Mas, afinal, qual é o tempo de incubação do novo coronavírus antes dos sintomas da COVID-19 aparecerem?

Autores americanos e suíços analisaram informações sobre 181 casos confirmados de COVID-19 reportados entre 04 de janeiro e 24 de fevereiro de 2020. Todos os casos eram da China. Para cada caso, os autores anotaram a data da possível exposição ao vírus e do aparecimento dos sintomas. Com esses dados, fizeram estimativas sobre o tempo de incubação do vírus em pessoas que desenvolvem sintomas.

O tempo médio de incubação para a maioria dos infectados sintomáticos foi estimado entre 4 e 6 dias, mas 2,5% das pessoas podem desenvolver os sintomas em menos tempo (até dois dias após o contato com o vírus). Os autores estimam que, de cada 10 mil pessoas, 101 irão desenvolver os sintomas após o 14º dia da exposição ao vírus.

A compreensão do tempo de incubação do vírus é importante para a implementação de políticas de monitoramento de pacientes infectados.

ESTAMOS APRENDENDO CADA VEZ MAIS SOBRE ESSE VÍRUS.

FONTE: The Incubation Period of Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) From Publicly Reported Confirmed Cases: Estimation and Application. Lauer SA, Grantz KH, Bi Q, Jones FK, Zheng Q, Meredith HR, Azman AS, Reich NG, Lessler J. Ann Intern Med. 2020 Mar 10. doi: 10.7326/M20-0504.