Será que existe correlação entre a COVID-19 e o clima?

A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, começou em áreas de temperatura baixa na China. Outros países em que o surto surgiu seguem o mesmo padrão (latitude e temperaturas semelhantes). Porém, a doença também se espalhou para países com temperatura mais elevada, como Índia, Tailândia e países do Oriente Médio, provavelmente devido às viagens internacionais.

A dinâmica de transmissão do vírus depende de vários fatores, como densidade populacional, higiene, falta de ventilação, etc. Outro fator que pode influenciar é a utilização de ar condicionado, que tende a manter uma temperatura ambiental mais baixa, podendo ter um papel na disseminação do vírus em ambientes fechados.

A sazonalidade e a dinâmica da COVID-19 ainda não são conhecidas. Os autores alertam que maiores estudos são necessários para identificar as condições ambientais que favorecem a disseminação do vírus.

A QUESTÃO PARECE SER BEM COMPLEXA. COM CERTEZA ISSO IRÁ SER ESTUDADO DETALHADAMENTE PELOS CIENTISTAS.

FONTE: COVID-19: A Relationship to Climate and Environmental Conditions? George Kroumpouzos, Mrinal Gupta, Mohammad Jafferany, Torello Lotti, Roxanna Sadoughifar, Mohamad Goldust. Dermatol Ther. 2020 Apr 10:e13399. doi: 10.1111/dth.13399.

5 respostas para “Será que existe correlação entre a COVID-19 e o clima?”

    1. Ficamos muito felizes que nosso trabalho esteja ajudando. É um momento em que informações fidedignas têm uma importância enorme. Agradecemos a mensagem de apoio.

  1. O tempo seco e o aumento da temperatura no final de abril tem gerado uma sensação de que já seria possível relaxar a quarentena sem riscos. Tanto é assim que em Santa Catarina, foram usados modelos de análise e autorizados a reabertura de shoppings e igrejas. Vamos aguardar até quando aparecerem as ondas de tempo frio e úmido para acompanhar o resultado desse relaxamento social. Seria interessante se tivéssemos um gráfico de temperatura média com relação aos casos suspeitos na região.

Os comentários estão desativados.