22 sem sintomas e sem saber que estava com covid. Segunda (30/11) ela fez o PCR por ter perdido o olfato e hj saiu o resultado positivo dela.
    O que devemos fazer? Todos do grupo de risco mas sem sintomas até agora.

    1. Olá Renat,
      O recomendável é observar o intervalo de 14 dias a partir do contato com a pessoa com suspeita de infecção. Espero ter ajudado.

  190. Boa tarde. Testei positivo para covid através do PCR. Dia 16/11, no dia 26/11 fiz o teste de sorologia, deu negativo para o Vírus e Anticorpos. Estou assintomático desde o início. Hoje faz 16 dias do PCR positivo, ainda posso transmitir o vírus ?

    1. Olá João Pedro,
      Sim, é possível que estejas transmitindo. Para teres uma ideia melhor sobre isso, o teste que pode dizer algo é um novo RT-PCR. Espero ter ajudado.

  191. Boa noite!! Meu pai fez o teste do RT-PCR e testou positivo hoje faz 13 dias que ele começou a apresentar os sitomas. O resto da minha família apresentou sintomas leves e estamos indo para o nosso nonô dia de sintomas, vamos fazer o teste semana que vem. Pode haver chances do meu pai não ter criado anticorpos e pegar covid novamente de nós devido a diferença de dias na apresentação dos sintomas?

    1. Olá Ana Júlia,
      Essa chance, caso haja, dele pegar de vocês, é irrisória. Mas isso não exclui a possibilidade de uma nova rodada de infecção de toda a família daqui a alguns meses, por exemplo. Sigam se protegendo como se nunca tivessem pego a infecção até que uma solução mais definitiva para a pandemia apareça. Espero ter ajudado.

  192. Olá! Minha filha teve febre dia 18/11, no dia 20 comecei c dores de cabeça, sensação de congestão nasal, dia 23 perdi o olfato, no dia 27 fiz o Pcr e deu positivo. E nesse mesmo dia meu marido começou os sintomas de gripe. Até o resultado do teste no dia 30, Estávamos convivendo normalmente. Até quando devo manter o isolamento? Devo fazer a sorologia? Elesc irão fazer no pcr hj, dia 4.

    1. Olá Dayanna
      A agência europeia de controle de infecções recomenda o seguinte: se a febre cedeu há mais de 3 dias e os sintomas melhoraram, e se já se passaram 10 dias a partir dos primeiros sintomas, pode-se liberar os pacientes leves do isolamento. Não precisa fazer sorologia. Espero ter ajudado.

  193. Ola, eu peguei covid fiquei os 14 dias em isolamento, logo após eu sair do isolamento , a minha esposa começou a sentir alguns sintomas, eu teria que ficar de novo 14 dias em isolamento junto com minha esposa?

    1. Oi, Bruno. Não é esperado uma reinfecção em tão pouco tempo, mas você deve tomar cuidado para não disseminar o vírus quando sair. Tome cuidados de higienização e use máscaras. Pratique o distanciamento social.

  194. Oi novamente então o resultado saiu no dia 01 e dei negativo. Graças a Deus portanto terei que repetir novamente o teste ( PCR)após 4° dia desde que fiz o primeiro tesre ( 30.11), nesse caso vou repetir amanhã dia 05 de 12 de 2020. Há possibilidade apos o resultado já ter dado Negativo, amanhã dar positivo ?

    1. Oi, Américo. Que bom que foi negativo. Provavelmente será negativo novamente. Vai dar tudo certo. Boa sorte.

  195. bom dia fiz teste rápido deu igg positivo, minha esposa deu negativo , precisa fazer teste toda família? preciso me isolar , o igg, pode ser transmissível?

    1. Olá Marcelo,
      Não precisa fazer para a família. É normal a sorologia dar positivo em um membro e negativo em outro. Se vocês tiveram sintomas, e um de vocês deu positivo, todos vocÊs provavelmente tiveram a infecção. Espero ter ajudado.

  196. Bom dia!
    Testei positivo dia 01/12, quando posso fazer o exame de sorologia para saber se já estou negativo?

    1. Olá Giordana,
      Não há necessidade de novo teste, molecular ou sorológico. Se seus sintomas são leves, fique de quarentena até 3 dias depois da febre baixar de de melhorares os sintomas, e no mínimo por 10 dias desde i início do quadro. Espero ter ajudado.

