Quando será que teremos uma vacina disponível contra a COVID-19?

A primeira sequência genética do SARV-CoV-2 foi publicada em 11 de janeiro de 2020. Desde então, existe uma intensa atividade de pesquisa para desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19 e a primeira candidata entrou em testes clínicos em humanos em 16 de março. Outras candidatas entrarão em testes clínicos ainda em 2020.

A maioria das vacinas que estão sendo desenvolvidas têm como objetivo induzir a produção de anticorpos contra a proteína viral da espícula (spike – S), impedindo a sua ligação ao receptor ACE2 na célula hospedeira.

Cerca de 70% das vacinas estão sendo desenvolvidas por investidores privados (indústrias), enquanto quase 30% pertencem a projetos realizados em instituições de ensino/pesquisa, setor público e organizações sem fins lucrativos.

O esforço mundial para desenvolver uma vacina não tem precedente em termos de escala e velocidade. Imagina-se que uma vacina esteja disponível para uso emergencial no início de 2021.

CRUZANDO OS DEDOS PARA QUE OS ESFORÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA VACINA PARA A COVID-19 RESULTEM EM UM PRODUTO E UM PROTOCOLO DE VACINAÇÃO CONFIÁVEIS NO MENOR PRAZO POSSÍVEL. ENQUANTO ISSO, NÃO ESQUEÇAM DE TOMAR A VACINA CONTRA A INFLUENZA, DISPONIBILIZADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.

FONTE: The COVID-19 vaccine development landscape. Tung Thanh Le, Zacharias Andreadakis, Arun Kumar, Raúl Gómez Román, Stig Tollefsen, Melanie Saville & Stephen Mayhew. https://www.nature.com/articles/d41573-020-00073-5

Uma resposta para “Quando será que teremos uma vacina disponível contra a COVID-19?”

Os comentários estão desativados.