Cientistas publicaram um documento na revista Nature Reviews alertando sobre a relação entre microrganismos e mudanças climáticas. O documento é um alerta à humanidade…

As atividades humanas e seus efeitos no clima e meio ambiente causam extinções sem precedentes de animais e plantas, mas os microrganismos não são discutidos nesse contexto. Apesar de invisíveis ao olho nu, a abundância (quantidade) e diversidade dos microrganismos têm papel essencial na manutenção de um ecossistema mundial saudável.

Alterações no clima podem influenciar a estrutura e diversidade das comunidades microbianas diretamente ou indiretamente (por exemplo, através dos efeitos causados nas plantas). Por outro lado, as atividades microbianas podem afetar as mudanças climáticas.

Os microrganismos contribuem para o sequestro de carbono, principalmente o fitoplâncton marinho fotossintetizante, que fixa tanto CO2 quanto as plantas terrestres. Por essa razão, alterações climáticas que afetem a fotossíntese microbiana marinha são muito relevantes para a ciclagem global de carbono. Os microrganismos também contribuem substancialmente para emissões de gases do efeito estufa, por exemplo as bactérias metanogênicas, que produzem gás metano.

Microrganismos também podem contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e oferecer importantes oportunidades para remediar problemas causados pelo homem: melhoria de questões ligadas à agricultura, produção de biocombustíveis e remediação de poluentes.

Esse documento foi publicado com a intenção de aumentar a consciência global para o mundo microbiano. Um esforço sustentável e imediato é necessário para incluir os microrganismos na pesquisa, desenvolvimento de tecnologia, políticas e tomada de decisões relativas às alterações climáticas globais.

FONTE: Scientists’ warning to humanity: microorganisms and climate change. Ricardo Cavicchioli, William J. Ripple, Kenneth N. Timmis, Farooq Azam, Lars R. Bakken, Matthew Baylis, Michael J. Behrenfeld, Antje Boetius, Philip W. Boyd, Aimée T. Classen, Thomas W. Crowther, Roberto Danovaro, Christine M. Foreman, Jef Huisman, David A. Hutchins, Janet K. Jansson, David M. Karl, Britt Koskella, David B. Mark Welch, Jennifer B. H. Martiny, Mary Ann Moran, Victoria J. Orphan, David S. Reay, Justin V. Remais, Virginia I. Rich, Brajesh K. Singh, Lisa Y. Stein, Frank J. Stewart, Matthew B. Sullivan, Madeleine J. H. van Oppen, Scott C. Weaver, Eric A. Webb, Nicole S. Webster. Nat Rev Microbiol. 2019; 17(9): 569–586. Published online 2019 Jun 18. doi: 10.1038/s41579-019-0222-5