  197. Tive contato com pessoas que testaram positivo a 5 dias, até agora só senti um encômodo na garganta, fazem 3 dias. Sinto pouca dor nas costas,mas me sinto disposta, e as vezes minha garganta para de doer, seria seguro para ter um resultado certo eu fazer o exame agora? Ou devo esperar mais alguns dias?

    Obs: sou gestante de 18 semanas

    1. Olá Gislene, estás no sétimo dia de sintomas. Ainda podes fazê-lo (RT-PCR). Se seus sintomas são leves, fique de quarentena até 3 dias depois da febre baixar de de melhorares os sintomas, e no mínimo por 10 dias desde o início do quadro. Espero ter ajudado.

  198. Meu pai testou positivo para covid19, mas já teve alta médica, mas, minha mãe se infectou depois e eles convivem diretamente e como no final os dois estavam infectados conviviam até sem máscara. Agora mesmo curado ele pode agora ser um portador do vírus.
    Minha pergunta é a seguinte: Por quanto tempo uma pessoa pode portar o vírus mesmo já tendo anticorpos e poder assim infectar quem ñ teve ainda contato com o vírus?

    1. Olá Stefany,
      A maioria dos pacientes leves/moderados deixa de transmitir até 10 dias após o início dos sintomas. Espero ter ajudado.

  199. Boa tarde meu marido teve febre dia23/11 E dia 2 dois ele fez o exame e deu positivo e eu moro na mêsma casa fiquei de de máscara para cuidar dele usei álcool amanhã dia 7/12 ele sai do isolamento nesse tempo será que fui infectada

    1. Olá Leia,
      Há uma possibilidade, pelo compartilhamento do espaço entre vocês. Faça quarentena 10 durante 10 dias a partir do último dia de sintomas dele. Mesmo que não tenhas sintomas, podes estar transmitindo o vírus. Espero ter ajudado.

  200. Bom dia.
    Eu precisei levar minha mãe no médico do dia 23/11, fiquei com ela todo tempo no hospital. Ela fez o teste de covid no dia 25/11 E o resultado dela saiu no dia 02/12 e deu positivo. Neste período meu pai fez uma cirurgia eu não fui visitar ele porque tive contato com minha mãe e havia a suspeita dela estar com o vitus. Quando sabemos que meu pai ia receber alta o hispital decidi fazer o exame para poder ter certeza se eu estava contaminada ou não, assim eu podia ir visitar meu pai sem colocar ele em risco, eu não senti nada até o momento, não tive nenhum sintomas, meu exame foi colhido dia 01/12 foi feito o PCR (do cotonete) e resultado saiu dia 04/12 e deu positivo também. Não moro na mesma casa que minha mãe e nem com meu pai.
    Quero saber como devo contar pra o isolamento, pois não estou com sintomas eu conto a partir da data que tive contato com minha mãe, (tive contato somente com ela que deu positivo) ou devo contar a partir do dia que fiz o exame, ou até mesmo da data que saiu o resultado ?
    Desde já agradeço.

    1. Olá Regiane,
      Dez 10 após a coleta da amostra é o prazo recomendado. Após isso, observe as medidas de proteção como o uso de máscara e distanciamento. Espero ter ajudado.

  201. Fiz o PCR no dia 28/11 devido a uma cirurgia que estava marcada para 02/12. O exame deu positivo, agora o hospital pediu mais 14 dias para poder remarcar a cirurgia e refazer o teste.
    Minha dúvida é: quanto tempo o PCR costuma negativar?
    Obrigada!

    1. Olá Paula,
      O PCR é um exame que pode dar positivo mesmo após teres te curado. O período é variável entre os pacientes leves é de uma a três semanas após o início dos sintomas. Espero ter ajudado.

