O que a história das pandemias pode nos ensinar?

No início do século XX, pelo menos 20 milhões de pessoas morreram por causa da gripe espanhola de 1918 (causada pelo vírus influenza H1N1), mais mortes do que as ocorridas entre as tropas na 1ª Guerra Mundial.  

A gripe espanhola teve três ondas. A primeira, na primavera de 1918, foi moderada, mas se disseminou rapidamente. A segunda onda ocorreu no outono de 1918 e foi muito severa e destrutiva, sendo seguida pela terceira onda na primavera de 1919, intermediária entre as duas anteriores em termos de severidade. Estima-se que 50% da população mundial tenha sido infectada e 25% tenha manifestado sinais clínicos.

Após mais de 40 anos (em 1957), uma nova cepa de influenza (H2N2) foi detectada na China e causou outra pandemia (gripe asiática). A taxa de mortalidade foi de um óbito a cada 4.000 pessoas infectadas, sendo mais elevada entre crianças e idosos.

Uma década depois (em 1968), a cepa H3N2 causou uma nova pandemia, conhecida como gripe de Hong Kong. O novo vírus era altamente transmissível, mas o grau de severidade era menor. Estima-se que a gripe de Hong Kong tenha causado entre 500 mil e 2 milhões de mortes no mundo, em duas ondas. A gripe de Hong Kong demonstrou que as estratégias de intervenção de saúde públicas eram insuficientes e não melhoraram entre as pandemias de 1957 e 1968.

Em abril de 2009, uma nova pandemia (gripe suína), causada pelo vírus H1N1, emergiu a partir do México e se disseminou por 122 países em poucas semanas. O comércio global e as viagens internacionais facilitaram essa disseminação. Essa pandemia de H1N1 teve três ondas (primavera, verão e outono).

Após três pandemias de influenza no século XX, era aguardada a primeira pandemia do século XXI. Mas, no lugar de uma pandemia de influenza, estamos tendo uma pandemia de coronavírus, que se disseminou mundialmente em menos de três meses devido às viagens e comércio internacionais.

MUITAS PANDEMIAS JÁ OCORRERAM NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, MAS PARECE QUE A GENTE NÃO APRENDEU NADA COM ELAS…

FONTE: Understanding dynamics of pandemics. Akin L, Gözel MG.

Turk J Med Sci. 2020 Apr 21;50(SI-1):515-519. doi: 10.3906/sag-2004-133.

2 respostas para “O que a história das pandemias pode nos ensinar?”

  1. Muitas pandemias ao longo do tempo mas agora em 2020 está tendo uma pandemia do covid-19 mais conhecido como corona está sendo difícil, muitas mudanças nasociedade, escola, comércio, etc.. mas como toda pandemia um dia irá passar só não sei quando enquanto isso não acontece vamos prevenir.

    1. Oi, Luana. As coisas sempre parecem mais difíceis quando estamos passando por elas. Depois que tudo passa, a gente olha para trás e vê tudo com mais tranquilidade. Agradecemos a ajuda para tentar que mais pessoas tomem cuidado e se previnam.

Os comentários estão desativados.