Afinal, como a COVID-19 mata?

A incerteza sobre se é o vírus ou é a resposta do sistema imunológico (sistema existente em nosso organismo para combate às infecções) que causa o óbito dos pacientes tem dificultado a escolha da melhor forma de tratamento para casos de doença severa. Os dados clínicos sugerem que o sistema imunológico tem um papel nos óbitos.

Enquanto os hospitais no mundo todo ficam superlotados de pacientes da COVID-19, os médicos estão tentando descobrir o melhor tratamento, tendo como fontes artigos que estão sendo publicados sem revisão pelos pares (os artigos normalmente são duramente avaliados antes de serem aceitos para publicação, mas isso não vem ocorrendo com essa pandemia). Alguns médicos estão tratando os pacientes com coquetéis de terapias não comprovadas cientificamente, em um ato desesperado para salvar vidas.

Inibidores do sistema imunológico têm sido testados clinicamente, porém isso preocupa porque, se houver uma infecção viral ativa, ela não será combatida.

Existe esperança de que se consiga uma terapia combinada, com uso de inibidores que não suprimem completamente o sistema imunológico em combinação com drogas antivirais que irão agir diretamente sobre o vírus.

O artigo finaliza dizendo que a única coisa responsável a ser feita é a realização de testes clínicos padronizados, de forma a saber se a terapia utilizada é realmente eficiente.

AINDA NÃO HÁ CONSENSO NA COMUNIDADE CIENTÍFICA SOBRE A FORMA COMO A COVID-19 CAUSA A MORTE. VAMOS TER UM POUCO DE PACIÊNCIA E AGUARDAR OS ESTUDOS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO. SÓ ASSIM TEREMOS SEGURANÇA NA FORMA DE TRATAMENTO A SER ADOTADA. TENTATIVAS DESESPERADAS SÓ TÊM SENTIDO NOS CASOS MAIS GRAVES DA DOENÇA PARA TENTAR EVITAR O ÓBITO DO PACIENTE.

FONTE: How does COVID-19 kill? Uncertainty is hampering doctors’ ability to choose treatments. Heidi Ledford. https://www.nature.com/articles/d41586-020-01056-7