  202. Olá, testei positivo para covid-19 através do teste rápido no dia 17 de novembro, fizeram exames eu e minha família e só eu estava infectada, não apresentei nenhum sintoma, refiz o exame com exatos 14 dias do primeiro e foi constatado que ainda estou com covid e sem sinal de anticorpos, me informaram para fazer o exame com mais 5 dias, porém só pude voltar lá com 7 dias ( então foi hoje que fiz o exame que dá no total 21 dias do primeiro) e de novo deu positivo sem sinal de anticorpos, minha família com medo fez o teste rápido neles também e foi negativo sem sinal nem que eles tiveram contato com esse vírus. Até agora 21 dias depois do primeiro teste não apresentei nenhum sintoma, porém estou começando a ficar preocupada.

    1. Oi, Lorahina. Os testes rápidos não são confiáveis para diagnóstico individual e podem dar muita reação cruzada com anticorpos contra outros vírus. O ideal é fazer um teste sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado.

  203. Não deu de por no comentário anterior, mas dois dias antes deu testar positivo fiz refeição em conjunto com minha mãe, compartilhando do mesmo talher e prato, a uma chance deu mesmo com covid-19 não está transmitindo? Depois que testei mantemos todos os utensílios separados e os locais que fico é desinfetado com água, sabão, álcool e desinfetante, mantemos o isolamento em casa e distanciamento entre eu e eles.
    Além disso, esses últimos dois teste rápido que fiz não demora nem 3 min para sair o resultado, que normalmente eles dizem para esperar em até 15 min (o meu primeiro foi mais ou menos esse tempo para sair), tem alguma relação entre a infecção e o tempo do resultado?

    1. Oi, Lorahina. Como dissemos antes, o melhor é fazer um teste sorológico quantitativo. Os testes rápidos dão muitos resultados falsos para terem valor em diagnóstico individual.

  204. Não deu de por no comentário anterior, mas dois dias antes deu testar positivo fiz refeição em conjunto com minha mãe, compartilhando do mesmo talher e prato, a uma chance deu mesmo com covid-19 não está transmitindo? Depois que testei mantemos todos os utensílios separados e os locais que fico é desinfetado com água, sabão, álcool e desinfetante, mantemos o isolamento em casa e distanciamento entre eu e eles.
    Além disso, esses últimos dois teste rápido que fiz não demora nem 3 min para sair o resultado, que normalmente eles dizem para esperar em até 15 min (o meu primeiro foi mais ou menos esse tempo para sair), tem alguma relação entre a infecção e o tempo do resultado?

  205. Boa tarde! Meu pai fez a sorologia em laboratório no mês de outubro (aquela com uma quantidade de sangue considerável) e o IGM deu 3,5 e o IGG zerado. Ele refez o exame agora em Dezembro e o IGM deu 2,5 e o IGG continua praticamente zerado. Ele também já fez o PCR duas vezes e o resultado foi negativo. Ele ainda está com covid? É normal essa demora para zerar o IGM?

    1. Oi, Rachel. O que importa é se no laudo está escrito “reagente” ou “não reagente”. Não é necessário estar zerado para ser “não reagente”. Verifique no laudo.

  206. Fiz o exame rt-pcr, no dia 03 de dezembro , mesmo sendo assintomático e foi detectado positivo para a covid, pois no dia 23 de novembro entrei em contato com um colega de trabalho que estava apresentado vários sintomas de covid onde que para o mesmo foi detectado via rt-pcr como positivo. Até o presente dia 08 de dezembro não apresentei nenhum sintoma, estou isolado, já posso posso daqui a 5 dias fazer outro rt-pcr para descobrir se ainda tenho o vírus, e voltar ao trabalho.

    1. Olá Fabrício,
      Faça o segundo teste apenas se for exigido pela tua empresa. Se não tens sintomas, espere até 10 dias após a coleta do teu exame, ok ? Espero ter ajudado.

  207. Tenho uma dúvida, ontem fiz o teste o PCR e hoje saiu o resultado de positivo, a única coisa que sinto é diarréia. Lendo alguns comentários vi que o corpo começa a criar anticorpos a partir do 5 dia de sintomas, eu já estou no 6 dia e graças a Deus somente a diarréia mesmo ..minha dúvida é posso adquirir a forma mais grave da doença ou aparecerem outros sintomas?

