Você sabe o que é tempestade de citocina?

Temos ouvido falar que o SARS-CoV-2 causa uma tempestade de citocina e esse é um dos motivos que leva alguns pacientes ao óbito. Mas, afinal, o que é isso?

Citocinas são proteínas que regulam a resposta imunológica. A tempestade de citocina é uma resposta imunológica excessiva, que pode causar danos ao corpo humano. É uma doença que progride rapidamente e tem alta mortalidade. Ela tem sido apontada como uma das causas da síndrome respiratória e da falência múltipla de órgãos que ocorre em alguns casos de COVID-19.

O aumento na quantidade de citocinas atrai muitas células inflamatórias para dentro do tecido pulmonar, causando danos aos pulmões. Portanto, a produção exagerada de citocinas pelas células infectadas pelo vírus é uma parte importante da patogênese.

O estudo em modelos animais nos ajuda a compreender o que ocorre. Em primatas, indivíduos idosos têm maior probabilidade de desenvolver uma desregulação do sistema imunológico do que indivíduos jovens, levando a uma manifestação mais grave da doença.

A principal causa de morte em pacientes infectados por SARS-CoV-2 é a síndrome da deficiência respiratória grave. Várias citocinas contribuem para a ocorrência desta síndrome. Aparentemente, após a infecção pelo vírus e aumento no título desses microrganismos (aumento da quantidade de partículas virais no organismo), há uma tempestade de citocinas, com agravamento da doença.

FONTE: Cytokine Storm in COVID- 19 and Treatment, Qing Ye MD , Bili Wang MS , Jianhua Mao MD , Journal of Infection (2020), doi: https://doi.org/10.1016/j.jinf.2020.03.037

10 respostas para “Você sabe o que é tempestade de citocina?”

  1. Explicação simples e objetiva, muito importante saber um pouco disso em tempos de Coronavirus.
    Em uma entrevista recente na Jovem Pan, o dr. Anthony Wong citou a Tempestade de Citocina como possível reação para quem tomar a vacina mesmo após já ter sido contaminado pelo coronavirus e produzido anti-corpos.

    1. Olá, Charlles. O desenvolvimento de uma vacina requer muitas etapas para provar a sua eficácia e a segurança na aplicação. Por isso é que são feitos os testes de vacinas em voluntários representativos da população. Apenas vacinas que se mostrarem seguras irão ser aplicadas em larga escala na população. Vamos aguardar os resultados dos testes de vacinas atualmente em vigência.

  2. Meu filho teve covid e durante a doença aconteceu a tempestade de citocina. Ele sobreviveu graças a um medicamento que está em uso nos países de primeiro mundo:
    Actemra/ Tocilizumabe.( solução injetável, dose única). Tive meu filho de volta para casa, após 15 dias de internação em UTI hospitalar, com 90% dos pulmões comprometidos pela doença.

Os comentários estão desativados.