Cuidados com a alimentação em tempos de pandemia.

Muitos brasileiros estão em quarentena em suas casas devido à pandemia de COVID-19. A rotina de todos nós mudou bastante em vários sentidos, sendo que muitos estão consumindo alimentos preparados em casa. Por conta disso, devemos tomar um cuidado redobrado nesses tempos de coronavírus.

Os cuidados devem iniciar com as compras no supermercado. Estes estabelecimentos têm tomado medidas de higiene de forma a minimizar os riscos de contaminação, além de estarem proporcionando horários separados para idosos fazerem compras, já que este é um dos grupos de risco para a doença. Mas tentem não guardar as sacolas plásticas do supermercado para outros usos em casa. Essas sacolas podem ser veículos de transmissão do vírus. Uma boa hora para introduzirmos o hábito do uso de sacolas retornáveis, não é?

Já é sabido que o vírus pode permanecer viável (capaz de causar infecção) em superfícies como papel, plástico, etc. Portanto, as embalagens de alimentos devem ser higienizadas com água e sabão, álcool 70% ou solução de água sanitária antes de serem guardadas.

A maioria das intoxicações alimentares acontece no ambiente doméstico, portanto todo cuidado é pouco. Não queremos ficar a salvo do SARS-CoV-2 e ter uma intoxicação alimentar, não é mesmo? Os alimentos devem ser cozidos adequadamente e alimentos consumidos crus devem ser higienizados com uma solução de água sanitária e, posteriormente, lavados com água limpa.

Atenção: usar o telefone celular enquanto cozinha é uma prática pouco aconselhável, já que seu uso durante as refeições aumenta o risco de contaminação por microrganismos que possam estar na sua superfície.

BOA HORA PARA MUDANÇA DE HÁBITOS, NÃO É?

FONTE: Food (in)security in Brazil in the context of the SARS-CoV-2 pandemic. Oliveira TC, Abranches MV, Lana RM. Cad Saude Publica. 2020 Apr 6; 36(4):e00055220. doi: 10.1590/0102-311X00055220. eCollection 2020