    1. Olá Daniela,
      Não é possível dizer que não tenhas nenhum risco de a doença evoluir. É prudente que sigas monitorando para quaisquer outros sintomas que comeces a ter além da diarreia. Espero ter ajudado.

  208. Boa tarde!
    Estou apresentando sintomas há 09 dias (perda do paladar, do olfato e falta de ar), fiz o teste rápido hoje no nono dia e ainda assim deu não reagente. Como provavelmente deu um falso negativo eu posso sair do isolamento completando os 14 dias mesmo se ainda persistirem a perda do olfato e paladar? Não tive febre ou outro sintoma além dos citados acima. Ainda compensa pelo período dos sintomas fazer o teste swab nasal?

    1. Oi, Leilane. Como os teus sintomas são leves, é provável que não compense fazer o RT-PCR de suabe nasal. Você pode fazer o sorológico quantitativo, com coleta de sangue em laboratório, para ver IgM e IgG em separado. IgM reagente é associada à fase aguda da doença, com possibilidade de infecção ativa e transmissão do vírus. Esse anticorpo começa a aparecer nos testes, em média, entre 5 a 7 dias após a exposição ao vírus. Já IgG começa a aparecer após 14 dias e indica uma exposição ao vírus ocorrida há mais tempo. Com o passar do tempo, o esperado é que os resultados fiquem IgM não reagente e IgG reagente, significando que a pessoa teve a doença, mas não está mais com COVID-19.

  209. Apresentei sintomas gripais (coriza, dor de cabeça dor de garganta e dor no corpo)no dia 20/11. Tomei multigripal e 3 dias passei a me sentir melhor. Então achei q não era Covid 19. No dia seguinte voltei a me sentir mal. Fiz o PCR (o do cotonete) e iniciei o isolamento. O resultado só ficou pro tô ontem e deu positivo. Portanto, tive o Covid19 com sintomas leves. Minha dúvida: ainda posso estar transmitindo mesmo 15 dias após o início dos sintomas? Devo fazer qual exame para detectar essa possibilidade? Pq como quase não tenho sintomas estou com medo de ainda estar transmitindo. Hoje voltei a sentir dor de garganta e o cansaço diminuiu, mas ainda existe. Grata desde já!

    1. Olá Carla,
      se não tiveste mais febre desde lá e os sintomas melhoraram, estás curada da infecção. A infectividade costuma durar até 10 dias após o início dos sintomas em pacientes leves. Isso não quer dizer que não persistam algumas sequelas. Siga os protocolos de proteção e distanciamento, ok? Espero ter ajudado.

  210. Boa tarde. No dia 25 de Novembro de madrugada no caso do dia 25 pra o dia 26 meu esposo estava com o corpo muito quente porém verifiquei a temperatura e estava normal. E ele se queixava da garganta um pouco inflamada ai no dia seguinte dia 26 ele comprou uma pastilha pra garganta que tem Ibuprofeno porém ficou melhor graças a Deus. No dia 27 eu ja fiquei sem sentir olfato e paladar e mais ou menos passei ate o dia 02 de Dezembro e voltou ao normal claro que aos poucos . No dia 03 fiz o teste do Contonete e recebi o resultado hoje dia 09 como Detectado. Porem gostaria de saber mesmo com o olfato e paladar ok, preciso me medicar com o Coquetel ou não?

    1. Olá Isabele.
      Se os sintomas melhoraram e já se passaram 10 dias do início dos sintomas, estás curada da infecção. Siga as medidas de proteção e distanciamento. E fique longe do coquetel. Espero ter ajudado.

  211. Boa noite, no dia 6 de abril peguei o covid é foi muito pesado, o único sintomas que não tive foi a falta de ar mais o resto tive todos os sintomas, no dia primeiro de maio já estava sentindo cheiro é já se alimentando que antes não tava, dia 18 de maio fiz o teste separado deu negativo no Igm negativo no IgG, fui liberado pra trabalhar, no dia 2 de junho fiz o mesmo é deu o mesmo resultado, agora no dia 2 de dezembro fui em uma farmácia é fiz o teste de sangue mais não separado de reagente em Igm é reagente em IgG, no dia 3 fui em um laboratório é fiz o mesmo teste aí deu Igm fraco reagente é IgG reagente, não conformado porque não estou sentindo nada fiz por fazer mesmo pra saber como estava porque já estava mais na empresa, fui em um hospital da região é paguei uma consulta no médico pra falar que já tive o covid tinha sarado é agora voltou, o médico mandou eu fazer o teste sorologia no laboratório fiz, no teste deu, 2,12 Igm é 16,16 no IgG, o médico só me passou vitaminas é falou como já tive alí era só resíduos da primeira infecção é não trasmitia, o que você me fala sobre esses resultados??

    1. Olá José,
      Os resultados estão dentro do esperado. O teste sorológico dá positivo se tiveste a infecção no passado. Não serve para dizer se você está com a infecção. O teste para isso é o RT-PCR. Se não tens sintomas, não é indicado fazer esse teste. E os testes sorológicos são um desperdício de dinheiro. Espero ter ajudado.

  212. Meu marido testou positivo há 22 dias e e hoje ele repetiu o enxame e ainda deu positivo ele e sintomático
    E ele precisa fazer uma cirurgia no pé
    Mas o hospital não quer aceitar
    Será quando ele vai poder fazer essa cirurgia ?

    1. Olá Jéssica,
      Imagino que os sintomas sejam leves. Se os sintomas são leves, pode ser consequência (sequela) da infecção, e não necessariamente a infecção em si. Os RT-PCR podem seguir dando positivos mesmo após a cura da infecção. Se for esse o caso, provavelmente o próximo exame já dê negativo. Infelizmente, se o hospital quer garantias de cura vais ter que seguir fazendo os testes de RT-PCR até ele negativar. Espero ter ajudado.

  213. Estava assintomática e meu marido também, mas por ele ter voltado de viagem, decidimos fazer o sorológico para COVID. Primeiro exame realizado em 30/09, o dele deu o IgG reagente e IgM não reagente. Entendemos que havia passado pela doença e adquirido imunidade. O meu deu IgG não reagente com 0,1 UA/ml e IgM reagente com 1,2. Fiz isolamento e em 19/10 repeti o exame, o IgM estava em 2,6. Repeti outra vez em 18/11 o IgM estava em 2,4 e agora em 08/12 está em 2,5. O IgG continua não reagente, com o mesmo valor de 0,1. Continuo assintomática mas já se passaram 2 meses e meio e aí não entendo esses valores.

    1. Olá Vania,
      Testes sorológicos positivos tão somente indicam infecção no passado. Tiveste a infecção. Não precisas repetir nenhum exame mais, ok? Espero ter ajudado.

  214. Oi, estou reenviando porque meu comentário sumiu.
    Eu estava assintomática e meu marido também, mas por ele ter voltado de viagem, decidimos fazer o sorológico para COVID. Primeiro exame realizado em 30/09, o dele deu o IgG reagente e IgM não reagente. Entendemos que havia passado pela doença e adquirido imunidade. O meu deu IgG não reagente com 0,1 UA/ml e IgM reagente com 1,2. Fiz isolamento e em 19/10 repeti o exame, o IgM estava em 2,6. Repeti outra vez em 18/11 o IgM estava em 2,4 e agora em 08/12 está em 2,5. O IgG continua não reagente, com o mesmo valor de 0,1. Continuo assintomática mas já se passaram 2 meses e meio e aí não entendo esses valores.

  215. Gostaria de saber apartir de que dia começo a contar os 14 dias de isolamento, comecei com os sintomas da covid dia 29/11, e só fiz o exame dia 04/12, e de detectado, fiz o exame do nariz eu começo a contar do dia 29/11 ou do dia 04/12?

    1. Olá Flávia,
      Começas a contar 10 dias a partir do dia 29/11. Se ao final desses 10 dias ainda tens sintomas, espera eles passarem. FEbre é um sinal de infecção; ao menos 3 dias sem febre para poderes sair da quarentena. Espero ter ajudado.

  216. Boa noite. A mãe do meu namorado deu positivo hoje (11/12), uma vez que, só teve sintomas de falta de paladar e de olfato e está com febre.
    Eu estive com o meu namorado dia 7/12, ele nao tem qualquer sintoma até hoje mas também ainda não fez o teste, posso estar infetada?